sexta-feira, 23 de julho de 2010

Crente pode ser maçom?

Não, não pode. A doutrina cristã é incompatível com a maçonaria. A prática maçom prevê juramentos a um deus estranho chamado Jabulon, e cultua a GADU (O grande arquiteto do universo - Não confundir com Maria Gadú) que não é claramente identificado como Deus.

A cada grau galgado na maçonaria, você aumenta se comprometimento com a irmandade e faz juramentos cada vez mais sérios. Existem relatos de pessoas que sairam da maçonaria porque não conseguiram compatibilizar sua fé com a ideologia dos caras. Há uma enorme rigidez na aceitação de membros e com isso, cria-se uma áurea de curiosidade em torno dessa irmandade. Porém quando você adentra aos bastidores, percebe logo que se trata de algo mais que uma fraternidade.

Existem muitos boatos sobre lideranças influentes da Igreja evangélica que fazem parte da maçonaria, porém, muito se fala e pouco se prova. O grande caso é que fazer parte dessa instituição traz poder, influência e dinheiro. E o ser humano tão suscetível e ambicioso cede a essa proposta e mergulha num mundo desconhecido que mexe com o sobrenatural embora pregue que é apenas uma filosofia de vida.

E no mais, tudo na mais santa paz!

40 comentários:

  1. Pastor, eu gostaria de saber se o mesmo se aplica para o Rotary Club, tenho grande curiosidade para saber se um cristão pode tbm ser rotariano, pois conheço alguns cristãos que fazem parte dessa fraternidade.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! concordo com tudo o que o pastor disse e assino embaixo! Como o senhor mesmo disse, há registrado na história, informações que os líderes da nossa Igreja eram envolvidos com a maçonaria, pelo menos é que o histórico missionário Eduardo Carlos Pereira disse, ao propor a divisão da Igreja Presbiteriana. Bom é saber, que o Espírito Santo tem iluminado pessoas para esclarecer esse assunto. Nada oculto serve pra Deus, nada permanece escondido. Parabéns pelo texto, te sigo no twitter!

    ResponderExcluir
  3. Não desprezando o conteúdo do post, que, por sinal, é bastante propício, mas "Não confundir com Maria Gadú" foi o melhor.

    hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Nem a "Maria", nem "GADU" e nem a Maria Gadu, são compatíveis com a verdadeira fé cristã. Excelente post e gostaria de saber a resposta ao comentário do Lucian acima,como o Rotary e a Rosa Cruz.

    ResponderExcluir
  5. Tanto os rosacruz quanto o rotary, são derivações da maçonaria, mas como ela é dividida em muitos ramos, teríamos que ter um artigo apenas pra tratar disso!

    ResponderExcluir
  6. Rotary é um braço da maçonaria? Essa nem eu sabia... =)

    ResponderExcluir
  7. A maçonaria não cultua ao GADU, GADU é o nome democrático ao qual chamam ao deus único e criador de todas as coisas, foi a forma que encontraram para que diferentes visões religiosas, obrigatoriamente monoteístas, pudessem congregar numa mesma fraternidade (um cristão maçom cultuaria a jesus da mesma maneira que um muçulmano à alá) e a palavra Jabulom se referiria (em algumas leituras) a Jeová, portanto seria mais prudente afirmar que a maçonaria possua uma religião, no caso a cristã (discutível), ao inves dela ser uma, já que ela não possuiria um deus próprio...

    O seu segundo parágrafo podemos utilizá-lo completamente pra descrever qualquer igreja cristã, como nós dois sabemos bem, portanto não diz nada de específico sobre a maçonaria em si. E quase posso dizer o mesmo do 3º tbm, a diferença é que a igreja se denomina como religião em primeira instância!

    Sem querer ser o advogado do diabo (mais uma vez) mas vc não disse nada que impeça um cristão de frequentar a maçonaria e vice-versa... vc apenas disse que não pode e pronto!

