CONCEITO: O fundamentalismo, não busca o novo mas tenta resgatar o velho.
OBJETIVO: Preservar a fé cristã contra novas formas de pensamento.
OS ALICERCES: Surgiram no fim do século XIX no combate ao liberalismo e foi uma forma de reação e não de ação. O fundamentalismo só se tornou consciente na segunda década do século XX.
SUA TEOLOGIA OU DOUTRINA:
- Em relação a bíblia: Inerrância absoluta quanto aos manuscritos originais, a alta critica é altamente inadmissível, e é proibido contextualizar a bíblia.
- Em relação a cristologia: A deidade de Cristo é um fanatismo entre eles “Ele é Deus e acabou”. Nessa brincadeira qualquer afirmação sobre a humanidade de Cristo é suspeita. Enfatizam o nascimento virginal de Cristo.
- Em relação aos milagres: São intervenções divinas sobrenaturais nos eventos da natureza, ao contrario do que pensam os liberais.
- Em relação a escatologia: Preocupam-se em manter viva a expectativa a volta de Cristo relativizando sempre as coisas da terra.
Gostam de esquematizar a bíblia em períodos chamados dispensação. O dispensacionalismo é pré-milenista e é dividido em sete períodos: inocência, consciência, governo humano (começando com Noé), promessa lei (de Moisés a Cristo), graça (era da igreja) e o reino (milênio).
O FUNDAMENTALISMO PODE SER IDENTIFICADO E DETECTADO NAS PESSOAS POR CRENÇAS COMO:
1- Gosto exagerado por profecias abandonando os demais quadros da fé cristã.
2- Prontidão para a volta de Cristo.
3- Insistência em sinais.
4- Radicalismo (quem não crê no que eles crêem não são cristãos).
5- Desconfiança com a ciência e todo conhecimento que não tem base bíblica.
Diante desse quadro responda com sinceridade a igreja brasileira é ou não é fundamentalista?
E no mais, tudo na mais santa paz!
Valeu pastor pela explicação!!!
ResponderExcluirTexto curto, bem sitetizado e explicado. Parabéns, evangelista.
ResponderExcluirSó pra constar, deixo um lembrete: Não deixem de estudar com mais paciÊncia tudo isso, ex. sobre milagres, sobre as responsabilidades políticas e sociais do cristão e sobre a atenção às profecias e a vigilância que Cristo pediu quanto à sua volta.
Abraço,
Josué,
do site www.livrinho.com
Depende.. se vc estiver falando das tradicionais de quase 1 século ou mais,como a Batista ou a Presbiteriana do Brasil, não acredito que sejam fundamentalistas. quanto as outras não estou tão certo diria que 50% 50% tendendo a fundamentalismo. Infelismente.
ResponderExcluirEssa é minha opinião.
O que conheço sobre Fundamentalismo , pelo menos da parte de homens como : Norman Geisler , Wane Gruden , R C Sproul , e outros - não encaro da forma sistemática que você relatou . Eu sou um fundamentalista no que trata as questões da Fé , Inerrância Bíblica , Pressuposto histórico , etc ...
ResponderExcluirNão sou relativista como os liberais , defendo a Verdade Absoluta .
Não gosto da Escola Alexandrina , sou mais da Escola Antioquena .
Entendo que a Bíblia não se interpreta subjetivamente , mas através de ferramentas como a própria exegese e hermenêutica .
Não negocio valores axiomáticos da Palavra de Deus . Entendo que a Bíblia é a Palavra de Deus , e não que contém a Palavra de Deus como os teólogos liberais defendem .
Hoje há farto material arqueológico que derruba muitas das teses da Alta Crítica .
Enfim , se ser fundamentalista é defender a Bíblia como um todo , eu sou um fundamentalista .
Há uma corrente teológica que vem crescendo muito entre os liberais , chama-se : Teologia Relacional , ou Teologia do Processo .
Em São Paulo quem defende com voracidade tal Teologia é o Pr. Ricardo Gondim .
Quero parabenizá-lo pela iniciativa da liberdade de expressão neste Blog . Isto não ocorre em outros Blog´s Cristãos . Os post´s estão sempre sendo patrulhados pelos donos dos Blogs .
ResponderExcluirParabéns !!! Que esta iniciativa seja seguida pelos demais blogueiros .
Mas irmão,não é isso mesmo?Vamos reavaliar as coisas,por que todos estes tópicos se encontram na Palavra de Deus.A paz.
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