sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quem garante que a Bíblia é verdadeira?

Pergunta:
A Paz do SENHOR, Pastor Márcio.
Pr Márcio, Eu me converti há um ano e fui batizada no último dia 22. Por isso ainda tenho muitas dúvidas para serem esclarecidas. Uma delas é sobre a quantidade dos livros da Bíblia. A Evangélica tem 66 livros e a outra tem 73.
Em Apocalipse 22:18-19, Deus condena àquele que acrescentar ou tirar alguma coisa da Bíblia.
Minha pergunta é a seguinte,
Quem garante que é a Bíblia que tem 73 livros que foi acrescentada?
O que me fará ter a certeza de que nenhum livro foi excluído da Bíblia que tem 66 livros?

___________________________________________________________________________________

Resposta:
Oi paz,

A canonicidade garante isso. O que foi o canon? Foi o processo de "filtragem" dos livros da Bíblia. Isso incluiu diversos tipos de análise, como por exemplo: Apostolicidade, os livros só entravam no canon quando era confirmada a autoridade apostólica por trás do escrito. Tinha que ter o crivo apostólico. Outra questão foi a compilação das escrituras. Escribas passaram anos e anos apurando o que era real e o que era fictício o que afasta a possibilidade de fraude. Os evangelistas por exemplo tinham muitas fontes como a fonte "Q" que era a fonte das testemunhas oculares (pessoas que viram os episódios narrados nos evangelhos), além disso no caso do evangelho de Marcos temos a narração de Pedro para os fatos escritos por João Marcos.

Os livros apócrifos, são preciosos pelo seu valor histórico, por exemplo "macabeus" narra um período interessante de Israel. Mas esses outros livros foram rejeitados no canon hebraico porque continham passagens contraditórias e então um grupo de pessoas que eram extremamente dedicadasa guarda da escritura sagrada resolveu apurar essas coisas e fechar o conteúdo sagrado. O evangelho de Nicodemos não entrou o canon porque citava uma fonte da juventude, o livro dos Macabeus em determinado momento cultua os mortos, Bel e o dragão, continuação de Daniel foi considerado fictício e assim por diante.

Fique com a passagem bíblica que diz o seguinte: Salmo 119.160: "As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre."; 2 Tim 3.16"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"

13 comentários:

  1. Excelente resposta Pr. Márcio. Excelente pergunta também da nova convertida. Quem dera tivéssemos mais gente assim em nossas fileiras. O engano diminuiria em muito seu alcance.

    ResponderExcluir
  2. a duvida da irmãzinha , poderia ter sido melhor esclarecida a começar pela passagem de apocalipse 22-18,19 onde Deus se refere ao livro especifico do proprio apocalipse onde tirar ou colocar qualquer coisa a essa revelação geraria condenação(livro do apocalipse), pois até então(quando João teve a revelação) não existia esse ajuntamento de livros que chamamos de bíblia.
    quanto a formação da biblia aí ja acho um tanto de politicagem por traz disso , mas isso não vem ao caso , pois ela com 66 ou 73 livros, graças a Deus que a temos para poder ler analizar e estudar pedindo ao Santo Espirito de Deus para nos dar descernimento de tudo o que está escrito, pois convenhamos que tem muita coisa que não bate uma com as outras, não sei se por erro de traduções ou por falhas ou falta de pedaços originais. pois se fossemos analizar as contradição entre os livros muitos ainda ficariam fora dessa seleção "sagrada".

    ResponderExcluir
  3. Esse video responde muito bem essa pergunta: http://deusemdebate.blogspot.com/2010/02/por-que-eu-acredito-na-biblia-voddie_13.html

    ResponderExcluir
  4. Eu tb teria a mesma pergunta, pois até pouco tempo atrás, eu era católico e fui convertido por Deus p/ evangélico. Mas sempre lia a Bíblia católica (73 Livros). Mas recentemente, no culto da minha igreja, comprei a Bíblia evangélica e estou feliz! Tive um pulo dos livros antes de Jó, que só existem na Bíblia católica. Fora orações, que eu fazia e ainda faço, mas como não consigo tempo, sou mais objetivo! Mas a Bíblia, é uma só e Cristã. E tb temos a Bíblia Judaica, o Torá. Somente o Antigo Testamento. Mas o que importa é crer em Deus, em nosso Senhor Jesus Cristo e servir com fé e amor! :)

    ResponderExcluir
  5. Pena que nem todomundo tem a coragem de perguntar mas ainda bem que existem pessoas como o Pastor Márcio pra responder.

    ResponderExcluir
  6. A paz, Marcio.
    Uma ressalva, pois muda toda a interpretação do contexto. O verso de 2a. Timóteo 3:16, na Edição Revista e Corrigida suprime o verbo "ser" - conjugado no tempo presente, ficando assim: "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"
    Suprimindo o verbo que afirma ser toda Escritura divinamente insirada, sugere outra interpretação: Assim sendo, toda Escritura QUE FOR divinamente inspirada é proveitosa para ensinar etc.
    A paz.

