quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que é Intimidade?


Intimidade é algo que se tem com quem se ama. O primeiro passo para mergulhar na intimidade de Deus é deixar o nosso mundo mágico e descobrir o mundo real. Muita gente madura considera Deus um auxílio na doença, em provas finais, e nas situações onde nos sentimos inseguros. Deus é Deus de mágica. Ele faz vaga de carro aparecer onde não tem. Essa forma de religião pode ser muito útil, mas certamente não é uma forma madura.

A verdade é que Deus é o Outro, que existe independente de minha existência! O segundo passo é a Formação da linguagem – a nossa oração é formatada, linda, mas sem graça... se orarmos uma vez plantando bananeira e der certo vamos orar sempre assim porque acharemos que Deus ouve quem planta bananeira. Nossa oração deve ser livre de jargões e de pressupostos sobre Deus. Fazemos a oração do repórter e não a do servo. Nós achamos que nossa oração nos da algum poder sobre Deus, mas ela deveria nos unir num diálogo gostoso com ele.

O terceiro passo é a Formação da consciência – Você tem consciência de que Deus não é obrigado a fazer tudo por você? Quando Freud escreveu seu tratado “o futuro de uma ilusão” ele perturbou alguns fiéis ao dizer que a vida religiosa é uma continuação da vida infantil que busca um super pai herói para nos dar segurança...

Nós sofremos mais com a religião do que somos salvos por ela... Porque vivemos presos aos dogmas, as coisas que a bíblia não diz.... E não as que Jesus professou.

Mas nós preferimos ficar no mundo infantil onde Deus é o cobertor do Lino do Snoopy sempre perto aquecendo o frio. A relação com Deus não é o prolongamento da relação criança/pai, mas a concretização de uma relação fundamental com o criador. Nós não poderíamos amar nosso pai da terra, se Deus não tivesse nos amado primeiro.

Então não temos intimidade porque: 1- Deus não é o outro, o Senhor; 2- porque a oração não é um diálogo (somos filhos chatos); 3- Porque a religião não se tornou uma fonte de autonomia criativa.

Agora vamos ao teste final: vc tem intimidade com quem? Com seus amigos? Com seus pais? Com Deus? Se você não consegue dizer te amo pro seu pai, como dirá verdadeiramente para Deus. Se você não tem intimidade com sua família, como terá com Deus?

E no mais, tudo na mais santa paz!

2 comentários:

  1. Não sou íntimo de ninguém e ninguém é de mim, mais do que minha conjectura da pessoa de Deus. Definição essa que se póe a prova todos os dias. Em relação aos demais mortais, penso que se existe, a intimidade é um campo ilusório e momentãneo, um vale de minas "aparentemente" desativadas, é preciso saber onde pisa para passar de fase, e se existe "fases" a ser vencidas, é tangível que haja um objetivo e que o mesmo seja nobre, do contrário, GAME over em qualquer relação!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.