Pergunta:
A PAZ DO SENHOR
MINHA HISTORIA É A SEGUINTE: FUI CASADO DURANTE UNS TRÊS ANOS E MEIO, E AGORA JÁ FAZ UNS 3 ANOS QUE ESTOU SEPARADO E COM A "PAPELADA DO DIVÓRCIO"... NÃO QUIS A SEPARAÇÃO, MAS ELA QUIS ASSIM, NÃO PUDE FAZER MAIS NADA... TENTEI ENCONTROS PARA CASAIS, AUXÍLIO DO PASTOR E NADA... NÃO TEVE MOTIVOS COMO TRAIÇÃO OU VIOLÊNCIA PARA CHEGAR A TAL PONTO, POR ISSO QUERIA INSISTIR UM POUCO MAIS.... ELA DISSE QUE FOI INCOMPATIBILIDADE ... MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE... MESMO NÃO QUERENDO A SEPARAÇÃO,
INSISTIDO PRA CONTINUAR E NÃO CONSEGUINDO, DEVO AINDA VIVER SÓ PELO QUE A BÍBLIA DIZ. POIS SÓ POSSO ME CASAR DENOVO SE ELA MORRER... OU ME RECONCILIAR, MAS HOJE ELA JÁ ESTÁ CASADA E TEM UM FILHO. PRA MIM ISSO É UMA PENA DE "MORTE" VIVER SÓ POR UMA COISA QUE NÃO QUIS. HOJE ESTOU SÓ E PROCURO NÃO ME RELACIONAR COM ALGUÉM SÓ PRA PREENCHER O VAZIO... GOSTARIA DE SABER SUA VISÃO A RESPEITO DISTO.
__________________________________________________________________________________
RESPOSTA:
Querido, vá ser feliz namorando, noivando e casando novamente. Você foi abandonado rapaz, ela desistiu deliberadamente do casamento e você não pode fazer nada, ou quer dizer, fez absolutamente tudo, mas ela persistiu em desistir. Problema dela. Siga sua vida e com calma encontre alguém pra se relacionar de novo.
É até que a morte os separe, e não uma "incompatibilidade". Quando Deus fala na palavra: "O que Deus juntou, não separe o homem." Era isso mesmo que Ele queria dizer. Pelo que eu li do que você escreveu, já tem consciência do que a Bíblia diz a respeito. E não é um conselho, é mandamento. Casamento não é namoro, quando quer acaba, casamento é aliança, é a promessa que foi feita no altar empenhada, é a manifestação a aliança feita no altar, diante dos homens e principalmente de Deus. Muitos não levam em consideração a singela frase "Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.". Traduzindo: Se não tenho a alternativa de desfazer o casamento, por motivo algum, é melhor não casar. Cara, com "cláusula de exceção" ou não, independente de como se interpreta essa tal cláusula, pra os discípulos falarem isso, é porque o negócio é sério mesmo. É sim, sim, não, não. Ou seja, não tem divórcio carimbado por juiz algum ou separação que desfaça uma aliança. Somente a morte. Portanto meu querido, Não namore, dedique a sua vida a obra do Senhor, porque você ainda é marido dela, e ela sua esposa, mesmo estando outro cara e com filhos. Que o Senhor fale ao seu coração e te dê paz. Abraço.
ResponderExcluirMárcio:
ResponderExcluirEu sugiro que ele leia em I Coríntios, capítulo 7, versículos 10 e 11, pois ali está a resposta pra essa dúvida dele.
Um abraço meu amigo e Pastor!!!
Pelos 2 comentários anteriores coitado do meu irmão! Foi abandonado pela esposa, que já está com outro homem, ou seja, entrou na "cláusula de exceção", e não pode continuar a vida dele porque ainda está casado!
ResponderExcluirPelo amor de Deus, meu irmão, siga o conselho do Pr. Márcio e vá ser feliz!!!
Para os legalistas de plantão:
ResponderExcluirJesus disse que o divórcio não era permitido, A NÃO SER por motivo de fornicação. Mt 19.9
Deus abençoe.
Abs,
Vinicius Morais
----
Visite: Refletindo a Graça
Conheça nosso podcast
http://refletindoagraca.blogspot.com
Querido irmão,
ResponderExcluirO pastor Marcio esta certo. Vc tem consciencia que fez a sua parte. Se não deu certo a culpa não é sua. Vc fez o que pode. Se esta se sentindo só, procure alguem e seja feliz. O que Paulo disse em I Co 7, partiu de uma decisão particular dele.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirReiterando.
