Pergunta:
Paz do Senhor pastor .......tenho uma duvida terrível a respeito do dizimo,muitos estudos apontam para uma pratica mosaica ,mais atualmente muito exigem e dizem que é legal a pratica de cobrar o dizimo .....não sou dizimista ,sou apenas ofertante e tiro sustentação para meus atos em 2 Cor 9 6-9 .......resumindo se eu não estiver dizimando estarei eu pecando contra Deus ,por favor ajude esse novo convertido ,pois é obvio que o pastor da minha igreja não vai apoiar somente as ofertas ......desde muito obrigado Pastor!!!!!!!!
____________________________________________________________________________________
Resposta:
Irmão, fica calmo!
A questão do dízimo, é mesmo uma questão mosaica. Porém, o princípio do ofertório no novo testamento é ainda mais duro que na lei mosaica. Se na lei o dízimo era 10% daquilo que viesse a mão das pessoas, na graça, tudo o que vier a sua mão deve ser oferta de amor a Deus. Pela lógica, deveríamos dar tudo que recebemos a Deus, porém, precisamos sobreviver e cumprir com nossas obrigações, impostos, taxas e etc...
O princípio da proporcionalidade foi instituído por isso, para que possamos estabelecer em nossa consciência o quanto Deus "merece" por sua imensa graça, amor e atenção dispensadas a nós. É claro que isso não tem preço, mas com certeza é uma forma de gratidão colaborar com a obra de Deus financeiramente enquanto ele nos dá tudo!
Sendo assim, você acha que Deus "merece" apenas 10% dos seus rendimentos? Acho que não né. Concordo plenamente que a instrução paulina é quanto as ofertas e não o dízimo, mas os 10% são apenas um parâmetro mínimo para o ofertório. Lembre-se, oferta é o melhor do fruto da terra, dos animais, do tempo e do dinheiro também. Seu melhor com certeza excede os 10%do dízimo tradicional, portanto mostre que você é um cristão contextualizado e seja sempre generoso com as suas ofertas, sabendo que Deus te faz ter sempre o necessário pra sobreviver e abençoar a terceiros.
Ah, tudo que não provém de fé é pecado, até contribuir sem vontade.
e no mais... tudo na mais santa paz!
Tudo bem Pastor Márcio?
ResponderExcluirGostaria de deixar um texto:
Mateus 23.23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Jesus condena a hipocrisia da vida dos fariseus, mas não o fato de dizimarem para a obra de Deus. Ele diz "devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!", portanto creio que o dízimo deve ser sim praticado, hoje, no tempo da graça. [Sem se esquecer que podemos também ofertar]
Até mais>>
Só uma pergunta. Onde está escrito na bíblia que o dízimo é "na lei o dízimo era 10% daquilo que viesse a mão das pessoas"??? Não conheco essa passagem representando DINHEIRO e sim animais e plantações.
ResponderExcluirAndre sanchez, então vc também deve pegar um animal e fazer um holocausto, pois Jesus também mandou que o leproso curado, fizesse o sacrifício perante o sacerdote, e aí como é que fica??? Isso não é conveniente então ninguém fala nada, bom resumindo quando Jesus falou aos fariseus, ainda não se cumprira o tempo da graça(morte e ressurreição de Jesus) de igual modo com o caso do leproso, depois tudo novo se fez, é um novo testamento, alias vc sabe o que significa testamento?
ResponderExcluirO que é dar a Deus???
ResponderExcluirDar dinheiro na igreja????
Construir catedrais?????
Sustentar a parentada toda de pastores que ficam mamando nas tetas da instituição????
Ou seria como diz em Mateus cap. 25 (quer saber vai ler)
Porque a instituição pouco mais muito pouco mesmo tem feito em prol do amor.
só uma pergunta. o RR Soares e o Macedo são dizimistas? se são, onde eles dão dizimo? em outra empresas (digo, igreja) ou em suas próprias?
ResponderExcluir