segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Adulterei, separei e agora estou noivo de outra pessoa, posso casar ou não?

Pergunta:
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog, muito bom mesmo!
Bom, eu tenho infinitas dúvidas e ja perguntei para vários outros pastores e por incrível que pareça cada um da uma resposta diferente e eu fico cada vez mais confuso. Por hoje farei apenas uma pergunta e eu agradeceria muito se você respondesse. Estaria tirando de mim uma grande aflição.

01 pergunta: Na bíblia diz que quem casar não pode separar senão por causa de adultério da outra parte ou morte. Bom, eu me casei e cometi adultério, separei e agora estou noivo de outra pessoa, posso casar ou não?


Obrigado.
__________________________________________________________________





Resposta:
Bem... eu gostaria muito de te dizer que você está livre para casar de novo! Mas a Bíblia infelizmente não diz isso. Ela diz que se o cônjuge trair, o outro está livre para se relacionar de novo, mas se o traidor se relacionar comete adultério. Apenas estará livre com o falecimento do cônjuge. Logo, você não pode casar de novo, apenas reatar seu casamento se for do consentimeto de sua esposa. A passagem relacionada a essa questão é "E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela." Marcos 10:11;


Abração
E no mais... tudo na mais santa paz!

53 comentários:

  1. Nossa, que complicade!
    E o traidor, suponhamos que já arrependido, fica pra sempre sozinho pensando no que fez (que nem castigo da Super Nany)??

    Que dificil... volto pra acompanhar o debate mais tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jesus deu uma unica excecao para os casos em que houve relação sexual ilicita no matrimonio...onde o esposo ou a esposa fizeram sexo com uma terceira pessoa...o divorcio é extremamente sofrido, triste e muitas pessoas sofrem com isso a ponto de refletir até mesmo por longos anos...essa exceção que o Senhor deu é um ato da misericordia de Deus para os casos em que houve o divorcio por causa de adulterio é para esses casos (onde houve relação sexual extra conjugal) onde se torna quase impossivel uma reconciliação devido a imaturidade espiritual do ser humano...O ideal para o Senhor é que ainda que haja adulterio os conjuges se perdoem e lutem pela familia, mas caso o casal não tenha maturidade espiritual para levar adiante o matrimonio depois de haver tido relação sexual com uma terceira pessoa o Senhor então dá essa exceção.Mas quero deixar claro aqui, que essa exceção é para que haja a possibilidade dos divorciados nesse caso, entrar no ceu pela rica misericordia do Senhor, Porem as duras consequencias do divorcio, ainda que esteja dentro desta exceção, na familia de ambos os conjuges será inevitavel...

      Excluir
  2. Graça e paz Pr Márcio. Eu tenho visto hoje em dia uma certa preocupação com essa questão de divórcio, mas o que me chama a atenção é que ninguém quer ouvir o que diz a Bíblia. Usam até a Bíblia como forma apelativa usando da graça de Deus, que o Senhor nos perdoa quando nos arrependemos... Mas quando Jesus foi questionado a respeito do divórcio, Ele falou foi sobre como deve ser o casamento só depois é que Ele falou as causas do divórcio e as suas consequências. Creio que se fala muito hoje sobre divócio por causa da banalização que virou o casamento em nossas igrejas, a começar pela liderança que vive trocando de esposa, marido, e continuam nos púlpitos como se nada tivesse acontecido. O casamento simboliza a nossa união com Cristo e isso já virou banalização em muitos púlpitos, por isso essa febre de tantos divócios e ao mesmo tempo não querer pagar pelo erro ou melhor, não seguir o que Jesus falou.
    O irmão respondeu certo a pergunta que lhe foi feita.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor silas a paz do Senhor Jesus. Cometi adultério e minha esposa me deixou. Tentei de tudo para me reconciliar, mas não quis. Terei que ficar solteiro para o resto de minha vida. Me tornar eunuco?

