terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Missionários. A tropa de elite de Deus!


Queridos, precisa cair o paradigma de que missões é exclusividade de alguns e que missão válida é somente a transcultural. O chamado de Jesus é pra Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. Porém nossas agências e igrejas insistem em priorizar apenas o "até os confins da terra".



É muito ruim ver que existem "tropas de elite" na igreja. Os missionários, ou candidatos a missões são sempre fechados, parecendo desprezar o restante dos irmãos vocacionados. Sendo assim, a igreja que permite esse tipo de comportamento acaba pagando um preço alto no que diz respeito a evangelização.


A elitização dos candidatos a missão, gera no restante da igreja a idéia de que há um desprezo pelos demais irmãos que fazem missão por aqui mesmo, no seu bairro, no seu prédio, na sua faculdade, na sua cidade, no seu trabalho. Soa como se os evangelistas fossem a ralé e os candidatos a missão fossem os preferidos de Deus.


Queridos, Deus teve um único filho e fez dele um missonário já dizia David Livingstone. O que Ele esqueceu de dizer é que Jesus era um missionário autóctone, isto quer dizer, um enviado de Deus na sua própria terra/nação/cidade. Sejamos todos missionários, seja no campo nacional/local ou na esfera transcultural, mas saibamos que independente de nosso destino, somos todos iguais!


E no mais, tudo na mais santa paz!

4 comentários:

  1. Olá Pr. Márcio!!

    Graça e paz, querido!!

    Quando lá no seu Twitter eu me referi a somos o "BOPE das causas de Cristo" eu entendo q é pq estamos em tempo integral no Campo. Em momento algum, eu, enquanto missionário, jamais quis desmerecer os amados que fazem missões onde estão, em sua própria terra. Comecei assim e hoje tô no campo! No entanto, sinto muita falta das pessoas q se dispõem a estar tempo integral em missões, vivendo por fé e de fé em fé. Tá cada vez mais raro! E, perdão pela franqueza, usando a desculpa de "faço missões aqui mesmo", há muitos putros que não cumprem o IDE prontamente! Entende?

    Gostei do seu post, mas, acredito que poderíamos escrever algo mais "encorpado", entende? Falando de áreas de influência, vocação, etc... Que é q o senhor acha?

    Por isso, gostaria de convidá-lo, Pr. Márcio, a ler o texto "Universidade ou Missões" que publicamos no Site Nacional da JOCUM Brasil. Eis o link, Pr. Márcio: http://www.jocum.org.br/artigos/universidade-ou-missoes

    Mas, obrigado por levantar esse tema a partir de seu blog! Gosto muito de comentar sobre esse assunto! Vocação é o que há, hoje!

    Abraços, querido!!

    Deus abencoe!!

    Saulo Xavier
    missionário da JOCUM,
    jornalista, prof. e intérprete
    de Libras e mestrando em Tradução

    ResponderExcluir
  2. ops! Deixei passar um erro de digitação... onde está escrito "putros", por favor, leia-se "outros". Ok? Abs! Saulo.

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Deus, minha igreja não vive esta realidade, nem percebo isso em minha denominação.
    Missionários... aqueles que seguem o ide de Jesus, que amam, que gemem, que sofrem, que se dispõe e se expõe, esses são raríssimos e no geral, desprezados, às vezes são até considerados "exagerados", foco de críticas por quererem viver o máximo do Evangelho. Sinceramente, missionário que se acha, que se sente o especial de Deus, não tem o sentimento de Cristo, não dá pra ser chamado de missionário! Missionário exala humildade, amor... eles são demais! Realmente, são muito, muito especiais! Deve estar faltando muito missionário aqui em "Jerusalém" e "Judéia", foram para "Samaria"! Nosso Brasil precisa de muitos mais missionários, muitos mesmo, que amem, amem muito e estejam dispostos a tudo por Jesus, crendo em Suas Garantias!

    ResponderExcluir
  4. Saulim, não foi por conta do comentário Sobre o BOPE de Deus que escrevi o artigo. Mas porque onde congregava havia esse mito dos missionários (elite) e evangelistas (ralé). Isso me irritava muito, porque todos somos incumbidos de anunciar as boas novas.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.