terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Qual a influência da televisão na vida dos crentes?


Resolvi escrever esse post depois de perceber o quanto a gente gasta tempo na frente da TV. Por dia, aproximadamente todo tempo que temos livre é tomado por ela. Antes de sair pra trabalhar, ligamos a TV para ver como está o trânsito. Na hora do almoço, no restaurante assistimos o noyiciário ou algo que estiver passando na tv pra distrair um pouco. À noite quando chegamos do trabalho pra dar uma relaxada ligamos a TV pra ver um programinha de fim de noite.



Bem, alguns desses comportamentos são até sadios, mas se você parar pra pensar nos danos espirituais ficará assustado. Todas as novelas da Globo por exemplo vem carregadas de bruxaria ou homossexualismo. Atualmente, não houve novela na Globo que não fizesse alusão a uma dessas coisas. Os programas infanto juvenis estão lotados de referências a sensualidade. Os telejornais pregam arduamente a sistematização do medo.



Fora isso, a televisão quebrou todo nosso raciocínio linear. Quer ver só? todo filme, novela ou programa que deveria ser sequencial, na tv fica retalhado por conta dos comerciais ou intervalos, é claro que isso é feito para arrecadar grana dos anunciantes, mas quebra o nosso raciocínio linear, deixamos de pensar linearmente pra pensar retalhado. O dano que isso causa? Não conseguimos mais ler um livro pequeno ininterruptamente, não conseguimos prestar a tenção a ministração da Palavra sem dispersar e por aí.

No mais, tirando todas as crendices que chamam a TV de "caixa do capeta", e outros adjetivos, fica o aviso de que devemos filtrar aquilo que vemos e que precisamos restaurar nosso raciocínio linear para que compreendamos as coisas como um todo e não como um conjuntos de retalhos.


E no mais, tudo na mais santa paz!

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. realmente....a televisão influencia principalmente na vida dos jovens e crianças....algumas das atitudes que passamos a ter é através de algum personagem ou desenho...até pouco tempo meu irmão começou a imitar as falas,atitudes,comportamento de um desenho infantil!!!
    Devemos principalmente cuidar de nossas crianças e cria-las na presença do Senhor pois elas são herança de Deus....
    Assim como diz nessa passagem da biblia :Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
    ainda mais nesse mundo confuso que oferece tantas coisas ruins querendo nós afastar de Deus e seguir outros caminhos com a justificativa de que todos nós levarão até o Pai...mas Jesus nós deixa bem claro em João 14:6 "Eu sou o caminho e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim...
    Abraços e fiquem na Paz...

    ResponderExcluir
  3. Pastor Márcio,Boa Tarde!

    Tomei a liberdade de comentar pela primeira vez um post do senhor.Hoje eu me considero uma pessoa sem religião e praticamente cética.Já tive experiência em igrejas evangélicas da tal "Visão Celular" (G12,ou "qualquer letra 12"),mas acordei a tempo e hoje não vou a mais nenhuma.Independente disto,gostaria de expressar minha opinião a respeito deste post. Não é que a televisão ou a mídia em si exerça total influência sobre a vida das pessoas,em especial os evangélicos.Televisão informa,mostra a realidade ao redor do mundo,permite que determinadas informações consideradas restritas pela maioria que tem um alto poder aquisitivo possam chegar até a "massa",considerada "minoria".Ao mesmo tempo,também,que a mídia constrói e destrói imagens de personalidades públicas,como astros da música,atores,etc.O que discordo é o fato de que a "classe" evangélica tem uma certa intriga com a "Toda poderosa" Rede Globo, principalmente no que diz respeito ás novelas,consideradas verdadeiras produções televisivas.O que tem de mal em apresentar ao público uma cultura diferente da nossa? Uma religião diferente das "convencionais"? A impressão que fica é que o Catolicismo e o Protestantismo são religiões-padrão,e que não "pode" haver nenhuma outra além destas;que qualquer religião que não seja uma destas duas citadas anteriormente não consideradas "satânicas".Acho um pouco de exagero da parte de certos evangélicos em criticarem a opção religiosa dos demais.parecem até que são donos da "verdade absoluta" do universo.Falam tanto em Amor ao próximo,respeito ao próximo,e eu não vejo isto em prática.Creio que respeitar a opção religiosa do outro também faça parte disto,ao menos foi o que eu aprendi desde criança.Caem em cima da Glória Perez porque ela nos mostrou a cultura árabe e agora a indiana...ou seja,satanismo,como vocês gostam de classificar.Eu tenho uma tia que faz parte de uma dessas igrejas das chamadas "alguma letra 12",e o cúmulo do absurdo e do fanatismo religioso da parte dela foi ter dito que "Glória Perez só perdeu a filha assassinada porque ela é ESPÍRITA"!isso pra mim foi o cúmulo da alienação religiosa!falta de respeito grande!
    Agora,é aquela coisa:Ninguém é obrigado(a)a prestigiar a programação da Tv aberta.Eu mesma,que não tenho religião (e convivo muito bem com isso)não vejo muita coisa atrativa na tv,e infelizmente não tenho (ainda) Tv por assinatura.Acho que se deve "filtrar" as informações recebidas por qualquer tipo de mídia,não só a tv.Essa coisa de achar que "tudo é do demônio" é ridículo,coisa de quem não sabe distinguir o preto do branco.Se acha que determinado programa ou novela é considerado inadequado,desliga a tv e vai ler um livro,livro mesmo,porque ler bìblia o tempo inteiro não traz conhecimento de mundo e nem cultura pra ninguém.Seja cristão,mas seja culto,inteligente!Acho que Deus deve se agradar disso também.

