quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que me mantém na igreja?


Hoje, a maior incidência de crises em cristãos, não vem mais de fora da igreja. Não é mais sexo, nem poder, nem dinheiro o que mexem com a cabeça do crente, mas a instituição “igreja” e seus líderes. Sabendo disso, vou tentar compartilhar alguns pontos pelos quais eu insisto apesar de tudo em prosseguir como igreja.

A igreja é como a arca de Noé, é um lugar onde há sujeira, é incômodo muitas vezes, mas é o melhor lugar que vc pode estar nesses tempos de dilúvio espiritual.

Ser igreja e corpo de Cristo independente da estrutura – Não importa se o espaço é pequeno, importa o tamanho da graça derramada no lugar através do Espírito Santo para o corpo d’Ele. Não me importa a instituição, me importa viver o Evangelho vivo de Jesus, sem barganhas, sem dogmas, sem barreiras, evangelho vivo. Queremos fazer deste lugar um espaço onde aqueles que já se desiludiram com “Igreja evangélica” mas que ainda se sente “corpo de Cristo” possa ter paz e receber a graça de Deus.

Porque tem gente na igreja que precisa de mim e de você – O meu senso de missão ainda é maior do que minha covardia. É preciso estar sempre aberto a todo tipo de manifestação das mais sensíveis as mais brutas e tentar ajudar quem passa por essas situações. Às vezes, você pode pensar: “Pra que ir lá”, mas só te ver pra mim já é motivo de festa. Eu sou carente de comunhão!

O compromisso com a verdade – Minha motivação de estar na igreja hoje se deve ao fato de que eu achei um lugar onde eu posso pregar a verdade! Porque a verdade é que liberta e não o engano, que andam pregando. Se a graça é escândalo, então tem que ser pregada assim, escandalosamente!

O amor de Jesus – Não importa sua estrutura ou sensibilidade, o coração de Jesus está cheio de amor por você. Amor que não se deve ao nosso bom comportamento, nem diminui por causa das nossas bobeirinhas. E esse amor é tão certo nos dias claros e alegres quanto nas solitárias noites escuras. E esse amor precisa estar em nós! O verdadeiro amor vence o medo, vence tudo.

Não importa quantas vezes você já esteve fora, Jesus sempre te considerou parte do corpo. Não importa quantas vezes você já pensou em sair da igreja, independente de onde você estiver, Jesus te garante a permanência dentro desse corpo, ele não vai excluir você.

E no mais, tudo na mais santa paz!


12 comentários:

  1. "Porque tem gente na igreja que precisa de mim e de você – O meu senso de missão ainda é maior do que minha covardia"
    Não há o que dizer diante desse artigo...

    ResponderExcluir
  2. é disso que tô falando....querido Pastor...ministrando todos os dias....prá eles e príncipalmente prá mim JESUS é SIMPLES.
    @siteoprodutor

    ResponderExcluir
  3. Post mais pastoral do que nunca...
    Orgulho de ser sua ovelha! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sair da igreja não tem nada a ver com covardia, aliás, é preciso muita coragem pra dizer não a uma instituição manipuladora e escravagista, que prega q a unica salvação está no que ela afirma ser a verdade.

    Se existe uma "carência por comunhão" por alguns, isso é uma questão pessoal que deve ser tratado cada qual com seus psicólogos ou com Jesus (whatever!) e de maneira nenhuma deva ser usado como subterfúgio para manter alguem em uma determinada instituição, principalmente se esta faz mais mal do que bem...

    Se a instituição igreja não é importante, então pra que organizar uma?! Qualquer pastor que tire seu sustento dela vai discordar de vc, pois é o fato dela ser uma instituição que garante certos "direitos trabalhistas" para os pastores e, assim como em qualquer empresa, cada "empregado" deve seguir suas diretrizes...

    E, mais uma vez discordando, a igreja é o ULTIMO lugar no mundo onde alguem possa realmente falar verdades...

    ResponderExcluir
  5. O que fizeram com vc cara? Sou pastor tiro meu sustento da igreja e não cobro direitos trabalhistas, nem sou um empregado da mesma. Ao contrário dos caras que vc conhece e que te decepcionaram, eu tenho um compromisso com Deus de falar a verdade doa a quem doer. Já deixei gente abastada decepcionada por falar a verdade porque meu sustento e minha felicidade não depende delas, mas do Deus que me chamou pra pregar essa verdade. Reveja seus valores mano. Ta caminhando na beira do abismo.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é a palavra de Deus,até porque Ele não é homem para falar coisas infundáveis e nem é homem para mentir.Eu vejo pessoas na igreja que ficam distantes,não chegam,não se apresentam e depois tem um sentimento de que os "grupinhos" estão os excluindo ou querendo aparecer,isso contece,pois sei também que muitos tem suas falhas,até porque lá,é lugar para doentes.Agora,dizer que lá é o único lugar do mundo que não se fala a verdade,é complicado.O que você falou acima é como se estivesse generalizando,etretanto mevitorino,acredito que você deu os primeiros passos para a escuridão.

