terça-feira, 5 de outubro de 2010

E VIVA A GRAÇA COMUM!!!!!

Como negar a ação de Deus entre os homens? Ao ouvir clássicos da música como One do U2, ou Miss Sarajevo onde Luciano Pavarotti leva qualquer um as lágrimas com sua participação especial, fui tomado por um sentimento que me diz claramente que a mão de Deus está por trás desses momentos luminosos de pessoas extraordinárias que passaram por aqui. 

A musicalidade de Renato Russo, a genialidade do guitarrista John Mayer, a forma assombrosa de atuar de Al Pacino e De Niro, tudo isso, segundo a bíblia vem de Deus! Não é assim que diz: “Toda boa dádiva, todo dom perfeito, vem do Pai das luzes...” Não é assim? O demônio não tem parte nisso, ele não tem condições de conceder ao homem nada de bom.

Quisera o mundo Gospel ter em abundância poetas como Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante do Los Hermanos, gente com personalidade, não meras cópias do que já vemos por aí. Falta autenticidade, para falar a verdade estamos vivendo uma crise de autenticidade. O que nos resta é contestar o que Deus deu a essa gente que arranca lágrimas de nossos olhos, que nos faz rir em momentos de tristeza, que nos faz pasmar diante de um solo de guitarra ou uma atuação perfeita.

O que tenho a dizer, nesse post raso, porém em tom de desabafo é o seguinte: Obrigado Deus pelos nomes citados acima e muitos outros que eu esqueci! Minha oração é que deixemos a mesquinhez e a dor de cotovelo e comecemos a criar se é que ainda temos essa capacidade.
Termino com um trecho de Além do que se vê, do Los Hermanos: “Moça, olha só, o que eu te escrevi, é preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê”

OBS: você já ouviu em alguma das nossas letras GOSPEL algo mais transcendente que isso? Eu não... Deus Obrigado pelo Privilégio de ter ouvido esses caras! Aos que acham que isso é do capeta, resta-me dizer: VIVA A GRAÇA COMUM!!!!!!!!!!!!!!


16 comentários:

  1. Desabafo é sempre desabafo, velho!
    Vejo a nossa música "gospel" (Oh, nomenclatura horrível), um pouco pobre. Temos muitos poucos "poetas", mas os que temos são capazes de tirar os pés do chão, ir até onde Deus está e gerar uma boa canção que traz lágrimas aos nossos olhos.

    Uma música chamada "Se pudesse imaginar..."

    Tem um trexo que diz:

    "Se pudesse imaginar
    No dia em que chegar
    Contigo me encontrar
    E te adorar
    Se pudesse imaginar
    Prostrado aos teus pés
    Te tocar, Jesus
    Te ver alémn da fé..."

    Quando ouço a frase: "TE VER ALÉM DA FÉ..."
    Cara, eu fico muito tocado por Deus. Em pensar no momento em que essa música nasceu. Quem canta essa canção é Cris Duran.

    Quero ver Ele "além da fé" um dia... anseio pelo momento onde o invisível se tornará visível e mais que real pra mim.

    Profundo. É pouco. Para tal frase.

    Pr. Marcio, precisamos de músicas assim, cara. Que façam as pessoas chegarem mais perto de Deus...

    Mano tenho que ir... to indo pra praia...!!!!
    Ahh!!!

    Bom post. Muito bom. Faz pensar de verdade!!!

    TE AMO PRA CARAMBA COMPANHEIRO!!!

    abraços, de Maricá!!!
    Gustavo Farias

    ResponderExcluir
  2. Marcio,
    Li seu texto no Pavablog. Concordo com você, mas eu já ouvi letras e melodias maravilhosas entre cristãos.
    Dou graças a Deus por poetas como Jorge Camargo, Gladir Cabral, João Alexandre, Nelson Bomilcar, Josimar Bianchi, entre outros poucos sem grande evidência.
    Ainda podemos dizer que nem tudo está perdido.
    Abração
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. De acordo Priscila! Aí vai a dica! Crombie (myspace.com/crombies) música cristã de grandíssima qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida acabei de ler este texto no dot, fiquei curioso e agora descubro que seu autor é um pastor.... nossa que bacana que a cabeça dos pastores estão mudando, pena que o meu apesar de muito gente boa ainda nao é assim como o senhor...... que pena

    ResponderExcluir
  5. Concordo que no meio "gospel" é quase impossível encontrar musica de boa qualidade, com letras profundas e melodias geniosas...

