quarta-feira, 30 de setembro de 2009

divorcio no meio cristao

Estive casada por 20 anos
estou divorciada a 2 anos, sou cristã mas convivo com muitas duvidas inclusive de como lidar com esta situacao sendo crista. Por ex: Seria da vontade de Deus de 2 pessoas nao se amarem mais estarem juntas por causa do casamento? Tenho muitas outras duvidas, se o pastor puder falar um pouco do assunto estarei agradecida.




__________________________________________________________________



Querida, paz!
Sinceramente eu gostaria de tratar desse assunto falando do conceito de amor. A bíblia diz que "Deus nos amou primeiro..." 1 João 4:19 e é por isso que nós o amamos. Vamos lá, segundo essa passagem, o amor é uma escolha. Ele escolheu nos amar primeiro independente de nossos problemas e defeitos que são muitos. Logo, Ele colheu os frutos dessa escolha recebendo de volta o amor investido. 

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e nós temos a livre ação que é diferente de arbítrio. Por conta dessa "livre ação" podemos escolher amar quem quisermos, e Deus respeita isso! A grande questão é que somos impulsivos e mal orientados com relação a questão do casamento. Então, por diversas questões, nos preciptamos e damos um passo importante em direção a algo que a Bíblia diz claramente que é irrevogável, com excessão de adultério e morte do cônjuge. O resultado é drástico. 

Milhares de casamentos "acabam" por "falta de amor". Na verdade, se faltou amor é porque nunca foi amor. Foi paixão avassaladora, fogo abrasador, um forte sentimento de afinidade, mas amor não foi. O amor jamais acaba! Nós escolhemos e precisamos arcar com a força de nossas escolhas. A saída para a suposta "falta de amor" é sentar, reavaliar tudo, não deixar a dureza de coração tomar conta do casal e escolher amar de verdade, com todos os defeitos e problemas do outro. Também há a opção da separação por dureza de coração, mas será impedido de se casar novamente o conjuge que abandonar o lar, além de perder uma grande oportunidade de reconstruir a vida e ter uma experiência magnífica de reconstrução da família com Deus.

OBS: casos de brutalidade, desrespeito extremo, humilhação e afins são encarados como abandono do lar ou adultério.

Espero ter ajudado...
E no mais... tudo na mais santa paz!        

8 comentários:

  1. Falo por experiência própria . Darei o meu parecer e o que vivi na prática .

    Fui casado alguns anos atrás , possuo dois filhos maravilhosos deste relacionamento .


    A minha ex-esposa chega para mim e de repente despeja sobre mim que não me ama mais e que quer a separação . De imediato a repreendi severamente , afinal nos casamos na Igreja e fizemos aliança perante Deus , o Pastor da Igreja e os nossos padrinhos de casamento .


    Disse a ela que jamais aceitaria o divórcio e que lutaria pelo casamento até as últimas consequências , o que de fato fiz .


    Depois descobri a verdade , que ela estava em adultério , mesmo descobrindo a traição dela , ainda sim ofereci o perdão e a oportunidade de reconstruirmos o nosso casamento . Fiz isso não embasado em sentimentos ,pois estes vem e vão , mas sim por causa da aliança que fiz com ela e da promessa que fiz a Deus de viver com ela até que a morte nos separasse .


    Ela mesmo estando em adultério disse não querer mais o casamento , eu ainda sim me recusei a dar o divórcio , ela entrou com um processo litigioso e venceu , ela se separou de mim judicialmente .


    Fiquei muito deprimido triste e revoltado com Deus , afinal , estava ativo no ministério pregando a Palavra e ganhando almas para o Senhor .

    Bom passado 6 longos anos , ano passado conheci o que é a minha atual esposa , estamos muito bem , creio que foi Deus quem a colocou na minha vida , temos feito a Obra de Deus juntos .

    O que quero dizer com tudo isso : assim como Deus odeia o divórcio , eu também odeio . Eu jamais apoiarei qualquer divórcio , apoio sim uma afastamento preventivo para reflexão de ambos . Me refiro é claro a casamentos cristãos , crentes que casaram em Jesus .


    Eu não aceito esta cultura do divórcio que tem invadido as nossas Igrejas .


    Amor ... esta palavra tem sido distorcida ao extremo . Amar é decidir , é cumprir a aliança , é honrar a palavra perante o Pastor e Deus .


    O problema é que as pessoas confundem amor com sentimentos , e uma coisa nada tem a ver com outra .

    Oriento esta mulher a orar a Deus e a buscar a restauração do casamento . Deus é poderoso para mudar esta situação .


    Se esta mulher e o marido também é claro , decidirem pelo divórcio , ambos devem saber que não poderão mais casar no Senhor , até que um ou o outro morra , caso contrário ambos estarão comentendo adultério , e isto é seríssimo .


