terça-feira, 3 de novembro de 2009

Racismo não existe.


É impressionante como ainda existe preconceito na boca da sociedade brasileira. Expressões como "Ele é um pretinho bonitinho!", "Ele é pretinho mas é limpinho!", "A coisa ta preta", fora as piadas. Hoje, a população do Brasil é composta em 49% de negros, em breve os negros serão a maioria absoluta da população brasileira superando a soma de todas as outras etnias juntas.



Isso é significativo demais! O preconceito é visto descaradamente na sociedade e aceito por ela como se fosse normal. Por exemplo, nunca houve uma paquita negra, até pouco tempo os papéis dos negros na TV estavam restritos ao núcleo pobre, escravidão e a comédia e quando aparecia algum negro no poder, era arrogante.


Basta dar uma olhada nas grandes empresas, onde estão os negros? nas cadeiras da diretoria? Nada disso, limpando as latrinas e fazendo parte do quadro de serviços gerais. Será que é porque são burros? Ah isso não... a história diz que os grandes centros de cultura durante décadas eram no Sudão, grande parte do acervo de sabedoria comum vem dos africanos.


O panorama do racismo nas igrejas também é gritante. Existe uma igreja aqui no Rio de janeiro onde os negros se assentam numa área a parte da igreja para assistirem o culto. Nas igrejas da Zona sul, é raro ver um ministro de música ou pastor negro, que dirá membros de igreja. Em uma igreja aqui de Niterói, num dia de ação social o pastor perguntou a uma senhora negra que estava esperando pra ser atendida porque ela não frequentava os cultos, sabe qual foi a resposta da senhora? "Ué pastor, aqui pode entrar negro?"


O racismo está velado em alguns casos, os discursos são de inclusão, mas basta um dia de ação social pra perceber que a igreja elitista não está pronta pra receber afrodescendentes. Não dá pra compactuar com isso gente. Jesus pregou a não acepção de pessoas, a mistura de classes, e é por aí.


E no mais, tudo na mais santa paz!

7 comentários:

  1. Tudo verdade... as vezes me pergunto se não estou fazendo acepção de pessoas... principalmente de negros e pobres... infelizmente vivemos num país racista.. e sem perceber acabamos acatando oq essa sociedade está propondo. Eu mesmo posso falar q fui racista... fui criado com uma visão negativa sobre pobres e negros...me envergonho disso, mas reconheço meu erro..busquei mudança... acredito q as pessoas devem ter as mesmas oportunidades independente da cor e classe social... espero não ter ofendido ninguém.. peço perdão a todos... Ps: Texto maravilhoso Márcio... tava inspirado heim... xD

    ResponderExcluir
  2. Carlos, maravilha você ter coragem de confessar isso aqui...

    ResponderExcluir
  3. Caro Pr. é triste mas tenho que concordar porque infelismente o nosso pais é hipócrita na quetão racial. E absurdamente triste saber que igrejas que teriam que fazer a inclusão exercem o direito contrario de adoção.

    ResponderExcluir
  4. Olha pastor difícil confessar, uma coisa da questão da mídia, quando vemos um personagem negro bem sucedido o cara é arrogante, desculpe dizer, mas todas as pessoas negras bem sucedidas que conheço não são arrogantes elas são a própia arrogância, infelizmente não conheci um negro que conseguiu crescer e não escreveu isso na testa! O problema é cultural ou o cara se sente superior ou inferior é incrível como não vejo a temperaça o equílibrio no meu último emprego tinha uma funcionaria na empresa que era insuportável ela queria mostrar a tudo e a todos que era melhor era um saco, puxava o tapete de todo mundo, é claro esse característica hj é comum, mas era uma competitividade mais doentia de qualquer outro funcionário da empresa, foi um dos motivos que optei por sair da empresa, todos a odiavam era desconcertante para se ter uma noção por calunia dela 4 funcionárias mulheres e brancas foram despensadas, o que o senhor me diz? eu sou afro- descendente minha avó era negra, minha mãe mulata e não tive essa criação nojenta... Me desculpem não consigo entender por que o negro em vez de correr atrás do seu espaço, fica tentando se auto-afirmar, isso é bizarro.

    ResponderExcluir
  5. Marcião seu PRETO, ótimo texto cara! rs
    Esse é meu grande cyber-pastor.

    Abraçoooo.

    suezoribeiro ,

    ResponderExcluir
  6. é isso Suezo!!!!!!!!!!! somos negros mesmo!!!!!!!! e com orgulho!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eca... o marcio é preto... não volto mais nesse blog... CALMA GENTE... ESSA É SÉRIA MINHA ATITUDE A UM TEMPO ATRÁS...rsrs
    Marciozão é preto, mas é meu amigo... zuei agora...rsrs

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.