    ResponderExcluir
  7. Não foi uma boa resposta...

    O que teoricamente garantiria a autenticidade do cânone seria nada além da fé. Ninguém realmente sabe as verdadeiras intenções das escolhas dos livros, portanto sempre haverá os que defendem as intenções políticas e outros a iluminação divina, qualquer outra resposta além dessa é especulação.

    Agora o processo de filtragem do cânone foi muito mais político do que sagrado, já que visavam a manutenção da então formada igreja ortodoxa que combatia principalmente outras ordens e seitas da época, até mesmo as diferentes formas de culto entre as suas proprias igrejas.

    O canône ja foi mudado diversas vezes segundo conselhos TOTALMENTE influenciados por questões políticas contemporâneas(até a definição da septuaginta foram mais de 6 conselhos e pra definição do NT foram outros varios até aos protestos de Matinho Lutero que foi a ultima revisão do cânone).

    Até o livro de salmos já foi considerado apócrifo em determinada época então nem a sua citação dá alguma garantia de autenticidade...

    ResponderExcluir
  8. Deve ser por isso que sem fé é impossível agradar a Deus. Bom, não sou cientista, sou cristão, se eu fosse cientista exigiria evidências científicas, se fosse historiador, históricas, mas como sou cristão aceito por fé e pela incrível coincidencia de todos os livros da Bíblia apontarem pro mesmo cara JESUS.

    ResponderExcluir
  9. Coincidência?!?! que coincidência?!?! hauhauhauahua essa é boa "anônimo"... a unica coisa que não existe na biblia é coincidência... e se estamos falando de ESCOLHAS DOS LIVROS menos ainda.... Vc não entendeu que ela FOI CONSTRUÍDA EXATAMENTE PRA ISSO?! PRA FALAREM DE UMA MESMA PESSOA?! Todos os livros que faziam parte do canon e que falavam algo contrario a idéia central da liderança da época foram cortados e queimados... ainda bem que sempre tem alguem que pensa na posteridade...

    Agora é engraçado como alguns falam da não necessidade da história ou de outras ciências para a explicação da bíblia e coisas do sagrado, mas quando os historiadores encontram qualquer vestígio de autenticidade, por mais esdrúxulo que possa ser, não perdem tempo em divulgar de púlpito que a ciência provou e blablabla...

    enfim...

    ResponderExcluir
  10. O ex-protestante Dave Amstrong veementemente asseverou: “O protestantismo necessariamente é um “parasita” do Catolicismo.

    ...Estão perdidos, em "migalhas" surgiram anos luz após a Biblia ja existir e ainda me "rasgam" a VERDADEIRA Palavra.
    Com todo respeito Pastor, poderia me provar usando a Biblia quais são os livros realmente inspirados?
    Não vai conseguir...NÃO existe sequer um capitulo que diga "esse ou aquele" livro é inspirado; Sabe o que isso significa? Que a "sola scriptura" não passa de uma mentira inventada por homens.

    Obs: Sou "Ex" Protestante.

    *Deo Patri Sit Gloria*

    ResponderExcluir
  11. hum... protestante eu continuo a ser e sempre serei, jamais deixarei de protestar seja contra o governo corrupto, contra a religião ou qualquer coisa que desagrade a minha moral!!

    Já que o anonimo gosta de latim então vamos terminar com outra frase legal tbm: "Quis custodiet ipsos custodes?! =]

    Ps: me espanta ninguém se interessar por este tópico que é extremamente sério enquanto outros tão toscos são tão comentados... uma pena...

    ResponderExcluir
  12. Os livros ditos "Bíblicos" do Novo Testamento foram coletâneas de manuscritos de várias seitas cristãs que se propagaram e foram "filtradas" (obviamente respeitanto os interesses da Igreja) mais de 300 anos depois de Cristo (DC). Após a morte/ressureição de Cristo praticamente todos os apóstolos sairam a pregar a palavra do Senhor e a propagar aquilo que eles haviam entendido desta. Não sairam distribuindo cartilhas, mas sim a palavra, pois era a prática dos profetas. Portanto, o que há escrito não são de autoria propriamente dos apóstolos, mas interpretações de seus seguidores que foram reunidas no Concílio de Nicéia 323 anos depois de Cristo (DC) onde decidiu-se quais livros eram "Divinamente inspiradas". Portanto a Bíblia serve como base de ensinamento e nela há muita coisa de bom para se ensinar e pregar, mas não deve ser levada a fio de faca, pois os interesses da Igreja fizeram que suprimissem muitos ensinamentos que não eram compatíveis com os interesses da Igreja, quais sejam as Escrituras Apócrifas, dentre elas a de Tomé, etc. Muito disso foi queimado ou está trancado a sete chaves no Vaticano, pois ,se for divulgado, a religião cristã poderia sofrer muitas mudanças.

    ResponderExcluir
  13. Correção: a lista de Atanásio foi definitivamente fixado apenas no concílio de Cartago em 397 d.C.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.