sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Semelhanças entre neopentecostalismo e os cultos afrobrasileiros


Vendo alguns vídeos no Youtube e relembrando experiências passadas, percebi que não há muitas diferenças entre o baixo espiritismo (umbanda, quimbanda, camdomblé) e o neopentecostalismo. Olhe com cuidado e verá que estão mais próximos do que se imagina.



Ponto 1: Ambos professam a "teologia do medo". Enquanto o baixo espiritismo diz que você está preso a ele por conta de ter que desenvolver sua mediunidade e se você ousar sair os seus guias cobrarão isso de você, o neopentecostalismo diz que se você não permanecer nos cultos e desenvolver uma fé sobrenatural você estará dando brecha para que o diabo arrase sua vida.


Ponto 2: Ambos incentivam invocação de espíritos nos seus cultos. O baixo espiritismo promove que os "santos" baixem no terreiro e quando há uma briga entre eles, o pai de santo exerce poder de exorcismo e repele o guia que tumultuar a sessão. O neopentecostalismo invoca o diabo em todos os seus cultos e depois faz a mesma coisa, expulsa quem estiver tumultuando o culto.


Ponto 3: Ambos tem como costume em seus cultos o "transe". Na macumba em geral, você verá os médiuns em transe, dominados por forças além de suas vontades. Assim é no neopentecostalismo. Basta ir numa vigília "de fogo" e você vai ver muitas pessoas fora de controle, realizando os mesmos movimentos do espiritismo e emitindo os mesmos sons dos orixás.


Ponto 4: Ambos são dirigidos por um "dono", patriarca. No baixo espiritismo há o pai de santo que é o cara que manda no terreiro. Seu guia é o mais respeitado e ai de quem vier contra ele. Nos templos neo pentecostais é a mesma coisa. Já viu as placas? Igreja blabla bla bla bla bla... direção: Bispo/apóstolo num sei quem... A ordenança desses caras é ditatorial, não pode ser contestada.


Bem, se você lembrar de mais coisas, por favor poste nos comentários, vai ser uma mega colaboração!


E no mais... tudo na mais santa paz!

35 comentários:

  1. Excelente texto, posso publicar no meu blog?

    www.blogespadadoespirito.blogspot.com

    Aguardo a resposta!

    Júnior Rubira

    ResponderExcluir
  2. Júnior, Fique a vontade mano... pega o que quiser...

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Pr. Márcio, publiquei com este comentário que creio ser útil neste post:

    Como ex-adepto do Espiritismo Kardecista posso também contribuir com este excelente post do Pr. Márcio apontando para uma semelhança gritante, que é a utilização/consagração/veneração de objetos, como por exemplo, rosa consagrada, sal do descarrego, agua santa de israel, mini arcas, água ungida, etc., todas estas coisas podemos encontrar em um centro Kardecista, como costumo dizer, até parece que o kardecismo se tornou gospel.

    Que Deus te abençoe!

    Júnior Rubira
    www.blogespadadoespirito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Minha Igreja é neopentecostal e não há nada disso que Sr. postou, acho generalizar perigoso...até mais...bom dia!!

    ResponderExcluir
  5. Bom se não tem nenhuma dessas, não é neopenteca...

    ResponderExcluir
  6. Exato! Mais uma vez, você acertou na mosca, eu fui por muitos anos do baixo espiritismo e quando me converti, frequentei algumas das igrejas neopentecostais. Infelizmente tem muita semelhança mesmo.
    Hoje, que minha fé é infinitamente mais madura e frequento uma igreja tbm madura, pude constatar quanta "meninice" (como os próprios pentecostais dizem) existe nessas igrejas.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Milena e tem gente que nega isso...

    ResponderExcluir
  8. hahaha... éééé... na mosca! E tem gente tão apegada ao babado que não consegue sair desse tipo de lugar nem pra visitar outro!!

    Tenho uma amiga assim aqui no Peru, encontrou uma igreja neopentecostal aqui, igualzinho a do Brasil (e imagine! aqui não tem umbanda, candomblé, macumba...) e é tão dificil!!! Só orando...

    ResponderExcluir
  9. Isso é praga Ivana... espalha fácil fácil...

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente Pr. Márcio, achei o texto péssimo!