    ResponderExcluir
  7. Bem, temos noções diferentes sobre o q seja caminhar para a escuridão ou abismo... e ñ vou me ater a isso.

    Digo q a igreja é o ultimo lugar do mundo onde se pode falar a verdade pelo simples fato de q pra vcs só existe uma e, qualquer q a questione, ñ passa de um apóstata, um herege e pronto (maior comprovação disso foi o post do Augusto)... ñ importam as outras verdades a ñ ser a SUA, ou seja, igreja ñ é lugar de diálogo e sim de doutrinação. Como vc bem disse q fala a verdade (a sua ou de Deus como quiser chamar) doa a quem doer! Isso ñ é diálogo em momento algum... Cristãos ñ dialogam, apenas pregam e essa é uma verdade q teimam em negar (em sua maioria, pois os q a admitem plenamente são taxados de extremistas ou whatever (>> mania de usar essa palavra!! =]).

    Quando me refiro a "direitos trabalhistas" falo diretamente do salário e esse é justamente o motivo porque pastores ainda criam suas igrejas (ou pra vc salário ñ é um direito trabalhista?! Não me lembro de Jesus estipulando um salário para seus missionários). Senão, por que ñ apenas organizar uma célula e pronto? Ñ consigo entender o porquê da profissionalização do pastor... aliás consigo sim, mas tbm ñ vou entrar no mérito e Márcio, isso pode até ñ ser o seu caso, mas ñ negue que pastores lutem SIM por "mais" direitos trabalhistas como 13º, aposentadoria, carteira assinada, dentre outros... A igreja católica "resolveu" isso criando alguns dogmas mas a protestante ainda ñ... E só pelo fato de vc receber um salário significa SIM q vc é um empregado dela, afinal vc recebe por um trabalho q deve ser realizado, o fato de vc ter uma certa liberdade para falar o q pensa ñ o exime de suas obrigações para sua congregação e vice versa... Sendo extremamente rude eu afirmo que os pastores são pagos para darem o testemunho do que pregam e existem muitos incopetentes também neste ramo... infelizmente! =]

    E respondendo a sua questão, ninguem fez nada comigo e ñ tenho rancores da igreja, mas isso não quer dizer que eu não tenha uma visão crítica, visão esta q eu sempre tive, aliás.

    ResponderExcluir
  8. Incompetencia existe tanto na igreja quanto no prostíbulo. Tem em qualquer lugar. E mais, pra mim não é uma obrigação pregar e dar testemunho do que Deus fez em mim, é uma honra, se vc crê diferente, respeito.

    ResponderExcluir
  9. Não é questão de crer diferente e não tenho dúvidas que seu prazer estar em pregar, mas vc não seria obrigado a fazer nada dentro da igreja se a sua renda viesse de fora dela, a partir de um emprego qualquer... duvido que os membros de sua congregação continuariam a dar ofertas e dízimos se vc se recusasse a pregar ou a deixar de exercer as suas funções clerigais e esse foi o meu ponto, vc seria plenamente substituído por outro que atendesse tais demandas ou os membros procuraríam outro templo... nunca duvidei de sua vocação ou algo do gênero!

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo isso, senão obviamente vc não seria leitor do blog! Mas a questão na minha igreja vai mais pra segunda opção do que pra primeira. É mais fácil os membros saírem por insatisfação do que o conselho me tirar da igreja.

    ResponderExcluir
  11. Sustento do santuário, dos sacerdotes?? De tijolos e cimento? De levitas? Onde na Nova Aliança isso foi mencionado? O Santuário deixou de ser aqueles que nasceram de novo? As pedras vivas edificadas sobre a Pedra Principal, que é Cristo, chamada Igreja virou templos de alvernaria? E o sacerdócio Universal dos que compõe a Igreja? (com “I” Maiusculo). Inventamos uma classe sacerdotal especial?. Seriam os untados? É, porque ungidos, todos somos em Cristo, que é A Cabeça e Principal Pedra de Esquina da Igreja Verdadeira e Universal Assembléia dos Santos bem diferente das denominações com seus ensino de homens.
    Essa inversão é diabólica e sorrateira e envenena as mentes. Minha avó dizia que o "uso constante do cachimbo faz a boca ficar torta", agora vejo que há bastante uso pra essa frase.

    Se não se pode discordar e sair dela, porque em Apocalipse se escreveu “Sai dela, povo meu”. Vemos que há muita diferença em “nela” e “povo meu”.

    ResponderExcluir
  12. Seu pensamento se coaduna com o meu. Muito oportuno! http://sergiocarvalho2001.blogspot.com/2011/02/quando-dor-compensa.html

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.