sexta-feira, 18 de junho de 2010

Série sobrenatural: Vampirismo existe? Seria Jesus um vampiro?

Outro dia, fiquei pasmo com um comentário de um camarada no twitter. Ele disse: Não seria Jesus um vampiro? Visto que além de todas as aparições sobrenaturais e fenômenos inexplicáveis que operou por aqui, antes de ir pro seu sono de torpor, recomendou que quando os cristãos fizessem menção do sacrifício de Cristo e o relembrassem, o fizessem tomando sangue.

É muita imaginação ou simplismo demais? Não sei. Tudo que sei é que a garotada ta sendo influenciada brutalmente pelas lendas. Basta ver o sucesso da saga crepúsculo (de gosto duvidoso). Não por ser satânico como um "sapinho" disse no twitter outro dia, mas por ser ruim mesmo. Poderia citar aqui alguns clássicos do cinema que valeriam à pena ser vistos como "entrevista com o vampiro" de Anne Rice, ou "Drácula" de Bram Stocker.

O grande caso é que esse lance de vampirismo é cultuado no meio dos jovens mais pelo visual gótico e atitude discreta do que pelo próprio mito do sugador de sague. Existe hoje até um grupo que se dizem "vampiros psiquicos". Mas falando de Jesus, devemos entender que o significado de "tomar" sangue na ceia é apenas simbólico, não há transubstanciação, é o fruto da vide que é tomado, simbolizando seu sangue, tão livremente derramando para pagar pelos pecados daqueles que ele ama tanto.

Dito isso, devemos entender que a carne e o sangue, foram sacrificados por nós. E que se quisermos relembrar seu sacrifício, há um cerimonial que o faz com clareza, nos mostrando que se quisermos ter parte com Ele, devemos estar dispostos a ter o mesmo final que Ele teve.

E no mais, tudo na mais santa paz!

6 comentários:

  1. Eu sou um vampirinho abençoado!

    todo o ultimo domingo do Mês tomo o sague da nova aliança!

    ResponderExcluir
  2. Nessa história de ser culturalmente relevante ou contextualizado as vezes aparece cada merda.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, estamos em uma ERA, onde a juventude não corre mas atras de informação, ficam lá sentando esperando a nóticia vim sem se dar o luxo de pensar, "será que isso está certo ?".

    Rainã Pissinati
    @raayox

    ResponderExcluir
  4. Taí uma coisa que eu nunca fui capaz de entender... pq se deve tomar o "sangue" de cristo e consumir a sua carne!! nunca entendi esse simbolismo! Sei que fala no sentido de oferta e aceitação de holocausto e tal (referência aos holocaustos de espiação de pecados), mas essa explicação nunca foi suficiente pra mim e nunca pude ler nada realmente esclarecedor sobre...

    Mas uma das lendas sobre o vampirismo é que ele teria sido iniciado em Caim, que na verdade essa seria a marca que deus tinha lhe causado e tal... De qualquer forma os vampiros são muito legais, bem mais interessantes que lobisomens!!

    =]

    ResponderExcluir
  5. Vitorino, tb acho os vampiros mais interessantes que os lobisomens. Os vampiros mantém sua consciência enquanto os lobisomens saem do controle. E sei lá, a figura vampírica é mais legal.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom artigo pastor, devemos realmente mostrar as pessoas que a ceia é algo simbolico e não transubistancial, como muitos dizem por ai.
    que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.