sábado, 14 de novembro de 2009

Os caçadores de satã, exagerados ou aproveitadores?

Pergunta:
Prezado Pastor Márcio, como está? Parabéns pelo excelente, bem humorado e edificante blog! Tenho algumas dúvidas e gostaria de dividi-las com o senhor: o que o senhor acha desses "caçadores" de Satanismo que invadiram o meio evangélico há muitos anos? Gente como Daniel Mastral, Tio Chico, Josué Yrion (esse é mais velho que andar pra frente...). Tudo o que eles falam tem procedência mesmo ou há exageros? Ou é uma tentativa louca de empurrar o povo de Deus a consumir apenas e tão somente os produtos da indústria gospel? Aguardo sua resposta. Pode publicar no seu site, fique à vontade. Meu nome é Alexandre e falo de Curitiba/PR. A Paz!



____________________________________________________________________________________


Resposta:
Paz mano!


O lance é o seguinte, isso tudo começou a explodir quando Neuza Itioca e sua turma deflagaram o movimento de batalha espiritual. Inspirados em pessoas como Frank Perreti, que popularizou essas idéias no mundo todo. Peretti, com dois romances intitulados: “Este Mundo Tenebroso”, descreve a luta espiritual de uma pequena comunidade de uma cidade dos Estados Unidos para impedir que os espíritos malignos daquela região se apoderassem da cidade. Peter Wagner, o maior nome do movimento de “Batalha Espiritual”, agradece publicamente a Peretti dizendo que nós devemos mais a Peretti do que a qualquer outro autor a difusão da idéia do movimento de “Batalha Espiritual” no mundo todo.


Aqui no Brasil os grandes nomes desse movimento são com certeza Neuza Itioca e Valnice Milhomens. O grande problema desse movimento é que eles erram completamente o alvo da adoração. Ao invés de estarem na igreja pra adorar a Cristo, estão por medo do diabo. Preferem rivalizar com o capiroto a adorar a Jesus. Divulgam amplamente a teologia do medo.


Quanto a Josué Yrion, com certeza ele exagera quando fala de satanismo, mas é por excesso de zelo e não por picaretagem. Já estive com ele pessoalmente e constatei que o Pr. Yrion é um homem de Deus, comprometido com o evangelho, com o reino e com Deus. Esse cara já passou por coisas por amor a Deus que eu e você tremeríamos apenas de ouvir as histórias.


Quanto aos outros citados, não tenho autoridade pra falar deles, porque nunca me interessei por nada que escrevessem. Mas posso afirmar a você que tem muita gente que tira proveito do medo alheio e até promove o medo para faturar à custa do povo. Não leio nada deles, não recomendo leitura de nenhum livro deles, nem de Rebeca Brown ou seja lá quem for o caça-fantasmas gospel que aparecer por aí.


E no mais, tudo na mais santa paz!

8 comentários:

  1. A paz irmãos!!

    Sem dúvida nós podemos ver certos exageros hoje em dia, mas acho que depende de cada um de nós querer impregnar isso em nossas vidas ou não! A bíblia diz que nascemos para o louvor da glória de Deus, então nós devemos é nos importar em adorar o nome do Senhor, pois é pra isso que estamos aqui! O resto é só parte de um grande todo...

    Fiquem na paz!!!

    Erick Victor.

    ResponderExcluir
  2. A paz!
    Realmente esse tipo de coisa é bem comum....
    Eu já li todos de Daniel Mastral, Rebeca Bronw, Neusa Itioca e tantos outros... Existe muita coisa que podemos tirar proveito, mais ne minha opinião eles viajam um pouco.. com alguns exageros..
    Rebeca, se uma formiga estiver no jardim dela, a coitada foi enviada pelo "capeta".. rss

    Eu indico outros tipos de leitura, principalmente para é novo convertido!

    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  3. É pregar a salvação nada ne?!!
    É um bamdo de picaretas sem estudo biblico que vivem da emoçãoO!! a paz !!!

    Marcio o blog ta otimoOOOO leio todo dia!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tava afim de ler uns livros desse, mas apenas por curiosidade...Tem qm diga q são bons...não sei pq ainda n li...abraço...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não podemos desmerecer totalmente esses ensinamentos, desses Eu apenas não conheço a obra da Rebeca Brown. agora sobre os outros:
    Daniel Mastral ensina muitas coisas interessantes e que estão embasadas na bíblia, ele num cria as coisas da cabeça dele, ele fala sobre o satanismo e diz sempre que segunda a irmandade, tal coisa é assim... ele não se acha o dono da verdade e realmente a batalha espiritual é um chamado, como qualquer outro, se você não tiver esse chamado achará chato tudo o que ele diz e altamente forçado.
    O Tio Chico conheço pelo Youtube e não me pareceu muito real algumas coisas que ele diz, mas fez parte da umbanda e deve conhecer muito sobre isso ...
    O Josué é fantástico e realmente está certo em muitas coisas também.
    Acho que devemos conhecer antes de criticar... afinal, não podemos ter medo além do normal do Diabo, pq ele é menor que DEUS, mas não podemos achar que ele não faz nada, pq sem DEUS somos muito mais fracos q satanás. ele enganou um terço dos anjos, que dirá de nós...

    ResponderExcluir
  6. Mentira ou verdade, exagero ou exatidão uma coisa é certa... A batalha existe e ela é mais intensa que podemos imaginar.
    Não se pode tentar entrar nessas historinhas sem preparo espiritual, porque como o pastor falou, muitos divulgam a teologia do medo... Se isso entrar em você como medo você esquecerá do tamanho de Deus e se isso lhe der confiança demais para ir mais a fundo é capaz de vc esquecer o seu tamanho e o seu verdadeiro proposito na terra.

    Entretanto, é um assunto interessante, gosto muito dos livros do Daniel Mastral, das palestras e do Josué Yrion...

    Mas não esqueçam... A Bíblia não dá inúmeros detalhes do inferno, e se muitos têm esses detalhes que não contém lá talvez não sejam provenientes do céu... mas do pai da mentira ;)
    Dai surgem as entrevistas com o diabo.. :)

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.