terça-feira, 27 de outubro de 2009

Amor... um apelido que deram pra Deus


Há uma polêmica entre os teólogos sobre a dimensão do amor de Deus. Uns crêem que o amor de Deus é incondicional, que Ele ama independente do que façamos, do nosso comportamento, de nossas virtudes e defeitos. Daí viria a afirmação do próprio Jesus de que deveríamos amar os nossos inimigos.



O outro lado crê que Deus ama para ser amado, não como uma barganha, mas no sentido de dar o primeiro passo em direção a amar. Porque isso? Porque Ele sabe que seu amor será irresistível, então aqueles que são alcançados por esse amor não tem outra alternativa a não ser responder eficazmente a Deus.

Bom seja lá qual for a corrente correta, uma coisa é fato: Deus é amor! E Ele ama de verdade, não de boca, de palavras, mas integralmente. Qual a prova disso? Nós! Somos a prova viva desse amor de Deus, da misericórdia, da transcendência desse amor que nos resgatou de nós mesmos, do inferno, do diabo, do mundo.

E no mais, tudo na mais santa paz!

7 comentários:

  1. Acho sinceramente que as duas estão corretas o amor de Deus é incondicional, mesmo porque se Ele esperasse algo de nós para Ser Amado estaríamos destituidos deste amor e ao nos amar Ele espera que O amemos sim, pois Deus nos ama de tal forma que o nosso amor por Ele é muito importante. E isso é demais para nossa capacidade de entendimento. Fique na Santa Paz!

    ResponderExcluir
  2. Por causa da obsessão de certas pessoas, a impressão que da, é que Deus é um ser paranóico e doente por adoração, ou melhor, por adulação e elogios; que Se importa pela pessoa, não por interesse real em sua felicidade, mas apenas como um meio de aumentar a sua felicidade
    Deus não depende do reconhecimento dos homens, mas ama sem “segundas intenções” e sem a necessidade de dar para receber. Na realidade, Deus se interessa pela felicidade de Suas criaturas e almeja que elas desfrutem da alegria de Sua presença, e não por aquilo que elas podem dar a Ele.

    ResponderExcluir
  3. Amor de Deus é incontestável !
    Mas eu sempre tive uma dúvida se é mesmo 'incondicional'.
    Se não tem 'condições', pra que mandamentos ?
    Ou ama acima de tudo ou não ama !rs

    Alguma sugestão pra minha ignorante mente !?

    :D

    suezoribeiro ,

    ResponderExcluir
  4. Deus ama incondicionalmente os Eleitos e rejeita pelas suas obras os reprovados. Simples assim.
    A resposta é dura mais é a verdade bíblica. Deus não ama a todos. Somente o seu povo eleito.

    Antes de me atirem pedras. Leiam Romanos 9. lá diz: "Terei misericórida de quem Eu quiser ter. Terei compaixão de quem eu quiser ter"

    ResponderExcluir
  5. A verdadeira teologia não é dependente de preconceito de denominações. Veja, os que guardam o sabado tem uma teologia própria, manipulada para a confirmação da guarda do sabado. Os que são pentecostais fazem o mesmo com sua teologia. Os que tem santos de barro, idem. Os que não guardam o sabado, idem. Então você precisa ter uma teologia independente disso para compreender a verdadeira vontade de Deus. Disse Jesus: Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Os homens precisam de leis, Deus de amor. A bíblia é um livro feito para os Judeus, feita para dividir os povos em povo de Deus e o resto não considerado povo de Deus. E até hoje o mundo continua se dividindo em torno da biblia. É só ver a quantidade de religiões que tem a biblia como referencia. Jesus disse: Amar a Deus primeiramente e ao próximo como a si mesmo. Nada existe que possa vir de Deus que não seja amor. Para mim, a biblia é um livro histórico, nada mais que isso. Jesus, para mim é tudo. Muita coisa está escrito na biblia que Jesus falou e não é verdade. Ele (Jesus) jamais falaria algo que não fosse amor pelo seu semelhante.

    Fiquem todos na santa paz de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Deus olhou o mundo e não viu um justo se quer, nenhum para contar história por que TODOS pecaram e restituidos estavam da glória Dele.

    Então Deus amou o MUNDO e não só alguns e enviou seu filho para aquele que nele cresse não pereça.

    Simples né...

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.