terça-feira, 10 de agosto de 2010

Série sobrenatural (Parte 6): As profecias de Nostradamus.

Importante frisar que as profecias de Nostradamus podem ser interpretadas de diversas formas e que isso não cabe aqui neste estudo. O importante aqui é deixar claro que todo misticismo em torno do "profeta" Nostradamus é dismitificável.

Vejam só: Nostradamus cita o mês 7 (julho) de 1999 como “a era do terror”, onde haverá uma grande invasão asiática do Anticristo. Haverá uma fome universal e pouca chuva. Um eclipse do sol sucederá o mais escuro e tenebroso verão que jamais existiu desde a criação e a morte de Cristo. Esse eclipse está previsto para 11 de outubro de 1999 (fato não acontecido). Aqui são apenas duas das dezenas de outras profetadas que não se cumpriram.

Profetizar não é prever o futuro, isso é adivinhação. Logo, Nostradamus com seu achismo virou um mito graças a propaganda que irou em torno dele pelas complexas tramas que montava em sua cabeça sobre a humanidade e seu futuro. Nesta visão escura e fúnebre do futuro, as pessoas desenvolveram um apetite insaciável pelos livros sobre profecias. Sem dúvida alguma Nostradamus, sendo de descendência judia, estava familiarizado com as profecias do Velho Testamento.

As pessoas estavam dispostas a pagar um dinheiro considerável para saber o futuro, especialmente sobre o clima do ano seguinte. Assim, duas ou três dúzias de almanaques eram publicadas a cada ano na Europa, muitos deles baseados na Bíblia. Não era uma questão de dom, mas um trabalho. E Nostradamus enveredou por essa mina de ouro e publicou seu primeiro almanaque. Daí por diante, ganhou fama e dinheiro e até hoje existem pessoas que são fascinadas por um vidente inventado.

E no mais, tudo na mais santa paz!

Um comentário:

  1. olha,eu ja sonhei com varias coisas a respeito do juizo final,as vezes ate sem explicaçao,entao por mais que nao tenha se cumprido o que ele disse talvez foi porque nao vimos a profecia com os olhos certos,muitas coisas hoje temos que ver com uma'' visao lateral'',muitas coisas que eu descobri depois disso fiquei mais atenta e comecei a reparar coisas que eu nem sonhava em perceber..
    entao temos que ver as coisas com outros olhos!!!

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.