sábado, 1 de maio de 2010

CASAR POR QUÊ?


A sociedade estabeleceu um novo paradigma nas relações homem e mulher. Hoje, viver amigado é muito normal. Cada um na sua, morando juntos ou não, porém tendo uma vida sexual ativa e todas as conseqüências da mesma. Na Bíblia, a relação sexual é encarada como consumação do casamento. Mas se posso viver amigado, casar por quê?

Primeiro, casamento é um sinal de respeito. O casal que resolve se unir em núpcias, escolheu tal coisa porque um decidiu respeitar a individualidade e a privacidade do outro.
Segundo, casamento é sinal de intimidade. Quando você transa com seu parceiro(a), você se faz uma só carne com ele(a). Se você tem mais de um parceiro(a), você está se despedaçando toda(o), deixando sua carne se misturar por diversas vezes com outra carne que não é a do seu cônjuge. Isso faz de você prostituta(o). Terceiro, casamento é sinal de compromisso. Quando você recebe seu parceiro em casamento, você está assumindo um compromisso de amar, respeitar, ser fiel e cúmplice nessa relação. Isso não é brincadeira, portanto o padrão estabelecido na Bíblia nos diz que a monogamia é o tipo de relação que Deus aprova e que o casamento é a instituição na qual ela se concretiza.

Eu poderia ficar aqui enumerando diversos motivos para que você entenda que o casamento é uma instituição divina, mas acho que basta dizer que Jesus resolveu tipificar sua relação com a igreja se denominando “Noivo”. Importe-se com a integridade do seu namorado(a), isso vai fazer diferença na hora do casamento, pode ter certeza disso!

26 comentários:

  1. Excelente texto, é isso aí! Pena que existem vários homens e mulheres cristãos que encontram explicações para sexo antes do casamento, alegando as misericórdias do Senhor como 'desculpas'(e estou falando de pessoas que lideram ministérios conhecidos) :-( triste não!?

    Um abraço.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse post, acho que o casamento é muito importante. Esse conceito de viver "amigado" é algo que só causa insegurança na vida das pessoas. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Lu, sabemos que pessoas ligadas a liderança e líderes (pastores) tem vivido e pregado a libertinagem, não podemos assinar embaixo desse negócio... bj procê

    ResponderExcluir
  4. SOS...Viver amigado é realmente um mal que a sociedade implantou como costume nessa geração... lutemos contra essa cultura!

    ResponderExcluir
  5. O casamento é uma instituição de Deus e o sexo está diretamente ligado. Os evangélicos sabem que a pratica sexual só é permitido segundo a palavra de Deus após o casamento. Mas tem os irmãos que aceitam a Deus e vem conhecer a palavra e já se encontra em determinadas situações (amigados). Neste caso acredito que aos poucos com o ensinamento na igreja eles podem verificar o erro e se casar, mas o pior é aqueles irmãos que têm conhecimento da palavra e comete esse tipo de erro. Mas o pecado carnal é muito complicado no dia a dia.

    Outro assunto pouco falado é sobre a masturbação no só entre os solteiros, mas também em relação aos casados. Infelizmente por o sexo não ser tratado com algo normal acaba virando um tabu o que acarreta diversos problemas e conflitos...

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor!

    Márcio, muito bom este texto e quero deixar aqui o meu testemunho de que o casamento é uma obra de Deus. E que, quando "eu" reconheço que "é uma obra de Deus" e coloco nas mãos DELE a minha vida e a de meu conjugê, seguindo as orientações DELE, tudo dá certo. Mesmo quando as brigas "normais" da vida à dois acontecem,"Deus sempre está ali para nos ajudar em todo o momento".

    Hoje, dia 4 de agosto de 2009 fizemos, eu e minha esposa, 25 anos de uma feliz união, casados, e eu posso dizer aqui, diante do mundo e principalmente diante de Deus que foi o maior acontecimento em toda a minha vida. A ELE dou graças por esta benção maravilhosa que é o casamento. DEUS seja Louvado!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde

    Bom artigo e que com condordo em absoluto.