    (desculpa se falei algo que tenha aborrecido,mas não foi a intenção.)

    ResponderExcluir
  4. Há quase dois anos, troquei a TV pela internet, que ao meu vê, é muito mais edificante.

    Lucas M Junior

    ResponderExcluir
  5. Sabe,eu tbm achooo
    Por isso,vejo pouco TV.
    Não curto novelas,amo escrever e amo livros!
    O q mais vejo na Tv são programas humoristicos!
    Adoroooo
    E não me deixo influenciar facil!
    Bjs!
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  6. Liana vc tem liberdade nesse espaço mas veja bem:

    "O que discordo é o fato de que a "classe" evangélica tem uma certa intriga com a "Toda poderosa" Rede Globo"

    - A "Venus platinada" jamais fez um bom retrato dos crentes em suas novelas... jamais...como gostar de alguém que só te bate?

    "O que tem de mal em apresentar ao público uma cultura diferente da nossa?"

    - Nada, nada mesmo... mas jamais citar uma cultura forte como a dos crentes beneficamente é tão preconceituoso quanto o que vc chama de preconceito.

    "Caem em cima da Glória Perez porque ela nos mostrou a cultura árabe e agora a indiana...ou seja,satanismo,como vocês gostam de classificar."

    - "Vocês"? Não generalize minha amiga! a cultura indiana é muito bonita, anti higienica, mas bonita, pouco usual, mas bonita... não posso considerar satanismo porque o apóstlo Paulo diz que o ídolo nada é, portanto, todos os 33.000 ídolos do hinduísmo juntos não representam nada pra mim a não ser um grupo de estátuas estranhas.

    "Essa coisa de achar que "tudo é do demônio" é ridículo,coisa de quem não sabe distinguir o preto do branco."

    - Em nenhum momento eu disse que alguma coisa era do demônio no post, disse?

    "Seja cristão, mas seja culto, inteligente! Acho que Deus deve se agradar disso também."

    - Tanto se agrada que a blogosfera está lotadinha deles (renato vargens, púlpito cristão, Genizah, hermes, nani rezende, Lucas...

    OBS: Entendo vc estar machucada com o sistema, mas não ataque os valores, eles estarão sempre certos.

    ResponderExcluir
  7. Olá pastor Márcio.
    Acredito com muita firmeza que na TV,hoje em dia não temos algo para tirar proveito tanto assim.Eu estava pensando há alguns dias sobre o tal horário "nobre" que principalmente a rede globo gosta tanto.É ali que eles aproveitam,visto que a família brasileira se encontar em suas salas assistindo todo tipo de imundícias.Hoje ,toda criança sabe o que é prostituição.Alguns autores das novelas,principalmente da globo,são homossexuais e simpatizantes a qualquer relação louca e ilícita aos olhos de Deus.Bem,contudo,eles não se preocupam com a faixa etária que no então horário "nobre" estão em frente a telinha,pois são progamas para incentivar a essa conduta.Vale ressaltar alguns que incentivam também a criminalidade e agora a palavras de baixo escalão. Se formos enumerar são tantas podridões que podemos até faalar das influências das manipulações da política.Continuando mais além teremos os progamas coberto de herezias funadmentados num evangélico adoecedor e com compromisso com baal.As pessoas não lêem mais,alías gostaria de parabenezar o senhor pelo,livro "O AVIVAMENTO DA IGNORÂNCIA"senssacional!!!!!Os progamas educativo desapareceram.A televisão hoje em dia está parecendo casa de prostituta governada por sacanas!
    Um abraço meu pastor!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Liana,

    Apenas complementando o que o Pr. Márcio falou, creio que o maior "problema" da televisão seja o apelo e a importância que ela tem... Como você mesmo disse, ela (A mídia) pode tanto acabar como levantar a vida de determinado artista, e isso mostra seu poder de influencia. Agora para mim o que é mais escabroso é a censura da mídia. Novelas estão no horário "nobre", em um momento em que a familia está reunida para jantar, talvez o único momento em que a família esteja inteira reunida, e o apelo sexual é muito forte, fora o adultério entre outras coisas...

