quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ser Grande: Um documentario sobre a realidade de 26% das crianças do Peru.


Por Leonardo Gonçalves


Como alguns de vocês sabem, sou missionario. Desde o inicio da minha chamada, estive um tempo na Patagonia argentina (quando tinha ainda 18 anos), e outro periodo no norte da Argentina, na fronteira com Encarnación, no Paraguai. Deus também me deu a oportunidade de trabalhar no meu país, durante dois anos e meio.  No entanto, foi no Peru que eu realmente criei raizes. Tenho atualmente 6 anos neste país, e espero que Deus me conceda ainda alguns anos para trabalhar por seu Reino nesta naçao.
De todos os contrastes e desigualdades que vi deste lado da cordilheira, a maior delas foi a realidade das crianças dos “assentamentos humanos” (grandes bolsoes de pobreza que compoem boa parte do territorio das grandes cidades peruanas).  Destas crianças, 26% estao fora da escola. Além disso, uma de cada 3 crianças em idade pré escolar sofrem com os efeitos da desnutriçao. Isso tem implicaçoes diretas na capacidade de aprender, bem como no seu desenvolvimento físico.
Entre os trabalhos que desenvolvemos aqui, um deles se dirige especificamente a esta parcela da populaçao. Por meio do projeto PEPE “La Buena Tierra”, algumas crianças estao recebendo educaçao 100% gratuita e de qualidade, cuidados medicos e odontologicos de prevençao (por meio de profissionais voluntarios que nos visitam), boa alimentaçao (uma necessidade urgente, se pensamos que muitas dessas crianças chegam no limite da desnutriçao, o que dificulta o apredizado e crescimento saudavel), e sao instruidas na Palavra de Deus.
Gostaríamos que todos os leitores do Púlpito assistissem a este documentario. Aos amigos blogueiros que acompanham nosso trabalho aqui no Peru, pediria que reproduzissem este texto e video nos seus blogs. Se conseguirmos mais voluntarios dispostos a doar, podemos estabelecer escolas como estas em outros assentamentos de Piura e do Peru.

Para receber mais informaçoes sobre este projeto, entre em contato conosco pelo e-mail:jonarajo@gmail.com
Deus os abençoe,

Leonardo e Jonara

Missionarios no Peru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.