    Pois bem, como nenhum maçom vai vir aqui pra dizer o q acontece de verdade e os que sairam descontentes vão contar somente a sua versão da história, só mesmo entrendo lá pra se poder tirar conclusões próprias... em outras palavras vai ficar o "dito pelo não dito"!

    =]

    ResponderExcluir
  8. Cara, cristã a maçonaria não é nem de longe... o requisito pra entrar na maçonaria é ser religioso, não importando qual relgião vc professe. Amigo, pros maçons tanto faz se você é um cristão piedoso ou um satanista que sacrifica criancinhas (sic) o que importa é qpenas que você creia em algo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. eu não falei que era requisito ser cristão e sim ser MONOTEÍSTA, não é bem assim de crer em qualquer coisa não, e esse papo de satanista é puro exagero seu e vc sabe disso. A maçonaria não faz evangelismo e portanto nao sai por ai aceitando qualquer um, o codigo de conduta é bem rígido e definido.

    Agora professar um deus único e criador de todas as coisas, defender uma conduta moral exemplar, promover a caridade e ajuda mútua, defender o principio da familia, etc... me parece bastante com a proposta cristã. Pra mim existe muito mais pontos semelhantes que discordantes.

    ResponderExcluir
  11. deu erro na pagina e acabei postando 2 vezes a mesma coisa, por isso exclui a primeira...

    ResponderExcluir
  12. Se eles defendessem a moral e os bons costumes e a família, não permitiriam as festas de orgia. Isso não foi nenhum leigo que contou, mas um próprio bode satisfeito com o que eles chamam de fim de semana de descanso.

    ResponderExcluir
  13. Olha, acho um pouco provável haver orgias da maneira como vc esta falando ou no sentido que vc está falando principalmente, de qualquer maneira uma orgia ritualística seria completamente diferente de uma feita apenas de "sacanagem" e é mais provavel esse tal bode ae ser um grande sacana, isso sim... mas como não sou iniciado não posso dizer o que realmente acontece.

    =]

    ResponderExcluir
  14. Vitorino, a realidade é mais amarga do que parece. O caso que citei vem da boca de um grão mestre (grau 33) marido de uma ex-membro da minha igreja. Não era nada ritualistico, era um bacanal mesmo, uma sacanagem que todas as lojas fazem meu amigo pra relaxar. Tudo pago pelos honoráveis membros das lojas. Se você acha isso natural...

    ResponderExcluir
  15. então se não era ritualístico e sim pura sacanagem, a maçonaria em si nao é o problema e sim o grupo de maçons que fazia a orgia, certo?! Era isso que eu quis dizer, seu amigo participou da orgia pq gosta(va) e não por uma imposição da ordem (ae vc confirma com ele, estou apenas seguindo a linha de raciocínio)... as regras (pelo menos às que eu conheço) não incluem rituais de orgias, mesmo pq estes são vinculados à fertilidade, colheita, etc, temas não prioritários nesta ordem... a menos que alguma linha especifica a tenha adotado... dae eu realmente não sei.

    ResponderExcluir
  16. Porque será que o Pastor Silas Malafaia nunca se manisfestou sobre isto. Nao e no minimo extranho isso.

