quinta-feira, 28 de março de 2013

O Espírito Santo é exclusividade dos crentes?


Tá aí uma pergunta recorrente no meio dos novos convertidos. Para responder essa pergunta temos que analisar a Bíblia que é autoridade máxima nesse tema e olhar os fatos que podem nos mostrar algo relevante a respeito.

Podemos dizer que a Bíblia quase sempre vai se referir ao Espírito Santo como alguém (pessoa) atuante no ser humano que crê em Jesus. Em Atos dos apóstolos veremos Pedro pregando e o espírito Santo tomando todas as pessoas que estavam alí assistindo a ministração do apóstolo. Logo, podemos concluir olhando todo o novo testamento que o Espírito Santo se manifesta atuante e ativo na vida daquele que crê na revelação de Cristo.

Veja bem, não é na vida do protestante, nem do católico fervoroso que estão frequentando os templos, mas na vida daquele que crê! Atos 19.2 nos mostra uma pergunta que atesta isso: "Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo." Então é na vida daquele que crê? Sim!

Porém, sabemos que toda boa atitude, todo ato ou gesto de bondade do ser humano também procede do Espírito Santo que é aquele que consuma aquilo que o Pai determinou entre os homens. Nada de bom pode vir da natureza humana, porque o ser humano é decaído e inclinado para o mal. Portanto, a palavra "atuante" determinaria de forma aproximada a ação do Espírito Santo sobre toda carne.

Logo, é errado afirmar que somente sacerdotes e pessoas ligadas a um templo detém o Espírito Santo. Também não é correto dizer que ele é privilégio dos protestantes, porque em nosso meio existem muitos que se dizem protestantes e não creem na revelação do Cristo. Aquele que crê, somente crê porque foi tocado pelo Espírito Santo que diga-se de passagem não é crente, mas está acima dos crentes. Que possamos entender que nem tudo que achamos dentro da nossa "caixa reformada" deve ser absorvido como verdade absoluta, mas sondado e pesquisado na Bíblia para assim ser aceito.

E no mais, tudo na mais santa paz! 

2 comentários:

  1. Adorei. Não sou crente, não sou protestante, não sou católica, na verdade não sou nada, mas sou cheia de fé. Amo Jesus e creio nele de uma maneira tão absurda que se eu contasse você se escandalizaria, sou cheia do Espirito Santo (meu amigo inseparável). E quem não quiser acreditar... So sory.

    ResponderExcluir
  2. Aumentando o leque de pensamento Pr, e os dons espirituais, apenas os crentes tem!?

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.