quinta-feira, 1 de julho de 2010

Como é possivel termos livre arbitrio, escolha, se a ultima palavra é de Deus?


Pergunta:
Marcio, tenho uma dúvida depois de velha de evangelho. Talvez seja porque quando vamos ficando mais velhos, maduros, ou passamos por uma grande decepção algumas coisas vem a tona.Acho que é por isto que esta questão me pertubou agora. Como é possivel termos livre arbitrio, escolha, se a ultima palavra é de Deus?
Se Deus tem um plano, eu um chamado, se eu faço tudo errado, caso inclusive com o homem errado, entra o divorcio na minha historia, ainda assim Deus pode querer usar o plano original? Ou Ele , Deus muda os planos se eu mudo tambem? E no caso de casamento, não escolho o que Deus tem pra mim, escolho outra coisa, ainda assim, posso crer que volto a encontrar a pessoa que ele queria e ai sim eu fico com ela.Então o plano de Deus se cumpriu??
Jesus me tem em suas mãos mas eu faço tudo errado. Ele então conserta tudo, perdoa tudo, e cumpre assim os seus propósitos??
Quero ter fé e que esta fé seja coerente com o caratér deste Deus que creio. Mas são tantas decepções, emoções...que não sei mais se quando tenho fé começo a ajudar a Deus a cumprir o que "acho" que Ele faria.
E se o que Ele faria não for bem o que eu o estou ajudando com minha fé?
Ah descansa no Senhor??? Como?
O mundo é urgente. As desicões são pra ontem. Minha vida ,meus projetos necessitam caminhar,como esperar??? Este Deus que falamos é de urgência?

________________________________________________________________________________

Resposta:
Vamos por partes!

Como é possível termos livre arbítrio, escolha, se a ultima palavra é de Deus?

O que temos na verdade é a livre agência. E qual a diferença de livre arbítrio para livre agência? Arbítrio é relativo a céu e inferno, bem e mal e quanto a isso, Deus não negocia nada. Agência é relativo a nossas escolhas cotidianas, onde o eterno nos dá a possibilidade de errar e de acertar e não faz de nós bonecos. Logo aí está nossa responsabilidade, escolher escrever uma história bacana com o que Deus nos deu. Não é porque vc se separou e etc... que sua história não é bacana. A transformação da história é que é admirável, que mesmo vc se separando, e tendo problemas, Deus permanece guardando vc apesar de suas escolhas erradas.

ainda assim Deus pode querer usar o plano original? Ou Ele , Deus muda os planos se eu mudo também?

Com relação a nossas escolhas, nossa vida é cheia delas, as vezes a gente acerta, as vezes erra e Deus sabe que isso é fruto de nossa imaturidade. O plano original não consiste na escolha certa, mas na escolha que você fez. E é original porque Deus deixou você escolher e não porque Ele impôs o que Ele achava certo. É a responsabilidade do homem. O plano de Deus imutável é salvar os eleitos e prosseguir com a ética da manutenção. Não existe determinismo. Embora Deus já saiba de todos os nossos passos, Ele não os usa como marionetes. Se eu mudo de idéia são quanto a coisas do cotidiano, porque quanto a salvação, se Deus me regenerou, não dá pra ficar alheio a isso.

E no caso de casamento, não escolho o que Deus tem pra mim, escolho outra coisa, ainda assim, posso crer que volto a encontrar a pessoa que ele queria e ai sim eu fico com ela.Então o plano de Deus se cumpriu??

Se isso acontecer, é uma oportunidade pra ser feliz! Nada é por acaso entende, mas daí a dizer que isso seja um plano de Deus (divórcio e novo casamento) não é correto. É uma escolha sua, lícita, porém sua. Porque o problema de achar que Deus escolhe até o homem que você vai casar reside no fato do casamento falhar que implicaria numa falha de Deus. Casamento é uma escolha nossa e Deus abençoa.

Jesus me tem em suas mãos mas eu faço tudo errado. Ele então conserta tudo, perdoa tudo, e cumpre assim os seus propósitos??

Esse é o maravilhoso escândalo da Graça! Só tem uma coisa, a conseqüência às vezes não tarda a chegar. Mas pra fim espiritual, Deus faz isso tudo sim!

E se o que Ele faria não for bem o que eu o estou ajudando com minha fé?

Fé é dom de Deus, não dá pra ajudar a Deus com fé, dá pra agradar a Deus com fé! Fé é confiar e não o mero objeto conquistador de bênçãos saca?

Este Deus que falamos é de urgência?

Eu às vezes também creio assim! Mas Eclesiastes 3 diz que há tempo pra todas as coisas. O adágio popular diz que “a pressa é inimiga da perfeição”. Portanto há de haver uma moderação, um equilíbrio nessas coisas. Há coisas que são pra “ontem” e outras que precisam amadurecer.



5 comentários:

  1. O que o ser humano tem é liberdade de escolha. Deus é que tem o livre arbítrio. Alguém pode ter a escolha de tomar veneno para morrer, mas Deus pode escolher salvar a vida dessa pessoa, transpassando a liberdade de escolha dela.
    Logo : Livre Arbítrio > Liberdade de Escolha

    ResponderExcluir
  2. Quem tem o livre arbítrio é o homem.
    Deus não interfere nas escolhas de ninguém
    e isso já esta muito claro. queiram os calvinistas
    ou não. Fiquem com as suas teologias,mas não tentem convencer as pessoas de seus equívocos.

    ResponderExcluir
  3. Livre arbítrio: relacionado diretamente com salvação

    Livre escolha: relacionado com vontades e desejos humanos

    "Tudo o que tira a glória de Deus é pecado, portanto o livre arbítrio é um pecado, pois tira a glória de Deus e a transfere ao homem". Martinho Lutero (livro: Nascido Escravo)

    ResponderExcluir
  4. Reverendo Marcio, criado aos pés de GAMA rs

    ResponderExcluir
  5. irmã

    curiosamente culpamos a Deus e o responsabilizamos quando as coisas não vão bem. o marcio respondeu muito bem, Deus, nas coisas, menores nos deu o poder de escolha, nos deu essa responsabilidade e devemos assumir as consequencias dos nossos atos. o Deus que você descreve é somente um Deus para resolver seus problemas afetivos?, nosso relacionamento com Ele vai muito alem disso, é um relacionamento de vida eterna. Se vc fracassou em alguma area da sua vida, nao se desespere, Deus te levanta e vc aprende com isso, cresce... qto a urgencia, desculpe eu rir, mas Deus é soberano, ele faz as coisas segundo sua eterna vontade, o mundo é urgente, seus projetos sao urgentes, mas Deus nao está limitado e condicionado nem ao mundo nem aos seus projetos. Como descansar em Deus?, simples, acreditando no que diz sua palavra, se submentendo a ela, e entendendo que Deus quer o melhor pra nossa vida. Deus não se dobrará a nós e aos nossos caprichos, nós é que temos que nos dobrar a sua majestade.

    em Cristo

    helyel@hotmail.com

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.