    Não é por que o neopentecostalismo produz, por si só, seus próprios excrementos e incorreções que devemos anular direta ou indiretamente a idôneidade das Igrejas neopentecostais sérias.

    TODAS AS LINHAS EVANGÉLICAS POSSUEM PROBLEMINHAS... O Sr. sabe disso.

    O que poderíamos dizer, por exemplo, da Igreja Batista da Lagoinha, seria ela uma igreja tradicional histórica? Não,neopentecostal.
    Todos falam que a Ana Paula imitou um leão, que o ministério está baseado em atos proféticos sem valor, que não sei o que, tal e tal e tal, mas poucos olham para aquilo que Jesus falou: os frutos!
    Pelos frutos nós conheceremos os falsos profetas e os verdadeiros discípulos...

    E o trabalho social em BH realizado por eles? E o investimento pesado em missões, gravações de cd´s em línguas que nem ouvíamos falar que a IBL, pelo DT foi instrumento de Deus para fazer? E quanto a marca musical e espiritual deixada por este ministério na Igreja Brasileira? Seria vão? Será que foi só movimento a base de emocionalismo? E o trabalho de oração intercessória? A Bíblia não falaria sobre isso? Nas escrituras não haveriam relatos de adoração coletiva, de todo o povo, da nação prestando culto ao Senhor? Talvez para os senhores teologia, não.
    E a respeito da manutenção de um canal de tv evangélico de qualidade- se não me engano, aberto, que é capaz de abençoar centenas de pessoas por dia?
    Faltaria tempo para falar da Bola de Neve e a conquista de multidões de jovens presos no engano e pela sua busca pela unidade da igreja, sem contudo possuir uma visão líquida.
    Mas não quero aqui ficar defendendo instituições que admiro, a intenção é na verdade usá-las como exemplo, até porque não estou tão perto assim de sua realidade como é por dentro.
    Eu só posso analisar pelos frutos!

    O pior erro no entanto, que percebo em seu texto, é fazer esta comparação das manifestações espirituais. Falta de discernimento....
    Não eram cobras também as que os magos do Faraó fizeram aparecer em oposição à que Moisés trouxe a existência através do poder do Senhor?
    Na forma, as manifestações espirituais podem se parecer muito. Mas a diferença está na essência e no poder. O Espírito Santo é bom, é como já diz, Santo, é alegre, e é infinitamente mais poderoso que os espíritos que baixam nos terreiros...

    Pr. Márcio, muito cuidado para não causar divisão no Reino em prol de um evangelho ``bíblico e sério`` que muitos pregam mas nem todos vivem..
    A minha maior preocupação não são com os líderes errados e escandalosos, mas com aqueles que trabalham nos detalhes, fazem acordos políticos com homens ímpios, vendem a igreja, transformam o Reino em negócio e no final ainda posam pra foto...
    São líderes de denominações ``sérias``, ladrões de colarinho, lobos disfarçados de ovelhas...


    Por fim, reconheço as muitas falhas do movimento pentecostal e de seu filho neopentecostal, falhas essas geradas principalmente por as lideranças estarem corrompidas com política, orgulho e busca de enriquecimento, mas devemos ter cuidado para não ferir os irmãos e as pessoas que só querem ver o Reino de Deus estabelecido na terra.

    Paz!

    ResponderExcluir
  11. Você tem todo direito de char o texto péssimo! Ao contrário de todos os outros que escreveram acima. Mas sua argumentação é furada com relação a relevância.
    Estive na IBL e a palavra foi rasa, sem conteúdo para uma multidão que tava lá só pra ver a APV Que nem deu as caras. Sinceramente, relevância pra mim é uma ótima Palavra, e gente transformada em seguidor de Cristo não de APV.

    E o trabalho social em BH realizado por eles? (Trabalho social, a MAFIA faz melhor no mundo inteiro). E o investimento pesado em missões? (não faz mais do que a obrigação) gravações de cd´s em línguas que nem ouvíamos falar que a IBL, pelo DT foi instrumento de Deus para fazer? (Se música for sinal de relevância os Beatles seriam melhores que a lagoinha) E quanto a marca musical e espiritual deixada por este ministério na Igreja Brasileira? (Até o segundo cd estava tudo bem... mas daí por diante...)

    Querido vc está tremendamente equivocado... o neopentecostalismo não é filho do pentecostalismo... os movimentos não tem nada a ver um com o outro, só porque tem nomes parecidos as pessoas acham que são semelhantes, semelhante é a macumba e o neopentecostalismo.

