terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O evangelho da prosperidade não é o Evangelho.


Parece que tudo se mesclou. Falou em crente os caras colocam todo mundo num balaio e generaliza. Eu estou aqui hoje pra dizer que eu não sou parte e nem comungo com nenhum "líder" da Universal e adjacentes. Sou cristão e só. Sigo a Cristo e seu evangelho e rejeito firmemente o evangelho da prosperidade. Pra isso quero aqui diferenciar o evangelho da prosperidade do Evangelho vivo de Cristo.



*O evangelho da prosperidade é desse mundo o de Jesus não;
*O evangelho da prosperidade vê valor exacerbado no que é passageiro o Evangelho de Jesus vê valor no que é eterno.
*O evangelho da prosperidade gera despotas, ditadores o de Jesus gera servos.
*O evangelho da prosperidade traz medo o de Jesus traz paz que excede o entendimento.
*O evangelho da prosperidade mata pessoas todos os dias com suas promessas vazias, o de Jesus traz vida e vida em abundância.
*O evangelho da prosperidade é o evangelho dos religiosamente bem preparados o de Jesus é dos maltrapilhos que sabem que carecem de misericórdia diária.


Bem, eu pderia ficar aqui o dia inteiro escrevendo diferenças, mas acho que pra bom entendedor meia palavra basta não é?


E no mais, tudo na mais santa paz!

11 comentários:

  1. Olá!

    amém..
    Parabens pastor, acompanho o seu blog há um tempo.
    Mas sou obrigado a discordar:

    "O evangelho da prosperidade é o evangelho dos religiosamente bem preparados..."

    religiosamente bem preparados? acho que não hein?
    porque não dá nem para falar de religião...
    Pelo contrário, acredito que é mal preparado em tudo... e biblicamente falho em diversos pontos.

    Mas me desculpe qualquer colocação, não sei se entendi direito o que o senhor quis dizer...

    parabéns pelo trabalho

    grande abraço.

    paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. , Boa tarde, sou Obr. da IURD, mas com todo respeito discordo do Sr. , a obra de Deus tem que ter a properidade, a obra sem Dinheiro não cresce, e temos sim... que pregar a prosperidade, o povo de Deus não é obrigado a viver na miséria.

    Deus o abençoe.

    Na Fé

    Allan Calixto -Viçosa-MG

    rosvelth@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. o povo de Deus nao eh obrigado a viver na miseria? ai ai ai...

    Otimo texto, Pastor.
    Deus o abencoe.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A Prosperidade de Jesus é INTEGRAL, atinge todas as áreas de nossas vidas (sentimental, emocional, ministerial, familiar etc).

    Não podemos achar que prosperidade é só dinheiro. Prosperidade é muito mais abrangente!

    Imagine que a prosperidade é um fruto dividido por gomos - igual a laranja, o limão. O dinheiro é um desses gomos e não o fruto.

    Prosperidade é estar melhor hoje do que ontem; é estar melhor amanhã do que hoje.

    Obs.: Pr. Márcio, excelente blog! Parabéns!

    Pr. Marquinhos

    ResponderExcluir
  6. Vou reproduzir aqui, um trecho de algo que eu escrevi neste (http://marciodesouza.blogspot.com/2009/12/mensagem-de-ano-novo-de-silas-malafaia.html) outro post:

    Pergunto ao senhor: Deus nos criou para que? Para sermos felizes? Você acha que um dia Ele falou:

    - “Vou criar o homem para torná-lo feliz nesta terra!”

    Vamos a Bíblia:

    “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2)

    Este é o pensamento vigente nas igrejas da prosperidade... Se a pessoa tem alguma enfermidade, ou tem problemas financeiros ou familiares, só pode estar “em pecado”!

    Jesus, no entanto, contradiz esta postura!

    “Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9:3)

    Esta afirmação de Cristo responde minha primeira indagação: Absolutamente não! Neste contexto (ressalto, segundo este contexto), Deus nos criou para que fosse manifesta em nós a Sua glória!

    Estevão foi um servo fiel, ele por acaso morreu, prospero e farto de dias, rodeado de filhos e netos? Não! Morreu jovem, apedrejado, fora da cidade!
    Assim foram com todos os apóstolos e milhares de outros cristãos, fieis ao Reino, que morrem em buracos e containers ao redor do mundo!
    Tudo pela glória de Deus! E não pela exaltação efêmera do homem...

    O problema da pregação do Pr. Silas é que, ultimamente, ela tem se focado excessivamente nisto! Em dinheiro, em viver bem, em ter glórias pessoais, em “vitórias” ( que na maioria das vezes significa dinheiro, vide o nome de sua “associação”, como enfatiza isto). Segundo esta teologia desumana e suja, quem por acaso estiver fora do padrão de “cristão próspero”, só pode estar “em pecado”...

    Resumindo: Podemos, sim, ter uma vida difícil e sofrida, mesmo sendo servos fieis ao Senhor, a Bíblia está povoada de exemplos... Deus não tem obrigação nenhuma de nos tornar felizes, quanto mais de nos tornar prósperos financeiramente... Se Ele assim o fizer é pelo Seu amor e pelo Seu favor!

