terça-feira, 10 de abril de 2012

Terapia é do diabo?

De forma alguma! Já ouvi alguns irmãos dizendo que quem precisa de terapeuta é maluco e que a terapia vem do diabo e desestimula a fé. Balela! Terapia é de Deus gente! Deixa eu dar meu testemunho aqui. A pouco tempo atrás eu tive uma depressão forte por conta do acúmulo de coisas que eu não consegui administrar. Ora daqui, jejum de lá, lê a Bíblia acolá e nada de melhorar. Procurei uma psiquiatra que me indicou um psicólogo. Comecei a terapia! E sabe o que aconteceu? O terapeuta foi sinistramente usado por Deus para falar comigo sobre minha vida, meus problemas, minha imaturidade e etc...


Hoje, graças a Deus que colocou o Pedro Sérgio na minha vida como amigo, terapeuta e até mentor às vezes, eu estou recuperado. Deus usou as técnicas que ele aprendeu lá na faculdade e aliou a sabedoria dele pra me curar. Estou enxergando a vida de outra forma agora por aprendi a me conhecer melhor.

Gosto da frase que Sócrates leu num portal que diz: “Conhece-te a ti mesmo.” É a mais pura verdade esse conselho. O auto conhecimento nos faz enxergar melhor a vida e nos trata. E quem traz a luz sobre nossos defeitos e imaturidades é o próprio Deus, usando os terapeutas. Gente, Deus em sua infinita bondade fornece ferramentas para que sejamos aliviados de nossos temores e tragédias e uma delas se chama psicologia.

Que possamos valorizar a classe dos psicólogos e que nosso preconceito com a ciência caia por terra porque só assim poderemos desfrutar em plenitude daquilo que Deus disponibilizou pra nós como conhecimento.

E no mais... tudo na mais santa paz!

9 comentários:

  1. Estou nos caminhos do Senhor há 22 anos, estou no 3°ano de psicologia, e digo que não é do diabo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado, querido amigo. Concordo em gênero, número e grau contigo.

    Ainda não comecei o processo de "conhecer-me a mim mesmo", porém de 2010 não passa!

    Quantos aos seus e-mails, eles ganharam um "label" no GMail, de tão importantes que são para mim! (risos); à medida que vou tendo tempo livre, vou lendo texto por texto do teu blog!

    Uma pergunta: seu Terapeuta segue que "linha"?

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. Terapia é de Deus sim! Só é bom tomar cuidado na hora de escolher o terapeuta. De preferência escolha um um que tenha uma base cristã ou que já tenha um bom tempo de experiência profissional!

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente os "Crentes" desinformados pregam que todo tipo de doença mental é "Obra do Maligno" , Depressão existe sim e precisa ser muitas vezes tratada com auxílio de um especialista . Não duvido dos milagres de libertação que o Amor de Jesus é capaz de fazer para com todos , mas ficar fazendo oração "forte" e campanha pra curar depressão e desaconselhar procurar um psicólogo ou psiquiatra acho uma bobagem sem fim.

    Um abraços a todos os amigos que também visitam esse blog.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não estamos no céu, precisamos de remédios, fisioterapia, massoterapia etc. e de terapeutas também.
    Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  6. A fluoxetina melhorou a qualidade de minha fé. Exagero? Absolutamente. As doenças (assim como a morte) são pertinentes ao corpo (a carne) e a finitude. Me impressiona como "crentes" tem medo da eternidade, apesar de falarem o tempo todo dela. Disgusting.

    ResponderExcluir
  7. Nossa tudo é do capeta agora? Meu caneco tem crente que ve o diabo ateh no proprio chinelo! Haha, nao acredito que seja do diabo isso, nada ver.
    Apesar deq todas as crises de depressão que eu tive, fui encinado a testemunhar e servir em dobro nesse nessas crises, passava o tempo fazendo a obra ai nao tinha tempo p pensar em mim e na depressão e assim todas foram sumindo por q fui vendo muito da gloria de Deus noq eu podia fazer servindo ao inves de chorando.
    Mas não, terapia nao eh do capeta, aliás.. nada eh do capeta, Deus é o criador de tudo, o diabo nao criou nada, a diferença eh q tem gent que dexa o bixo meter a mão noq nao eh dele, aí ele faz a farra e vira tudo de ponta cabeça.

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. Esses caras de pau estão querendo tirar meu emprego? Brincadeira
    Sou Psicólogo e Teólogo de formação atuo tanto na esfera da Psicologia Organizacional e terapêutica. Tenho visto na minha breve atuação melhoras impressionantes de pessoas sem esperança e com baixa auto estima que através da intervenção profissional de pessoas capacitadas tem as ajudado em se conhecerem e a viverem uma vida com melhor qualidade por se conhecerem e entenderem suas angústia.
    Peço a que não deem idéia a pessoas desinformadas so re o papel do terapeuta na sociedade atual. procure um profissional e tire suas prórpias conclusão de sua eficácia.
    Aproveitando e fazendo meu lob: ME PROCUREM

    Abraços a todos

    Alex Guimarães

    ResponderExcluir
  9. Uhuuuuuuu!!! Legal,Pastor Márcio.
    Só sabe do resultado disso quem viveu uma situação em que teve necessidade de recorrer a essa bênção chamada "terapia".
    Também necessitei e falo disso um "tantim" no post "As garotas do púlpito".
    Abração.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.