segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Adventismo é uma seita?

Pergunta:
Gostaria de saber qual a opinião do Pr. Márcio a respeito do Adventismo , você considera uma seita ?
Parabéns pelo Blog!

___________________________________________________________________________________

Resposta:
Fala Newton
Os adventistas apresentam Helen White como sua profetiza, fala-se dela quase ou mais do que Jesus em suas reuniões. Nos séculos passados afirmaram que Jesus voltaria, até ai tudo bem, mas se complicaram quando deram o ano o dia e a hora que Jesus voltaria; continuam tentando remediar esta “profetada” até hoje. Além da guarda do sábado existem alguns pontos que complicam os adventistas: 

1 - A equiparação dos escritos de Ellen White com a bíblia: “Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”.( Revista Adventista, fevereiro de 1984; Ed. Casa Publicadora; Tatuí – SP - pág. 37).
2 - Consideram Jesus como o Arcanjo Miguel e não como a 2ª pessoa da trindade
3 - Os nossos pecados são perdoados mas não cancelados
4 - Considera-se singular e única portadora da revelação do apocalipse.
5- O Sono da Alma : Afirmam que, depois da morte, somos reduzidos ao silêncio. Que morte é morte mesmo, incluindo a própria alma. Ao morrer, o homem deixa realmente de existir.

Algumas citações polêmicas:
“Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. (Livro: Testemunhos Seletos, vol. III pág.22, EGW ed.1956).
“Que é, pois, a mudança do Sábado, senão o sinal da autoridade da igreja de Roma – “a marca da besta”; “O selo da lei de Deus se encontra no quarto mandamento... Os discípulos de Jesus são chamados a restabelecê-lo, exaltando o Sábado...”(Livro: O Grande Conflito, Ed. condensada, 1992, pág. 267 e 269)”.
“Nós discordamos da opinião que a expiação foi efetuada na cruz, conforme geralmente se admite” (Heresiologia – EETAD, Pág.122).
"Uma das verdades mais solenes, e não obstante mais gloriosas, reveladas na Escritura Sagrada, é a da segunda vinda de Cristo, para completar a grande obra da redenção"..."A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do homem, é tão essencial ao plano da redenção, como o foi Sua morte sobre a cruz. Pela Sua morte iniciou essa obra, para cuja terminação ascendeu ao Céu, depois de ressurgir"... " nos conduz através do ministério final do Salvador, ao tempo em que se completará a grande obra para salvação do homem"... "O anúncio: “Vinda é a hora do Seu juízo” – aponta para a obra finalizadora do ministério de Cristo para a salvação dos homens"..."A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do homem, é tão essencial ao plano da redenção, como o foi Sua morte sobre a cruz. Pela Sua morte iniciou essa obra, para cuja terminação ascendeu ao Céu, depois de ressurgir"... (Grande Conflito, pg. 299; 489; 428; 435; 489). 

Considerações finais:
O que posso dizer é que eles compõem um povo de muitas qualidades; um povo trabalhador de domingo a sexta; possuem a segunda maior rede escolar do mundo; hospitais, tem um cuidado com a saúde que apenas os judeus podem se comparar, etc. Tenho amigos adventistas e não dúvido da fé deles, apenas estou relatando o que dizem os escritos.

E no mais... tudo na mais santa paz!

8 comentários:

  1. Olá Márcio, como sempre excelente texto. Na minha visão o maior problema mesmo é o apego à Senhora White.
    Esta equiparação ao texto sagrado que fazem com os textos dela é realmente lamentável partindo de um grupo realmente maravilhoso sob diversos aspectos.

