segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Babá digital.

Me impressiona o avanço tecnológico, porém, me assusta também. Alguns valores que a sociedade zelava faz algum tempo, já não são tão importantes hoje. Por exemplo, a criação e educação dos filhos. Não sou machista, não acho que a criação da criança deva ser exclusivamente da mãe que tem que abandonar suas atividades para cuidar exclusivamente do filho.

Mas também não sou louco de afirmar que abandoná-los a própria sorte seria a melhor saída. O grande caso é que hoje existe uma enormidade de famílias que por questões diversas não educam seus filhos, não ensinam o menino o caminho que devem andar, e o preço disso pode ser altíssimo.

Assisti um documentário onde as mães de uma comunidade criavam os filhos da seguinte forma: Pela manhã escola, Almoço em casa e depois lan house até as 20h. O pagamento é feito ao dono da lan house mensalmente e ele também se responsabiliza por manter as crianças entretidas e dentro das dependências da lan house.

A maioria dessas crianças nunca giraram um pião, nunca empinaram uma pipa, nunca jogaram bola de gude, são criadas e ensinadas por uma máquina, um computador. Eis aí a geração da "babá digital". O que antes era feito por seres humanos, agora está sendo feito por máquinas. Tudo bem frio, sem sentimento, sem correção, sem as valiosas dicas de alguém mais experiente, apenas a frieza do monitor e dos jogos instalados nas máquinas.

Nada substitui o calor humano, nada substitui a repreensão da mãe, o carinho do pai, o abraço do irmão. Essa geração de mães podem estar comprometendo toda uma vida tornando seus filhos verdadeiras "ilhas" dentro dese mar de comodismo.

E no mais, tudo na mais santa paz!

3 comentários:

  1. Prezado Pr Marcio,

    Concordo em gênero número e grau.

    Permita-me contar a minha história recente.

    Em Julho/2010, mudei-me de Natal para Manaus, por motivo de transferência profissional, minha e de minha esposa. Me vendo na eminente situação que você descreveu acima, ou seja, deixar os filhos (6 e 9) numa escola de tempo integral ou em casa com uma estranha, resolvi encarar um desafio: trouxe comigo para Manaus minha Empregada Doméstica com seus dois filhos (13 e 14), o pai não vivia com eles. Lhe adianto, ESTÁ DANDO CERTO! PELA GRAÇA DE DEUS!

    Os três são Assembleianos tradicionais e hoje moram numa boa casa, edicula aqui em Manaus, nos fundos da minha casa. Converso com eles todas as semanas sobre a oportunidade que eles tem agora de prosperar através dos estudos, quem sabe cursando uma CEFET. Além disso, essa semana fiquei extremamente feliz por finalmente encontrar aqui em Manaus, próximo a nossa casa um AD Tradicional que a Mãe pudesse continuar com a educação/orientação espiritual dos filhos.

    Enfim, Tudo na Santa Paz.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor pastor! Meu nome é Fernando, tenho 37 anos e moro em Vitória-ES. Deus colocou no meu coração de fazer um blog ai eu fiz. Queria umas dicas do senhor. Visite meu blog ou entre em contato por email. Agradeço. www.viciadonoevangelho.blogspot.com / afsipol@gmail.com

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.