segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Não quero casar... Não querooooooo.


Sou totalmente a favor do casamento, antes que alguém fale alguma coisa. Sou casado, não pratiquei sexo antes do casamento, todos os jovens da igreja que pastoreio são casados, incentivo casais que vivem maritalmente a casar no papel, mas tem algumas coisas que sinceramente tem que ser discutidas antes de tomar essa decisão.



Alguns jovens tem aversão a idéia de assumir um compromisso definitivo com seu parceiro, por conta da pressão que as pessoas fazem em torno do mito de que “crente tem que casar logo”.


Meu conselho é que você solteiro se case na hora certa! E mais pela motivação certa. Hoje as pessoas estão se unindo por questões que por hora parecem relevantes, mas que com o passar do tempo deixam de ser fatores decisivos e se tornam motivo de frustração. Por exemplo:


• Casar porque quer transar - Se o motivo do casório for o sexo pura e simplesmente, se for apenas para conseguir um atestado pra transar sem culpa, você está indo na direção errada. Sexo não sustenta casamento sozinho e mais tarde quando você não puder mais praticá-lo, a única coisa que vai restar serão boas conversas e não o sexo. Portanto, se for casar que não seja exclusivamente pra fazer sexo.
• Casar porque engravidou – Se houve um acidente de percurso, se você tropeçou na caminhada, e acabou engravidando, não se case por conta disso. Uma aventura não se torna casamento porque você ta esperando um bebê. Por vezes vejo casais se separarem com pouco tempo de relação porque descobriram que a única coisa que os unia era um filho. Não estou minimizando a importância de uma criança crescer num lar com pai e mãe, mas estou enfatizando com isso que é importante que ela cresça num lar funcional e não disfuncional.
• Casar porque os pais querem – Isso é o fim. Quem vai casar é você e não seus pais. Você não pode se unir a alguém apenas para dar satisfação a sociedade e a seus pais. É preciso mais que carinho, mais que afinidade, mais que beleza, mais que dinheiro, é preciso amor. Seus pais não podem definir seu par, isso é função sua, então, faça isso direito usando os valores cristãos.


Enfim, se cultivarmos essas idéias para nossos jovens e adolescentes, talvez tenhamos uma sociedade melhor, uma igreja melhor, sem imposições e sem remorsos. Teremos também uma redução considerável na questão do divórcio. Que Deus abençoe e motive os solteiros a escolher seu cônjuge da forma certa!


E no mais, tudo na mais santa paz!

7 comentários:


  1. Apoiadíssimo e aprovadíssimo !

    Solteiros Rules ! \o/\o/\o/

    Não quero precisar frequentar 'grupos de apoio' aos casais frustrados nos meus 1ºs 5 anos de casamento!

    Ótimo txt.
    Muita (muita mesmo) gnt que tá na igreja pensando em casar deveria ler isso aqui ANTES!

    Abs


    suezoribeiro ,

    ResponderExcluir
  2. Apoiado! Nós solteiros cristãos especialmente homens sofremos mt pressão da sociedade muitas vezes até da "igreja" para se casar, tem uma errada mensagem de que até para ser pastor é "sempre bom" que seja casado...

    Tudo tem um tempo, não adianta nós HOMENS,SOLTEIROS,JOVENS E CRISTÃOS começar a ter aventuras de namoros a procura da nossa "Raquel, Ester,Sabah..." assim só vamos tornar mais distante a possibvilidade de encontrarmos nossa enviada pelo rei.
    As vezes até estamos com uma benção, mas não necessariamente era a que Deus preparou para nós.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!

    Vou compartilhar como tem sido comigo:
    A única coisa que me impede de casar, infelizmente, é a questão financeira. Não é que seja impossível casar agora, mas estamos juntando uma quantia para que possamos nos sustentar, e não depender mais dos pais - atualmente isso é um desconforto, não queremos depender até para a cerimônia de casamento.
    Eu e minha menina nos consideramos casados, e sabemos que estamos casados (afinal, é Deus e não o pastor quem casa). Não temos relações sexuais porque isso traz consigo um risco que não queremos correr (gravidez), queremos ter nossas condições de sustento antes disso.
    No resto, vivemos um casamento (eu chamo de 'casamento', embora todo mundo diga 'namoro') cheio de bênçãos, e pretendemos selar essa união com a cerimônia (casamento no templo).
    Mas claro, não estamos seguindo conselho de alguém ou conversa fiada de nenhuma pessoa: nós nos amamos, temos nosso compromisso; é como o post disse, são "valores cristãos".
    Já sofri muitíssimas críticas por dizer a amigos ou a pessoas da comunidade que nós nos consideramos casados. Sempre que eu dizia isso, vinha aquele olho arregalado e desconfiança, pois pensam que isso é apenas pretexto para fazer sexo. É difícil acreditarem em nosso compromisso sem o papel (muitos pensam que isso não existe, que precisa ter o papel!), sempre vem algum comentário contrário - inclusive dos pais: "Ah, mas não levem tão a sério", ou "Mas você nem tem obrigações para com ela", ou ainda "Mas vocês nem estão casados ainda".
    De qualquer forma, vou seguindo meu casamento (risos)! E tudo na mais santa paz!

    ResponderExcluir
  4. Stefan: AS pessoas principalmente crente julgam casamento, como a consumção do sexo, e mil perdões é ridículo, eu namorei dois anos, depois decidimos viver juntos e demos entradas nos papéis, sabe depois de quanto tempo morando junto, veio o sexo 3 meses, não foi por medo, tabu, ou nada do tipo, simplesmente por que não rolava, e engraçado que tinha o desejo, mas num dia qualquer sem mtas idealizações começamos nossa vida sexual, mas não o nosso casamento, o casamento começou quando desde o ínicio um levava o outro no médico, um aguentava o parente insuportável do outro, um dividia a conta com o outro, e sim daqui a alguns anos o que nos restara na velhice é isso: companheirismo!!!!!!!!!!!!!!!!! Nós somos o casal anti-crente (mesmo sendo crentes), não somos os bonitos, somos dois pobres (de grana, não de Deus) correndo atrás, não esperei fazer faculdade,mestrado e doutorado e comprar um apartamento para casar, fomos realistas e pensamos, vai ser mais difícil, mas vamos correr atrás de tudo isso juntos, o lema do jovem crente hj nada mais é do que uma troca de interesses, tem que ser pos graduado, o mais belo (a) da igreja, e o mais rico, raça de víboras.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, na essência o casamento é o companheirismo. A relação sexual é apenas um detalhe.

    ResponderExcluir
  6. Mas como eu estava dizendo, estamos esperando para nos casarmos (digamos assim, "oficialmente") porque decidimos que seria melhor juntar uma quantia antes, não é que isso seja uma barreira para casar "no papel"; decidimos que assim seria melhor.

    ResponderExcluir
  7. Casamento precisa ser exceção e não regra.Quando houver 100% de certeza que se está fazendo a coisa certa case-se!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.