sábado, 24 de outubro de 2009

Discordo do discurso da minha igreja, o que faço?

Pergunta:
Tenho uma dúvida teológica. Vamos imaginar que uma pessoa que chegue "no fundo do poço" a uma determinada igreja e se converta mas, com o passar do tempo, essa pessoa descubra que aquilo que ela ouve não condiz com o Evangelho verdadeiro. Como ela deve proceder: Se afastar da igreja e procurar uma que pregue o Evangelho verdadeiro? Mas como se desvencilhar emocionalmente, já que agora esta pessoa que vivia com conflitos, encontrou a paz de Deus naquela denominação? Como separar as inverdades da igreja da experiência com Deus?
Espero não ter sido muito extenso e ter me feito entender.



____________________________________________________________________________________


Resposta:
Bem, eu passei exatamente por isso. O que eu fiz, e isso é apenas a minha experiência, foi sair da igreja e procurar um lugar onde a Bíblia fosse levad ao pé da letra e a vida dos ministros fosse coerente com o discurso. Isso de forma alguma quer dizer que você tenha que fazer o mesmo.


Analise antes de tomar decisões, prós e contras. Bem se você está na igreja e não está sendo alimentado espiritualmente, não está sendo discipulado isso é um contra. Mas se você apenas diverge de algumas posições teologicas dos líderes, talvez um bom gabinete amenize o problema. Veja se o desgaste de estar tanto tempo ouvindo o mesmo discurso (estilo) não te desanimou.


Quanto a questão emocional, a grande questão é a seguinte: Você vai enterrar o talento que Deus te deu e prosseguir minguando espiritualmente por conta do apego emocional? Você não tem dívidas com essa igreja, tem com Jesus que te resgatou. Quanto ao seu ciclo de amizades se essa for uma preocupação, você não precisa desfazer os laços criados nessa igreja onde congrega hoje, pode prosseguir se relacionando normalmente com as pessoas ainda que numa frequencia menor.


Pense na missão que Deus te chamou pra fazer. Se ela está fadada a estagnar nessa igreja, repense e veja as possibilidades dela acontecer em outro lugar, mas entenda uma coisa, antes de tomar qualquer decisão, antes de pedir sua carta de desligamento esgote as possibilidades de continuar nessa igreja e se for inevitável, intercale visitas a outras igrejas e a manutenção de sua presença na sua igreja atual vai ser bom pra você não se desvencilar rápido demais e sentir um baque desnecessário.


Tem muita coisa em jogo, então repito, esgote as possibilidades antes de qualquer coisa e só sia se for mesmo inevitável, se não houver perspectiva nenhuma de mudança.


E no mais, tudo na mais santa paz!


5 comentários:

  1. Perdoe a minha intromissão neste fato, mas acredito que seja de um assunto de extrema importância.

    É muito complicado quando não nos sentimos mais tão em paz na Casa do Senhor, por situações que nos confrontam entre a verdade existente e a Verdade pregada.

    Inicialmente, entendo que é importante esclarecer que a Casa do Senhor não é um lugar que devemos ir para receber algo, mas tão somente um lugar de comunhão com os irmãos, mas principalmente e essencialmente, um lugar quem que NÓS VAMOS PRESTAR CULTO.

    Então, não posso permitir que as situações que estão à minha volta me impeçam de PRESTAR o melhor culto ao meu Deus.

    Eu preciso ir na igreja pra isso: ofertar minha vida, meu culto a DEUS. As demais coisas são consequencias.

    Agora, um outro ponto importante também, é que problemas vamos encontrar por onde quer que a gente vá. Porque a institucionalização é feita por homens, e cá entre nós, nós somos é complicados!!! rsrsrs Nunca estamos satisfeitos com nada, e isso gera igrejas problemáticas, e cheias de feridas.

    Alerto que o seu ir à igreja não pode ser essencial para minar sua vida e comunhão com DEUS. Se isso estiver acontecendo, é preciso haver um despertamento espiritual.

    Não que mudar de igreja seja um ato errado, mas entendo que é preciso que seja vontade de Deus. Orar, e esperar que a mudança aconteça, se for da vontade Dele, é a melhor solução!!!

    Entregue suas petições ao Pai, que Ele com certeza te dará direcionamento!! Ou Ele consumirá todo problema e todas as pessoas que estão envergonhando o nome Dele, ou Ele te dará instrução suficiente para você entender em qual igreja Ele quer que vc congregue!!

    Acho que é isso... ;) E que DEUS abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom se a pessoa encontro Jesus por intermédio daquela igreja, já é um bom sinal, e pode significar que ela precise agora de comida mais forte.

    Isso são fases da fé, ate que ela se torne completamente adulta sem depender de estar em nenhuma igreja para manter sua fé. Visto que nenhuma é suficiente em si.

    Daí que a pessoa deve escolher a que ela melhor se relaciona com os irmãos, visto que igreja é só isso: relacionamento com os irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcio,

    Eu passei duas vezes por essa situação.

    Quando comecei a estudar mais a fundo a Bíblia, e não simplesmente me alimentar só do que era pregado na igreja, vi que os lugares que eu estava indo pregaram uma teologia totalmente oposta a minha.

    Uma dessas igrejas todo o Brasil e até o mundo viu a sua bancarrota pela TV, mas consegui ficar fiquei 4 anos. (antes da m**** toda ser jogada no ventilador)

    Na outra, tentei argumentar com a liderança, e eles começaram a falar que eu estava endemoniada, pois estava discordando dos "lideres" da igreja. A situação ficou mais feia qdo começaram a falar para as pessoas não se aproximarem de mim, pois "estava infectanto a igreja". Em poucos dias me expulsaram do ministério, pois refutei a "famosa visão" do qual eles tinham implantado.

    Detalhe que que após minha expulsão, minha mãe e minha irmã sairam comletamente quebradas emocionalmente dessa mesma comunidade.

    Hoje, faço parte de uma comunidade voltado ao meu púlbico, underground/alternativo. Meu pastor vem da Presbiteriana, então toda a ecleseologia da comunidade que frequento atualmente vem dela.

    Graças a Deus, encontrei um lugar onde não sou rotulada de bruxa, rebelde, satanista. Onde existem jovens com a mesma sede teologica e espiritual que eu. E onde os pastores são realmente irmãos e cumprem o seu chamado, pastorado.

    ResponderExcluir
  4. Débora, admiro muito sua caminhada... meu desejo de plantar uma igreja underground ainda vai se concretizar...

    ResponderExcluir
  5. Já passei por uma situação parecida e a sábia palavra do pastor, que já era meu amigo pessoal e continua sendo, foi:
    "Vá lá, experimente os cultos, conheça melhor a igreja, mas não se torne membro logo. Veja tudo que é possível ver antes de se tornar membro. Se vc realmente quiser se tornar membro de lá, vá na Paz do Senhor. Se quiser voltar, as portas estão abertas e você volta exatamente da mesma maneira que sair, se ser diminuído em nada."

    Apenas um detalhe: eu era líder do ministério de louvor daquela congregação.

    Findou que eu visitei a tal igreja por 1 ou 2 meses mas não encontrei motivos para me "mudar" pra lá de vez. Obviamente, não voltei no meu cargo, mas voltei direto como membro ativo do ministério sem ser diminuído em nada, nem pelo meu pastor, nem pelos meus amigos músicos. Nossos laços se estreitaram mais e eu pude retornar à liderança num outro momento, com a Graça de Deus.

    Sabedoria é tudo nessas horas, e Deus dá graciosamente a quem pedir.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.