    ResponderExcluir
  17. A primeira frase do texto está completamente errada. Na maçonaria não se discrimina credo religioso, pois os maçons são livres pensadores e não admitem dogmas que ofusquem a busca da verdadeira luz (conhecimento), portanto aceita cristãos SIM. É uma instituição com princípios morais e religiosos e que reconhece o Grande Arquiteto do Universo (seja qual nome ele tenha: DEUS, GOD, JAFÉ, etc) como criador seja para os cristãos, judeus, muçulmanos ou espiritualistas. Isso que o pastor afirma ser incompatível o cristianismo com a maçonaria é falso, tendo visto que os maçons (do francês: pedreiro) eram os construtores dos Templos, Igrejas e Basílicas da idade média e tinham íntima relação com a igreja católica. Hoje não constroem Templos ou edificações, mas um corpo social de cidadãos com princípios éticos e morais elevados. Tentam construir uma sociedade livre de preconceitos ou vícios. Creio que antes de questionar ou formar um conceito sobre uma instituição esse Pastor deveria estudar um pouco mais sobre história e sobre os princípios das Instituições as quais se refere. Se realmente busca a verdade, deveria ver o outro lado e publicar esse Post.
    Rubens Frai Martins
    Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  18. Quem nunca escutou uma história de um padre pedófilo, de um pastor tarado que fazia orgias com as suas fiéis ou de um pastor se utilizando da fé para encher os bolsos de dinheiro? Agora utilizar um exemplo desses para desmoralizar toda uma Instituição como a Igreja Católica ou uma Evangélica é um pensamento muito tendencioso. Da mesma forma o Pastor Márcio se refere à Maçonaria.
    A maçonaria não nasceu ontem....talvez seja uma instituição tão antiga quanto a Igreja Católica. Seus elevados princípios a mantêm até hoje. Preza em muito a família, tanto que existem dentro da Ordem maçônica instituições paramaçônicas como Ordem DeMolay e Filhas de Jó (para menores de 21 anos) e Associação de Senhoras) que auxiliam muitas creches, lar de idosos, hospitais, etc, pois tem um de seus princípios básicos a prática da benemerência, visto que uma das origens da maçonaria vem lá da Ordem dos Hospitalares fundada por São João de Jerusalém.

    ResponderExcluir
  19. Rubens, quando disse que crente não pode ser maçom, não me referi a proibição por parte da maçonaria, pra ser maçom é preciso ser religioso de alguma forma, não importa se vc é um cristão sincero ou um satanista que sacrifica crianças. Eu estou falando da recomendação bíblica, que o verdadeiro cristão não deve aderir a maçonaria.

    ResponderExcluir
  20. Não.....na maçonaria não se aceita satanismo. Vc está redondamente enganado. Todos os preceitos maçônicos são contra o satanismo, magia negra ou obscurantismos. Aliás, a maçonaria utiliza como Livro da Lei a Bíblia Sagrada. Os preceitos cristãos (bíblicos) não fazem referência nenhuma a maçonaria, portanto todos os argumentos que utilizardes para esse fim são meras especulações provindas de uma interpretação preconceituosa da palavra de DEUS e que há muito existe. Não sei de onde vc tirou isso? Há muito tempo a Igreja prega que a maçonaria cultua o satanismo ou come criancinhas, etc.... (só pode ser brincadeira isso!!!) mas por pura falta de conhecimento. Tanto é verdade que mais de 70% dos maçons no Brasil são católicos e a Igreja Católica já começa a abrir os olhos pra essa realidade e muitos Padres e Arcebispos estão começando a se envolver com a maçonaria. Na minha cidade, o Arcebispo da Capital (Dom Dadeus Grings) está sempre presente abençoando os eventos maçônicos. A única coisa que peço é que reflita e deixe de ser preconceituoso, de utilizar de recursos, interpretações tendenciosas e falsidades para pregar contra Instituições que não são a vossa Igreja. Não foi Jesus mesmo que disse....atire a primeira pedra!!! Pense bem, olhe para seu interior....veja se realmente está pregando os preceitos cristãos nesse seu discurso. É muito fácil falar mal de alguém sem ter provas, mas é muito mais difícil reconhecer que o outro está certo. Para todos aqueles que não sabem da importãncia da maçonaria, basta dizer que só somos independentes de Portugal, graças a maçonaria, só somos uma República, graças à maçonaria. Dom Pedro I era maçom, Dom Pedro II foi um dos Grâo-Mestres do Brasil. A Abolição da escravatura foi promulgada graças a maçonaria. Praticamente todos os movimentos libertários, desde a Revulução Francesa, têm tido a participação da maçonaria. Reflita novamente.....isso é satanismo? Agora a Igreja aceitava muito bem a escravatura e até diziam que os índios não tinham alma... Vejo que os preconceitos religiosos perduram até hoje.
    Desculpe Pastor o meu desabafo, mas eu não tolero injustiças, não por ser maçom, mas pela minha índole e criação.
    Desejo realmente que busque saber mais sobre o assunto e, se tiver a mente aberta, mude alguns conceitos.
    Um grande abraço
    Rubens Frai Martins
    Porto Alegre
    rubensfrai@terra.com.br

    ResponderExcluir
  21. vc fala de preconceito, mas a maçonaria é responsável diretamente pela criação de uma das maiores e crueis instituições racistas da história a Ku Klux klan. Ou isso pe mito tb. E a ramificação européia que deu origem a máfia através de Mazinni que era maçom tb. e pelo que sei o livro que rege a maçonaria é o Moral and dogmas de Pike, ou to errado de novo?

