sexta-feira, 15 de abril de 2011

E o dízimo? Serve pra que?

Pergunta:
difícil
pastor tenho feito esta pergunta a vários pastores e nenhum me respondeu com verdade.
Na lei os dízimos eram para mantimento dos serviços do santuário mas também para os pobres ,estrangeiros viúvas e nescessitados. Por que nao vemos os dízimos hoje sendo distribuidos da forma como a lei manda? Sustento do santuário, obreiros e também pobres, desempregados, viúvas e orfãos?
_________________________________________________________________________________

Resposta:
Porque muitos tem medo de encarar que o dízimo não é normativo, mas fruto da generosidade do crente. Também por uma série de fatores como enriquecimento desenfreado de alguns pastores, a megalomania que assola os líderes que querem construir obras faraônicas ao invés de pastorear igrejas. Assim, ficam preteridas as viúvas, os órfãos e todos que precisam das ofertas... Respondido?


21 comentários:

  1. Pra quem quiser uma explicação histórica sobre dizimos, templos e sacerdotes leiam o livro Cristianismo Pagão *de Frank Viola.

    http://malaquias3dez.blogspot.com/2011/04/historia-do-cristianismo.html

    ResponderExcluir
  2. parabens pastor marcio voce tem coragem e respondeu e publicou

    tai tu e cabra macho!

    ResponderExcluir
  3. Gilson eu li alguma coisa so franklin viola , ele argumenta algumas coisa de modo coerente mas com relaçao a igreja ele ignora ou alega desconhecer ou passa por cima de muita coisa e interpreta a seu modo ignorando todas as leis de interpretaçao e ignora os 500 primeiro anos da historia da igreja BEM FRAQUINHO MESMO O FRANLKIN

    ResponderExcluir
  4. Gilson o franklin vacila muito principalmente confundiondo muito a questao do pulpito e da pregaçao alegando que os pulpitos tem origem paga! esse livro cristianismo pagao e muito fantasioso, o pulpito tem origem no antigo israel na epoca de esdras e neemias ja era comum pregaçoes desse palanque e do mesmo tipo atual
    o culto ou melhor a liturgia crista independentemente da denominaçao tem uma liturgia muito parecida, musicas pregaçao e ofertas
    o franklin alega que isso veio do paganismo romano ou grego

    vacilou feio mesmo devereia ter estudado um pouquinho uns livrinhos do ensino medio ou ver numa biblioteca publica durante uns 30 minutos! para escrever o livro dele

    ResponderExcluir
  5. Claudio, seus coments só enriquecem meu blog! Quanto ao Frank, concordo... fraquinho fraquinho.

    ResponderExcluir
  6. Marcio obrigado pelo espaço, voce e democratico e diferente de varios blogueiros que reprimem alguma coisa que discorda dos pensamentos deles

    ResponderExcluir
  7. O que li, principalmente sobre templos, dizimos e "sacerdotes" na Nova Aliança me parecem bem firmes e com comprovação de fatos históricos, se bem que nunca o tinha lido antes e já sabia de tudo o que ele fala. Por exemplo os templos chamados cristãos, quando começaram a ser erguidos, por que não havia um sequer até meados dos anos 400, etc.
    E como uma frase do tipo "vamos à igreja" ou "vamos à casa do senhor" soaria nos tempos da Igreja primitiva como uma baita heresia ou seria incompreensível.

    ResponderExcluir
  8. Eu ficaria muitíssimo feliz se os desvios da chamada "igreja institucional" estivessem apenas no objeto chamado púlpito e não no que é falado e ensinado atrás dele... (A frase é minha, acabei de fazer, não copiei de ninguém).

    ResponderExcluir
  9. Sustento do santuário??? De tijolos e cimento?? Onde na Nova Aliança isso foi mencionado? O Santuário deixou de ser aqueles que nasceram de novo? As pedras vivas edificadas sobre a Pedra Principal, que é Cristo, chamada Igreja virou templos de alvernaria? Essa inversão é diabólica e sorrateira e envenena as mentes. Minha avó dizia que o "uso constante do cachimbo faz a boca ficar torta", agora vejo que há bastante uso pra essa frase.

    ResponderExcluir
  10. gilson apenas força deexpressao! ! cade a palavra trindade na biblia ? lider de jovens, mocidade entre outras ?

    ResponderExcluir
  11. pastor aproveitando a deixa quero saber a diferença entre dizimos no plural e primicias ? eram coisas diferentes ?

    ResponderExcluir
  12. Dízimos na verdade é um nome bem atual do "tributo" que era pago lá no AT. As primícias eram os primeiros e melhores frutos da colheita, era voluntário.

    ResponderExcluir
  13. qual era voluntario os dizimos, o dizimo ou as parimicias , e qual os cristaos primitivos praticavam ?

    ResponderExcluir
  14. No AT voluntário era a primícia, e o dízimo normativo. A igreja primitiva dava mais de 10% sempre. Era sempre o melhor que pudessem dar.

    ResponderExcluir
  15. Pastor tenho duvida. o dízimo pelo que entendi é para sustento do obreiro, das viúvas e de todos os que precisam das ofertas... esses pertencentes à igreja ou não? e outra coisa, disse certa vez, para um amigo Pastor que dízimo não era para construir templos, e ele me ignorou por esta palavra. Estou certo nesse pensamento ou preciso entender melhor este assunto.obrigado.

    ResponderExcluir
  16. PELO Q ENTENDI ENTAO NÃO SOU OBRIGADO A DAR O DIZIMO?

    ResponderExcluir
  17. Lamentável é o terrorismo que pastores inescrupulosos fazem com este assunto, Ou dá o dízimo e vai para o Céu ou desce até a mais sombria escuridão negra do abismo profundo das trevas abissais do tormento, condenado por roubar os cofres de Deus..

    Misercórdia Deus, Livrai-nos dos lobos..!!

    ResponderExcluir
  18. Bom debate.

    Aprendi mais um pouquinho.

    Vlw Pr Marcio!

    ResponderExcluir
  19. Pastor Márcio pela postura sincera e coerente! Que nos aproximemos cada vez mais do Cristianismo autêntico!

    ResponderExcluir
  20. Paz Querido!

    Quero deixar aqui o convite para visitar meu espaço, pois postei recentemente um estudo sobre o Dízimo que está sendo publicado semanalmente, assunto esse que é polêmico, e muito conveniente para os líderes de denominações.
    Tema: DÍZIMO NA GRAÇA: MENTIRA QUE INSISTE EM PREVALECER!
    Antes de emitir qualquer julgamento, eu gostaria que o amado lesse com o coração aberto, e depois sim, comentasse. Pois, a sua opinião será muita bem vinda.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Paz Seja Contigo!

    ResponderExcluir
  21. Olá, a paz!

    Convido a todos a lerem um TCC sobre o dízimo qu está postado no site [ www.reformaja.org ] no link "arquivos".

    A sombra do Templo no Dízimo e nas Igrejas

    Tenho convicção que vc reverá seus conceitos...

    Um abraço

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.