    Parabéns pelo esclarecimento simples e sincero.
    Marcus Vinicius
    @prmarcus

    ResponderExcluir
  2. Olá pastor! Meu nome é Daniella e sigo-o no twitter. Acho seus textos sempre muito bons e equilibrados. Gostei tbm deste, pois apesar de eu ser adventista, não notei preconceito de sua parte. Apenas gostaria de esclarecer alguns pontos:

    1)se alguém, num sermão, fala mais sobre Ellen White do que Cristo, está cometendo um grave erro. Não duvido que isto aconteça, mas não é algo estimulado por nós. Inclusive a própria Ellen dizia que todo sermão deve ser cristocêntrico

    2)as pessoas que marcaram data para a volta de Jesus não pertenciam à igreja adventista organizada, e sim a um grupo anterior à formação da mesma, grupo do qual alguns saíram e formaram a IASD. Mais uma vez, a própria Ellen sempre se mostrou contra a marcação de datas, já que a própria Bíblia diz que "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mt. 24:36)

    3)consideramos sim que Jesus seja o arcanjo Miguel, e mais ainda, que Ele É a segunda pessoa da Trindade. Uma coisa não impede a outra. Só Jesus poderia ter lutado contra o dragão, vencido, e o expulsado do céu, só Ele tem poder para isso (ver Ap. 12:5)

    4)gostaria de saber de onde retirou a informação de que cremos que nossos pecados são apenas perdoados e não cancelados

    5)não nos consideramos únicos portadores da verdade, consideramos que a conhecemos e gostamos de falar dela a todos que pudermos

    6)realmente, após a morte, somos reduzidos ao silêncio: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. 6 Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Ec. 9:5-6, para citar apenas dois versos)

    7)quanto ao sábado, creio não precisar me demorar, pois a Bíblia está repleta de citações, e o tema do post não foi esse. Mas estou à disposição para maiores esclarecimentos.

    E no mais, tudo na santa paz, como diz o senhor ;)

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. O texto completo é:
    "Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna. Diz Deus: "Aos que Me honram, honrarei." I Sam. 2:30."

    “Nós discordamos da opinião que a expiação foi efetuada na cruz, conforme geralmente se admite” (Heresiologia – EETAD, Pág.122).

    Veja a fonte da afirmação: Uma apostila que contempla "heresias". E que, com certeza, define a IASD como seita.

    Pergunto: Se o Espírito Santo inspira alguém a falar algo, ele foi menos inspirado que as pessoas da Bíblia ou a fonte da inspiração é a mesma? Assim, a inspiração de Ellen G. White é a mesma dos escritores da Bíblia. Neste caso, o grande problema é querer rebaixar a pessoa de Ellen G. White querendo dizer que ninguém pode ter inspiração igual quando é o mesmo Deus que inspira a quantos quer.

    No mais, a minha amiga Daniella já comentou.

    Devo dizer: Conheço um rapaz que estava fazendo um curso de Teologia. Não direi a denominação. Ele liderava jovens enquanto estudava até que decidiu ser membro da IASD. Ele confessa que nas apostilas são feitas afirmações a respeito da IASD que são mentiras tremendas. E que só depois que teve um diálogo sincero com membros da igreja que tem conhecimento suficiente para lhe suprir as dúvidas que foi entender.
    Neste caso, ele foi sábio ao, além de ouvir a acusação, perguntar ao acusado se aquilo é assim mesmo.

    E o senhor, Pastor? Já tentou dar esse passo e procurar algum membro da IASD para tirar algumas dúvidas?

    Pergunto por que é um campo perigoso esse das afirmações sem base e/ou crédito.

    E continue com o Blog. Devemos falar de Cristo ao mundo através da internet que é um meio ótimo para alcançar pessoas de várias regiões! :)

    ResponderExcluir
  4. Daniella, obrigado pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor, caro Pr. Márcio!

    Apesar de ser adventista, gostei do seu texto. Não expressa a intolerância religiosa anti-cristã q observamos em vários materiais q pululam na net sobre os adventistas.

    Contudo, gostaria de fazer algumas amigáveis observações qto a alguns trechos.

    |||"1 - A equiparação dos escritos de Ellen White com a bíblia: 'Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas'"|||
    Sim, negamos mesmo. Assim como se Pr. Márcio falar qualquer coisa inspirado pelo Espírito Santo (creio que o Espírito lhe use mesmo), negamos que a inspiração que o Pr. Márcio recebeu seja inferior à que os santos profetas receberam. Sabe pq, pastor?