      Excluir
  3. A saída pro traídor é tentar reatar o casamento ou o celibato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ai a pessoa tem que ficar sozinha o resto da vida??Ser infeliz??e se ela não consegui resistir ao pecado e viver caindo em tentação como vai ser a vida de uma pessoa assim ??? eu acho então melhor assim como Paulo disse melhor não se casar por que se não der certo vc esta condenado ao INFERNO ETERNO pelo meu modo de ver..

      Excluir
    2. É Vejo que somos um monte de Seres Humanos Confusos, se Temos que seguir os 10 Mandamentos ta todo mundo condenado ao Inferno, é muito dificil o ser Humano que nao cometeu nenhum pecado destes, nao apenas o NAO ADULTERARAS.

      Excluir
    3. Acho que se viver de aparência é ainda pior, olhar e cobiçar no coração já está cometido o adultério.
      Vejo mais de 80% da igreja nessa condição.

      Excluir
  4. É verdade, a palavra deixa claro isso Pr, o problema, ao meu ver, está na falta de um aconselhamento mais profundo na fase do namoro.
    Falta preparo a muitos Pastores para esse tipo de aconselhamento, Por vezes, falta tambem por parte da ovelha OUVIR E PRATICAR o conselho dos seus pastores.
    e, parafraseando vc...

    E NO MAIS...TUDO NA MAIS SANTA PAZ.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Pastor Manuel... o erro está lá na base.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja um tipo de pergunta capciosa . A Bíblia trata dedivórcio falando a crentes e não a ímpios , ou seja , se a pessoa casou ,adulterou ,e agora pretende se casar novamente , não vejo problema , desde que , o divórcio tenha se dado antes da pessoa ter conhecido a Jesus e ter entregado a sua vida ao Senhor ( II Co 5.17 ) .

    Falando do nosso quintal ... se uma pessoa casou no Senhor e mesmo assim , adulterou , se separou e está em vias de se casar novmente , é fato , tanto o crente que se separou como a pessoa que vier a se casar com este crente , ambos estarão em pecado de adultério . A vida de ambos será marcada por maldições ( Pv 26.1,2 ). Neste caso , se um homem ou uma mulher crente e que tenha casado no Senhor vier a se separar , melhor viver exclusivamente para o Senhor , caso contrário espere o conjuge repudiado vir a falecer .

    Em relação ao conjuge repudiado , sendo a parte que sofreu o dolo , ou seja , foi traído , mas ainda assim buscou a reconciliação , a parte que causou o dolo , se vier a se separar , o irmão e a irmã estarão livres no Senhor para se casarem novamente no Senhor .

    Em I Co 7 trás muita luz a respeito do assunto em pauta .


    O fato é que hoje no seio da Igreja , a cultura do pró - divórcio tem tomada conta , e muitos pastores ainda para acrescentar um mal maior , fazem o casamento destas pessoas que se casaram outrora na Igreja , fez votos de aliança e mesmo assim os quebrou , traiu o seu conjuge e foi viver com a(o) amante .


    Jesus está próximo , é importante que tenhamos o nosso altar restaurado , caso contrário , ficaremos ou até mesmo correremos o risco de passarmos a eternidade longes de Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido e muito fasil fala quando nao esta passando pelo poblema
      jesus falou de intima compaxao e senti a dor o poblema do outro vcs como supostos pastores estao condenando pesoas ao inferno por nao estudaren a biblia justa mente quado jesus esta falando de repudio nao de deixa porque naquela epoca enfelismente so o ohmen se separava nao liberava a carta de divorsio para a mulher sendo esse o sentido original do testo nao aprovo estas separacao mais tanben nao fico porai condenando pessoas e dizendo que elas sao impuras se DEUS AS TEM PURIFICADO QUIRIDO PASTO NAO DUVIDE DO PODER DO SANGUE DE JESUS nao o teu nao podes torna um fio do teu cabelo branco ou preto fechais a porta do ceu aos outros nao e nao deicha os outros entra

      Excluir
    2. Quanto erros de português amigão

      Excluir
    3. Os que olham e cobiça outra, está na mesma condição, exceto, por não ter praticado.
      A bíblia fala sobre a vaidade, vícios, falatórios, orgulho, acepção de pessoas e tudo isso é notório entre os crentes.

