quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Me converti depois de divorciada, posso me casar de novo?

Pergunta:
Pr. Marcio
Depois de um casamento de 17 anos e muitas traições por parte de meu marido, decidi me divorciar. Me converti depois de divorciada. Hoje tenho muitas dúvidas se tenho o direito de me casar novamente ou não. Li em alguns sites de pastores fundamentados na palavra e uns dizem que a pessoa traida, ou a parte inocente, tem direito a novo casamento e outros dizem que não. Estou confusa e não quero fazer nada que desagrade ao nosso Deus.
Graça e paz irmão!

_______________________________________________________________

Resposta:
Querida, Pode casar de novo sim. Fique tranqüila, você foi vitimada e não tem o que temer. A bíblia sagrada prevê que em caso de traição a vítima pode se casar novamente sem problemas.

Veja aqui: “Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher (isso vale também para o homem), a não ser por causa de infidelidade (adultério) , e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério” (Mt.19:9)

As duas prerrogativas para divórcio e novo casamento são: Viuvez ou adultério.

9 comentários:

  1. Não se encaixa dentro do contexto. Eu nunca ouvi alguém responder ao ensino que a "parte inocente" pode casar novamente enquanto seu cônjuge ainda estiver vivo, como os discípulos o fizeram imediatamente ao ensino de Cristo: "Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar" (Mt. 19:10). A posição que não existe novo casamento (mesmo para a "parte inocente"), enquanto o cônjuge estiver vivo, freqüentemente produz esse brado. Similarmente, a resposta de Cristo ao protesto dos discípulos faz perfeito sentido com a doutrina que ninguém pode casar novamente enquanto o cônjuge estiver vivo, mas não com a visão que a "parte inocente" pode casar novamente em tal condição. Jesus declara: "… há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus" (v. 12). O Filho de Deus aponta para a iluminação divina como capacitando alguém a "receber" seu ensino: "Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido … Quem pode receber isso, que o receba" (vv. 11-12). Isso explica o porquê alguns têm dificuldade em aceitar essa verdade da Palavra de Deus. Esse é especialmente o caso hoje, pois vivemos numa "geração adúltera" (Mt. 12:39; 16:4), como aquela dos escribas e fariseus no primeiro século, dentro os quais muitos ensinavam o "divórcio por qualquer motivo" (Mt. 5:31-32; 19:3-9).

    c. É excluída por I Coríntios 7:10-11, onde o Apóstolo Paulo resume e declara o ensino de Jesus Cristo durante seu ministério terreno: "Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido …" A Escritura inspirada aqui ensina duas, e somente duas opções para uma mulher (ou homem) divorciada: (1) permanecer sem casar ou (2) se reconciliar com o seu marido. Nenhuma terceira opção, o novo casamento, é mencionada. Fiel ao ensino de Jesus em Mateus 5, Marcos 10, Lucas 16 e Mateus 19, Paulo não dá permissão ao novo casamento enquanto o cônjuge da pessoa estiver vivo.

    Assim, a cláusula de exceção ("não sendo por causa de prostituição") não é uma exceção permitindo o novo casamento (enquanto o cônjuge ainda está vivo), mas uma exceção permitindo o divórcio (vindo logo antes da cláusula): "Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt. 19:9).

    3. O laço inquebrantável do casamento é o ensino bíblico estabelecido por Deus na criação (Gn. 2:24), declarado pelos profetas do Antigo Testamento (Ml. 2:10-16) e reafirmado por Cristo (Marcos 10:2-12; Lucas 16:18) e os apóstolos do Novo Testamento (Rm. 7:2-3; I Co. 7:39). Ele é uma figura do "grande mistério" da união de Cristo e sua igreja eleita (Ef. 5:32).

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Andressa, ela pode se casar novamente, ela foi traida e outra coisa, ela ainda não era cristã ou seja todos os pecados dela foram apagados no dia que ela entregou a vida ao Senhor! E tudo se fez novo.

    ResponderExcluir
  3. Quero ver se acontecer com esse Pedro aí... o que ele fará...

    ResponderExcluir
  4. SABE EU NÃO ENTENDO BEM SOBRE ISSO MAIS AQUI Ñ É LUGAR DE FICA SE ENFRENTANDO POIS ISSO DESSA ESSA MULHER MAIS CONFUSSA.

    ResponderExcluir
  5. GENTE EU NÃO ENTENDO BEM SOBRE ESSE ASSUNTO MAIS O QUE EU SEI É QUE QUANDO TEM UMA CONPETIÇÃO ENTRE IRMÃOS ISSODESAGRADA A DEUS E ESTA PARECENDO QUE VC,S ESTÃO QUERENDO SABE MAIS QUE O OUTRO, E ISSO DEIXA A MULHER MAIS CONFUSSA UMA DICA PARA A MULHER FAÇA UM PROPOSITO COM JESUS E ELE LHE DARÁ A RESPOSTA CERTA.

