sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Não dizimo, só oferto, estou pecando?

Pergunta:
Paz do Senhor pastor .......tenho uma duvida terrível a respeito do dizimo,muitos estudos apontam para uma pratica mosaica ,mais atualmente muito exigem e dizem que é legal a pratica de cobrar o dizimo .....não sou dizimista ,sou apenas ofertante e tiro sustentação para meus atos em 2 Cor 9 6-9 .......resumindo se eu não estiver dizimando estarei eu pecando contra Deus ,por favor ajude esse novo convertido ,pois é obvio que o pastor da minha igreja não vai apoiar somente as ofertas ......desde muito obrigado Pastor!!!!!!!!



____________________________________________________________________________________


Resposta:
Irmão, fica calmo!


A questão do dízimo, é mesmo uma questão mosaica. Porém, o princípio do ofertório no novo testamento é ainda mais duro que na lei mosaica. Se na lei o dízimo era 10% daquilo que viesse a mão das pessoas, na graça, tudo o que vier a sua mão deve ser oferta de amor a Deus. Pela lógica, deveríamos dar tudo que recebemos a Deus, porém, precisamos sobreviver e cumprir com nossas obrigações, impostos, taxas e etc...


O princípio da proporcionalidade foi instituído por isso, para que possamos estabelecer em nossa consciência o quanto Deus "merece" por sua imensa graça, amor e atenção dispensadas a nós. É claro que isso não tem preço, mas com certeza é uma forma de gratidão colaborar com a obra de Deus financeiramente enquanto ele nos dá tudo!


Sendo assim, você acha que Deus "merece" apenas 10% dos seus rendimentos? Acho que não né. Concordo plenamente que a instrução paulina é quanto as ofertas e não o dízimo, mas os 10% são apenas um parâmetro mínimo para o ofertório. Lembre-se, oferta é o melhor do fruto da terra, dos animais, do tempo e do dinheiro também. Seu melhor com certeza excede os 10%do dízimo tradicional, portanto mostre que você é um cristão contextualizado e seja sempre generoso com as suas ofertas, sabendo que Deus te faz ter sempre o necessário pra sobreviver e abençoar a terceiros.


Ah, tudo que não provém de fé é pecado, até contribuir sem vontade.


e no mais... tudo na mais santa paz!




5 comentários:

  1. Tudo bem Pastor Márcio?
    Gostaria de deixar um texto:

    Mateus 23.23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

    Jesus condena a hipocrisia da vida dos fariseus, mas não o fato de dizimarem para a obra de Deus. Ele diz "devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!", portanto creio que o dízimo deve ser sim praticado, hoje, no tempo da graça. [Sem se esquecer que podemos também ofertar]

    Até mais>>

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta. Onde está escrito na bíblia que o dízimo é "na lei o dízimo era 10% daquilo que viesse a mão das pessoas"??? Não conheco essa passagem representando DINHEIRO e sim animais e plantações.

    ResponderExcluir
  3. Andre sanchez, então vc também deve pegar um animal e fazer um holocausto, pois Jesus também mandou que o leproso curado, fizesse o sacrifício perante o sacerdote, e aí como é que fica??? Isso não é conveniente então ninguém fala nada, bom resumindo quando Jesus falou aos fariseus, ainda não se cumprira o tempo da graça(morte e ressurreição de Jesus) de igual modo com o caso do leproso, depois tudo novo se fez, é um novo testamento, alias vc sabe o que significa testamento?

    ResponderExcluir
  4. O que é dar a Deus???
    Dar dinheiro na igreja????
    Construir catedrais?????
    Sustentar a parentada toda de pastores que ficam mamando nas tetas da instituição????
    Ou seria como diz em Mateus cap. 25 (quer saber vai ler)
    Porque a instituição pouco mais muito pouco mesmo tem feito em prol do amor.

    ResponderExcluir
  5. só uma pergunta. o RR Soares e o Macedo são dizimistas? se são, onde eles dão dizimo? em outra empresas (digo, igreja) ou em suas próprias?

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.