    ResponderExcluir
  22. Quanta falta de conhecimento.....a Ku Klux klan não foi criada pela maçonaria como afirma (querendo "queimar" a imagem da Instituição como um todo), pois ela nunca se envolveu com essas práticas. Assim como na Igreja, existem pessoas de má índole em tudo que é organização social, pois o ser humano não é perfeito. O General Nathan Bedford Forrest, expulso da maçonaria, é que foi fundador da Ku Klux klan e esta era uma organização armada com muitos integrantes do exército americano. Ahhh....agora vai dizer que foi o exército americano tb? Daqui a pouco vai dizer que o nazismo foi a maçonaria que promoveu, que o apartheid também.... brincadeira isso?
    O livro que rege os maçons é o Livro Sagrado. No nosso caso, a Bíblia Sagrada.
    Assim como qualquer instituição, em sua criação, a Maçonaria se baseou por regras de moral e ética as quais denominamos de LandMarks. Segundo Percy Jantz, o termo maçônico landmark tem origem bíblica. O termo pode ser encontrado no livro dos Provérbios 22:28. O conteúdo desse livro que refere(Pike) eu simplesmente desconheço. Sinceramente não sei de onde vc tira essas coisas???? Logicamente se pesquisar na internet vai achar de tudo.... muitos escreveram sobre maçonaria...imagine? A quanto tempo existe a sua Igreja Evangélica? pouquíssimos se comparado com a história da maçonaria. Vais achar de tudo escrito sobre ela. Muito se escreveu baseado nesses preconceitos religiosos e pelo medo do desconhecido.
    Agora saber o que é verdade é muito complicado.... Eu não vivi na década de 20 pra saber sobre a Ku Klux klan, assim como vc não viveu na Idade Média em que a Igreja vendia indulgências (um lugarzinho no céu) ou colocava pessoas na fogueira por inventar que elas eram bruxas ou amaldiçoadas ou que cometeram heresias. Já foi esse tempo. Vivemos num tempo em que devemos ser tolerantes com nossos semelhantes, aceitar que cada um pode e deve seguir as suas convicções religiosas. Não cabe a nós julgar e sim ao homem lá de cima. Não julgai o próximo....lembra? Ou esqueceu?
    Não estou dizendo com isso que maçonaria seja religião, mas que ela prega isso.
    Esse é um dos ensinamentos maçônicos: a tolerância religiosa, de diferença de opiniões, etc.
    Não sei onde essa discussão vai nos levar, pois tenho notado que vc é relutante em querer tripudiar encima de coisas que desconhece.
    Minha ex sogra é evangélica e ela perguntou ao Pastor da Igreja dela (Internacional da Graça de Deus eu acho) sobre a maçonaria. Ele deu uma resposta muito sábia e que eu o admirei por aquilo. Disse ele: "Dona Inês, eu não posso falar de algo que desconheço, senão estaria sendo leviano..... mas soube que eles ajudam muitas instituições filantrópicas".
    Reflita.....
    Coloque a cabeça no travesseiro...
    Lembre daquilo: "Não julgais para não ser julgado da mesma forma"

    ResponderExcluir
  23. Negar Pike e seu clássico "moral and dogmas" é uma afronta a qualquer maçom que se preze. Quanto a ajudar instituições filantrópicas meu amigo quem mais constroi hospitais na Italia é a MAFIA, do maçom Mazinni e nem por isso ela é algum modelo de integridade. Bem quanto tempo tem a minha igreja? Pelos meus cálculos 2000 anos + ou - ela nasceu com Jesus ressurreto. Um pouco mais que a sua maçonaria.