      Excluir
  7. ueh
    mas se o adulterio permite o divórcio, pq vc diz que uma pessoa q traiu n pode mais casar se ele se divorciou?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAmbem não entendo. fiz de tudo pra minha ex voltar mas ela insiste em não querer, terei que ficar sozinho pro resto de minha vida

      Excluir
  8. Gl 5.16 Digo porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.

    Mt 22.29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

    A Palavra de Deus é toda de mistérios profundos, ocultos e escondidos, vejamos Provérbios 2:
    1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
    2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
    3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
    4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
    5 Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
    6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
    7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
    8 Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
    9 Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
    10 Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
    11 O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
    12 Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;
    13 Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos;
    14 Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus,
    15 Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;
    16 Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras;
    17 Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;
    18 Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.
    19 Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.
    20 Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos.
    21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.
    22 Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.

    Tem um preço muito alto para ser pago, que é o preço da OBEDIÊNCIA, O SENHOR só revela as pequeninos (ver Mt 11.25).

    A criancinha nada sabe, fica perdida e desorientada sózinha, assim é o homem que escolhe com quem casar, se separar, que igreja gosta mais, qual o pastor que é mais legal para ele, onde ir, que colégio coloco 'meu' filho e etc.

    Jo 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, PORQUE SEM MIM NADA PODEREIS FAZER.

    2Jo 9 Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus, quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho.

    Fl 2.21 Porque todos buscam o que é seu (seus interesses) e não o que é de Cristo Jesus.

    Palavra diz: Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. (Ml 3.10)

    Cl 3.9a Não mintais uns aos outros.

    1 Jo 1.6 Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

    Como pois, poderá entender o oculto, o profundo e o escondido do SENHOR? Tem que pagar o único preço que o SENHOR quer que sua greja pague: O preço da OBEDIÊNCIA.

    1 Co 12.31Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.

    Quem está pedindo, buscando os melhores dons? O Pai só tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.

    A igreja tem que ser pequenina na presença do Pai, igual criancinha: Pai, mãe, posso ir?; posso fazer?;
    deixa? Mas todos buscam os seus interesses, quem paga preço, esse entende os mistérios do Pai:E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. 1 Jo 20 ver tb vs 27. Amém

    E todo Pastor que está passando a mão na cabeça do adúltero, já fez do santuário o trono de Satanás Ap 2.13 e aos que se dizem cristãos e não o são, blasfemam contra Deus e frequentam a sinagoga de Satanás. Ver Ap 2.9 e Mt 7.20-23

    ResponderExcluir
  9. Caro Pr. Márcio,

    Estou conhecendo hj seu blog, parabéns !

    Gostaria que o Sr comentasse o que foi dito acima :

    "Acredito que seja um tipo de pergunta capciosa . A Bíblia trata dedivórcio falando a crentes e não a ímpios , ou seja , se a pessoa casou ,adulterou ,e agora pretende se casar novamente , não vejo problema , desde que , o divórcio tenha se dado antes da pessoa ter conhecido a Jesus e ter entregado a sua vida ao Senhor ( II Co 5.17 ) . "

    O que aconteceu antes da conversão não pesa mais sobre nós ? Vou dar um exemplo : se antes alguém roubava e roubou um carro, faz uso dele e se converte tempos depois, pq ele roubou antes de se converter ele ainda pode ficar com o carro roubado ?

    Essa questão nunca foi esclarecida pra mim, e se o divórcio aconteceu antes da conversão ?
    Gostei da sua resposta direta a um assunto tão polêmico e evitado, na maioria das vezes mandam a gente meditar no versículo tal... e continuo em dúvida...

    Grata,

    http://estamosnagraca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ingrid, no caso do carro por exemplo, se for produto de roubo, ele tem que devolver e arcar com as consequencias do roubo. No caso de divórcio talvez a pessoa não sabia o que estava fazendo e Deus perdoa o tempo da ignorância.

