quinta-feira, 1 de julho de 2010

Neopentecostalismo, essa doença mortal.


Pastor, graça e paz.

Em primeiro lugar quero dizer que sempre leio o Púlpito Cristão, o Genizah e outros blogs e sites que denunciam o pecado no meio evangélico.

Também oro para que os todos nós voltemos ao primeiro amor, a simplicidade do evangelho e também vivamos o verdadeiro mover do Espírito Santo.

Mas uma coisa me entristece muito quando leio nesses artigos, que é quando vocês colocam todos no mesmo saco.

Quando o pastor escreve: os neopentecostais, ou o neopentecostalismo, me entristece.

Porque creio no batismo com o Espirito Santo e na manifestação dos dons espirituais. Não pertenço a uma igreja histórica como a Ass. de Deus; mas a uma comunidade evangélica renovada, que pode ser considerada neopentecostal?

Se neopentecostalismo for uma igreja que crê no batismo com o Espírito Santo mas não nos usos e costumes, então sou neopentecostal. Mas não sou a favor de nenhuma das aberrações citadas no seu artigo no Púlpito Cristão. Pelo contrário pertenço a uma igreja onde o verdadeiro evangelho é pregado, onde a oração tem sido ensinada como prioridade, onde cuidamos uns dos outros em amor, e buscamos todo os dias conhecer mais e mais a vontade de Deus para obedecê-lo.

Eu só acho é preciso fazer justiça aos muitos ministérios que são conhecidos como neopentecostais, mas que não praticam as mesmas obras que igrejas como IURD, IMPD, ou IG e outras.

Se todos os neopentescostais fazem parte dessa doença mortal chamada neopentecostalismo, como devem ser chamados aqueles são batizados com o Espírito Santo e que ao mesmo tempo buscam viver na Palavra?

Talvez nem todos os neopentecostais sejam nocivos ao corpo de Cristo.

Com todo resepeito e no amor do Senhor.

Comentário do Pastor Márcio de Souza
E você leitor, concorda?

7 comentários:

  1. Com certeza concordo. Também creio no bastismo do Espírito Santo, mas não gosto muito das campanhas neopentecostais. O que não suporto são campanhas como a da "fronha ungida do travesseiro" que aconteceu esses tempos na igreja q frequento. Tanto que nem dava as caras em dia de campanha. E outras como "a meia anti-demonio" que a IURD fez há uns anos, dizendo que o demônio entrava pelo calcanhar. Isso pra mim é "macumba-gospel". Então nao preciso orar? Não preciso me consagrar? É só participar de campanha da meia, da calça, da cueca, da camiseta, do tênis e do boné e pronto! *Havendo feito tudo, poderei resistir no dia mau.* Não é isso que diz efésios 6? A maioria das igrejas Neopentecostais está com tumores difíceis de serem curados. Mas colocar TODAS no mesmo saco é complicado. E continuemos orando. Deus é o médico dos médicos e pode também curar estes tumores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Uma vez que foi citado membros que se consagram, e não a instituição como um todo.Dizer que todas as pessoas que congregam nessas igrejas não tem nada a ver com o evangelho seria uma estupidez, isso so Deus pode Julgar, ELE que sonda o nosso coração.Mas os chamados "lideres" dessas congregações, com suas estratégias mundanas visando prender os "fieis" atravez de campanhas e intimidação de qualquer especie, é o tema dessas discussões sobre nepentecostalismo, não se discute pelo menos nunca vi isso nesse blog, a possivel santidade e retidão que alguns poucos, em sua simplicidade e pureza de coração, possam vir a desenvolver.As estrategias mundanas no meio péntecostal visam a busca desesperada da humanidade pelo efemero, estimula o egocentrismo, e anula a Graça.Cristo não se deu por nós na cruz para que crendo nele ficassemos ricos e saudáveis!Isso pode ou não vir como consequencia de uma vida consagrada.Ele morreu para que crendo nele, tivessemos vida eterna.simples assim!

    ResponderExcluir
  3. concordo, não devemos juntar tudo e falar mal de todos. temos várias igrejas, não tradicionais, que realmente pregam o verdadeiro evangelho.
    Querido Marcio, é preciso quando escrever, ou falar alguma coisa, pedir sabedoria, porque muitos, são beneficiados e outros injustiçados. abraços

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, num post ou outro,as vezes digo "isso não é característica apenas de um seguimento" e creio realmente assim!
    O movimento neopentecostal não deve ser ridicularizado por alguns neopentecostais ridículos, como alguns desses já citados exaustivamentes.