    ResponderExcluir
  24. Não... sou cristão nos moldes de Jesus e sigo a doutrina dos apóstolos.

    ResponderExcluir
  25. Vc como eu sabe distinguir religião de Igreja. Religião é aquilo que apóia a nossa fé, independentemente de lugar e tempo e Igreja é o instrumento de propagação da fé. Portanto, a sua Igreja não existe a mais de 2000 anos e sim a Religião Cristã.
    Se vc estudou um pouquinho teologia, deveria se dar conta dessas coisas ou ,se sabe disso, a coisa é ainda muito mais grave, pois está "vendando seus fiéis" e vendendo uma falsa verdade. Aí tudo aquilo que você prega pode ser comparado com os obscurnatismos de algumas Igrejas Evangélicas, como a IURD. Por isso, muitos acham que todas são farinha do mesmo saco, são por essas atitudes das quais está tendo.

    ResponderExcluir
  26. Bode, vc se enganou de novo rapaz. Igreja é corpo de Cristo e não o templo. Se vc tivesse lido a bíblia com atenção perceberia isso. Religião é algo formal (religare) quanquer coisa que tente de forma institucional religar o homem a Deus.

    ResponderExcluir
  27. Eu me interesso por esse assunto, e faço pesquisas detalhadas sobre sociedades secretas há muito tempo, de maneira coerente e coesa, uma delas é a Maçonaria. O que eu pude constatar, é que há uma campanha de desinformação à respeito da mesma, nada das informações publicadas em livros , sites, blogs, vídeos são coerentes e uniformes, ou seja, há vários “fatos” sobre essa fraternidade que não batem. Por exemplo ; tem referencias específicas sobre rituais praticados em todos os veículos de mídia acima citados, em um livro diz-se uma coisa, em outro livro sobre o mesmo assunto(ritual) diz outra completamente diferente…e assim vai em sites, blogs, vídeos. Eu acho o seguinte… esses caras estão aí nos bastidores da história há séculos, são um grupo muito bem fundamentado e doutrinado, vocês acham que assim…do nada… os seus maiores segredos vão sendo revelados fácil…tolo de quem acredita. Acho, e constatei , que Eles estão em uma franca campanha de desinformação, se você pensar bem…é muito esperta essa estratégia, devido ao grande interesse das pessoas à respeito…nada mais eficaz do que uma enxurrada de informações falsas, e pode ter certeza que são, para saciar a curiosidade alheia. Eu fiz uma longa e reveladora entrevista com um maçom eminente, e ele me disse que todos os maçons quando vêem ; os livros , vídeos, blogs e sites colocando imagens daquelas posições "bizarras", termo utilizado por ele com veemência, dão risadas, pois tudo é tão ridículo e fantasioso, que é difícil acreditar que as pessoas aceitem tudo como verdade...mas ao mesmo tempo é ótimo para a fraternidade, por isso não se vê nenhum maçom, do mais baixo ao alto grau, se pronunciar à respeito dessa tolices, palavras dele. Por isso , não acreditem em nada, desconfiem de tudo, não se deixem lograr…pois é isso que eles querem…e conseguiram.

    ResponderExcluir
  28. Prezado Pr. Marcio.
    Em poucas pagalavras.
    E o que é Ser Maçom?
    Ser Maçom é ser amante da Sabedoria, da Virtude, da Justiça, da Humanidade.

    Ser Maçom é ser amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, que choram, que têm fome, dos que clamam pelo Direito, pela Justiça e os utilizam como única norma de conduta o bem de todos e seu engrandecimento e o progresso.

    Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano.
    Ser Maçom é derramar por toda a parte os divinos esplendores da instrução; educar para o bem, a inteligência; conceber os mais belos ideais do Direito, da Moralidade, da Honra e praticá-los.

    Ser Maçom é levar para o terreno prático, aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e como os braços abertos ao mundo: “amai-vos uns aos outros, formais uma só família, sêde irmãos.”