    ResponderExcluir
  12. Algo q me incomodou foi o seguinte... se o proprio Paulo convidou seus seguidores a serem seus imitadores, assim como ele foi de cristo.. onde está o erro dass pessoas em serem imitadores APV e DT??... É evidente q muitas(ou melhor, milhares) de pessoas seguem APV, AV e outros dando mais importancia do q cristo...mas isso é inevitavel.. Gosto bastante do ministério deles.. é claro q existem pontos falhos.. mas pra mim é bem mais convincente q esse Regis danese... Dá até abuso só de falar o nome desse doidim...

    ResponderExcluir
  13. A diferença é simples Paulo foi um apóstolo genuíno e APV é apenas uma apostila!

    ResponderExcluir
  14. uehuaehueh.... tá bom então... ^^'

    ResponderExcluir
  15. Vendo essas discussão toda. Da pra ver que todos aqui, e principalmente o Pastor Marcio, tem uma facilidade imensa de julgar hein?

    Afinal, de onde vem essa igreja que o senhor descreve que está plantando?
    Qual é essa formula maravilhosa que ela tem, será que ela é perfeita?

    ResponderExcluir
  16. Tiago, vc de novo? Pensei que tivesse ido embora cara... largar o Egito... Lembra...

    A igreja que estou plantando ta longe de ser perfeita, mas tb ta longe de ser uma loucura como as que citei... não existe fórmula maravilhosa, existe compromisso com a verdade e não com oc rescimento alígero da igreja...

    respondido?
    Se quiser vem visitar a falera aqui... vc vai ver que aqui não invocamos o diabo nem sacrificamos bodes...mas adoramos o Deus vivo!

    ResponderExcluir
  17. kkkk .. essa eu ri altão... ihul... chegou o Tiago ai na maior cara de pau.. dizendo q Todos aki só sabem julgar... Bom no meu ponto de vista a função dele é essa, ADVERTIR o povo... o fato de eu discordar dele não o torna errado.. ou um julgador.. existe um coisa chamada de divergencia de pensamentos... Outro detalhe Pr Marcio... Tenho certeza absoluta q vc adora um Deus vivo... se não fosse assim.. eu já teria percebido e não voltaria aqui..

    ResponderExcluir
  18. Carlos Magno, podemos ter divergências, mas tenho certeza que maior é o que nos une do que o que nos separa!

    ResponderExcluir
  19. A Paz do Senhor.

    Pr. Márcio, concordo em nº, grau e gênero contigo. Aliás, os meus colegas macumbeiros - umbanda, quimbanda, etc - também concordam contigo. São tantas semelhanças que eles preferem nem sair do terreiro para a igreja. Para que ir para uma igreja gospel, se eles fazem a mesma coisa no terreiro deles?
    Mas, não fique aborrecido com as críticas. O sr. está certo em apontar e julgar os erros. Normalmente, quando alguém diz que você é bom em julgar, essa pessoa está certa. Você julga com justiça. O problema dessa pessoa é que ela esquece do versículo seguinte. Aliás, eu tenho certeza que essa pessoa nem sabe em que parte da Bíblia está escrito "Não julgueis, para que não sejais julgados." E, o dia que encontrar, leia o versículo seguinte.
    O problema que eu vejo você enfrentar é de idolatria. Quando você mexe com os "deuses gospéis", seus seguidores pulam nas tamancas. Afinal, você só tem o título de pastor. O deus deles é bispo, reverendo, apóstolo, missionário - que não sai do lugar - entre outros títulos.
    Por isso, não se desanime de falar a verdade. E os outros que usem a Bíblia ou a verdade para te contestarem.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela força Jonis.... obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  21. Caro Pr Márcio! Fico muito Triste em ler este texto, aconte ce que tem erros graves no que acabou de escrever! A sua intenção pode ser a melhor, mas comparar o Espírito Santo a um orixá é demais! Essa manifestação já aconteceu há mais de trinta anos em uma Igreja Batista Tradicional aqui em Salvador, então não é exclusivoo de Neopentecostais e sim de Cristãos Evangéilicos Afro-descendentes independnte de sua denominação. Meu irmão, cmo podes ter tanta certeza que seus irmãos afro-descendentes entram em êxtase com um orixá? Eu mesmo que sou um desses me sinto ofendido, eu rodo, marcho, e vc vem me dizer que estou possuido por um orixá?. Eu confesso que jesus Cristo veio em Carne e quem habita em mim é o Espírio Santo de Deus. Te faço uma pergunta: Pedes perdão a Deus por ter ofendido a Ele?