    Penso que podemos mudar a "moda" das relações amigadas (nós dizemos uniões de facto) com o bom exemplo dos cristãos neste assunto.

    Casamentos fortes, respeitáveis e que revelam amor, são um factor de dignidade para a Instituição Casamento.

    No entanto, não aceito a usrupação do casamento pelo estado como pela igreja; é uma instituição anterior a ambas, santificada por Deus independente "delas".

    É sem dúvida um assunto actual e é importante ser reflectido para oferecer alternativas válidas e credíveis ao que o mundo oferece.

    Gostei Pastor Márcio

    ResponderExcluir
  9. PC parabéns pelos 25 anos de casado... que Deus multiplique muito mais!
    Márcio

    ResponderExcluir
  10. Concordo com vc Márcio!
    Belo comentário

    ResponderExcluir
  11. João...
    Com certeza o nosso exempl pode revolucionar a sociedade!

    ResponderExcluir
  12. Pr. Marcio, oque é exatamente o casamento?

    Eu vivo com a minha esposa ja fazem 10 anos porém só agora vamos oficializar isso perante a lei dos homens.

    Por favor não me interprete como um rebelde que só quer criar polêmica.

    No início eu não conhecia a "palavra", e mesmo assim continuamos, depois nós assumimos um compromisso diante de Deus, as nossas promessas em comum estão sendo cumpridas nos amamos, confeçamos, alegramos, entristecemos,... juntos.

    Isso não é um casamento?

    Em breve o papel será assinado. Mas doquê serve o "papel" se tudo o que eu sitei anteriormente não for uma verdade em nossas vidas?

    Na minha humilde opinião, para Deus, o papel não serve de nada, ja as promessas que fazemos diante Dele, isso sim tem valor.

    Grande abrço!!!

    ResponderExcluir
  13. ESSE mundo só quer saber de surubada e orgias, ninguém quer compromisso sério e menos casar virgens. Este mundo e infelizmente a nova babilônia e ate no meio de evangélicos

    ResponderExcluir
  14. Marcio,

    Vou postar este. Sexta-feira estava ai... Se quizer encontrar hoje ainda dá... Mas segunda, parto!

    Fiz este post aqui sobre as prostitutas: http://www.genizahvirtual.com/2009/08/como-lidar-com-prostitutas.html

    ResponderExcluir
  15. Rapaz,

    você está semi certo sobre o que escreveu. Casamento é sim instuído por Deus e qualquer outra relação humana que envolva sexo que não seja o casamento está errada e provém do inferno!

    Porém, eu gostaria de elucidar algo aqui: do geito que você fala parece que casamento é uma maravilha. Porém ele não é isso. Se ele foi criado por Deus para ser uma benção? Óbvio e sem ele, não há sociedade descente! Porém, com o pecado, ele se tornou arma e prisão para a humanidade. Pessoalmente, penso que se alguém quer viver com outro alguém, esse alguém deve se casar antes disso. Caso contrário, não pode. É isso e pronto. Mas, como cristão e cientista, não posso deixar de expor os perigos de um casamento, nos dias de hoje, claro.

    Veja:
    "Primeiro, casamento é um sinal de respeito"
    É mesmo? Pois eu digo que nem sempre! Tem gente que se casa para dar o famoso "golpe do baú" e puxa que respeito nisso heim!

    "Segundo, casamento é sinal de intimidade"
    Ahammm, principalmente quando se começam
    as brigas e o tiroteio de panelas. É bastante intimidade mesmo. Ah e diga-se de passagem, é um belo exemplo do quanto emoções estão presentes no casamento!

    "Terceiro, casamento é sinal de compromisso"
    Principalmente se o conjuge for cheio da grana! Ai você pode apostar que esse compromisso é extremamente sério!