    1) Não cremos em inspiração pela metade. Ou o Espírito inspira ou não inspira alguém.

    2) Cremos na atual vigência de TODOS os dons espirituais prometidos à Igreja de Cristo para a edificação da mesma (Rm.12:6-8; 1Co.12 e Ef.4:8-13; At.2:17-18; Ap.12:17; 19:10). Assim como, por exemplo, o dom do pastorado não cessou (Ef4:11) - e o senhor é uma prova disto -, pq o dom de profecia teria cessado? A Bíblia não oferece indício algum disto.

    3) Assim, não é pq o canon sagrado foi fechado q ñ surgiriam profetas. Até pq, sabemos de vários profetas extra-canônicos, os quais até mesmo escreveram livros q não entraram no canon, mas, por serem profetas de Deus, possuíam mesmo GRAU, a mesma QUANTIDADE de inspiração q os escritos dos profetas canônicos. Veja aqui uma lista:
    • Crônicas de Samuel, o vidente (1Cr 29:29)
    • Crônicas do profeta Natã (1Cr 29:29)
    • Crônicas de Gade, o vidente (1Cr 29:29)
    • Livro da História de Natã, o profeta (2Cr 9:29)
    • Profecia de Aías, o silonita (2Cr 9:29)
    • Visões de Ido, o vidente (2Cr 9:29)
    • Livro da História de Semaías, o profeta (2Cr 12:15)
    • Livro de Ido, o vidente (2Cr 12:15)
    • Livro da História do Profeta Ido (2Cr 13:22)
    • Crônicas de Jeú, o vidente, filho de Hanani (2Cr 20:34; cf. 2Cr 19:2)
    • História de Hozai (2Cr 33:19)

    Embora a inspiração destes possuísse o mesmo GRAU da inspiração de Moisés, Daniel, Amós e Paulo, sem dúvida a FUNÇÂO dos escritos destes profetas é INFERIOR e está SUBORDINADA à função dos escritos incluídos na Bíblia Sagrada, nossa ÚNICA regra de fé e prática.

    Este é o ensinamento oficial da IASD. Porém, infelizmente existe em qq lugar pessoas fanáticas e/ou desinformadas. Nós tb temos os nossos fanáticos ou desinformados, q dão um falso testemunho acerca do q cremos, querendo dar a Ellen White um patamar q a IASD e ela mesma nunca quis ter.

    ResponderExcluir
  6. |||"2 - Consideram Jesus como o Arcanjo Miguel e não como a 2ª pessoa da trindade"|||
    De onde o senhor tirou a informação de q não consideramos Jesus a 2ª pessoa da Trindade? Ellen White e nossas publicações oficiais afirmam isso à exaustão.

    A questão neste ponto é: O fato de entendermos q Jesus seja o Arcanjo Miguel, significa q o rebaixamos a um ser semi-divino ou algo do gênero? Absolutamente, não! Temos inclusive excelentes materiais provando a co-igualdade de Jesus com as outras pessoas da divindade. Arcanjo significa chefe dos anjos e anjo significa meramente mensageiro. Qq um q leve a mensagem de Deus, até mesmo o próprio Deus, é um mensageiro. Só isso.

    |||"3 - Os nossos pecados são perdoados mas não cancelados"|||
    Seria bom o senhor postar algum texto oficial nosso em q se encontra tal declaração. Desconheço completamente a existência de tal doutrina em nosso meio.

    |||"4 - Considera-se singular e única portadora da revelação do apocalipse"|||
    Não vou aqui dourar pílulas. Então, sim, cremos ter uma luz mais completa acerca das verdades bíblicas. Não, não cremos q por isso sejamos melhores, mais justos ou mais salvos do q qq membro de qq denominação.