    ResponderExcluir
  11. Então se Deus perdoa o tempo da ignorância o novo casamento é possível para aquele que se divorciou antes da conversão ?

    ResponderExcluir
  12. Pastor, e quem é evangélico, cuja esposa mudou totalmente após o casamento, não cuida da casa nem dos filhos, tem um ciume doentio, não gosta de nada que seu esposo faz, não apóia seus planos e o acusa de ter um caso com TODAS as mulheres que ele conhece, enfim, não caminha junto com ele como deve ser, até que o esposo cansa, sai da igreja, cai, conhece uma jovem que o ajuda e o entende, se separa e após um ano e meio casa com esta jovem, ela cuida de sua filha de dois anos, trabalham juntos, constroem a vida, ela mesma faz com que ele volte pra Jesus e ambos retornam à igreja, e agora vivem em paz e o lar é harmonioso, mesmo a menina de dosi anos não sendo filha dela.... este homem mesmo assim não terá perdão e não será nunca mais aceito por Deus??? Não estou justificando o erro dele nem sua premeditação, porque até Davi premeditou seu erro, mas estou questionando o perdão de Deus... é possível ser perdoado por isso? Pastor, EU SOU ESSE HOMEM. Eu não odeio minha ex esposa, eu não tenho mágoa alguma, apenas não deu mais, conversamos várias vezes, mas não deu. Eu passei um bom tempo angustiado, até conversei com alguns pastores, uns me punham no céu, outros no inferno, não sou inocente, mas não sei se Deus me perdoará, eu não tento me justificar, pois o perdão é algo imerecido mesmo, só quero sentir que Deus pode me perdoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa contou minha história na risca. Estou exatamente nesse mesmo barco.

      Excluir
  13. Pastor, e quem é evangélico, cuja esposa mudou totalmente após o casamento, não cuida da casa nem dos filhos, tem um ciume doentio, não gosta de nada que seu esposo faz, não apóia seus planos e o acusa de ter um caso com TODAS as mulheres que ele conhece, enfim, não caminha junto com ele como deve ser, até que o esposo cansa, sai da igreja, cai, conhece uma jovem que o ajuda e o entende, se separa e após um ano e meio casa com esta jovem, ela cuida de sua filha de dois anos, trabalham juntos, constroem a vida, ela mesma faz com que ele volte pra Jesus e ambos retornam à igreja, e agora vivem em paz e o lar é harmonioso, mesmo a menina de dois anos não sendo filha dela.... este homem mesmo assim não terá perdão e não será nunca mais aceito por Deus??? Não estou justificando o erro dele nem sua premeditação, porque até Davi premeditou seu erro, mas estou questionando o perdão de Deus... é possível ser perdoado por isso? Pastor, EU SOU ESSE HOMEM! Nós tentamos, eu e minha ex esposa conversamos várias vezes, mas não deu, e desistimos. Eu não a odeio, ela não me odeia, eu não tenho mágoa alguma, mas preciso saber a verdade, sobre o perdão de Deus. Isso não tem perdão?

