O noivado tradicionalmente é uma forma de compromisso. Porém, o senso comum o coloca como um período de "enrolação" onde as partes ganham tempo para não assumir um compromisso maior por medo do que possa acontecer no casamento. Daí, o noivado pode estender-se por anos, trazendo angústia e "amarrando" a vida do casal por um período indeterminado.
Noivado, não deixa de ser um período probatório, onde o casal se analisa melhor e onde experimenta uma nova esfera de compromisso. Se o namoro foi o momento de um primeiro contato, de conhecimento mútuo, o noivado é um aprofundamento na intimidade. Fisicamente falando, deve permanecer tudo como estava no namoro, já que as carícias mais quentes e o ato sexual são delícias somente experimentadas no casamento.
Deve-se no noivado, definir o que se quer, tentar conhecer melhor os gostos, as manias, os trejeitos do seu futuro cônjuge. Se o noivado for usado apenas para ganhar tempo e não como um período intermediário necessário para amdurecimento da relação, então teremos uma das partes frustrada e machucada em pouco tempo, já que pressupõe-se que o noivado é um passo de encontro ao casamento e não contra ele.
Bem, a bíblia não nos mostra um modelo de noivado, mas já que nossa cultura prevê esse momento, devemos nos posicionar a respeito desse assunto. E a posição correta é a que leva o noivado como um compromisso e não como enrolação.
E no mais, tudo na mais santa paz!
Olá querido Márcio, mais uma vez você foi simples sem ser simplório.
ResponderExcluirBoa definição e perspectiva sobre um assunto silencioso na Bíblia.
Inclusive temos alguns casos nas igrejas de noivos profissionais: aqueles caras que vivem noivando sabemos bem porque.
Só uma pergunta: você remove comentários, ou o contador está ruim? Porque eu estava com 33 coment´rios já.
Graça e paz, sempre.
Marcus Vinicius
Marcus tanto o contador de comentários quanto o de twitts estão dando zebra mesmo...
ResponderExcluirCompromisso já diz tduo,compromisso é compromisso,enrolar a pessoa e falta de senso,das duas partes
ResponderExcluirCaro Pr. a única diferença entre a alinaça de noivado, e aquele anel ridículo de compromisso é o metal e o preço, com a mesma facilidade que se tiram um anel de compromisso, também tiram um de noivado, toda a verdadeira diferença está no coração e na responsabilidade do futuro casal. eu namorei 2 meses e meio, noivei porque era de prache né, rsrs (e tb pq queria marcar meu território e dizer pra todo mundo que já tinha dona kkkk) fiquei como noivo 6 meses (pq era o tempo que eu precisava para adquirir móveis e pagar as contas do casamento que não são baratas rsrs) e casei, e pretendo ficar casado poko tempo com minha esposa, (calma, calma) é que anseio a volta de jesus o mais rápido possivel rsrsrs. abraços
ResponderExcluirhttp://manoel-lopes.blogspot.com