sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Série obras da carne - Parte 4 - A impureza e seus aspectos.

A impureza tem suas diversas faces e ás vezes esconde-se por trás de muretas que criamos, e disfarçadamente vai se alojando no nosso interior e nos destruindo pouco a pouco, minando nossa consciência e nossa capacidade de discernir o bem do mal. Por isso, resolvi expôr algumas das faces da impureza com as quais convivemos na nossa caminhada cristã.

Impureza através das palavras – Isaías 6:5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.

Quando Isaías lamenta diante de Deus porque tem lábios impuros, uma palavra vem a minha mente: Murmuração.
É através da murmuração que nossos lábios se tornam impuros, através disso é que começamos a maldizer os irmãos e a nos queixar de tudo o que acontece ao nosso redor, seja bom ou seja ruim. “O povo” de impuros lábios no texto de Isaías, nos mostra que ninguém daquele meio estava apto para servir ao Senhor , por causa da sua impureza. Mas Deus, pela sua misericórdia, chamou talvez o único homem que ainda poderia quebrantar-se diante dele, para que fosse enviado a pregar as Palavras do Deus altíssimo. Isaías sentiu-se imensamente constrangido quando viu a Glória de Deus, porque encontrava-se em murmuração contínua, mas permitiu que Ele purificasse seus lábios perdoando seus pecados e tornando-o limpo para o serviço do Senhor. Deus sempre tem uma tenaz pronta para aqueles que querem ouvir a Sua voz.

Ainda falando de lábios impuros, não podemos esquecer um desdobramento deste termo que pode representar aquilo que falamos que é torpe, pornográfico ou obsceno. Palavrões, expressões pesadas, piadas impróprias, elogios descabidos e etc..., formam o restante do arsenal de impurezas que nossos lábios professam ou são tentados a todo momento a professar. Além disso, considero impuro e talvez mais grave ainda do que todos os itens antes citados, um tipo de impureza de lábios que infelizmente predomina nas congregações cristãs hoje em dia: A FOFOCA.

Não há nada pior do que disse me disse, falácias, invenções e repasses de informações sobre a vida de outras pessoas ou sobre situações que aconteceram com irmãos. Devemos nos comportar e nos apresentar a Deus como obreiros que não tem do que se envergonhar como disse Paulo a Timóteo lá em 2Tim 2:15. Qualquer tipo de falatório que chegue aos seus ouvidos deve ser levado a quem é de direito, porque se você ouvir aquilo que é dito sem tomar uma atitude, torna-se também participante da fofoca e impuro como o fofoqueiro.
Mas como agir neste caso? Leve o caso a quem é de direito para que seja resolvido. Recuse-se a ouvir qualquer tipo de reclamação sobre outrém, mas se for inevitável, leve a pessoa que está trazendo a questão a resolver seus problemas diretamente com o sujeito citado na conversa. Procure também, sempre apurar acontecimentos com quem esteve ativamente envolvido como assunto em questão e não com pessoas que ficaram a margem ou que souberam de outras pessoas sobre o acontecido.


A impureza dentro da cabeça – Um ato é conseqüência de um pensamento. Antes de consumarmos qualquer coisa, pensamos nela antes nem que seja por uma fração de segundo. Assim concluímos que muitas vezes, a prostituição é conseqüência da impureza de nossa mente.

2 comentários:

  1. Excelente post. A impureza de nossos lábios é altamente destrutiva: separa, desconstrói, desfaz, dessaruma, desaloja.
    Infelizmente os exemplos citados também estão entre nós cristãos. Lembrei de um livro, Retorno à Santidade, que nos alerta aos pecados de palavra. O quanto pode ser impura nossa boca.
    Vigiemos.

    Graça e paz, sempre
    Marcus Vinicius
    @prmarcus (Twitter).

    ResponderExcluir
  2. Parabens caro pastor pelo post!
    É muio melhor e bem mais construtivos essas suas palavras do que ataques a outros pastores( não que não tenha razão em algumas vezes)como por exemplo Malafaia ou outros! Estas suas palavras foram na verdade bem mais edificantes para o povo de Deus que o acompanha por aqui! Deus o abençoe!

    Márcio


    assis/SP

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.