    "você está assumindo um compromisso de amar"
    Amar? E desde quando a humanidade sabe o que é isso? Não existe amor humano!
    Humanos não amam, trocam coisas. Exemplinho básico: garotas estúpidas e "gostosas" se casam com nerds não porque os "amam" e sim por causa da segurança, principalmente financeira,
    que eles provêm. Humanos não amam! Humanos mal conseguem amar o Verdadeiro Deus. Sendo assim, por que dizem que amam uns aos outros? O capitalismo e essa sociedade podre estão aí simplesmente para provar que ninguém ama ninguém.

    "respeitar"
    respeito? A humanidade tem respeito? É mesmo? Destruimos nosso planeta, exterminamos os da nossa própria espécie, somos putos, mentirosos, arrogantes, egoístas e, principalmente, destrutivos.

    "ser fiel"
    Ohhhhh e como a humanidade é fiel. Principalmente ao inimigo das nossas almas, à ganância, à morte, à destruição...
    se isso conta como fidelidade, ahhh sim,
    somos fieis!

    "cúmplice"
    ah sim. Somos bons cumplices! Mas quando a cumplicidade nos interessa. A partir do momento em que ela não nos interessa mais, deixamos ela de lado.

    Bom. É isso. Não adianta falar em casamento e colocar isso como algo sempre bom para a humanidade. Como mostrei aqui, não estamos preparados (não mais) para isso e usamos casamento como brinquedo, arma (ohoooo pensão!!!) e seja lá o que for. Casamento foi criado por Deus, PODE ser uma benção assim como também PODE ser uma maldição. Considerando o mundo atual, me inclino a pensar que HOJE, casamento é mais maldição do que benção. NÃO porque Deus o fez assim, mas porque, nós o tornamos assim (ahhh, como sempre os humanos estragam tudo!).

    Fiquem na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo (e espero que ninguém venha me xingar por causa disso. Sei que o blog é cristão e talz, mas, vai saber que posta aqui!)

    ResponderExcluir
  16. Não da pra discutir com quem ta fechado pro assunto... vc já foi casado? e frustrou no casamento?

    ResponderExcluir
  17. Não, nunca fui casado. Tenho 21 anos e é absolutamente impossível que eu tenha sido casado alguma vez.

    Quanto ao fato de estar fechado para o assunto, não estou. Podia muito bem deixar o seu post de lado e nem comentar. Se comentei, é porque estou interessado na conversa.

    Agora, se tú és um daqueles que acreditam que para falar de algo é necessário experimentá-lo, novamente pastor, estás errado sobre isso. Veja: Nós cristãos sabemos que o inferno é um lugar ruim e no entanto nenhum de nós experimentou o inferno e creio que nenhum de nós queira; Nós sabemos que nosso sol é composto basicamente de hidrogênio e anti-matéria, porém, nenhum de nós experimentou ir lá ver se é realmente isso; Nós sabemos que pular de um prédio alto sem alguma proteção para a queda, é suícidio, e no entanto, nenhum de nós, em sã consciência o faz "para ver se é assim mesmo".
    Uma coisa interessante que Deus nos deu em sua imagem e semelhança, chama-se inteligência. A inteligência nos possibilita analisar coisas sem ter que experimentá-las diretamente. Podemos fazer isso apenas observando ou usando artifícios como computadores, sensores, etc. Sendo assim, qualquer ser humano inteligente está apto a falar sobre qualquer assunto, desde que use sua inteligência para fazê-lo. Agora, se o que ele fala é válido, aí é outra coisa.
    Dessa forma, mesmo não sendo casado, posso sim falar sobre esse assunto e o fato da minha visão ser diferente da maioria, não significa que estou fechado ao assunto. Por favor, não me entenda mal. Oks?

    Fique na Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo (ohhh, ninguém me xingou ainda!!!)

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com o post acima em quase tudo.
    Defendo o casamento, com certeza absoluta e acho que um casamento feliz, próspero (embora não perfeito) pode sim existir.

    Mas fico muito triste toda vez que encontro cristão que rotulam e julgam as pessoas de forma tão fria.