    Creio NÃO na infalibilidade denominacional, como alguns movimentos pregam, mas nos olhos de Deus que podem contemplar quem o segue em fiel coração e quem apenas segue doutrinas estabelecidas por qualquer um, menos Cristo!

    Não creio que haja um 'neopentecostalismo burro', mas creio que haja gente ignorante seguindo espertalhões disfarçados de pastores. E isso também existe em outros movimentos. Noticia-se sempre por aqui mesmo, um famosíssimo pastor pentecostal por exemplo, que tem feito as mesmas coisas que se vê no chamado 'neopentecostalismo burro', não é?

    Continuo acreditando que os problemas que permeiam as igrejas cristãs são muito maiores que apenas um vento de doutrina ou outro!

    Respeitosamente,
    Wendel Bernardes.
    www.wendelbernardes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo em parte. Como meu irmão Bernardes, acho que o problema não está no neopentecostalismo (uma contracultura ao movimento pentecostal fundamentalista), mas no seguimento que tem levado ao extremo a teologia da propsperidade e da confissão positiva.

    Como já discuti em artigos meus e agora na série Rumos da Igreja, a burrice (se é que este seja o termo) está na adaptação do evangelho ao que o homem pensa - e isto pode acontecer até em fileiras tradicionais.

    No que diz respeito ao neopentecostalismo (do qual fiz parte por anos) a maior burrice é e sempre será fazer da necessidade humana o caminho para Deus. Quando o correto seria: glorificar a Deus me leva a andar em seu caminho.

    No mais, seguimos orando para que venha o reavivamento na igreja brasileira.

    Marcus Vinicius
    Graça e paqz, sempre.
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/2010/06/rumos-da-igreja-2-que-igreja-voce.html

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa temos que admitir o diabo não é bobo, e a sua maior façanha foi a de abrir igrejas. Está muito difícil mostrar para aqueles que não conhecem o evangelho genuíno de Jesus, o que é verdade e o que é mentira. Graças a Deus que contamos com a ajuda constante do Espírito Santo.O que estamos precisando é de REGENERAÇÃO,porque reforma não é suficiente. O vírus da corrupção,do amor ao dinheiro e do ego, só o fogo do Espírito Santo e capaz de matar. E digo FOGO DE DEUS mesmo, porque tem muita gente se dizendo pentecostal, mas a vida que levam é uma negação. Honram a Deus com os lábios mas o coração está muito longe dele. Não tem como se dizer evangélico, vivendo de braços dados com o mundo.Os conceitos estão totalmente distorcidos,estão chamando doutrina de religiosidade. Esse é o motivo de estarmos vendo o pecado entrando dentro da igreja. O diabo é muito sutil, uma coisinha aqui, uma coisinha ali,e quando se percebe a coisa fugiu ao controle. Hoje o que interessa e encher o templo de pessoas, porque o importante para alguns é o dinheiro que será deixado lá. Acorda gente! enquanto é tempo. Não se deixem manipular, vivam um evangelho autêntico. Assista Pb.Lourenço no youtube.

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO PLENAMENTE, É MUITO FÁCIL CRIAR BLOGS E POSTS APONTANDO ERROS E MAIS ERROS DENTRO DAS IGREJAS, SÓ ACHO QUE AS VEZES ALGUNS CAMARADAS PERDEM O FOCO DO EVANGELHO E AO INVEZ DE USAREM A FORÇA QUE TEM E TBM A SABEDORIA PARA GANHAR ALMAS E PREGAR O EVANGELHO, FICAM PERDENDO TEMPO CRITICANDO OS CRISTÃOS.... QUALQUER UM SE FOR EM UM CULTO EM QUALQUER IGREJA DO MUNDO ACHARÁ ERROS, AGORA PRECISAMOS ENTENDER QUE SOMOS SERES HUMANOS, QUE ERRAMOS SIM, MAS OS VERDADEIROS CRISTÃOS ERRAM, MAS NÃO TEM PRAZER NO ERRO E ISSO SE FAZENDO CONHECIDO BUSCAM SE APERFEIÇOAR NA BOA OBRA, QUE É A OBRA DE DEUS..

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.