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar há uma distorção das Escrituras por conta do desconhecimento do contexto cultural do casamento judaico. Os noivos eram prometidos antes do casamento um para o outro, muitas vezes quando ainda crianças. Havia ainda uma diferença cultural no tratamento com o homem e a mulher; quando o noivo prometido podia sustentar mais de uma mulher ele poderia ter mais de uma: não pela permissão de Deus é claro mas culturalmente isso acontecia de fato. Se a mulher, a noiva desposada (prometida) fizesse sexo com outro homem ou namorasse outro homem, aquele primeiro ( seu noivo prometido) poderia dar-lhe uma carta de divórcio, porque ele não iria casar com uma noiva que não fosse virgem, e este é de fato o caso em que seria adultério o casamento. Só que aí os judeus começaram a dar carta de divórcio por qualquer motivo: exemplo não gostar da aparencia da noiva, etc. Agora, a ignorancia do povo brasileiro quanto às escrituras está levando muitos crentes ao pecado do adultério, infelizmente a ignorância de muitos pastores também. Basta ler também a epístola de Paulo aos Romanos, capítulo 7, versículos 1, 2 e 3, em que está escrito:
    NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
    2
    Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
    3
    De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Há ainda muitos outros versículos da Escritura que deixam muito claro que a relação sexual é que torna os dois uma só carne. E digo mais: servir a Deus não é para qualquer um, é preciso realmente tomar a cruz e negar-se a si mesmo. Deus não mudou e nem vai mudar SEU padrão de santidade para agradar a homem nenhum. Assim como não foi fácil para O SENHOR JESUS ir para a cruz e sofrer tudo o que sofreu por nós, muitas vezes não será fácil para nós a renúncia por amor dele.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar há uma distorção das Escrituras por conta do desconhecimento do contexto cultural do casamento judaico. Os noivos eram prometidos antes do casamento um para o outro, muitas vezes quando ainda crianças. Havia ainda uma diferença cultural no tratamento com o homem e a mulher; quando o noivo prometido podia sustentar mais de uma mulher ele poderia ter mais de uma: não pela permissão de Deus é claro mas culturalmente isso acontecia de fato. Se a mulher, a noiva desposada (prometida) fizesse sexo com outro homem ou namorasse outro homem, aquele primeiro ( seu noivo prometido) poderia dar-lhe uma carta de divórcio, porque ele não iria casar com uma noiva que não fosse virgem, e este é de fato o caso em que seria adultério o casamento. Só que aí os judeus começaram a dar carta de divórcio por qualquer motivo: exemplo não gostar da aparencia da noiva, etc. Agora, a ignorancia do povo brasileiro quanto às escrituras está levando muitos crentes ao pecado do adultério, infelizmente a ignorância de muitos pastores também. Basta ler também a epístola de Paulo aos Romanos, capítulo 7, versículos 1, 2 e 3, em que está escrito:
    NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
    2
    Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
    3
    De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Há ainda muitos outros versículos da Escritura que deixam muito claro que a relação sexual é que torna os dois uma só carne. E digo mais: servir a Deus não é para qualquer um, é preciso realmente tomar a cruz e negar-se a si mesmo. Deus não mudou e nem vai mudar SEU padrão de santidade para agradar a homem nenhum. Assim como não foi fácil para O SENHOR JESUS ir para a cruz e sofrer tudo o que sofreu por nós, muitas vezes não será fácil para nós a renúncia por amor dele.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia a s escrituras sagradas era católica de nascimento mas não frequentava a igreja exeto para casamentos.
    Conheci meu marido com apenas 13 anos de idade começamos a namorar e quando soubemos que ele era desquitado na época meu pai proibiu o namoro ele se afastou por 2 anos inteiros depois veio e falou com meu pai que se ele foi infeliz no casamento se não teria outra chance de ter uma familia porque eel só tinha 25 anos então meu pai aceitou 1 ano depois nos casamos em uma igreja catolica ortodoxa que faz casamento de divorciados. Vivi uma vida muito atribulada com ele muitas brigas e desentendimentos fiquei depressiva tentei suicidio por vários vezes me levaram para muitos lugares afim de melhorar nossa situação fui para centros fizemos trabalhos e nada melhorava até eu conhecer a Jesus e começar a entender o que era a palavra de Deus conheci o Senhor e todo seu amor nesta época eu ja tinha meu filho mais velho não vou dizer que tudo foi mil maravilhas depois que conheci a Jesus mas eu tinha em quem confiar agora meu marido tb foi pra igreja mas não conseguiu se firmar adulterou e eu o perdoei temos 4 filhos e 5 netos meu filho mais velho está com 38 anos e o mais novo 28 o neto mais velho tem 17 anos e a netinha mais nova 4 meses vendo este relato fico pensando ele foi meu marido quase o primeiro namorado estamos juntos a quase quarenta anos será que estou em pecado? Acho que se eu tivesse conhecido a Jesus e o evangelho antes eu não me casaria com ele pena que conheci depois por favor queira me dizer se eu estou em pecado tb.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.