segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Missa do Galo ou Festival promessas?

É briga de foice num quarto escuro! Porque acho os dois momentos sem propósito. Um virou ritual e o outro já nasceu morto. Mas sem dúvida a missa do galo da banho no promessas.  A missa do galo pelo menos propaga a Palavra de Deus em forma de leitura da mesma. Houve leitura de Isaías, de Tito e etc... O papa falou pouco e não comprometeu.

O evento "missa do galo" é realizado na basílica de São Pedro, local que inspira reverência. Os restos mortais do apóstolo descansam lá. O Promessas inspira diversão e entretenimento, coisa que definitivamente o Evangelho não propõe. E já que a questão é a propagação da Palavra de Deus, a missa do galo destrói o "promessas".

Agora sim pode-se dizer que a globo foi pedra que fala nas mãos de Deus, embora eu creia que Deus não precisa levantar pedras pra falar. Leitura da Palavra em pelo menos 3 idiomas diferentes só no tempo que eu suportei assistir. 3 x 0 missa do galo no promessas. Trágico!

Se alguém cogitar alegar que a missa do galo é católica e o promessas é gospel, por isso o promessas é melhor, eu serei obrigado a argumentar que não existe diferença nenhuma no quesito idolatria entre católicos e crentes aqui no Brasil. O motivo? Ambos são idólatras. Enquanto os católicos idolatram imagens, os crentes idolatram artistas, homens. Não estou fazendo apologia ao catolicismo, apenas pedindo foco e postura ao protestantismo. Se insistirem na exegese errada novamente leiam Fp 1.18.

E no mais, tudo na mais santa paz!




22 comentários:

  1. Já Já Pastor, o povo vai estar aqui falando asneira... Escreve o que to te falando...
    Chamar o povo "crente' de Idólatras é demais para essa Geração MIMADA...
    O que Ele diriam de Thiago, que chamou os crentes de ADULTEROS, e ele estava falando no seu modo de orar, de relacionar com Deus.
    Acho que se Thiago tivesse um blog ou twitter, tb não teria nenhuma seguidor...

    Já já, espere pra ver... alguns crentóides sensivelmente mimados batem por aqui...

    @walterkano

    ResponderExcluir
  2. Muito sábias suas palavras, porém se tem uma coisa que erroneamente se divulga é que os católicos praticam a idolatria. Houve tempos na história da Igreja em que o povo quase não sabia ler. A Igreja então utilizava a pedagogia das pinturas, imagens e estátuas nas Igrejas para catequizar e evangelizar o povo mais simples. Dessa forma o povo visualizava e penetrava nos mistérios da fé reproduzidos nas paredes e nas obras de arte.
    A Igreja Católica Apostólica Romana sempre ensinou, com base Bíblica, que "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás" (Dt 6,13). Não adoramos e nem devemos adorar qualquer coisa ou pessoa além do único e Supremo Deus Trino.
    Se um médico erra não podemos culpar a medicina pelo seu erro. Da mesma forma, que se um advogado erra não é culpa da lei. Assim, se infelizmente muitos católicos, por ignorância, exageram no respeito às imagens a culpa não é da doutrina católica; que lembra que desde o Antigo Testamento o próprio Deus ordenou ou permitiu a instituição das imagens que conduziriam a salvação através do Verbo Encarnado, Jesus Cristo, como por exemplo a serpente de bronze (Nm 21,4-9; Sb 16,5-14; Jo3,14-15), a arca da Aliança e os querubins (Ex 25,10-22; 1Rs 6,23-28).
    Não esqueçamos que, na época, havia o politeísmo, ou seja, a crença em vários deuses. A proibição de Deus se refere ao culto de adoração a alguma imagem que fosse tratada como o próprio Deus.
    "Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, representação de algum animal que vive na terra ou de um pássaro que voa nos céus, ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de um peixe que vive nas águas, debaixo da terra. Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo do céu." (Dt 4,16-20)
    Ora, a mesma escritura que em Deuteronômio capitulo 4 proíbe imagens é a mesma escritura que mostra que Moisés, Salomão e outros cunharam ou talharam imagens. Teria Deus enlouquecido? Poderia a Bíblia contradizer-se?
    Quando o povo no deserto foi picado por serpentes Deus manda Moisés cunhar um cajado de bronze (portanto uma imagem) com uma serpente e todo o que olhasse para este cajado seria curado. Ora, foi o cajado que curou as pessoas? Não, o cajado de serpente representava ao Senhor Jesus Cristo elevado na Cruz. É Ele (Deus) que cura as pessoas e não a imagem da serpente.
    Tanto é que o povo começa adorar a imagem como se ela fosse a responsável pela cura e o Senhor manda Moisés destruí-la
    Vemos então que o errado é a idolatria e não as imagens. Ou seja, o errado é o ato de idolatrar imagens e não fabricá-las!
    É interessante notar que hoje, nas escolas e repartições públicas, se coloca a imagem do Presidente ou do Governador. Ninguém se incomoda. Nossa sociedade costuma honrar seus heróis com estátuas, monumentos e símbolos.
    Da mesma forma a Igreja Católica mantém a memória de seus mártires, confessores e testemunhas da fé por meio das imagens, pois neles Cristo é glorificado.
    O essencial é o respeito mútuo e o amor fraterno. O que identificará como discípulos de Jesus, não é o ter ou não ter imagens, mas o amor fraterno: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).

    Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=3761
    http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=482

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar né Walter... mas bem provável...

    ResponderExcluir
  4. Schlep! Schlep! Schlep!
    (som de chineladas na hipocrisia! rsrs)

    ResponderExcluir
  5. OMG...
    Procissões com imagens sendo carregadas à frente da multidão...
    Romarias aos locais de imagens "milagrosas", com direito a autoflagelação e oferendas...
    Se isso não é idolatria, é o que?
    Por favor queira explicar, caríssimo irmão anonimo! Não quero com isso eximir a idolatria evangélica - tão abominável quanto -, mas questionar a sua afirmação de que a idolatria não é suportada entre os católicos.
    Haja Hypocrisol na veia para não ver isso!

    ResponderExcluir
  6. Boa Pr.,

    Gostei da analogia. Muito Boa!

    Só faltou dizer que os crentes - Boa parte de nós! - também idolatram o DINHEIRO. E COMO IDOLATRAM!!!

    O Crente tem um negócio que é assim,...

    ...quer ser o Davi que matou Golias e feras, mas jamais confessaria ser o Davi que mandou o marido da outra pro front da batalha. Afinal Crente é um ser Santo!

    ...quer ser o Ap. Pedro que pegou a espada e cortou a orelha do centurião, mas jamais confessaria ser o Pedro que negou a Jesus 3x. Afinal Crente é um ser corajoso!

    ...quer ser o Cristão que chorava ao pé da Cruz no Gólgota, mas jamais "cogitaria" que se tivesse vivido naquela época poderia ser um daqueles que gritava: CRUCIFICA-O!

    Hipocrisia, tudo é hipocrisia!

    Não sei se tem muito a ver com o post. Mas eu tava com esse sentimento meio pela garganta. Acho que veio desde essas últimas baixarias Malafaia x Jean Whylis, Crentes desejando o pior ao Lula, Festival de Promessas, Forró Gospel/Balada Gospel/Dance Gospel nas rádios "GOSPEL"de Manaus... Tava meio down... Ufa, desabafei!

    Shalom!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que desabafou... venha e desabafe o quanto quiser!

