terça-feira, 26 de abril de 2011

O que é realmente o fundamentalismo?



CONCEITO: O fundamentalismo, não busca o novo mas tenta resgatar o velho.
OBJETIVO: Preservar a fé cristã contra novas formas de pensamento.
OS ALICERCES: Surgiram no fim do século XIX no combate ao liberalismo e foi uma forma de reação e não de ação. O fundamentalismo só se tornou consciente na segunda década do século XX.

SUA TEOLOGIA OU DOUTRINA:
  •  Em relação a bíblia: Inerrância absoluta quanto aos manuscritos originais, a alta critica é altamente inadmissível, e é proibido contextualizar a bíblia.
  • Em relação a cristologia: A deidade de Cristo é um fanatismo entre eles “Ele é Deus e acabou”. Nessa brincadeira qualquer afirmação sobre a humanidade de Cristo é suspeita. Enfatizam o nascimento virginal de Cristo.
  • Em relação aos milagres: São intervenções divinas sobrenaturais nos eventos da natureza, ao contrario do que pensam os liberais.
  • Em relação a escatologia: Preocupam-se em manter viva a expectativa a volta de Cristo relativizando sempre as coisas da terra.

Gostam de esquematizar a bíblia em períodos chamados dispensação. O dispensacionalismo é pré-milenista e é dividido em sete períodos: inocência, consciência, governo humano (começando com Noé), promessa lei (de Moisés a Cristo), graça (era da igreja) e o reino (milênio).

O FUNDAMENTALISMO PODE SER IDENTIFICADO E DETECTADO NAS PESSOAS POR CRENÇAS COMO:

1- Gosto exagerado por profecias abandonando os demais quadros da fé cristã.
2- Prontidão para a volta de Cristo.
3- Insistência em sinais.
4- Radicalismo (quem não crê no que eles crêem não são cristãos).
5- Desconfiança com a ciência e todo conhecimento que não tem base bíblica.

Diante desse quadro responda com sinceridade a igreja brasileira é ou não é fundamentalista?

E no mais, tudo na mais santa paz!

6 comentários:

  1. Texto curto, bem sitetizado e explicado. Parabéns, evangelista.

    Só pra constar, deixo um lembrete: Não deixem de estudar com mais paciÊncia tudo isso, ex. sobre milagres, sobre as responsabilidades políticas e sociais do cristão e sobre a atenção às profecias e a vigilância que Cristo pediu quanto à sua volta.

    Abraço,
    Josué,
    do site www.livrinho.com

    ResponderExcluir
  2. Depende.. se vc estiver falando das tradicionais de quase 1 século ou mais,como a Batista ou a Presbiteriana do Brasil, não acredito que sejam fundamentalistas. quanto as outras não estou tão certo diria que 50% 50% tendendo a fundamentalismo. Infelismente.
    Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. O que conheço sobre Fundamentalismo , pelo menos da parte de homens como : Norman Geisler , Wane Gruden , R C Sproul , e outros - não encaro da forma sistemática que você relatou . Eu sou um fundamentalista no que trata as questões da Fé , Inerrância Bíblica , Pressuposto histórico , etc ...

    Não sou relativista como os liberais , defendo a Verdade Absoluta .

    Não gosto da Escola Alexandrina , sou mais da Escola Antioquena .

    Entendo que a Bíblia não se interpreta subjetivamente , mas através de ferramentas como a própria exegese e hermenêutica .

    Não negocio valores axiomáticos da Palavra de Deus . Entendo que a Bíblia é a Palavra de Deus , e não que contém a Palavra de Deus como os teólogos liberais defendem .

    Hoje há farto material arqueológico que derruba muitas das teses da Alta Crítica .

    Enfim , se ser fundamentalista é defender a Bíblia como um todo , eu sou um fundamentalista .

    Há uma corrente teológica que vem crescendo muito entre os liberais , chama-se : Teologia Relacional , ou Teologia do Processo .

    Em São Paulo quem defende com voracidade tal Teologia é o Pr. Ricardo Gondim .

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizá-lo pela iniciativa da liberdade de expressão neste Blog . Isto não ocorre em outros Blog´s Cristãos . Os post´s estão sempre sendo patrulhados pelos donos dos Blogs .


    Parabéns !!! Que esta iniciativa seja seguida pelos demais blogueiros .

    ResponderExcluir
  5. Mas irmão,não é isso mesmo?Vamos reavaliar as coisas,por que todos estes tópicos se encontram na Palavra de Deus.A paz.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.