    ResponderExcluir
  14. a paz do senhor...
    em relaçao ao divocio gostaria de explicar uma coisa, Deus nao é Deus de confusão, apartir que há confusão em relaçao há esse tema, isto então não é de Deus, pois existe um grupo de pastores que apoia o casamento, outros não, e outros ficam em cima do muro...outra coisa, divocio e repudio é diferente, e muitos interpretam de maneira diferente e com linguagens da biblia diferente do original escrito...uma coisa tambem é jesus falar do divocio, casamento e separaço na epoca da lei, isto é, ate a morte da cruz...e outra coisa saber como fica o divocio na graça....primeiro andarão dois juntos se nao houver acordo, Deus é amor, vou viver com minha esposa junto, mais sem amor,so pra agradar a igreja e a sociedade? sera isso de Deus, Deus quer q eu seja um eununco , vivendo abrasado? ou quer q eu vá para mundo se prostituir entao. Jesus nos chamou para paz, o sangue dele nao é limitado, pra nao perdoar divociado, lembrando q divocio e repudio é diferente...em relaçao a lei a biblia fala q enquanto vive um dos conjuges o outro nao pode casar, so em caso de morte..entao vamos mandar matar o outro conjuge para poder casar novamente? pode ser um assassino perdoado, mais nao será mais adultero..acorda gente...a palavra fala q nos estamos mortos para lei...Deus nao quer sacrificio de tolo, nem holocaustro...mais sim arrependimento sincero.. se estou errado tudo bem? serei julgado por Deus, mais ficar escravo de homens nao..e Deus fala tambem em profecia e com o tempo tambem ...ele fala no coraçao do homem se ele ta certo ou errrado...lembrando q se fosse de Deus esse tema divocio, nao teria duvidas, como muitos pastores tem..q Deus abençoe a todos...essa é minha opiniao, nao siga ela, mais a sua....
    LUIZ..

    ResponderExcluir
  15. so pra lembrar na biblia...divocio (separaçao oficial) é diferente de repudio, se apartar(separaçao fisica), portanto nao façam confusão com os originais da biblia confundido o povo...tem biblia de todo jeito, onde ta escrito repudio tão escrevendo divocio, mais q tanta confusão...ahi vai longe assim..ta escrito...errais nao conhecendo as escrituras...
    luiz

    ResponderExcluir
  16. so pra lembrar na biblia...divocio (separaçao oficial) é diferente de repudio, se apartar(separaçao fisica), portanto nao façam confusão com os originais da biblia confundido o povo...tem biblia de todo jeito, onde ta escrito repudio tão escrevendo divocio, mais q tanta confusão...ahi vai longe assim..ta escrito...errais nao conhecendo as escrituras...
    o povo sofre por falta de conhecimento,por q o divociado sofre discriminaçao tanto na sociedade qto na igreja...será falta de conhecimento....
    essa é minha opinao..nao fike com ela, fike com a sua...
    luiz

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula,

    Pastor,a paz!Gostaria d eter alguma respostas como:O que é casamento para Deus?Quem mora e não vai em um cartório ter um papel para Deus não é casado?Quem casou Adão e Eva?Quando surgiu o primeiro cartório para casamento?Onde esta escrito na biblia que casamento é para divorciado(Paulo fala que é para virgem e viuva)?

    Sabe Pastor se analizarmos a biblia no principio ela ja fala sobre divorcio,adulterio;a coisa é mais grave do que imaginamos.
    Pelo estudo que eu recebi do meu lider espiritual divorcio nem para impio e nem para evangelico (todos iguais)divorcio significa o memso que adulterio continuado,e não precisa ser casamento feito em cartório e igreja não,se os pais da mulher aceitou(deu) o(em) casamento pronto o individuo esta casado- Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

    E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

    Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

    Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

    Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

    Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

    não sendo por causa de fornicação - vc pode divorciar não sendo o certo,mas tem que permanecer neste estado até se torna viuvo para casar novamente.

    poderia citar muitos outros versiculos tenho um estudo sobre isso mas quem quiser busque no google "divorcio e novo casamento é o mesmo que adulterio continuado" não foi o meu lider espiritual que fez,mas depois do estudo que ele deu nos pediu para ler este.

    espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula

    não sendo por causa de fornicação,isso eu errei me perdoe,tem biblia que esta assim mas o certo é prostituição ou infidelidade.Tem muita diferença entre fornicação e adulterio.