    Ser Maçom é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o fanatismo.

    Ser Maçom é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos vivos o mesmo respeito que dedicamos aos nossos mortos.

    Se o senhor não reúne estas condições, afaste-se da Maçonaria!

    Cordialmente, Antonio Santos
    Texto original escrito por:
    Lázaro Chaves

    ResponderExcluir
  29. Que RIDÍCULO isso. Há vários...inúmeros pastores na Maçonaria. A Ordem não cultua o "gadu". Cultua o Deus que existe em cada um dos homens seja ele Cristão, islâmico, árabe, judeo...Ignorância se combate com verdades. Busque informação Pr.Márcio.

    ResponderExcluir
  30. Vc é maçon Maurício? Se for está mal informado. no 3° grau da maçonaria todos fazem um voto a GADU o grande arquiteto do universo e mais tarde a Jahbulon que é uma especie de Deus "cabeça de batata". A Bíblia não reconhece isso como adoração ao Deus verdadeiro, mas como idolatria. Um cristão adorando não é nem nunca vai ser como um muçulmano cumprindo suas obrigações com Alá. Busque informação Maurício!

    ResponderExcluir
  31. - Gostei da discussão sobre a maçonaria, e gostaria até de 'contribuir' mais um pouco. Os templos maçônicos são o verdadeiro exemplo da negação que se faz a Jesus Cristo como Salvador. O maior exemplo disso é a retratação EXPLÍCITA que se tem entre 'bem e mal', a começar do piso do templo e das 'passagens', que simbolizam o que na Bíblia se afirmava por 'antiga aliança', a dos sacrifícios de animais, dos oferecimentos etc.

    Levando-se em conta que o que se vive hoje no Cristianismo (ou deveria-se, levanto em conta o retrocesso advindo da contemporização Cristã) é a vitória de Jesus sobre a cruz, retratar algo que não é mais a realidade Cristã é, no mínimo, negá-lo como Redentor, Salvador, e até mesmo Deus sobre todas as coisas.

    A maçonaria testifica o satanismo. A prova disso é o excesso de ocultismo, de segredos, cuja bíblia condena, um a um.

    “Além disso quei­mou seus filhos como sacri­fí­cio no vale do filho de Hinom; e usou de augú­rios e de encan­ta­men­tos, e dava-se a artes mági­cas, e ins­ti­tuiu adi­vi­nhos e fei­ti­cei­ros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o pro­vo­car à ira.” (2 Cr 33:6).

    As coisas de Deus são explícitas, feitas à luz do dia e de portas abertas. Não é a realidade da maçonaria; não pode ser de Deus, impossível servir a dois deuses. Deus não divide a glória dele, JAMAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que resposta mais idiota e sem fundamento. Os templos maçônicos são representações do Templo de Salomão. Vai dizer agora que Salomão era satanista... credo que falta de conhecimento. Isso é o que dá gente sem conhecimento falar dos outros. Se ouvissem ao menos o que Jesus pregou e entendessem de uma vez:
      NÃO JULGARÁS PARA NÃO SER JULGADO.

      Excluir
  32. Vixi que vespeiro! Sei lá heim! Onde a fumaça a fogo! Portanto to fora desse negócio!

    ResponderExcluir
  33. Olá... Sou membro do Rotary Club, e digo que rotary não tem nada a ver com Loja Maçonica. São coisas totalmente diferentes. Rotary é Dar de Si Antes de Pensar em Si. É fazer filantropia, tendo isso como obrigatoriedade do Club. Ja a Maçonaria .'., não tem como objetivo a filantropia, porém tem a filosofia como objetivo. Se querem exemplo maior, assistam uma reunião de Rotary em suas cidades. Ou estudem antes de postar qualquer tipo de coisa que vocês não conheçam. Um abraço

    ResponderExcluir
  34. Gostei do jeito que o post começou: "Não, não pode". Claro, franco e sem rodeios. ISSAÊ :D

    ResponderExcluir
  35. Maçonaria é satanismo seus troxa, acordem

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.