sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O catolicismo é um tipo de espiritismo disfarçado?


Não. O catolicismo é uma religião judaico-cristã que se opõe em muito ao espiritismo. Porém, existem algumas contradições que podem ser o motivo de sua pergunta. O fato dos católicos acreditarem na comunicação com os mortos (orar para os santos) e em um lugar intermediário antes do juízo podem lembrar doutrinas espíritas, mas não tem ligação direta nenhuma.



O catolicismo tem uma doutrina estabelecida ao contrário do espiritismo. O baixo espiritismo (umbanda, quimbanda) costuma usar santos católicos para representar os orixás. Essa prática vem do tempo dos escravos que eram obrigados pelos senhores a cultuar os santos do catolicismo, então para disfarçar sua adoração aos orixás eles “disfarçaram as entidades de santos”.

4 comentários:

  1. um e encubado ( caólico)
    e o outro e peroba mesmo!
    (espirita)

    ResponderExcluir
  2. Disfarçado?
    Por que disfarçado?
    Mais claro só desenhando...

    ResponderExcluir
  3. Espere um pouco Pr. Júlio,

    não esqueça que por mais que o senhor não goste, a Igreja Católica foi fundada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, e confirmada pela tradição apostólica. Se o senhor é cristão hoje, agradeça a Deus pela Igreja Católica ter sido sustentada pelo Espirito Santo em muitos períodos de perseguição, tendo guardado a Palavra de Deus e sua sã doutrina.

    Não falo mal da sua igreja, e peço que não fales bobagem sobre a minha.

    Obrigado ao Pr. Márcio, mas a Igreja prega a COMUNHÃO entre os santos e não a comunicação.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou cristão evangélico mas mesmo assim gostei doque fercury disse.
    Haha

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.