sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quero me batizar com meu marido, mas o pastor não deixa.


Pergunta:
Olá Pastor, sou recém convertida, dia 04 de outurbro faz 1 ano que congrego, desde a minha conversão venho lutado para meu batismo. Meu marido (na época meu noivo) foi quem me evangelizou, depois dele ter ficado internado numa clinica de reabilitação por conta de seus problemas com drogas. Hoje ele está novamente internado numa clinica, há 5 meses, nos casamos há 1 mês, e haverá batismo no proximo final de semana na igreja... Queremos nos batizar, porém, o pastor da igreja e o conselho acham melhor ele não se batizar agora, que somente eu me batize, mas não queremos nos batizar separadamente, sabemos que a salvação é individual, queria muito poder me batizar logo, pois já faz um ano que estou querendo isto, mas também acho que como mulher é estranho me batizar antes do meu marido.
O que você acha que devo fazer? Me batizar antes dele? Ou esperar o conselho da igreja aceitar ele como membro? e o que vc acha da cautela do conselho da igreja?

______________________________________________________________

Resposta:
Eu batizaria vocês dois nesse batismo. O pré requisito pro batismo é arrependimento e conversão. Porém, se a igreja acha que ele deve esperar e você não quer se batizar antes dele, não tem muita saída né. Porque você não argumenta com o pastor sobre isso que te falei do pré requisito para o batismo? Se ele deseja se batizar, e está arrependido, não há obstáculo que o possa impedir de fazê-lo. Quando a se batizar sozinha, acho que seria marcante vc descer as águas com seu marido ainda que você tenha que esperar mais um batismo. Bem, é por aí... É preciso se submeter ao conselho pastoral, mas ninguém disse que você não pode debater antes de se submeter.

9 comentários:

  1. Com certeza deve ter algum 'coelho' neste mato, ou nesta cartola. Não que seja o caso desta irmã, muitas esposas supoem que seu maridos se tornaram santinhos da noite para o dia, ou que só fazem coisas certas. Talvez neste 'conselho' exista alguém que sabe de 'algo' a mais do excepcional marido, que a própria esposa não sabe, e se o conselho contar o casamento acaba...

    ResponderExcluir
  2. Não se pode por fogo na lenha, as igrejas mais tradicionais realmente tem um critério mais regido quanto a isso, acho errado, porque por mais que ele tenha pecado ou algo do genero ele esta se tratando, ou seja, quer mudar, enfim, são requisitos que não concordo, mas ela tm uma aliança com a igreja e precisa se submeter a ela!

    ResponderExcluir
  3. Acho que tá rolando um pouco de cuidado pra não banalizar o batismo (legal) mas também uma idéia de que o cara tem que 'baixar a quilometragem pecaminosa' antes de se batizar (ruim).

    Não sei se funciona assim em todas as igrejas, mas em geral, a pessoa só se torna membro depois do batismo e não antes.

    Até onde sei, o batismo é um ato de confissão pública da sua decisão por Deus (por favor, sem levantar polêmicas entre 'Armins' e 'Calvins'), de que você reconhece e deseja seguí-lO, o que provém disso que o Márcio falou: arrependimento (reconheço que sou pecador e não estou contente com isso) e conversão (quero mudar de caminho, de vida).

    Essas possíveis proteções e exigências para o batismo por parte das lideranças são comuns (independente de serem ideais). Entretanto, um coração submisso e paciente agrada muito a Deus - o que não significa que as coisas não devam ser esclarecidas e conversadas.

    Acho que pastorado é pra isso mesmo, logo, faça uso de "suas prerrogativas de ovelha" e "tome posse daquilo que é seu por direito" (ahaha... quase um pastor de tv agora): uma boa e tranquila conversa com o seu pastor sobre o que vc pensa, o que ele pensa, um entendimento.

    Mas a 'sugesta' é essa mesma: procura fazer as coisas de modo que vocês possam se batizar juntos: é bonito, marcará a união e a decisão mútua.