    ResponderExcluir
  19. Pastor Marcio, Minha história é muito complexa.
    Casei-me aos 16 anos, estava grávida do meu filho mais velho Lucas, hoje com 17 anos. Fui casada durante quase seis anos, e tivemos mais uma filha Sarah, hoje com 11 anos porém erramos muito em nosso casamento devido a imaturidade e falta de conhecimento da palavra de Deus. Ele me deixava muito sozinha por causa de amigos, não me dava atenção que eu achava devida e eu trai meu marido. Nos separamos e voltamos por várias vezes nesse período, até que chegou o dia em que nos separamos definitivamente. Eu fui viver minha vida e ele a dele. Tivemos outros relacionamentos, eu morei com uma pessoa por seis anos onde tive meu terceiro filho João, hoje com sete anos, essa relação foi coberta de violência, agressões, vergonhas, humilhações, etc..., me separei desse último relacionamento em 2007 e em 2008 iniciei uma relação homoafetiva, onde estou até hoje. Porém mesmo depois desses anos todos, não deixei de amar o meu primeiro marido, nesse período, já tentei por várias vezes reatar meu casamento, mas ele nunca quis. Perdi a conta de quantas vezes o pedi perdão e que ele voltasse para que nós hoje pudessémos ter uma nova chance, uma nova vida com Deus. Ele é de família evangélica e agora membro da Igreja Paz e Vida. No final do ano passado ele trouxe os documentos para que eu assinasse o divórcio, que saiu início deste ano. Enfim, sou uma pessoa infeliz, me sinto culpada por tudo que aconteceu, o amo quero seu perdão, apesar de todo mundo dizer que ele ainda me ama, porque até hoje não casou novamente, eu acho que ele não tem mais sentimentos por mim, ou não consegue me perdoar. Venho desde o ano passado orando a DEUS pra que me liberte e me ajude com base nas suas palavras e na suas promessas reatar meu casamento e viver feliz om meus filhos. O que o senhor me aconselha fazer?
    Desde já agradesso sua atenção e fique na paz.

    ResponderExcluir
  20. Abandonar a união homoafetiva, reatar seus laços com Deus e orar pedindo direção para sua vida. Se seu marido não quiser retornar (e tem base bíblica pra isso) peça perdão do mesmo jeito e peça o perdão dele tb para que ele te libere dessa amarra emocional.

    ResponderExcluir
  21. Odete
    fui casada,morei com ele uns treze anos
    ele foi embora sem dizer nada,isso fazem vinte e dois anos,
    fiquei com dois filhos um com dez anos e outro com cinco anos
    ele não apareceu para nada
    a um mês pedi meu divorcio,estou livre p/ outro casamento? não tive outro relacionamento até hoje
    agora meus filhos um está casado e o outrou se casa em novembro,são umas bençãos
    eu não pretendo ficar sozinha
    estou estudando a respeito desse assunto,para ver o que o Senhor tem para mim,quero fazer as coisas de baixo da graça de Deus
    tenho muitas duvidas,se for possivel esclarecer
    ah me casei na igreja evangelica,mas ele sempre me traiu eu fazia de conta que não sabia,para viver nem assim consegui

    ResponderExcluir
  22. Ana Paula
    Odete leia no google Divorcio é o mesmo que adulterio continuado

    ResponderExcluir
  23. OLA GRACA E PAZ

    VEJA EU ADULTEREI E NAO RECONCILICAO. ME DIVORCEI E CASEI DE NOVO JA TM 2 ANOS. ENTAO SIGNIFICA ESTOU DEBAIXO DE JUIZO Q MESMO QUE ESTOU CONDENADO JUIZO ETERNO..E AGORA QUE FAZER .

    ResponderExcluir
  24. segundo a palabra de Deus, a qual muitos destorcem, Um homem e uma mulher, quando se casam, se tornam “uma só carne”. O Novo Testamento adiciona um aviso a esta “unidade”: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).nao ha dois casamentos. Há Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
    Efésios 4:5, então, as pessoas querem moldar a Deus para poderem viverem como quiserem, mas estão errados, pois não cumprem com a palavra de Deus. 2 Tess 1:8-9 "E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna..."Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
    Efésios 5:1

    ResponderExcluir
  25. COMPLICADO, SE NÃO EXISTE MAIS AMOR, PARA MANTER A APARENCIA DA SOCIEDADE, PRECISAM VIVER JUNTOS E FAZER AMOR SEM SENTIMENTO, EU ACREDITO QUE O SENHR DA SIM UM NOVO TEMPO, PRA AQUELES QUE SE ARREPENDEM DE VERDADE EU ACREDITO EM UM NOVO AMOR!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia,

