quarta-feira, 26 de maio de 2010

Qual a função do líder de mocidade?

Bem, primeiro precisamos analisar quem é o líder de mocidade hoje em dia. Por conta da ausência de discipulado o líder de mocidade hoje é um cara que tem um pouco mais de carisma que a média das pessoas e que domina sua timidez a ponto de poder falar em publico.

Não é pelo chamado, nem pela vocação, nem pelo ardente desejo de levar jovens a crescer em Cristo, mas pela urgência de ter alguém que esteja a frente da mocidade. Um tapa buracos, um cara que estava alí despretenciosamente e de repente foi efetivado. Um Celso Portioli gospel.

Isso é a realidade das igrejas hoje em dia, mas não é o ideal. O ideal é alguém em primeiro lugar com caráter, porque caráter precede qualquer cargo e missão. Se não for dessa forma teremos problemas com gravidez precoce na igreja. Precisa ter uma postura de aluno/discípulo. Tem que ser alguém que entende que está em construção e não alguém pronto pra esse negócio de cuidar de jovens. E precisa ser alguém que tenha ardendo no coração o desejo profundo de pastorear gente que está numa das fases mais complicadas da vida, onde decisões importantes são tomadas e refletirão pro resto de suas vidas.

Através de um seminário que ministro nas igrejas pelo Brasil, tenho tido a oportunidade de ver muitos jovens entendendo o que é ministério e abraçando a vocação de maneira sensata e não porque a demanda pediu. Se você quiser saber mais, veja na seção "Palestras e seminários" aqui do blog alguns treinamentos que ofereço para otimizar os ministérios locais, é tudo 0800. Terei prazer em estar com os irmãos e poder ajudar com as ferramentas que Deus me deu para compartilhar com os amados.

E no mais, tudo na mais santa paz!

7 comentários:

  1. Ótimo artigo! Parabéns!
    Lidiani Vieira

    ResponderExcluir
  2. Bem, o líder da mocidade, como em qualquer outro cargo ministerial, deve ser alguém que tenha o chamado claro. Confirmado esse, tanto pela pessoa, como pela igreja, para que assim não venha fracassar. O fracasso de um líder pode surgir por "n´s" motivos... pessoa errada no lugar errado e/ou desobediência a Deus. Vemos igrejas cedendo ao mundão, pq o líder insiste em querer fazer as coisas ao seu modo "estratégico" e sem perceber (sabedoria) tem levado jovens a um evangelho tosco. Querem atrair jovens pelo oba-oba e não pela mensagem da cruz. Por isso vemos igrejas inchadas, mas não espirituais!
    A paz.

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse o Celso Portioli eu iria ficar muito puto de ler isso ahuhauhauhauauhhau

    agora não entendi a relação entre caráter e gravidez precoce!! Se o cara for sem carater mesmo ele vai saber se cuidar, até mesmo pra poder repetir a dose sem maiores consequencias! =]

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Penso que um líder de Mocidade tem que ter visão, e visão ampla. Na Assembléia mesmo, a maioria dedica a sua atenção somente aos jovens da Mocidade, os demais passam desapercebidos... Sem contar que vejo muitos jovens sem nenhum caráter espiritual digno, ao invés de me levarem a Cristo, são tragados por minhas mundanices.

    Fazer o que? Quem mandou eu ser desviado? Perdi o crédito da segunda chance...

    ResponderExcluir
  5. Acho que o grande problema é justamente o que você apontou. O lider de mocidade é um tapa buracos, uma babá para jovens que não tem nenhuma atividade específica para eles na igreja. Temos que encarar o ministério para a mocidade como justamente isso, um MINISTÉrio, e não apenas um evento, um encontro ou um culto. Nossos seminários não dão nenhum preparo para isso, e pouquíssimas igrejas se preocupam em recrutar, trenar e equipar líderes.

    ResponderExcluir
  6. O lider não necessariamente ser um jovem,mas ate um pai de familia horado que tenha testimunho em sua familia e na igreja de Cristo,pois se ele cuida bem de seus filhos tambem tera zelo pela mocidade.

    ResponderExcluir
  7. A Paz de Cristo a todos, creio no chamado de Deus para esta missão. porém tb creio numa preparação, atualização,e principalmente esta pessoas ter compromisso com Deus, com as Escrituras e principalmente com o rebanho, sempre pronto a ajudar, a orientar a mocidade que hoje em dia recebe muitos banquetes do inferno, mas dependendo de Deus, humilde e com muito amor no coração , o líder desenvolverá um discipulado e os frutos serão vistos, formando novos líderes pro futuro, é necesário muita oração e principalmente acompanhar o rebanho o mais próximo possivel, nas alegrias, dúvidas, nos problemas, nas redes socias, sempre mostrando aos liderados a importancia do bom testemunho. Fiquem com Deus. Pedro Paulo

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.