    ResponderExcluir
  22. jHOSEMBERG,
    Onde eu compoarei o ES a um orixá? Interprete o texto direitinho querido... Jamais faria isso... A questão é que o neopentecstalismo não discipula ninguém na questão de diferenciar esses movimentos (que não são bíblicos) e deixa todo mundo agindo na meninice. Se girar e dar cambalhota mudasse a vida de pessoas, os palhaços de circo eram os mais santos do mundo. Chega de sincretismo mano, o ES é Deus e merece reverência. Quanto a estar possuído, também não disse isso, apenas disse que vcs ficam em transe, sem controle e isso não é nem um pouco bíblico.

    ResponderExcluir
  23. A Paz do Senhor,

    Jhosemberg e demais, faço uma única pergunta:
    Porque os meus amigos praticantes de cultos afro-brsileiros concordam com pr. Márcio quando é afirmado sobre as semelhanças? Eles já tinham visto esses "cultos" do RETETÉ e ficaram escandalizados.
    Gente, vamos deixar de meninice, infantilidade e besterol gospel. Aliás, deixemos de ser gospéis para sermos autênticos cristãos.

    ResponderExcluir
  24. Caro Jonis, não podemos usar a opinião de outras religiões como base para testificar um princípio do cristianismo genuíno.
    Comparar o neopentecostalismo com as religiões afro, da maneira que foi feita, é um erro no mínimo grosseiro já que tratam-se de coisas completamente distintas e eu diria, diametralmente opostas. Em um há manifestações demôníacas e em outro, se há verdade, ocorrem manifestações do Espírito.

    ResponderExcluir
  25. Manifestações do Espírito tudo bem, mas meninice não rola...

    ResponderExcluir
  26. A Paz do Senhor,

    Júlio, vamos por partes:

    "Caro Jonis, não podemos usar a opinião de outras religiões como base para testificar um princípio do cristianismo genuíno."

    Exatamente! E é isso o que está faltando quando vemos "igrejas" se assemelhando a outros cultos opostos ao cristianismo genuíno.


    "Comparar o neopentecostalismo com as religiões afro, da maneira que foi feita, é um erro no mínimo grosseiro já que tratam-se de coisas completamente distintas e eu diria, diametralmente opostas."

    Ai é uma visão sua. Como é visão dos meus amigos macumbeiros que o RETETÉ é semelhante ao culto deles. E, quem melhor do que eles para afirmar que aquela bagunça é ou não semelhante aos cultos afros do que os próprios praticantes?


    "Em um há manifestações demôníacas e em outro, se há verdade, ocorrem manifestações do Espírito."

    Outra opinião sua. Mas, a Bíblia diz em 1º Corintios, 14:40
    "Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.". Será que aquilo é decente e em ordem?

    Agora, vamos fazer o seguinte: Se você discorda do pr. Márcio - o que você tem todo o direito - use a Bíblia ou argumentos mais embasados. Emitir opinião própria porque a sua igreja está dentro do mesmo grupo de denominação daquelas igrejas que fazem esses cultos é, no mínimo, "tapar o sol com a peneira".
    Parafraseando o meu querido amigo, pr Judicael Júnior, pastor de uma igreja neopentecostal: "Tá na Bíblia? Então tá certo. Não está na Bíblia? Então não tem discussão."

    ResponderExcluir
  27. Concordo com jonis, o que ta na Bíblia é a regra de fé

    ResponderExcluir
  28. Lembrei de uma coisa pra falar a respeito do ponto 1. Na igreja neopentecostal mais precisamente no G12 existe a tal da cobertura espiritual que cada líder dá ao seu seguidor. Eles dizem que quando saímos dessa cobertura ficamos sem proteção. Daí surge o medo...

    ResponderExcluir
  29. A Paz do Senhor.

    Por que será? Hummmm, será que lá a função de Jesus está sem feita por um "apóstolo"?