    Creio q o senhor mesmo seja pastor de sua denominação pq julga encontrar coerência nela, um pouco mais do q em outras, ou estou equivocada?
    ====
    A imortalidade condicional da alma é uma questão extensa, deixo aqui apenas alguns dos versos q nos fazem crer da maneira q cremos (Sl.6:5; 56:13; 115:17; 146:4; Jó7:7-10; Ez18:4 e 20; Jo11:11-14; 1Co15:16-19, 51 e 52).
    ====
    Qto a questão de santificar o sábado implicar em salvação... Faz-se necessário observar o contexto da citação e tb a totalidade do q EGW fala em relação a isso. Conheço poucas pessoas q tenham pregado a justificação pela fé de maneira tão veemente qto EGW (leia o livro Caminho a Cristo, só para começar). Como explicar o contexto demandaria um espaço q ñ temos aqui, aconselho antes de tudo o cuidado antes de publicar textos retirados de sites e livros pra lá de tendenciosos e acusadores.

    Agora, só pra dar um dica. E qto às seguintes declarações bíblicas: “Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”, ou “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tg2:24). Cria Jesus ou Tiago, seu irmão, na salvação por intermédio das obras humanas? São estes textos heréticos, mentirosos? Mas, pobre de EGW se proferisse as mesmíssimas palavras!

    Outra dica: Cremos na justificação unicamente pela fé e na observância da lei como mero RESULTADO, uma CONSEQUENCIA natural da salvação. Uma vez salvo, o crente terá prazer e força do Céu para obedecer Àquele q tanto o ama (Tg2:8-26). O fato de alguém negligenciar o q SABE ser a vontade de Deus, só demonstra q ela ñ foi ainda remida pela graça, ñ experimentou a salvação.

    Crê o senhor q pecadores ñ redimidos, q desobedecem ao não furtar ou não dizer falso testemunho, entrarão no céu? É o senhor legalista por isso? Então, o mesmo se dá com nossa compreensão acerca do sábado. Não o guardamos para sermos salvos, mas pq temos consciência da maravilha q é o mandamento de dedicarmos todo um dia ao nosso Deus e ao nosso próximo (Mt22:37-40; Mt12:12), sem q as atividades seculares nos absorvam.

    Sem dúvida, o senhor não observa o mandamento de honrar seus pais para se salvar, pq acho q observaríamos do mandamento do sábado para nos salvar? Guardamos o sábado pela fé de nAquele q nos criou e q provê todas as coisas (Gn2:3; Ex.16:22-30; 20:8; Mt24:20)
    ====
    Qto ao texto do livro O Grande Conflito, ñ vejo problema algum no mesmo, até pq a Bíblia diz q Cristo “pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb7:25). Amém!

    Perdoe a extensão.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Alguns esclarecimento:

    1 - Nunca afirmamos que os escritos de EGW fossem iguais as escrituras e sim que o grau de inspiração é o mesmo ou seja, Parte de uma mesma fonte O ES. Neste quesito há uma diferença muito grande. Ela não teria condiçoes de chutar 160 anos no futuro e acerta com precisão:
    1- O espiritismo teria roupagem cristã nos últimos dia;
    2 - Roma recobraria influência e prestígio;
    3 - Os EUA teriam influência mundial.

    Afirmamos que Miguel é um nome atribuido a Jesus em consonância com Daniel 12:1 e II Tess. 4:16. Ora não é por ordem de anjo que os mortos ressucitam e sim pela voz de Jesus. Afirmar que não consideramos Jesus membro da divindade ou seja, Deus, é nos acusar falsamente, pois discordamos quanto a aplicação do nome míguel apenas e não a divindade inerente de Jesus. Esta desinformação é tão notória no mundo evangélico.
    Em Isaias 9:6 Cristo é identificado como principe da paz. Isto não diminui a pessoa de Jesus ao ser retratado como príncipe e não como rei.

    O perdão do pecado é assegurado aos arrependidos antes, durante e pós vinda do redentor. O ritual do santuário indicava uma obra a ser feito uma vez ao ano. Se Deus indicava o que precisava ser efetuado, removendo a culpa de Israel (perdoado) e lançando este pecado sobre o bode emissário, então fica fácil entender que todos quantos foram perdoados terão sua culpa lançada sobre o originador do mal, Satanás.
    Cristo levou a culpa do mundo e não apenas dos que se arrependem, mas há uma investigação a ser feito das razões pelo qual uns são aceito e outros são rejeitados. Isto é apresentado no livro de Hebreus, tendo Cristo ascendido ao santuário feito por Deus e não mãos humanas. se não existe sentido neste ritual que apontava o ministério de Jesus pós ascensão, para que o autor de Hebreus o citaria/// (estou sem interrogação0.

