sexta-feira, 5 de março de 2010

Avatar e um lampejo de cristianismo!

Não foi só "um" lampejo. Foram vários. Avatar de James Cameron, foi pra mim um filme revolucionário com relação aos efeitos especiais e o mergulho definitivo no mundo 3D. Mas além disso o filme vem carregado de mensagens cristãs. Pacifismo, preservação da criação, valorização da criiatura e etc...


Porém o momento que mais me marcou foi o momento onde Jake é aceito entre os Na'vi. Que momento espetacular. Depois de um período de lutas e de aclimatação com a cultura e estilo de vida dos nativos, Jake é recebido pela população local como um igual. E como símbolo dessa igualdade eles criam uma grande corrente Na'vi onde alguns membros da tribo tocam o Jake e os demais se conectam através de um toque nos ombros formando grandes filas indianas.

Quando vi aquilo, fiquei tocado e me veio a mente o versículo que diz que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Os Na'vi entenderam isso e naquele momento demonstraram que a luta de Jake a partir dalí, seria também a luta daquela nação.

Quem dera fosse assim entre nós cristãos. Ao invés de receber com afeto gente que foi massacrada pela vida e que passou pelas provas mais duras do dia a dia dessa sociedade cruel, nós preferimos viver enfiados em intrgias e brigas que apenas destroem o convívio e que prejudicam os novos, dificultando assim a caminhada cristã de quem ainda está puro e quer viver em santidade.

Plena comunhão, partir do pão e afetividade deveriams er a nossa marca enquanto filhos do altíssimo. Que Deus faça uma transformação no nosso "avatar" e nos faça enxergar a beleza do evangelho vivo de Jesus Cristo e nos tire da vida de deformação em que nos enfiamos em busca de um evangelho dos evangélicos.

E no mais, tudo na mais santa paz!

14 comentários:

  1. Pr, eu concordava com vc, mas eu vi o driscoll fazer uma avaliação do filme... ao mesmo tempo que tem msgs cristãs, fala muito de um cristianismo nova era.... Acho que são duas maneiras de ver, eu particularmente prefiro ver o lado positivo que o negativo

    ResponderExcluir
  2. O quê no final do filme me decepcionou foi a inocência da solução encontrada.

    Ora, a natureza não faz isso. Quanto mais a gente bate nela, mais ela se submete, e vai morrendo.

    Esta é a pior vingança contra os humanos. Ela não reage, vai como ovelha muda ao matadouro, e deixa ser morta por seus algozes.

    A natureza não reagirá contra nós, e, ao massacrarmos ela, ela morrerá, e nós com ela.

    ResponderExcluir
  3. Respeito a opinião de cada um, mas discordo absolutamente do Gabriel, a natureza já está respondendo, e vai piorar! Aquecimento global, desmatamento, extinção de animais, etc isso tudo é causa e toda causa tem um efeito, e os efeitos são El Niño, derretimento das geleiras, neve em quase primavera nos estados unidos, 40 dias de tempestade em São Paulo... isso, ao meu ver, não é "não reação".
    abraço Pastor e que a Paz de Deus esteja contigo.

    ResponderExcluir
  4. Neto, ela não está reagindo "contra nós". É apenas ação e reação.

    A natureza não faz nada para impedir os milhões de litros de esgoto que são lançados diariamente nos oceanos, nem para impedir que garimpeiros destruam rios e matas em busca de minerais, muito menos ataca de volta os caçadores de elefantes.

    Ela apenas sofre as dores, e nós sofremos com ela.

    ResponderExcluir
  5. Passando só pra elogiar a perspectiva de ver lampejos de mensagens cristãs num filme, Pr. Márcio.

    É claro que há outras mensagens que podem ser caracterizadamente "new age", ou budistas, enfim... mas, acredito q o cristianismo carrega não a revelação última, mas o portador dessa revelação, Jesus Cristo!

    Fiquei triste com a posição do Mark Driscoll. Aliás, desde sua opinião tão boba sobre o livro A Cabana, tenho percebido o quanto ele é um fundamentalista (no sentido ruim) travestido de pastor pop.

    Daí, então isso acaba soando como estratégia de conquistar! Não soa natural, sei lá...

    Do jeito que ele vai indo, vai acabar se tornando um Josué Yrion versão 2.0. rs

    Prefiro ver Deus em todos os lugares que puder... e acredito Ele está lá! mesmo no mais profundo abismo, como diria nosso amigo Davi! rs

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Ola Pr Marcio, paz seja com você

    seu artigo sobre o filme é interessante, porque até agora só li criticas da parte dos meios evangélicos. Olharam somente o lado místico, Nova Era, estas coisas.