    Mas a gente encontra sim.

    Foram citados alguns nomes como João Alexandre, por exemplo.

    E tem mais...

    Guilherme Kerr, Adhemar de Campos, Crombie, Palavrantiga (minha banda preferida, inclusive: http://www.myspace.com/palavrantiga ), Lucas Souza ( http://www.myspace.com/lucassouza )

    Infelizmente não é o que tem "aparecido" ou o que tem sido tocado por aí...Mas os caras são bons também...

    E no meio "secular", não posso deixar de citar um dos mais incríveis na minha concepção : Jay Vaquer!!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. De acordo com Arnaldo (ídolos do SBT), a única música de qualidade do Brasil oje em dia, vem do meio gospel, mas é assim, nunca estamos satisfeitos com o que temos...

    Mas em termos de Letras, com certeza, o nosso maior inspirador, o Espirito Santo, faz o trabalho muito bem, só tem que saber que as músicas são para adorar, e não apenas para curtir!

    Boa matéria.. Tinha escrito um bocado, mas sem querer exclui, então vai só um resumo! heheehe
    DTA

    ResponderExcluir
  7. Oo.. faltou um 'H' no meu "hoje".. cruzes...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Nos tempos de hoje, onde muitas pessoas não curtem a boa arte, o que é divino, é preciso resgatar o que realmente importa! Deus faça obra em nossas vidas, pois nós precisamos! Que Deus nos acompanhe, cada vez mais em nossas vidas! E saudades de ler e postar aqui no teu blog!

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que estou estressado ou me sentindo mal, eu toco essa música do Pat Metheny ... http://www.youtube.com/watch?v=pY2wJo3Q69c ... é uma espécie de céu antecipado, onde meu coração se aquieta e consigo ouvir a voz de Deus em cada nota tocada.

    ResponderExcluir
  10. Ao assistir pensei que era um culto,achei o vídeo muito show,sem idolatria alguma, letra massa, arranjo massa,tudo massinha kkk,gostei,gostei me senti no culto gospel de hoje.quase crente

    ResponderExcluir
  11. ótimo post
    os cristãos ainda tem que aprender que esse negócio de "sacro" é coisa anterior a Cristo, pois nele tudo é santificado.

    Deus abençoe.

    http://nucleopensante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Isso é verdade, toda boa dádiva e todo dom perfeito vem de Deus e devem ser usadas PARA DEUS! Eu acho que de nada vale se não for para honra e glória dEle. De que adianta eu ter uma boa voz, e saber escrever se eu não uso para Deus? De que adiante eu ter uma boa voz e cantar: "A alegria do pecado as vezes toma conta de mim. E é tão bom não ser divina."?
    Música da abertura da novela Sete Pecados da Globo.

    "Quisera o mundo Gospel ter em abundância poetas como Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante do Los Hermanos, gente com personalidade, não meras cópias do que já vemos por aí."

    Também concordo! u.u

    ResponderExcluir
  13. Boa reflexão!!
    Concordo que os bons cristãos músicos que estão na ativa não estão tanto em evidência(apesar de alguns terem sido citados numa matéria da revista época).
    Qto a música do primeiro comentário, para acrescentar, é uma adaptação da música "I can only imagine" da banda Mercy me

    ResponderExcluir
  14. a paz do Senhor,muito bom o artigo!!!
    pastor quero lhe peir para nos dar uma força no nosso recente blog, entre lá,deixe um comentário!!
    abraços e fik na paz!!!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.