    Gostaria que me ajudassem.
    Meu caso é o seguinte, casei com 20 anos, não era cristá, nao conhecia a palavra, casei por casar, meu marido era cristao mas estava desviado. Meu casamento foi feito por pastores, mas eu nao conhecia nem meu marido.Sou convetida há 3 anos. Fiquei casada 4 anos, suspeito que fui traida, e no ano passado eu trai meu marido. Fiquei muito angustiada e ele estava sem muita paciencia comigo nesses ultimos anos, sentamos e conversamos e assinamos o divorcio, só que ele nao sabe que o trai e nem eu sei realmente se ele fez isso comigo. Eu levo culpa por ter casado sem conhecimento biblico que casamento é só 1 vez?. Eu reconheci meu pecado, chorei muito pedi perdao a Deus. Mas por ter feito todas essas coisas nao posso ter outro relacionamento, No casa a pessoa que trai meu marido eu tenho um sentimento muito forte por ele. Ele é meu melhors amigo. Oro a Deus a esse respeito, mas queria desabafar. Fiquem na Paz

    ResponderExcluir
  27. BOA TARDE, TAMBÉM GOSTARIA DE ESCLARECER ALGUMAS DUVIDAS,A CERCA DE UM NOVO CASAMENTO,HÁ 4 MESES CONHECI UMA MULHER E ESTAMOS NOIVOS,SO QUE ELA VEM DE UM OUTRO CASAMENTO,SEGUNDO OS RELATOS DELA ,ELA VIVEU COM O EX 18 ANOS,NESTE TEMPO FORAM ACOMETIDOS DE VARIAS TRAIÇÕES TANTO DE UM LADO COMO DO OUTRO,MAS HA UNS 8 ANOS ATRAZ ELES ACEITARAM A JESUS SE CASARAM,E ELA VEIO A TRAIR ELE NOVAMENTE,POR MOTIVOS DE CONVIVÊNCIA,MAS ELE NÃO ACEITAVA A SEPARAÇÃO,E A PERDOOU.COMO ELA HAVIA CONFESSADO QUE O TRAIU A VIDA FICOU MAS DIFÍCIL AINDA,POIS ELE SENDO PRESBÍTERO DE UMA IGREJA NÃO SE COMPORTAVA COMO TAL,E AGORA HA UNS 5 MESES AS COISAS PIORARAM AINDA MAIS E ELE SAIU DE CASA, ELA ACHO QUE ELE TINHA UMA AMANTE ,ELE PEDIU O DIVORCIO E FOI MORAR COM OUTRA ,QUE ESTA GRAVIDA,A PERGUNTA É QUEM É O ADULTERO NESTE CASO?E EU CASANDO COM ELA VOU SER ADULTERO TAMBÉM ?O QUE EU POSSO SABER A LUZ DA PALAVRA,PODEMOS SER FELIZES DEPOIS DISSO TUDO? FIQUEM NA PAZ

    ResponderExcluir
  28. Se vc pastor fala isso porq entao a palavra de Deus fal a que nenhuma condenaçao ha para os que estao em cristo Jesus?a propria palavra esta se contradizendo enta?quem esta confusa sou eu agora...ele ou ela traiu se arrependeu tentou voltar porem nao foi aceito e entak se ela casar-se ou ele quer dizer que sera condenado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina ninguém está falando de céu ou inferno aqui. Esse verso que vc citou fala de nossa absolvição através do sacrifício de Cristo e não de um passaporte pra pecar.