    Assisti o filme 2 vezes, pq gosto de super-produção e "Avatar" da um shom de efeitos especiais, vamos admitir. E o que gostei no seu artigo é olhar pelo lado bom da coisa, gostei quando vc disse: "Que Deus nos faça uma transformação no nosso "Avatar" e nos faça enxergar a beleza do evangelho vivo de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Olá pastor Márcio, gostei do seu texto!
    Sabe que apesar do panteísmo explicito do filme, eu também tirei algumas lições preciosas do cristianismo neste filme!

    Quando o bonitinho se transformou avatar, (por favor não entenda como heresia, mas só como lampejo), na hora me veio a encarnação de Cristo.

    Ele veio para se identificar "completamente" com Seu povo! Ahhh, eu me emocionei!
    Se fez homem, habitou entre nós e venceu nossa guerra!!

    Parabéns pelo post,
    Fique no amor do Eterno!

    ResponderExcluir
  8. O filme é muito bom mesmo.

    Mas de cristianismo não vi nada.
    1º fator de cristianismo é a verdade
    e não verdade oculta, escondida sutilmente em alguns sinais no filme.

    Sem contar que se fosse relevar algo para esse modo, levaria em conta tambem que há sinais de reencarnação e espiritismo. Cujo não tem nada haver com cristianismo.

    O filme em si eh muito massa, mas nem de perto colocaria como exemplos cristãos que há no filme, isso não tem nada haver.

    ResponderExcluir
  9. Respeito sua opinião Ventura, porém negar que a cena da iniciação de Jakesully não tem nada haver com cristianismo é não querer enxergar.

    ResponderExcluir
  10. O bom de eu ler esse artigo é que vou assistir o filme com um olhar mais voltado para a busca das mensagens positivas.

    Alguém aqui mencionou que o filme traz questões espíritas e que isso nada tem a ver com o cristinismo, com todo o respeito devo mencionar que como ex espírita (hoje graças a Deus salva) a doutrina espírita é baseada nos princípios e valores cristãos, então não dá para dizer que nada tem a ver pq tem muito a ver.

    Não estou aqui discutindo as práticas religiosas em si, pois é até descabido, mas sim o simples fato de que alguém disse que o espíritismo nada tem a ver com o cristianismo.

    Quanto ao filme, de fato lamento não ter ido ver no cinema... pois agora não vou poder ver em 3D.

    A paz!

    ResponderExcluir
  11. Em tempo: GOSTO MUITO DESSE BLOG!!!

    ResponderExcluir
  12. Malú,

    gosto de todos os coments do blog, mas são palavras como as suas que me fazem seguir postando todo dia!

    Bj grande

    ResponderExcluir
  13. TEM MUITO DE CRISTIANISMO NESTE FILME, POREM, Ñ PODEMOS CONDENAR TUDO OU DIZER Q TUDO É CRISTIANISMO TEMOS Q SER SÓBREOS O BASTANTE PARA IDENTIFICAR OQ É DE DEUS E OQ Ñ É, EM TUDO NA VIDA TEMOS Q PASSAR UM FILTRO E BUSCAR UM EQUILIBRIO PARA TODAS AS COISAS, A DIFERENÇA DO REMEDIO PARA O VENENO É A QUANTIDADE ADMINISTRADA, AQUILO Q NOS DÁ A VIDA PODE TAMBEM SER MORTE PARA NÓS, ATÉ MESMO NOSSO AMOR A DEUS, SE Ñ TIVER UM EQUILIBRIO, SE TORNA FANATISMO EO FANATISMO Ñ É DE DEUS

    ResponderExcluir
  14. bom...agora q assisti avatar (comprei sexta-feira passada), posso dizer minha opinião À respeito...
    o filme eh excelente, personagens carismáticos, a msg também eh interessante (proteção à natureza)...

    mas....

    tenho q concordar com Mark Driscoll...o filme tem mto do panteísmo, adoração à uma divindade q tah em todo o lugar, em cada planta, em cada animal, transferência da alma de um corpo pra outro...eh difícil encontrar algum ponto de cristianismo nesse filme...

    mas n to condenando o filme, apenas dei minha opinião à respeito...fora essa coisa panteística toda, o filme ainda sim eh excelente e vale a conferida...

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.