    Não tenho filhos, mas é algo que vou me preocupar quando tiver, e como disse com muita propriedade o Pr. Rick Warren: "Desligue sua TV e vá ler um livro. Nada do que você vê na TV te servirá daqui a uns 5 anos..."

    Apesar de não curtir muito os escritos do Rick Warren, dessa vez ele acertou na mosca! rs

    Grande abraço e fica com Deus...

    ResponderExcluir
  9. GRAÇA E PAZ PASTOR,
    UM AMIGO MEU COSTUMA DIZER
    QUE A TELEVISÃO É O TRAZEIRO
    DO DIABO.
    OU SEJA.
    NÃO É BOA IDÉIA FICAR SENTADO NA FRENTE DELA.rsrsr
    afinal o que vai sair de lá não
    é nada agradável!
    SÃO POUCOS OS PROGRAMAS EM QUE SE PODE APROVEITAR ALGUMA COISA.
    E SE ALGUEM QUER UMA DICA PARA
    TER MAIS INTIMIDADE COM DEUS.
    AQUI VAI UMA DICA:
    PARE DE VER TELEVISÃO.
    SERÁ QUE JESUS FICA RINDO DAQUELA
    PIADA QUE VOCÊ VÊ NAQUELE PROGRAMA DE HUMOR?

    UM ABRAÇO A TODOS.
    VISITEM O MEU BLOG!
    KIBOR BLOG - O BLOG DOS GUERREIROS

    ResponderExcluir
  10. Em sincero, vamos a globo: sim a globo, sou crente e assisto o que me atrai coisas tipo globo ecologia, as novelas de manoel carlos sim, me interessam, pois ele sempre deixa mais de lado religião e sexualidade,e aborda mais questões de saúde física e emocional, assisto novela global de 2 em 2 anos que é o intervalo de suas novelas, pena que essa pode ser sua última.
    Sobre as outras como a da glória perez, não me agrada, pois percebe-se seu interesse em mostrar religiões idólatras.
    Mas se o foco foi a novela: E a record, senhoras e senhores, que sendo do KKKerido bispo, tem n gays sub-entendidos e outras cenas nada mto cristãs, mas ninguém diz nada.
    TV a cabo? O que tem? Séries: de vampiro a Gossip Girl( adolescentes fazendo todos os tipos de posições e drogados), o que salva na net e sky é o canal esportivo, discovery, filmes e só cara, não vem dizer que tem mil diferenças da tv aberta, que não tem.
    Da globo só repudio muito os telejornais que realmente parecem querer que o telespectador adquira síndrome do pânico, acho que agente tem que ser mais sábio e menos alienado, globo por mais que não ame os evangélicos (alías com o exemplo que damos, através dos elefantes brancos que fingem nos representar é difícil alguém gostar de nós) tem prós e contras, canais pagos idem, enfim...

    ResponderExcluir
  11. A televisão influencia de forma negativa quando nao sabemos fazer a escolha certa das programações, concordo que sao pouquissimas as que engrandecem em conhecimento...Novelas ditam um conceito errado de família, principalmente as da GLOBO porque mostram que é normal o adulterio, mulheres ficam bonitas quando se sujeitam a vulgaridade e essa REALMENTE não é o modelo de familia que a BIBLIA ler a Bíblia!
    Liana... Voce pode ate ter frequentado igrejas evangelicas, mas você nao abriu o seu coração pra entender a verdadeira mensagem do evangelho do amor.

    ResponderExcluir
  12. Eu,nao penso assim sabe porque, se muitas pessoas fizesem oque eu fiz com meus filhos asistindo tv, nao estavam hoje chorando tentando tirar os filhos do crak, nao e preciso esta numa igreja nao, que se resolvese muitos que vao nao estaria perdendo seus filhos e bons amigos

    ResponderExcluir
  13. Leticia Marina Durigan17 de julho de 2010 às 18:41

    Ola Pastor Marcio, eu estou tendo alguns problemas q nunca pensei q teria. Começei esses dias a ler o livro da Rebecca Brown "Ele veio para libertar os cativos", e esse livro anda mexendo comigo. Tem uma parte em q ela fala sobre ficar "na brecha" por alguem, e realmente conheço alguem q esta precisando de uma pessoa pra estar na brecha, mas eu nao sei se sou a melhor pessoa pra isso, acho q ainda tenho algumas portas abertas. Gostaria de saber a opiniao do Pastor, ando mto confusa e tenho medo de estar na brecha por essa pessoa pq nao sei se meus planos para o futuro serao alterados por causa disso.
    Obrigado pela atençao, o Pastor pode me responder por e-mail? é theblackk_diamond@hotmail.com

    Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  14. Reispeitanado todas opinioes aqui postadas. uma coisa é certa. Jesus estar Voltando. se não estivermos de acordo com o que dia as escrituras. teremos um fim de acordo com ela.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.