    ResponderExcluir
  4. Conforme o próprio Pr. Márcio disse: "O pré requisito pro batismo é arrependimento e conversão".

    Não será o batismo que irá mante-lo longe do vício. O desejo que ele tem de ser batizado é um sinal evidente de que ele se propõe a se tornar melhor do que está. Não nos cabe censura-lo, ou cabe?

    Nada - nem o batismo, nem a demora no batismo, nem a expectativa de ser batizado quando estiver curado - garante que ele se manterá longe do vício após ser batizado. O que o manterá longe das drogas é a sua força de vontade e o amor que ele recebe e receberá de sua família e irmãos em Cristo - se eles tiverem amor para dar, em vez de preconceito.

    Manter-se limpo é algo que mesmo os crentes não usuários de drogas ilegais tentam com esforço, pois a imundície não vem apenas do efeito de drogas ilícitas, mas dos maus pensamentos e ações que decorrem de fatores que passam longe das drogas.

    Ou então, como diria Jesus: "Atire a primeira pedra aquele que não tem pecado".

    Atire a primeira pedra quem não pecou depois de seu batismo nas águas! Talvez agora entendam de fato o significado do batismo nas águas e abandonem mais essa forma de idolatria e segregação cristã.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  5. "Porque você não argumenta com o pastor sobre isso que te falei do pré requisito para o batismo?"

    Porque pastores dificilmente se arrependem e voltam atrás em suas "decisões"... Mas não custa nada tentar né!?

    ResponderExcluir
  6. Moka de volta ao blog? hummmmmm gostei demais!

    ResponderExcluir
  7. não acho certo algum homem impedir alguem de se batizar se este tem desejo, mesmo porque qual homem é capaz de julgar alguem digno de batismo?
    como ato publico que nao garante nada em quesito de salvação, eles deveriam ser batizados se suas almas clamam para este ato.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto buscamos argumentos para, de certa forma, 'ajudar' essa família nesse assunto, me lembro do caso do evangelista Felipe ao ser conduzido para pregar ao eunuco em sua volta pra casa. "Eis aí a água, o que me impede?" disse ele (o eunuco), certo que Jesus entrara em seu coração.
    Não quero criticar qualquer decisão ministerial de quem quer que seja, mas creio que os critérios para o batismo não devem ser dirigidos pela religiosidade, pois assim, só agragaríamos mais membros e menos convertidos na essência da palavra.

    Outro ponto negativo são comentários como do pastor Afonso "tem mato nesse coelho", como assim? Quem define minha vida com Deus agora é um grupo de irmãos que sabem ou não sabem algo a meu respeito?
    Respeitosamente devo discordar e dizer que atitudes assim são indícios de uma religiosidade falha e pouco pautada no que Jesus estabeleceu e sim naquilo que a lei denominacional determina.
    Deus trabalha muito, muito além daquilo que olhos humanos vêem e concebem!

    Em Cristo,
    Wendel
    --------------
    www.wendelbernardes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O batismo é para demonstração do arrependimento com certeza. Mas, é preciso que aquele que se batiza tenha claro em sua mente que estará ligado a um corpo (neste caso a igreja), e, todo corpo precisa está sempre bem nutrido. Geralmente um novo convertido sempre tem muita coisa a aprender, é como se estivesse no início de sua vida, sendo assim, precisa ainda tomar leite materno(conhecer um pouco mais a bíblia eos principios doutrinários da igreja) para desenvolver-se bem. O eunuco batizou-se naquele mesmo instante, mas houve uma explicação sobre a palavra de Deus. Jesus só batizou-se aos 33 anos. Esperar um pouco mais talvez ajude os dois a solidificar ainda mais a fé, ou melhor, se realmente existir essa fé em Deus com certeza não se desviarão mas persitirão em querer batizar-se.
    Não que esse seja o caso,pois,com certeza existem situações diferentes, mas, conheço pessoas que se apressaram em batizar-se e pouco depois o pastor teve que voltar para corrigi-los com disciplina, o que pareceu um escandá-lo a igreja.
    Abraços a todos
    Claudinéia
    http://pingofeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.