segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Crente pode ter crise existencial?


Pode! Arrisco dizer que sem crise o cristão está morno. A vida nos impulsiona a crises, o dia a dia, a idéia da morte, a fome no mundo, a velhice chegando, a possibilidade de adoecer repentinamente, tudo isso gera crise. Eu mesmo já experimentei momentos de grave crise existencial.

Agora, tem o seguinte, só tem crise quem pensa! Quem relfete! Quem não pensa, não tem crise, nem tem porque entrar nelas, porque não para pra ver que a vida é curta, que os desafios são gigantes e que cada minuto da vida é importante porque eles não voltam mais.

Os psicólogos dizem que a crise é sinal de mudança. Para mim, crise é lugar de crescimento. Aprendo muito sempre que entro em crise. É ruim, perturbador, atormenta a alma da gente, mas sempre saímos mais maduros delas. Meu amigo leitor, se você passa nas ruas da cidade e não entra em crise com a miséria, com a prostituição, com a corrupção, então eu te digo com todas as letras, reveja seus valores.

E no mais, tudo na mais santa paz! 

12 comentários:

  1. Concordo em genero, número e grau! As crises fazem parte do crescimento!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Isso me fez lembrar um bordão antigo: Não estou em crise, estou em Cristo

    ResponderExcluir
  3. Achei mto benção esse artigo!
    Todo mês é quase q Certo passar por 2/3 crises existenciais!
    A crise realmente é mto ruim...
    mas depois o crescimento e amadurecimento é nitido!
    Gloria a Deus por esse artigo, realmente abriu meus olhos!

    ResponderExcluir
  4. A paz. Pastor, minha relação com esse blog é engraçada. No início eu lia e discordava de tudo mas não parava de ler. Com o tempo fui percebendo coerência. Hoje concordo com 70% do que o senhor escreve rs mas sempre acompanho. Sobre esse post, corretíssimo. Parei de ter crises existenciais a medida que meu relacionamento com Deus aumentou. É fato.

    ResponderExcluir
  5. Allan obrigado pela perseverança cara! Deus te abençoe! Se precisar de mim...

    ResponderExcluir
  6. Se o próprio Jesus Cristo passou por várias crises (não existenciais, eu acho), como ansiedade, tristeza, entre outras, por q o Cristão não pode??

    xHyoudooMx

    ResponderExcluir
  7. também aprendo muito com essas crises aff e como doe viu...

    ResponderExcluir
  8. Concordo que crente pode ter sim crise existencial.
    Todos nós seres humanos estamos propensos a isso, mais lembrando sempre do versículo: lança sobre ele toda a vossa ansiedade por que ele tem cuidado de vós!!!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  9. Qualquer dia desses , vou pregar sobre a humanidade de Jesus , aliás não me lembro de ouvir nenhuma mensagem nos ultimos anos sobre este tema .

    Prega-se um cristianismo alucinado e alienado , crente não pode sofrer , chorar , perder , ser traído , etc... prega-se que quem é de Jesus , é só vitória vitória vitória !!!

    Odeio este tipo de asserção . Creio em um Cristo Deus , mas também em um Cristo Homem .

    Para mim o texto chave da Bíblia não é João 3.16 , mas sim João 11.35 ... e Jesus chorou !!!

    ResponderExcluir
  10. concordo em genero, numero e grau. O cristão é gente, nao teria o direito de ter crises se fosse anjo ou óvini.

    Outro mito é a vontade de desistir de tudo, se cansar a ponto de jogar a toalha, ja não se "passa o bastão". há se não fosse um sujeito chamado Onesíforo, coitado de Paulo.


    Abraço!
    @vpcalex

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com o autor do texto.
    Crises são desertos onde somos moldados,supridos e amadurecidos.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.