    ResponderExcluir
  8. Olha aki eu sou Católica Apostólica Romana,graças a Deus!!!!! e venho te dizer que NÃO IDOLATRAMOS IMAGENS ao contrário que vc disse..td bem que o espaço aki é seu,mais falar uma coisa assim sobre nós que somos maioria no mundo graças a Deus..meu irmão antes de falar o que pensa procure conversar ou pesquisar sobre o catolicismo,a Missa do Galo só entende aquele cujo em seu coração carrega Jesus como Comunhão é o Ato mais Lindo,e repetimos isso desde Jesus na Terra ele próprio nos ensinou a Igreja Católica é dele,foi Fundado por ele,ao contrário de muitas...ipocrisia..ignorância...isso é desrespeitar o próximo... PAZ de CRISTO e o AMOR de MARIA pra vc...

    ResponderExcluir
  9. A maior religião do mundo é o Islamismo faz tempo. e Maria está morta... Jesus vivo! Amor de morto não vale nada.

    ResponderExcluir
  10. Maria: a mulher do Gênesis ao Apocalipse ,
    Quando anjo do Senhor visitou Maria e disse que seria mãe de Jesus. ( aquela virgem que no antigo testamento é citada pelos proferas do qual viria o Salvador, entao digamos que Deus "planejou" Maria, estava em seus planos assim como Jesus, desde sempre...)
    Lcs 1, 28:“Alegra-te, cheia de graça!- O Senhor está contigo”
    30 O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus.
    35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.
    38 Maria disse: “Eis aqui a serva do
    Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
    41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. ( bem, Maria já estava grávida, o Espírito do Senhor já estava em Maria, o Salvador já estava em seu ventre; e Isabel ficou REPLETA do ESPÍRITO SANTO, repito: ISABEL FICOU REPLETA DO ESPÍRITO SANTO) 42 Com voz forte, ela exclamou: “Bendita
    és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! ( bendita ente TODAS AS MULHERES)
    (BoM, jesus estava em seu ventre, o Espírito Santo estava sobre maria, ela estava com o Filho de Deus, aquele que não carrega o pecado original, será q uam mulher cheia do espírito santo, uma mulher q encontrou graça diante de Deus, que é bendita entre todas as mulheres, Deus estava com Maria, segundo o anjo, veja o que esta mulher disse:
    46 Maria então disse: 47 “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão de bem aventurada...
    A Igreja católica faz parte dessa geração.

    ResponderExcluir
  11. Pastor, é nisso que dá falar de A, B ou C ao invés de viver a verdade do Evangelho. Já fui católico, mas o fato de não mais o ser não me dá o direito de falar coisas que, de tão claras, nem precisam ser ditas, não acha? Toda a vez que nos reunimos acerca de um manifesto ou de um protesto em detrimento de expressar o que recebemos de forma imerecida é batata! Aliás, apenas corroborando o que algumas pessoas aqui já disseram: ídolo é aquilo que toma o lugar de Deus em nosso coração. Paulo deixou inúmeros ensinamentos a todos nós e inclusive disse que deveriamos ser seus imitadores. Isso não o torna um ídolo e a nós idólatras, não acha? Fique na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Cristianismo(Catolicismo): É a maior religião do mundo, com cerca de 2.106.962.000 de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
    Islamismo: Possui aproximadamente 1.283.424.000 fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. Além disso, é também um sistema que monitora a política, a economia e a vida social.
    Que isso Pr,isso eu aprendi quando estava no 2º ano do ensino médio,olha que só faz dois anos...
    Como um filho como Jesus iria deixar sua mãe morrer? a Bíblia diz,que Jesus e os anjos levaram maria em Assunção para o Céu...se vc não crê nisso não acredita no poder de Deus!!!
    Paz de Cristo e o AMOR DE MARIA pra vc...é muito interessante saber o que Vcs irmãos separados pensam de nós...fica com Deus um abraço...

    ResponderExcluir
  13. essa estatística é de onde? wikipédia? ta muito atrasada. O Islã é de longe a maior religião do mundo hoje. Só na janela 10/40 tem 1 bilhão de muçulmanos.

    ResponderExcluir
  14. Caros Irmãos em fúria,

    O que aconteceu na verdade foi que em 2008 o Islamismo superou o CATOLICISMO. Os dados são de estatística feita pelo próprio Vaticano. Basta uma busca rápida no google - Pai dos Burros, como eu! - para encontrar.

