domingo, 17 de janeiro de 2010

O que está acontecendo com o mundo?


To mudando meus hábitos. Percebi depois de uma conversa com o meu amigo Sandro que dá para viver com menos. Eu to falando do desperdício, das regalias que nos fazem esquecer da responsabilidade com o próximo. Sinceramente, fiz um banner há algum tempo sobre a campanha do kilo da minha denominação e coloquei essa foto do post de um menino africano que me constrange. O olhar dele com um prato velho e com migalhas, me deixa triste.


Isso porque diante dessa cena eu me deparo com minha realidade lotada de rodízios e orgias alimentares. Uma vergonha... Gula também é pecado. Mas o que fazer? Eu tenho tentado economizar e comer o suficiente. Faço isso no afã de melhorar minha oferta para quem não tem nada. To pensando num jejum de conscientização pra gente poder sentir o drama de quem passa fome no mundo... eu vou fazer... quero me solidariezar com os famintos e impossibilitados desse mundo tenebroso.

Bom, to falando de mim porque se eu for olhar pro outro fica muito amplo, e desfocaliza da minha responsabilidade. eu sou culpado da fome também, então devo me responsabilizar pelo necessitado também. Quero fazer minha parte, mas não sei por onde começar... por favor se você tem uma sugestão, me ajude! Vivo constrangido pela fartura.

E no mais, tudo na mais santa paz!

7 comentários:

  1. É verdade Márcio
    Precisamos abrir nossos olhos e fazer, cada uma a sua parte;

    Trabalhemos.

    [parabens pelo blog]

    ResponderExcluir
  2. Acho que o primeiro passo é a conscientização de que o problema existe (imagens não faltam) e deve ser combatido por todos. Fazer uma mudança pessoal e servir de exemplo para os que estão à nossa volta (será que estou sendo pretencioso demais?) excercendo, assim, um efeito multiplicador (e você está numa ótima posição para isto). Todo desperdício deve ser evitado. Mais cedo ou mais tarde a natureza cobrará sua conta, e nossos filhos e netos é que vão pagar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, tudo que puder ser feito em termos de conscientização será com certeza válido.Temos vários motivos para economizar e qual a motivação saudavel para desperdícios?
    Vamos começar pelo que devemos fazer, pois o que não devemos todos nós já sabemos.E começar por nós é muito importante mas sem nunca perder o foco que é conscientizar a todos.
    Falo isso pois temos a tendência de quando atingimos o "nosso" objetivo parece que a realização "pessoal" foi total e não precisamos de mais nada, mas aí é que começa tudo, pois não existe um fim, viemos para trabalhar então que arregacemos as mangas... Que Deus continue nos abençoando!

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcio. Sigo o teu twitter directamente de Portugal. Ao ler o post lembrei-me, imediatamente, da campanha na qual participei relacionada com este flagelo, daí estar a partilhá-la como sugestão. Foi organizada pelo Grupo Bíblico Universitário de Portugal. Passa em http://gbublog.blogspot.com/ e abre o arquivo de Março. Criámos um plano de dieta e oração por 4 países ao longo do mês. O dinheiro que angariámos está, neste momento, a ser aplicado num orfanato em Moçambique. Pode ser adaptado para outras situações. Espero que ajude. DTA

    ResponderExcluir
  5. Estive no Piauí no mes de junho visitando o Projeto Nascer de Novo, um trabalho com crianças carentes pelo sertão nordestino, e vim exatamente nesse sentimento.
    Vivemos cercados por abundância e isso cega nossa visão para as reais necessidades do ser humano. E faz-nos esquecer daquele trecho da Palavra que diz: Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 1Tm 6,8

    ResponderExcluir
  6. Paz e graça!
    Pr. Márcio,
    isso que postou ai é muito sério e profundo, ainda mais quando se vê os jornais falando sobre países pobres, pessoas que passam FOME...agora estamos vendo sobre a pobresa (prá não falar miséria neh) do Haiti...hoje vimos na igreja um vídeo sobre isso e missionários falando sobre além da probresa e que 80% deles são analfabetos e escravos de demonios, o vodú é isso...entaun pensei, aqueles que estaun sendo convertidos nem a Bíblia podem ler...são analfabetos...ai Jesus que vergonha...vou ler mais ainda a Palavra de Deus...
    E tb, o irmão que falou sobre missões disse alguma coisa sobre uma lei que o presidente assinou sem "ler" sobre a proibição de placas nas igrejas, sobre proibir as pessoas carregarem Biblías...??? o que vc sabe sobre isso?? se laguem sober sobre isso coloca ai pastor. Isso precede mesmo?? diz que até aos católicos seriam proibidos...???

    No amor de Jesus

    araci

    ResponderExcluir
  7. "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo"- Mahatma Gandhi
    Creio que esta frase exemplifica bem o teu sentimento que também é o sentimento de cada um de nós.
    O que falta mesmo,em mim e em outros talvez seja:"ATITUDE".
    E quando leio um texto como este,é como se levasse um safanão despertando-me de minha letargia.
    Gostei muito também da idéia deixada aqui pelo Ricardo Rufino.
    Que cada um de nós encontre seu próprio caminho e possa unir as forças em prol destes nossos irmão.
    No amor de Cristo,
    Patrícia

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.