terça-feira, 31 de agosto de 2010

Peço perdão somente à Deus ou sou obrigado a ir a pessoa ofendida?

Pergunta:
Olá pastor, a Paz de Cristo!
Tenho 40 anos e pretendo me batizar, mas tenho uma grande dívida com uma pessoa por me sentir responsável pelo fim do seu casamento (tivemos um caso a alguns anos atrás). Sei que a Bíblia diz que devemos nos reconciliar com nossos irmãos antes de oferecer nossos votos a Deus. Mas não sei como posso fazer isso pois acho que se eu procurar ele para pedir perdão posso agravar uma situação que já poderia estar consumada. O que o senhor me aconselha: deixo do jeito que está, afinal de contas já faz muito tempo, ou vou pedir desculpas mesmo correndo risco? Agradeço a atenção e Jesus o abençoe!

_________________________________________________________________________________

Resposta:
Perdão é atitude! O perdão precisa ser liberado e sempre que possível comunicado ao ofendido. Mas meça as conseqüências dessa comunicação porque ela às vezes pode ser complicada de se fazer. Se você acha que será agressivo ou fará piorar a situação então é melhor que seja depois com o tempo. Se for apenas o receio da pessoa fazer cara feia e tal, faça sua parte e vá até a pessoa numa oportunidade cabível e peça perdão. Isso não precisa se alongar muito, basta o pedido formal de perdão e declarar arrependimento e pronto, tá feito.

OBS: Em qualquer dos dois casos que citei, nada deve ser feito nesse sentido sem pedir a Deus orientação e o momento certo para comunicar o perdão.

10 comentários:

  1. Pastor, no caso específico do pedido de perdão a uma pessoa ofendida pelos nossos atos na área sexual e/ou amorosa, vejo dois caminhos: 1 - Devemos pedir perdão, se houver possibilidade, sem titular o fato, a pessoa ofendida, para que coisas do passado não venham atrapalhar o plano presente, que é se consertar com Deus. 2 - Fazer aquilo que Jesus falou para a mulher adúltera; Filha, Eu tambem não te condeno mas vai e não peques mais. Desde que nos arrependamos de verdade, peçamos perdão a Deus e sigamos uma vida santificada, como nova criatura, está resolvido o problema.

    ResponderExcluir
  2. Pastor, penso que o pedido de perdão, em outras áreas ( brigas, ofensas, agressões físicas e/ou morais, etc.) devemos ir diretamente ao ofendido, antes que o sol se ponha, e pedir perdão. A Paz .

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. DEUS SÓ PERDOA QUANDO SEHÁ PERDÃO,POIS O NOSSO DEUS É AMOR,ASSIM COMO ELE ESTA DISPOSTO A NOS PERDOAR TEMOS Q DA E PEDIR PERDÃO AO NOSSO IRMÃO.POIS O NOSSO DEUS Ñ OPERA ONDE HÁ DISCORDIA.

    ResponderExcluir
  5. Deveríamos observar como Jesus ficou alegre ao ver a determinação de Zaqueu em consertar as coisas do passado.

    Quando Zaqueu afirmou que daria metade de seus bens aos pobres e devolveria em 4 vezes mais tudo o que havia roubado, a reação de Jesus foi dizer: "Hoje, houve salvação nesta casa ... Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido".

    Ser cristão não implica em esquecer o passado, ou não assumir certas consequências que decorrem dele. Muito pelo contrário, o Novo Testamento nos mostra que pessoas assumindo seu passado, com os seus erros, e muitas vezes publicamente:

    "Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras" (At. 1918).

    Portanto, quero animar a pessoa que enviou essa pergunta a realmente ir pedir perdão, e não deixar como tá. Porém, realmente é importante fazer isso na ocasião oportuna. Contudo, para te ajudar a identificar essa ocasião, seria necessário mais do que um blog. Seria importante que alguém de sua confiança, que te conhece e está perto de você, te ajudasse.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  6. A PAZ: TAMBÉM ENTENDO ASSIM, SE FOR POSSIVEL, E SE FOR VIAVEL PEÇA PERDÃO A PESSOA SIM , MAS EVITE SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTO. ORE ANTES , FAÇA UM JEJUM PELA CAUSA, PEÇA CONSELHO A SEU PASTOR.. E SE FOR VIAVEL PEÇA SIM EU RECOEMDNARIA ISSO, PORME SE A PESSOA NÃO LHE PERDOAR VC FEZ DE CORAÇÃO ASUA APTE, SIGA ME FRENTE E SEJA FELIZ OK, EU RECOEMDNO ASSIM AO MEU POVO.

    PASTOR CLAUDIO ACCONCI

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza da necessidade de pedir perdão sim,até pq só se é perdoado quem pede perdão reconheçendo o seu erro ou pecado,mas não acho prudente certas revelações de um passado que não só vai acrescentar dor...como por exemplo uma traição que que só vaiservir pra abrir uma ferida desnescessária.

    ResponderExcluir
  8. SABE QUE ACONTECEU ALGO PARECINDO COMIGO E O QUE EU FIZ QUANDO EU ENTENDE SOBRE A IMPORTANCIA DO PECADO FOI PEDI PERDÃO A PESSOA MESMO QUE ELA NÃO TENHA ME PERDOADO EU A PEDIR PERDÃO E ESTOU LIVRE DESSA PRISÃO POIS FICAMOS PRESSOS A PESSOA OFENDIDA QUANDO NÃO VAMOS PEDIR PERDÃO A ELA

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.