terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Série obras da carne - Lascívia.

Bem, hoje estarei começando uma série de posts sobre as obras da carne. Meu compromisso não é falar de todas, nem todo dia sobre isso, mas tentar trazer impressões sobre algumas delas. Essa série poderá servir como consulta e poderá ser utilizada por qualquer pessoa que se interessar tendo como pré-requisito para utilização apenas a citação da fonte e do autor.


Ef. 4:19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza.

O que é lascívia?

A Bíblia define lascívia como uma desvergonha, isto é, falta de vergonha ou atos indecentes que chocam o público. O versículo acima citado, exprime o sentido de lascívia: “Os homens entregam-se a lascívia para manifestar a impureza de suas mentes. Veja só a seqüência dos fatos: ...tendo-se tornado insensíveis... – Antes de tudo ouve endurecimento no coração dos homens o que os levou a externalizar o que pensavam; ...entregaram-se à lascívia... – A lascívia aqui é o meio utilizado para realizar aquilo que já estava concebido nas mentes (impureza); ...para cometerem com avidez toda sorte de impureza. – Avidez quer dizer voracidade, então aquele que está ávido, deseja ardentemente saciar sua vontade. 

A forma que foi encontrada por estes homens para concretizar o que tinham em mente foi entregar-se a lascívia, portanto, a idéia de que a lascívia vem antes da impureza é falsa, acabando aí com toda desculpa do ser humano de que foi levado pelas circunstâncias ao cometer uma ação ilícita, chocante e escandalosa aos olhos de Deus, já que antes da lascívia a impureza já havia envenenado suas mentes corroendo-as aos poucos, até que esta fosse consumada em atos.

Um comentário:

  1. Parabéns Márcio. Mais uma vez conciso, claro e ao mesmo tempo profundo.

    Realmente a impureza é a raiz dentro de nós. Tanto Larry Crabb como H. Nouwen nos alertam sobre este perigo em suas obras.

    É hora da verdade: chega de dar desculpas, mudemos a mente e façamos o culto rewcional a Deus.

    Graça e paz, sempre
    Marcus Vinicius
    marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.