    Neste levantamento, o Monsenhor Vittorio Formenti, um dos responsáveis pela elaboração do relatório anual de estatísticas do Vaticano, contou 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo e apenas 1,1 bilhão de católicos romanos, ou romanistas. Em termos percentuais, isso significa que os muçulmanos representam 19,6% da população mundial, enquanto os católicos romanos, 17,4%.

    O Cristianismo ainda continua sendo a maior religião do mundo, se for considerada a soma de todas as denominações cristãs com os romanistas e a Igreja Ortodoxa. O resultado é mais de 2 bilhões de pessoas ou 33% da população mundial.

    Agora, fazendo uma pausa nas estatísticas, pense numa briga sem futuro é essa e Crente com Católico!

    Pra mim, um pobre ignorante e pecador que vive pela Graça de Deus, A IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NÃO EXISTE NA TERRA!

    O Ser humano não é capaz de manter uma igreja segundo a vontade de Deus. Nós seres humanos estragamos tudo, qualquer coisa!

    Sinceramente, acredito que na igreja de Cristo, Maria deveria ter alguma espécie de reverência ou honra especial. Mas não há como qualquer Cristão Romanista possa justificar ou explicar, por exemplo, um fenômeno como o Círio de Nazaré em Belém ou as Romarias de Aparecida e dizer que elas são CRISTOCENTRICAS. Não desrespeito a fé de tantos brasileiro que depositam suas esperanças na intercepção de Maria. Mas Jesus Cristo é tratado netes eventos como o menino jesus - assim com letras minúsculas mesmo.

    A Igreja de Cristo tem de ser CRISTOCÊNTRICA.

    Já o Neo-pentecostalismo, e parte do pentecostalismo, brasileiro e norte americano adoram o dinheiro. Na verdade, hoje em dia Aarão não chegaria a construir o bezerro de ouro, porque os crentes iam querer aquele ouro todo pra comprar carro novo, casa nova, pra luxar!!!

    Como disse no começo A IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NÃO EXISTE NA TERRA!


    Shalom!

    ResponderExcluir
  15. Não precisei de pesquisa em internet pra escrever o que escrevi,foi o que eu aprendi mesmo...mas não quero passar nem perto de Fúria Wellington Mafra,muito menos de ficar levando esse assunto em diante...no Juizo Final saberemos o que é certo!!
    Mais se A IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "NÃO EXISTE NA TERRA" como Jesus deixou o Apos.Pedro para dar continuidade ao Cristianismo?
    Desculpe vcs Evangelicos mais acho O evangelho orado por muitos evangelistas protestantes e pastores é truncado e abreviado, é individual e diferente do evangelho bíblico como é proclamado pelos Apóstolos.Já o O Catolicismo retém o senso do sagrado, o sublime, o santo, e o bonito em espiritualidade. As idéias de altar, e "espaço sagrado" são preservadas. Muitas igrejas protestantes são corredores, se encontrando em locais, como "ginásios". A maioria das casas dos protestantes é mais esteticamente notável que suas próprias igrejas. Os protestantes, são viciados freqüentemente pela mediocridade na avaliação de arte, música, arquitetura, drama, imaginação, etc...
    O Protestantismo removeu a Eucaristia do centro e foco de adoração. Alguns protestantes só observam isto, uma vez mensalmente, ou até mesmo trimestralmente. Isto está contra a Tradição da Igreja Primitiva.
    O Protestantismo descarta a reverência dos santos. A Teologia católica "não permite adoração dos santos" na mesma moda como é dirigida para Deus. São venerados os santos e são honrados, NÃO ADORADOS...
    Digo isso porque já fui muitas vezes em Igreja Presibteriana,mais não tenho nenhum tipo de falta de respeito contra vcs...!!
    Paz De Cristo e o Amor De Maria!!!