    Não crêmos na imortalidade inerente do ser humano, somente Deus possui imortalidade I Tim. 6:16. Não crêmos na dualidade helenística de Platão, dos egípcios, babilônicos, romanos, etc...
    Cristo comparou a morte a um sono (eufemismo). Visto que na morte não há recordação de nada que se faz no mundo dos vivos, de onte tiraram o conceito de que os mortos continuam vivos/// Não das Escrituras certamente. Não há um relato de que alguém ressucitado tenha reclamado que gozavam das mais bens aventuranças no paraíso e tiveram que retornar a este mundo caótico. Certamente Lazaro não tinha nada a declarar quando de sua ressurreição, pois estava de fato morto e não desencarnado.
    Este de fato é uma doutrina gêmea da reencarnação espiritualista de Kardec, moderno espiritismo.

    Não pregamos que a observância do sábado ou da lei moral assegura a salvação, isto é salvação pelas obras. Afirmamos porém que se alguém transgride o sábado concientemente, culpado é, portanto réu de julgamente tanto quanto quem vive em adultério e se diz salvo em Cristo.
    A desobediência a qualquer dos mandamentos divinos nos tornam culpados. Pecado é transgressão da lei I João 3:4.
    Se a lei foi cancelada na cruz, é porque não conseguem fazer distinção entre o que é moral e eterno (adaptado a nós pecadores) e demais leis como o cerimonialismo levítico que surgiu não com Israel e sim após a queda, mas sistematizado com Israel.

    Certamente ninguém no mundo evângélico diria que idolatria é algo normal e permitido, mas prontamente acusariam os católicos de tal. A pergunta que surge é: baseado em que///

    ResponderExcluir
  8. Olha só, Efésios 2:15 diz que foi abolido na cruz a lei das ordenanças LEVITICO 8:35 Capitulos 6 e 7 dos holocaustos e o cordeiro que tira o pecado do mundo cravou na cruz COLOSENSSES 2:14
    ENTENDA QUERIDOS, DANIEL 7:25 O PROFETA DANIEL DISSE QUE UM PODER POLITICO IRIA MUDAR A LEI DE DEUS E OS TEMPOS = ROMA, E IRIA DEITAR A VERDADE POR TERRA 8:12 E ISSO ACONTECEU E PROSPEROU QUANDO O IMPERADOR ROMANO CONSTANTINO MUDOU O DIA DE GUARDA DO SÁBADO PARA O DOMINGO E PROSPEROU E O PAPADO TOMOU COMO LEI ATÉ OS TEMPOS DE HOJE, QUEM NUNCA FEZ O CATICISMO? GUARDAR DOMINGOS E DIAS DE FESTAS, LEMBRAM? CUIDADO MEUS AMADOS O SENHOR QUE MOSTRAR TODA A VERDADE AOS SINCEROS DE CORAÇÃO A BÍBLIA SAGRADA, UM ABRAÇO A TODOS!

    ATA, JESUS TBM GUARDOU O SÁBADO LUCAS 4:16 E ELE NÃO TRANSGREDIU A LEI NÃO, ELE ERA PERFEITO EM TUDO, SÓ NÃO GUARDAVA DO JEITO DOS "FARISEUS E SADUCEUS" ELES ADORAVAM O SÁBADO , MAS O SÁBADO CONTINUA EM VIGOR PARA TODO CRISTÃO SINCERO, LEIA ROMANOS 9:27, 11:5 E APOCALIPSE 12:17 DIZ QUE SÓ O REMANESCENTE SERÁ SALVO E QUE O REMANESCENTE SÃO AQUELES QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM O TESTEMUNHO DE CRISTO JESUS

    ESPERO TER AJUDADO A TODOS, A PAZ DO SENHOR!!!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.