    Se ambos pensam que podem se conter e não decidirem mais se envolverem com ninguém , talvez ... eu disse talvez , essa situação esteja apoiada em 1Co 7.


    O casamento é a única instituição não criada pelo homem , mas sim por Deus . Se alguém não é capaz de honrar a sua aliança , como poderá exigir de Deus que o mesmo seja fiel ???


    Há vários exemplos na Bíblia de juizo terrível para os quebradores de aliança e falo isto em amor , e não por condenação ,pois quem ama , não somente acaricia , mas diz a verdade , ainda que ela seja a princípio , intragável .



    Fico sempre ao lado da Palavra , mas entendo que cada caso é um caso e isso somente o pastor local é que pode arbitrar com mais autoridade .


    No mais , que Deus faça um milagre em teu casamento e que você volte aqui e dê um lindo testemunho de que está vivendo maravilhosamente bem , com o teu conjuge .

    ResponderExcluir
  2. Quando um não ama, os dois não ficam casados.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a opinião dos srs...

    Meu esposo se separou (1º casamento) por causa de adultério por parte da ex-mulher. Como o pastor que opinou acima, ele também perdoou a ex-esposa e tentou uma reconciliação... ela não quis e por fim acabaram por se separar judicialmente.

    Eu gostaria de conhecer a opinião dos srs., no que tange à questão "contratual" do casamento, porém, a luz da Palavra.

    Com a separação judicial, pessoas nessa mesma situação que ele viveu, estão liberadas para namorar? Ou, na opinião dos srs., apenas com o divórcio?

    Eu e ele, na época, nos apaixonamos e vivemos um verdadeiro dilema e confronto interno. Como estudante de Direito e ele, como presbítero na Casa do Senhor, fizemos estudos comparados, buscamos na lei e na Palavra e ouvimos diversas opiniões... contra e a favor do nosso namoro.

    Concordando ou discordando, seja qual for a opinião dos irmãos.... aplaudo, agradeço e louvo ao nosso Deus por levantarmos essas discussões na Igreja. O que não podemos é nos cegar e fingir que não vemos as dores e dificuldades dos nossos irmãos.

    O que precisamos é estudar a Bíblia, com o auxílio do Espírito Santo, buscar opiniões, conversar, rasgar nosssos corações e principalmente apoiar nossos irmãos... se as questões do coração não fossem tão delicadas e frágeis, Deus não nos pediria "sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida".

    Pastor, adorei seu blog e já o estou seguindo.

    Um abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Romanos 13.1-7 diz:
    “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”

    Precisamos cumprir a lei dos homens sim querida, porém, quando há adultério, o cônjuge traído fica livre pra se relacionar de novo! esperar o divórcio sair é mais uma questão de prudência do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  5. Lucas 20:34 - Então, lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento;
    Lucas 20:35 - mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento.

    ResponderExcluir
  6. Marcos 10
    1 E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume.
    2 E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher?
    3 Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés?
    4 E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.
    5 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;
    6 Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
    7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
    8 E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
    9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
    10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.
    11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.
    12 E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.

    ResponderExcluir
  7. A palavra é dura, mas a solução para os que se separam é o celibato.
    Antes que digam ser impossível eu conheço e tenho testemunhos de pessoas que se separam por motivos fortíssimos e hoje estão em celibato. Tem até um caso ainda mais heróico de uma mulher que conheceu outro separado na igreja e hoje eles vivem juntos e criam seus filhos, mas dormem em quartos separados. O máximo de intimidade que eles se permitem são carinhos em público.
    É claro não estou com eles 24hs do dia para saber se eles cumprem mesmo isso, mas isso é da consciência deles. O fato é que eles demonstram mesmo se gostar e ainda se esforçam por fazer cumprir o que está na palavra.

    ResponderExcluir
  8. "casos de brutalidade, desrespeito extremo, humilhação e afins são encarados como abandono do lar ou adultério".

    Vamos ao dicionário:

    adulterio s.m. Infidelidade conjugal.

    Abandono s.m. Ação de deixar uma coisa, uma pessoa, uma função, um lugar: abandono da família; abandono do posto; abandono do lar. / Esquecimento, renúncia: abandono de si mesmo.

    Onde se encontra no dicionario,algo que liga,brutalidade,desrespeito e humilhação á infidelidade conjugal ou o versículo que defende o raciocinio proposto ?

    Imagino um homem,desrespeitando a uma mulher e humilhado-a brutalmente e Jesus dizendo:-Filha abandone esse homem e case-se com outro,pois eu estava enganado ao dizer que uma mulher está ligada ao marido,enquanto ele viver,abandone,também a idéia de que eu voltarei,para te salvar;pois eu encontrei um lugar maravilhoso no céu e resolvi te abandonar,tchau;foi bom teconhecer.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.