    ResponderExcluir
  16. Olha, em parte concordo, mas muitas vezes não é porque as pessoas querem por exemplo o festival promessas, é que estão idolatrando os artistas, pelo contrário, pois o louvor é um modo de propagar a palavra de Deus se for aceito no coração, à pessoas que idolatram sim artistas, mas creio que seja minoria, e não toda essas geração..

    ResponderExcluir
  17. Essa briga todinha aí e Maria continua morta; mas viva para Deus, que é o que importa. Quando o povo bota igreja antes de verdade dá nisso...

    ResponderExcluir
  18. Maria está morta, mas foi salva. Jesus está vivo. Morto não intercede. Jesus diz "Vinde a mim", não é necessário ir á Maria e não é possível. 1 Tm 2:5 diz "Só há um Deus e um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem...", Maria não chega a Jesus, muito menos a Deus!!! Na bíblia diz assim em alguma passagem (nao lembro qual mas pode pesquisar), "Para muitos há vários deuses e vários senhores, mas para nós só há um Deus, o Pai de quem tudo procede e UM SÓ SENHOR, JESUS CRISTO", portanto não existem senhoras, ok?!?!?! Nossa Senhora de Aparecida é o próprio Lúcifer que vai levar muitos que rezam o terço para o inferno!! "Pela graça é que sois salvo", "Se confessares com a boca que Jesus Cristo é o Senhor e crer do teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Só através de Jesus Cristo há Salvação crendo na nela pela Graça e Amor de Deus sem que merecêssemos e com o abandono do pecado ... é por isso que eu tenho certeza da minha salvação!!! PAZ DE JESUS E O AMOR DE DEUS!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Tenho 17 anos e sirvo a Deus desde minha infância...
    Acontece que em uma curta margem de tempo diminuiu muito a filosofia cristã que tem como os principais pilares:¹ A bíblia(palavra de Deus) como livro de fé e prática.
    ²Deus(PAI,FILHO E ESPÍRITO SANTO) é o foco da bíblia se ele e únicamente ele não for o foco de nada tem importância o evangélio.
    ³Amar o proximo como a ti mesmo.
    e ainda tem muito mais, porém se lêssemos , e colocássemos a bíblia em pratica, tivessemos ciênca que o propósito de nossa existência e para o louvor e a glória do DEUS vivo, e amassemos o nosso próximo, essa discussão não precisaria ser feita.

    ResponderExcluir
  20. Achei interessante o texto, para despertar atenção aos evangélicos, quanto ao fato de que muitos deles praticam idolatria a artistas. Em acréscimo, insta salientar que há tb os que idolatram pastores, dinheiro, suas próprias igrejas, além de idolatrarem a si mesmos, a partir do momento em que se acham o dono de toda a verdade, acreditando que sua interpretação bíblica é a 100% correta, e que se dane a opinião dos outros...
    Pra mim, tudo isso é idolatria!
    Acredito que foi para despertar essa ideia que o autor deste blog publicou tal matéria, e não para discutir doutrina com católicos.
    Não sei pq toda vez na internet é assim, citou a palavra "católico" e suas derivadas, e, pronto, começam as acusações e discussões envolvendo a doutrina da igreja (ex.: comentário do Robson Lelles)- enfim, apenas uma constatação.
    Já que é assim, farei tbm meu posicionamento, acredito que justo: da mesma forma que existem evangélicos idólatras, existem sim católicos, da mesma forma que existem ateus idólatras, budistas, judeus, satanistas etc. A idolatria pode existir na vida de qualquer ser humano, independente de religião. Qq um sabe que a IGREJA católica NÃO prega idolatria, isso é muito óbvio, afinal ela tb é evangélica (baseia-se no evangelho). Ocorre que, infelizmente, há sim católicos idólatras, pois como falei, vai depender da cabeça de cada ser humano...
    Demais disso, fica a frase que o próprio pastor aqui costuma dizer: toda generalidade é burra.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Tenho um Blog: www.paradoxojovem.blogspot.com


    O pessoal jovem que quiser passar por lá, serão bem-vindos! Abraçoo

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.