    Peço licença ao Pr. Márcio para citar dois posts meus relacionados a estes assuntos, peço aos irmãos que defendem esta linha de pensamento que leiam despidos de qualquer ideia pré-estabelecida:

    Sobre a teologia da prosperidade:
    http://porele.wordpress.com/2009/11/21/demonologia-da-prosperidade/

    Sobre os ditadores do "evangelho": http://porele.wordpress.com/2009/11/30/apesar-de-voces-amanha-ha-de-ser-outro-dia/

    nEle

    ResponderExcluir
  7. Haha, que coisa, pra mim o mais feio não é pregarem sobre prosperidade. O feio eu acho é ouvir! TODAS as pessoas que eu conheço que gostam dessas coisas não são pobres, nao sao ricas tambem, mas sempre tem seu sustento garantido. E no fim das costa quando elas ganham algo a mais, ficam alegres e agradecem a Deus. Mas eu NUNCA vi elas dando abrigo para um sem teto por exemplo. Eles gostam é de prosperidade propria, devia se chamar "Evangelho da ganância".

    É melhor DAR do que RECEBER, pare de pensar em você mesmo!!!!!!

    Jesus não veio para receber, ele veio pra dar, e a própria vida.
    Deus manda o Rei dos Reis, superior a absolutamente todos nesse mundo para pagar a nossa divida, e ainda tem gente pensando em ter prosperidade na sua medíocre vida? HIPOCRISIA DO INFERNO!

    Ajude quem nao tem nem se quer um tostao no bolso. Hipócritas malditos! Se Deus diz que nunca vai faltar comida pro justo porque voce procura a prosperidade se ela ja é dada pra voce? Porque voce nao confia? Gananciosos!

    Olha oque Jesus diz:
    "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou
    forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim".
    Mt 25:34-45

    Uma galera no mundo morrendo de fome, de frio, e vc pedindo pra Deus quitar as dividas que vc mesmo fez. É muita falta de amor ao próximo isso.

    O irmão Allan disse ali "a obra sem Dinheiro não cresce".. Mentira.
    Me diz como a igreja cristã na China é uma das que mais cresce no mundo?
    sendo que os missionários chineses ganham em torno de 100 dólares POR ANO para se virarem?

    Prosperidade propria uma ova,
    Nos é ensinado a sacrificar a propria vida pelo proximo, de a si mesmo como obra.
    Dinheiro é só uma das formas de ajudar na obra, mas NUNCA foi a maior das ajudas,
    se dinheiro fosse o caminho Deus pagava em ouro, afinal ele eh dono de tudo isso.
    Mas não.. só o SACRIFÍCIO de Jesus podia fazer isso.

    Mais uma vez eu digo, dê a si mesmo como obra,lute pelos outros, seja justo, ame, acolha, ajude.

    PELO AMOR DE DEUS pense em quem realmente precisa.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Pastor, a impressão que tenho algumas vezes é que o seu blog está cheio de raiva, o reino dividido não vai longe, em algumas postagens vc me passa muita raiva e crítica, como pode isso num Homem de Deus?

    ResponderExcluir
  9. Infelismente o sentido do evangelho é deturpado pela vinculação a prosperidade financeira. Não encontro este tema nos ensinos de Cristo.

    A preocupação é salvar os perdidos pelo conhecimento claro de quanto custou a Deus encarnar, viver uma vida simples e desapegada, dar o exemplo do reto viver e morrer como um pária da sociedade.

    Cristo nos deu o exemplo de como agir para com Deus e para com nosso próximo. Esta é a sintese de seu reino, amor incondicional.

    Hoje se prega exaustivamente sobre o sacrifício nas doações, para que alguns levem uma vida de luxo, com mansões, roupas caras, jóias, carros e aviões em detrimento da miséria de muitos. É só contemplar estes indivíduos e seu estilo de vida.

    As pessoas são ganânciosas e esperam barganhar com Deus para serem prósperas financeiramente. Satanás ambicionou ser igual a Deus, não em carater e amor, mas somente em poder e por isso a miséria se espalhou pelo céu e continua neste mundo.

    Se queremos ser imitadores de Cristo, que nossas obras sejam frutos de um coração convertido genuinamente. Quando nos importamos com nosso semelhante, nos compadecermos de seus infortúnios, então saberemos que estamos começando a refletir a imagem de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Por causa dessas ideias, cada vez tem mais crentes derrotados, miseráveis, que vivem em condições de pobreza extrema, porque ouvem essas palavras e caem no comodismo, ficam anos e anos dentro da igreja, ouvindo a palavra de Deus, e não tomam atitude, porque a Palavra de Deus so funciona com atitude, sem isso se torna palavra vazia.

    ResponderExcluir
  11. O Evangelho da Prosperidade está ligado ao mundo material exclusivamente, nada tendo com o Evangelho de Cristo (Vai vende tudo o que tens, dá aos pobres e segue-me). Os defensores da "Prosperidade" só encontram argumentos no velho Testamento, que foi derrogado com a morte de Cristo. Os Defensores e seguidores do Evangelho da Prosperidade não deveriam, jamais, se considerarem CRISTÃO, pois isto é uma blasfêmia.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.