      Excluir
  29. a paz do Senhor pastor !! preciso muito de sua ajuda , apesar de ja ter ouvido varias coisas sobre divorcio ! é o seguinte me casei em 2010 civil e religioso, ja eramos cristaos, mas no decorrer do tempo acabei caindo em tentação e trai meu esposo, onde ele descobriu e saiu de casa, ele tentou reatar bem quando soube da traição mas eu estava confusa e nao quiz, passaram meses e eu comecei a cair e ficha e quiz reatar meu casamento , mas ai foi tarde ele ja nao quiz mais, fiz de td depois pastor ,ele ainda ficou meio balançado pq ainda me amava , mas msm assim ele nao aceitou eu de volta na vida dele, foi quando divorciamos no papel e msm assim ainda insistir em voltarmos e nd ! hj em dia ele engravidou uma moça que estava namorando a meses e teve qe se casar com ela, e eu estou namorando com o rapaz na qual eu trai meu ex-esposo, pastor gostaria de saber se eu posso me casar com ele , pois eu ainda esperava que meu ex pudesse me aceitar , mas agra ja perdi essa esperança , acabou tudo to arrasada. Ja pedi perdao pro meu ex-marido mtas vezes e ele diz que me perdoa so nao me quer como mulher mais, e eu ja pedi perdao e Deus pelo pecado de adulterio e me arrenpendo do fundo do meu coração. me ajude pastor em nome de Jesus , minha alma esta aflita nao quero tomar decisoes erradas e perder minha eternidade ao lado do Senhor. Lembrando que esse meu atual nao conhecia Jesus antes de me conhecer e ele tambem era casado e se divorcio tambem da ex-esposa ! porem ele nunca quiz reatar com ela , mas ela ainda tentou e ele nao quiz. Me sinto culpada e aflita demais por tudo isso que houve na minha vida ! queremos nos casar, mas temos medo , pastor me aconselhe por favor. Fica na paz, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço do pecado é a morte, vc já esta morta espiritualmente. Pague o preço fique sozinha se achegueba Deus. Peça a Deus misericórdia e espere em Deus a solução

      Excluir
  30. Se confessarmos o nosso pecado Ele é fiel para nos perdoar de toda e qualquer injustiça (1 João 1:9). O único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contea o Espírito Santo (Marcos 3:28-30)

    ResponderExcluir
  31. A parte que adultério terá q viver solitário até a morte do vonjulgue?

    ResponderExcluir
  32. Adultério e separei,vou ter q viver sozinho até minha ex morrer??

    ResponderExcluir
  33. Eu sei que não tem jeitinho na bíblia, mas convenhamos é triste ver por exemplo uma mulher que foi judiada pelo marido, traída e não pode casar novamente, é o preço da escolha errada.

    ResponderExcluir
  34. Tenho 48 anos e sou muito ativo. Estou divorciado a 3 anos e minha ex esposa não quer voltar. Tenho que ficar solteiro enquanto ela estára casada com outra pessoa?

    ResponderExcluir
  35. Meu marido cometeu adultério e esta com a outra mulher eu quero meu casamento de volta no momento ele esta perdido,ele sabe que oro e espero por ele mas aconteceu algo que abalou a minha fé a outra esta gravida,meu marido disse pra mim que eu posso me casar de novo pois foi ele que errou, e ele disse pra mim que ele se voltar pra Cristo vai ter que ficar sozinho pois ele não pode ser casar de novo já que foi ele quem errou, então ele falou certo?

    ResponderExcluir
  36. Gostaria que me tirassem uma dúvida,o adultério é a causa de exceção para um divórcio e um novo casamento, queria saber se como no meu csso que eu adulterei e minha esposa por vingança colocou um homem na minha Cama, apenas 10 dias depois,ela ainda era casada comigo , então nesse caso ela tbm cometeu adultério,pedi pra ela largar o homem e agente se perdoar ,ela não largou e hj ela tá noiva desse homem,nesse caso os dois adulteram,mas hj não consigo volta para uma mulher que colocou.um homem na minha cama,e quero me casar de.novo,no meu entendimento por ela tbm ter cometido adúlterio tenho a opção de voltar pra ela ou recomeçar com outra pessoa sem ser pecado,se eu estiver equivocado me corrija com provas bíblicas


    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.