sábado, 14 de novembro de 2009

Os caçadores de satã, exagerados ou aproveitadores?

Pergunta:
Prezado Pastor Márcio, como está? Parabéns pelo excelente, bem humorado e edificante blog! Tenho algumas dúvidas e gostaria de dividi-las com o senhor: o que o senhor acha desses "caçadores" de Satanismo que invadiram o meio evangélico há muitos anos? Gente como Daniel Mastral, Tio Chico, Josué Yrion (esse é mais velho que andar pra frente...). Tudo o que eles falam tem procedência mesmo ou há exageros? Ou é uma tentativa louca de empurrar o povo de Deus a consumir apenas e tão somente os produtos da indústria gospel? Aguardo sua resposta. Pode publicar no seu site, fique à vontade. Meu nome é Alexandre e falo de Curitiba/PR. A Paz!



____________________________________________________________________________________


Resposta:
Paz mano!


O lance é o seguinte, isso tudo começou a explodir quando Neuza Itioca e sua turma deflagaram o movimento de batalha espiritual. Inspirados em pessoas como Frank Perreti, que popularizou essas idéias no mundo todo. Peretti, com dois romances intitulados: “Este Mundo Tenebroso”, descreve a luta espiritual de uma pequena comunidade de uma cidade dos Estados Unidos para impedir que os espíritos malignos daquela região se apoderassem da cidade. Peter Wagner, o maior nome do movimento de “Batalha Espiritual”, agradece publicamente a Peretti dizendo que nós devemos mais a Peretti do que a qualquer outro autor a difusão da idéia do movimento de “Batalha Espiritual” no mundo todo.


Aqui no Brasil os grandes nomes desse movimento são com certeza Neuza Itioca e Valnice Milhomens. O grande problema desse movimento é que eles erram completamente o alvo da adoração. Ao invés de estarem na igreja pra adorar a Cristo, estão por medo do diabo. Preferem rivalizar com o capiroto a adorar a Jesus. Divulgam amplamente a teologia do medo.


Quanto a Josué Yrion, com certeza ele exagera quando fala de satanismo, mas é por excesso de zelo e não por picaretagem. Já estive com ele pessoalmente e constatei que o Pr. Yrion é um homem de Deus, comprometido com o evangelho, com o reino e com Deus. Esse cara já passou por coisas por amor a Deus que eu e você tremeríamos apenas de ouvir as histórias.


Quanto aos outros citados, não tenho autoridade pra falar deles, porque nunca me interessei por nada que escrevessem. Mas posso afirmar a você que tem muita gente que tira proveito do medo alheio e até promove o medo para faturar à custa do povo. Não leio nada deles, não recomendo leitura de nenhum livro deles, nem de Rebeca Brown ou seja lá quem for o caça-fantasmas gospel que aparecer por aí.


E no mais, tudo na mais santa paz!

9 comentários:

  1. A paz irmãos!!

    Sem dúvida nós podemos ver certos exageros hoje em dia, mas acho que depende de cada um de nós querer impregnar isso em nossas vidas ou não! A bíblia diz que nascemos para o louvor da glória de Deus, então nós devemos é nos importar em adorar o nome do Senhor, pois é pra isso que estamos aqui! O resto é só parte de um grande todo...

    Fiquem na paz!!!

    Erick Victor.

    ResponderExcluir
  2. A paz!
    Realmente esse tipo de coisa é bem comum....
    Eu já li todos de Daniel Mastral, Rebeca Bronw, Neusa Itioca e tantos outros... Existe muita coisa que podemos tirar proveito, mais ne minha opinião eles viajam um pouco.. com alguns exageros..
    Rebeca, se uma formiga estiver no jardim dela, a coitada foi enviada pelo "capeta".. rss

    Eu indico outros tipos de leitura, principalmente para é novo convertido!

    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  3. É pregar a salvação nada ne?!!
    É um bamdo de picaretas sem estudo biblico que vivem da emoçãoO!! a paz !!!

    Marcio o blog ta otimoOOOO leio todo dia!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tava afim de ler uns livros desse, mas apenas por curiosidade...Tem qm diga q são bons...não sei pq ainda n li...abraço...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não podemos desmerecer totalmente esses ensinamentos, desses Eu apenas não conheço a obra da Rebeca Brown. agora sobre os outros:
    Daniel Mastral ensina muitas coisas interessantes e que estão embasadas na bíblia, ele num cria as coisas da cabeça dele, ele fala sobre o satanismo e diz sempre que segunda a irmandade, tal coisa é assim... ele não se acha o dono da verdade e realmente a batalha espiritual é um chamado, como qualquer outro, se você não tiver esse chamado achará chato tudo o que ele diz e altamente forçado.
    O Tio Chico conheço pelo Youtube e não me pareceu muito real algumas coisas que ele diz, mas fez parte da umbanda e deve conhecer muito sobre isso ...
    O Josué é fantástico e realmente está certo em muitas coisas também.
    Acho que devemos conhecer antes de criticar... afinal, não podemos ter medo além do normal do Diabo, pq ele é menor que DEUS, mas não podemos achar que ele não faz nada, pq sem DEUS somos muito mais fracos q satanás. ele enganou um terço dos anjos, que dirá de nós...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mentira ou verdade, exagero ou exatidão uma coisa é certa... A batalha existe e ela é mais intensa que podemos imaginar.
    Não se pode tentar entrar nessas historinhas sem preparo espiritual, porque como o pastor falou, muitos divulgam a teologia do medo... Se isso entrar em você como medo você esquecerá do tamanho de Deus e se isso lhe der confiança demais para ir mais a fundo é capaz de vc esquecer o seu tamanho e o seu verdadeiro proposito na terra.

    Entretanto, é um assunto interessante, gosto muito dos livros do Daniel Mastral, das palestras e do Josué Yrion...

    Mas não esqueçam... A Bíblia não dá inúmeros detalhes do inferno, e se muitos têm esses detalhes que não contém lá talvez não sejam provenientes do céu... mas do pai da mentira ;)
    Dai surgem as entrevistas com o diabo.. :)

    ResponderExcluir
  8. Pr sério agora vou postar um pessoal, estou desempregada, sai da empresa, pois uma umbandista fez de minha vida o inferno, tive problemas familiares e continuo na luta, vou achar o que que o diabo me venceu? Meus queridos a vida do crente é prova, sei que uma hora vai passar, tenho feito minha parte com Deus, deserto não é eterno, Paulo sofreu, entre tantos outros, estão deixando de ser crentes nos feitos de Deus, para ser crentes no Diabo? Meus queridos apóstolos do séc 21 está na hora de amadurecer,pr parabéns pelo tópico!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.