segunda-feira, 14 de junho de 2010

Odeio teóricos.

Tem raça mais chata que essa? Os burocratas da fé, são aqueles que criticam o cotidiano, a igreja, as obras sociais, os irmãos, os movimentos e não fazem nada pra melhorar a situação, não se apresentam como parte da solução dos problemas. Espalhados pelos blogs por aí, há milhares deles, sempre comentaristas.

Tenho que frisar que minha experiência aqui no blog, me fez conhecer, dezenas de comentaristas maravilhosos, que compõe 90% dos coments que você lê aqui. Mas os outros 10% que sem excessão se apresentam como anônimos, esses merecem uma tarde inteira na compania do Júlio Severo ouvindo os sapinhos cantarem.

O antídoto pros teóricos é simples, os práticos. Gente como Leonardo Gonçalves do Púlpito cristão, que planta igrejas em Piura, Peru e mantém pela misericórdia um projeto de pré escola para as crianças que vivem em situação economicamente carente; Gente como Renato Vargens que através de se trabalho com famílias já impediu pela Graça que centenas de casamentos se desfizessem, inclusive o meu; Gente como Mario Freitas, da 3ª presbiteriana de BH que comanda um grupo de apoio ao Haiti e que evangeliza gente peso pesado como os atletas de MMA top de linha do Brasil.

Eu poderia ficar citando aqui dezenas de nomes, mas o post se estenderia demais. Mas pra essa gente que vive de mau humor e de mal com a igreja, recomendo uma boa dose de missão urbana. Venha aqui em Niterói e eu te levarei pra passear no meio das prostitutas do nosso projeto 327 num prédio onde 350 meninas se prostituem a luz do dia todos os dias, ou então podemos ir as comunidades carentes onde fazemos evangelismo com crianças que mal tem o que comer, ou se preferir, podemos ir a casa reviver com meu amigo Siri e ver a realidade de uma comunidade outrora dominada pelo tráfico e que agora se vê em plena transformação graças a ação de crentes que acreditam na igreja e apostam nela como Jesus sempre apostou, dando a vida por essa causa.

Teóricos, parem de falar besteiras e coloquem a mão no arado, mas lembrem-se do que diz a Palavra se ela ainda faz diferença pra vocês: "Colocou a mão no arado... não olhe pra trás". Que Deus abra os teus olhos e faça você se mexer, porque só pode postar condenando as práticas, quem combate na prática, quem não faz nada, é melhor calar a boca porque calado já está errado.

E no mais, tudo na mais santa paz!

5 comentários:

  1. Cara... eu tinha certeza que iria encontrar vários comentário por aqui... estranho ! Nenhum teorico ainda?

    Grande, boa exortação, sou membro da Presbiteriana, é uma igreja maravilhosa (assim como tanas outras) porém existem muitos teoricos que na pratica... "Senhor eis-me aqui, evia aquele outro ali, meu papel na obra é ser critico"

    Ora bolas...

    Conhecimento bíblico só se torna válido quando é praticado, do contrário é só conhecimento como qualquer outro!

    Não deixem de visitar: http://www.cabecajovem.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe, as vezes não te entendo... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão, só posso te dizer e fazer um comentário: obrigado, muito obrigado.

    Quero te agradecer porque voc~e acabou de me arrancar de um estado em que eu tava quase entrando: ficar com pena de mim mesmo pelo que estou passando (que vc sabe).

    é hora de ir pra rua. Obrigado Márcio. Eu te entendi.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu acho que tem que existir lugar para os críticos tanto quanto para os práticos, mas para os críticos coerentes... aquele que correspondem às suas próprias críticas!

    Mesmo pq criticar é fazer algo, é elucidar questões, é direcionar, é pastorear, etc... agora criticar, sem evidências teologicas ou filosoficas, e sem uma correspondência com suas atitudes reais realmente não é pra se levar em conta e, somente neste ponto, eu concordo com vc!

    Em todos os pontos da nossa sociedade existe essa diferenciação, entre quem pensa e quem faz, na igreja não é diferente...

    ResponderExcluir
  5. FALAR É FÁCIL...QUERO VER BOTAR A CARA PELO REINO!!!!!!!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.