ResponderExcluirO irmão deve sim viver sua vida sem culpas, pois ele foi abandonado pela sua esposa.
Salém, somente a partir do versículo 12 que Paulo fala "Mas aos outros digo eu, não o Senhor", a partir dai que é uma opinião dele. Antes disso, é princípio revelado por Deus, é o Senhor que fala através Dele.
ResponderExcluirE é extremamente claro e complementa o que eu havia dito:
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Isso não é legalismo, é a palavra de Deus. É o que o Senhor falou através de Paulo. E o que o Senhor fala é pra ser obedecido. Um cristão não escolhe na palavra o que lhe convém obedecer. Simplesmente obedece. O alvo é a vida eterna e não a terrena. O ser feliz é consequência da busca ao Senhor, do Seu governo, do Seu reino, da sua Justiça.
A principal morte é a espiritual, não é a física.
ResponderExcluirMorrer para Deus é a morte espiritual. Estar morto para Deus Pai é a morte espiritual.
Se uma casal está unido em Cristo, e um adultera, este morre espiritualmente e quebra a unidade.
Somente com a o perdão de Deus para retornar ao estado anterior.
Não se pode orar por um adúltero, pois, é pecado para a morte.
O Senhor Jesus diz, também que, adultério não é contato físico, mas, no coração, no espírito.
Evangelho de Mateus 6:28, diz:
" Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. "
Compreende onde está a verdade? Não é a aparência da carne, mas o espírito.
A carne pode morrer e o espírito estar vivo. A carne pode estar viva mas o espírito morto.
A verdade real é no espírito.
Assim, o segundo casamento é permitido se a outra parte repudiar.
O apóstolo Paulo fala sobre o descrente querer apartar-se, que aparte, pois Deus chamou à paz, à liberdade em Cristo.
Se, somente a morte física separasse um casal o apóstolo jamais daria tal conselho.
O apóstolo, nesta situação, está afirmando que se for necessário, mesmo vivos, que haja separação.
Um casal tendo uma das partes descrente, não tem unidade espiritual, a unidade é carnal.
Do casal, um crente e outro descrente, aquele que é santo, santifica a união, senão, conforme o apóstolo ainda acrescenta, os filhos seriam impuros, mas, pelo fato de um dos cônjuges ser crente, o filho é santo.
1 Coríntios 7:15, diz:
" Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. "
Quanto ao pastor advertir o casal por causa de uma das partes ainda viva, fará isso conforme ele entende.
Eu, na minha humilde opinião, discordo que a pessoa deva ficar para sempre solteira. Deus fala que casamento é uma aliança, é um compromisso firmado perante o Senhor, certo, mas um casamento só se mantém quando os dois querem. Ele quando fala isso, fala ao casal, para que os dois caminhem juntos em aliança e amor, debaixo da bênção do Senhor.
ResponderExcluirMas se uma parte não quer e outra parte já fez de tudo para que o casamento dê certo, não é lógico que Deus queira que uma pessoa permaneça pra sempre sozinha por conta do pecado da outra. A mulher não quis, já mora com outra pessoa e tem filhos. Que tipo de Pai ia querer que o filho ficasse pra sempre infeliz e preso a uma pessoa que quebrou a aliança? Deus é um Deus de amor, Ele quer que seus filhos sejam felizes, segundo a sua palavra.
Assim como quando uma pessoa adultera, ela quebra a aliança, da mesma forma se ela não quer mais continuar no casamento, deixa o marido e forma outra família, é como se fosse a mesma coisa. Ela está quebrando a aliança. Ela não quer mais o marido. E por isso ele vai deixar de ser feliz? De forma nenhuma! Deus fez o homem e a mulher para ficarem juntos.
Deve-se saber interpretar a lei do Senhor. Elas fazem parte de um contexto. Deus não é um Deus carrasco. É um Deus justo e sábio.
O casamento é uma aliança que ninguem separa, mas..
ResponderExcluirA biblia diz q a pessoa pode casar denovo em caso de adulterio, ou seja, legalmente eles nao eram casados mas em Deus a aliança continua, entao quando ela casou denovo, adulterou. Ponto final.
Em Lucas 16:18 "Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério."
O mesmo vale para o caso da mulher desse irmão.