    ResponderExcluir
  30. E ai Pr. Márcio, tudo blzinha? Então gostei muito do texto, me converti em uma igreja Neopentecostal, que o lider dela não aceita ser chamada de Neopentecostal, pois de acordo com ele a igreja dele é Pentecostal, mais de acordo com "tudo", todas as igrejas são pentecostais, afinal isso ta na biblia.

    Acho q o seguinte, a galera ai que foi contra o texto, não está sabendo oq é Neopentecostalismo, e acho q você deveria escrever colocar ai no post, o significado de Neopentecostal, ou fazer um post, sobre a diferença de Neopentecostais e tradicionais e suas vertentes.

    Essa semalhança a sim, e o nosso amigo Júlio Servo, a Umbanda, Quimbanda e toda linha espirita dessa terra, são as instituições que mais fazem trabalhos sociais, a de ver as ONGs ligadas ao Criança Esperança, então não vamos usar a IBL como exemplo aqui...

    Quero deixar bem claro o seguinte, quem pula, sapatei faz avião grita e tudo mais, é a pessoa, não é o Espirito de Deus que faz ela fazer tudo isso não. E hoje isso tem sido como uma "ola" em um jogo de futebol, se um inicia todo o restante vai junto. Nada de ES nisso ai.

    Deixar bem claro que eu acredito no mover e agir do ES, só que ta escrito na BÍBLIA ou BRIBIA (se preferi), a primeira "qualidade" do FRUTO do espirito é amor.

    "Gálatas 5:22
    Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

    Engraçado que não tem nem uma palavra ai que expressa loucura insanidade

    ResponderExcluir
  31. Você esqueceu de dizer que tanto no baixo espiritismo quanto no neopentecostalismo você cumpre esse protocólo religioso pra ter direito de exigir da "entidade" alguma dádiva ou benção.

    ResponderExcluir
  32. Este assunto deve ser tratado com cuidado para nao blasfermarmos contra o Espirito Santo que pode ou nao manifestar nestar igrejas.

    Vamos pedir a Deus o dom de separar o que vem ou não do Espirito, [Cor 12:10]

    Por tanto, façam tudo com decência e ordem. Cor 14:40

    Um abraço,
    Fiquem na Benção.

    ResponderExcluir
  33. eu ultimamente tenho me perguntado se estas manifestações são do espirito sou crente já a 20 anos e nunca vi essas coisas quando me converti,ia nas vigilias,qdo fiu batizada pelo espirito santo foi na hora,veio um vento e pronto,hoje os pastores dizem que é pra vc imitar outras pessoas e que a lingua que vem no seu pensamento é só repetir,issso foi um certo pastor famoso que faz um culto nas segundas feiras lá pelas bandas do brás,e o grupo dele tbém é um retete que está me dando medo,eu creio nos dons do espirito claro eu mesmo tenho vários,mas comigo é tudo calmo,com alegria e mansidão,a biblia fala que nos ultimos dias se levantaria falso profetas que faria sinais e maravilhas no meio do povo,será isso que está acontecendo nas igrejas brasileiras,eu realmente estou assustada,meu filho mais velho tbém e esta desiludido,eu só fico tranquila pois ele esta bem seguro nos pés do senhor,mas eu tenho dois filhos que vão se batizar no fim do mês e fomos numa vigilia semana passada e els ficaram com medo,o povo correndo gritando,fazendo reverencia,uma loucura e o pastor num tá de balasbalasbalas que eu não sabia o que fazer sai de lá de manhã desesperada,o que é isso pastor?

    ResponderExcluir
  34. Por isso faço votos que insistam em pequenas reuniões, correndo ainda o risco de exageros. Ajunto o espírito de moderação, esse sim, pode invocar à vontade rs.

    Cristocêntria sempre!

    ResponderExcluir
  35. Amado pastor gostei da colocação dos 04 pontos bem alicerçados em evidencias teológicas e (In loco) pois tudo isso é notório em nosso cotidiano. Minha preocupação é a mistura entre o que é sagrado (bíblico) e o Profano (anti-biblico) que podemos fazer para termos o evangelho genuíno em nosso meio. É bem verdade sobre os ventos de doutrinas que estão retirando a espiritualidade e a fé de muitos (isto é bíblico). No entanto queria ver a solução para estes problemas. E como saber o se o que estou seguindo é Sagrado ou Profano?

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.