    Vamos combater a prática de "amigar-se" (termo feio, alias)?? SIM, eu mesma fui casada antes de me converter e hoje, talvez, não tivesse me separado. Quero casar de novo e contruir uma família em Cristo... mas ainda acredito que o AMOR é mais importante que as convenções.

    As pessoas precisam viver um relacionamento em Cristo... só casar é muito bonito, mas nem todo aquele que diz SENHOR, SENHOR, entrará no reino dos céus (e não fui eu que disse isso)

    A paz!

    ResponderExcluir
  19. Julgar as pessoas de forma tão fria?

    Porque toda vez que alguém fala a verdade é taxado como julgador? Talvez as pessoas prefiram a mentira. A mentira de que o ser humano é bom, é verdadeiro, que ama, que respeita, que se preocupa com os outros.

    Bom, eu prefiro a verdade!

    ResponderExcluir
  20. Existem, sim, casamentos muito felizes e bem sucedidos...o meu casamento é um exemplo disso.
    Meu marido e eu nos casamos muito jovens e construímos muitas coisas juntos. São 16 anos de muitas conquistas...
    Muitas vezes nossas opiniões são diferentes, mas sempre conversamos e chegamos a um consenso.
    Faço tudo o que posso para agradá-lo e ele faz o mesmo comigo.
    Existe um segredo para tudo isso? Não sei se há segredo, mas em resumo eu diria que é fazer o que a Bíblia ensina "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
    Em outras palavras é a regra do ouro "Não faça com seu cônjuge aquilo que não quer que ele faça com você".

    ResponderExcluir
  21. concordo com a raquel, mas casamento sem troca de interesse hj é raro, a rapaz que se expressou pior de tudo tem razão na maioria dos casos.
    AS pessoas principalmente crente julgam casamento, como a consumção do sexo, e mil perdões é ridículo, eu namorei dois anos, depois decidimos viver juntos e demos entradas nos papéis, sabe depois de quanto tempo morando junto, veio o sexo 3 meses, não foi por medo, tabu, ou nada do tipo, simplesmente por que não rolava, e engraçado que tinha o desejo, mas num dia qualquer sem mtas idealizações começamos nossa vida sexual, mas não o nosso casamento, o casamento começou quando desde o ínicio um levava o outro no médico, um aguentava o parente implicante do outro, um dividia a conta com o outro, e sim daqui a alguns anos o que nos restara na velhice é isso: companheirismo!!!!!!!!!!!!!!!!! Nós somos o casal anti-crente (mesmo sendo crentes), não somos os bonitos, somos dois pobres (de grana, não de Deus) correndo atrás, não esperei fazer faculdade,mestrado e doutorado e comprar um apartamento para casar, fomos realistas e pensamos, vai ser mais difícil, mas vamos correr atrás de tudo isso juntos, o lema do jovem crente hj nada mais é do que uma troca de interesses, tem que ser pos graduado, o mais belo (a) da igreja, e o mais rico, raça de víboras.

    ResponderExcluir
  22. Ha! Alguém finalmente concordou comigo :-)

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o post, sem sombra de dúvidas...
    E acho que independente, do que hoje se entende por casamento, ele é exatamente isso que está descrito no texto... Se a sociedade atual deturpou esse significado, não significa que terei que aceitá-lo!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite

    Estava namorando com planos de casamento. Perdi minha mãe vai fazer 4 anos, e em agosto fazem 2 nos que perdi meu pai. Nessa época meu noivo veio morar comigo ate mesmo para não ficar sozinha, não tinha estrutura. pretendo casar mas não quero assinar somente um papel. Tbém não quero entrar na igreja sem meus pais, já que eles ja foram. Por isso optei em futuramente fazer uma celebração intima com civil mais uma bençao. Não sei se morar junto é falta de principios, as vezes é falta de condição mesmo. E ai como que faz...estou pecando (interrogação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se há compromisso, é casamento já. A benção e a cerimônia são uma boa ideia!

      Excluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.