sábado, 29 de agosto de 2009

Onde está a arca da aliança?



 Essa é uma pergunta que não qiuer calar! "Onde está a arca da aliança?" De acordo com a Bíblia, a arca da aliança possuía fortes poderes e continha os dez mandamentos e outros artefatos, como o cajado de Arão que floresceu e o maná que caia dos céus. A Arca representava o próprio Deus entre os homens.


Existe uma possibilidade dela ter sido destruída:
"E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra." Jr 3.16


O texto também da margem a hipótese de que ela desapareceu.
Não há certezas acerca de sua existência ou destruição. É possível que, antes de atear fogo ao Templo, os soldados de Nabucodonosor tenham tomado todos os objetos de valor (incluindo a arca coberta de ouro) e a levado como prêmio pela conquista.


Outra possibilidade é que a arca poderia estar repousando na vila de Axum, na capela de Santa Maria de Sião. Nesse lugar há uma pequena capela santuário, de 40 pés quadrados, onde supostamente está a Arca. Um historiador visitou o lugar em 1991 e encontrou-se com um homem chamado Abade Welde Giorgis, descrito como "o gardião da Arca". A missão de Giorgis é uma grande honra, mas limita a sua vida social, porque não se lhe permite deixar o recinto do santuário enquanto dure a sua missão na vida.


Também pode estar já no céu. Pois no livro de apocalipse no capitulo 2 verso 17 diz: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e é justamente dentro da arca que está o maná escondido. Mas é no capítulo 11 verso 19, que encontra-se com mais veemência a afirmação de que a Arca da Aliança está no céu, no santuário de Deus. Acredita-se, ser o céu o lugar correto da presença da Arca, pois o próprio Deus a tomou para si.
Também existem teorias de que um anjo chamado Baruque a levou para o céu. O que se sabe é que ela reaparecerá no céu.
“E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apocalipse 11.19
E no mais... tudo na mais santa paz!

7 comentários:

  1. Pastor Márcio, com certeza a Arca está no céu. Pois assim diz a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz amado irmão..
    Parabéns pelo excelente espaço,já está linkado como referência.
    Que Deus o abençoe.
    Visite-nos:http://caminhoplano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Interessante! Mais deixa eu perguntar uma coisa:
    Alguém aí ouviu a mensagem do Pr Yousef no Gideões (Caburiú/SC) deste ano(2009)?

    Ele falava sobre coisas da arca que nunca havia ouvido. Seria verdade? Se for onde está escrito? Na Bíblia não achei, nem no livro do Flávio Josefo...

    A mensagem é até bonita, mas não sei realmente de onde ele tirou os detalhes, gostaria de saber se tem alguma base.

    ResponderExcluir
  4. Caminho Plano... Obrigado pelo link!

    ResponderExcluir
  5. Sim,a Arca está no céu,conforme disse nosso amigo PCamaral(Ap 11:19).
    É que nós não precisamos mais dela,nossa Arca é Jesus,que agora habita dentro de nós.
    Jesus é a imagem visível de Deus,da mesma forma que a Arca,naquele tempo,representava a presença d'Ele entre os israelitas.
    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Jesus é o tabernácilo de Deus conosco! A arca encarnada

    ResponderExcluir
  7. Sempre achei que ela estivesse no ceu.pois a muitos anos havia lido em apocalipse que a arca do senhor estava no seu templo

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.