sábado, 12 de junho de 2010

O inferno de fogo eterno, existe?

Pergunta:
Fui evangélica por muitos anos e hoje estou em uma religião que ensina que inferno significa morte. Vejo que a grande maioria das Igrejas ensina o inferno de fogo eterno. Minha mente não consegue imaginar que enquanto os salvos estão bem felizes gozando da vida eterna,em um outro lugar, preparado por Deus, milhões de pessoas estão sendo queimadas eternamente...
Qual a sua posição sobre este assunto? Desde já obrigada.

_________________________________________________________________

Resposta:
O inferno é o lugar de merecimento do homem. Porque? Porque quando houve a queda, o homem entrou num estado de rebelião contra Deus e sendo assim, como diz a passagem bíblica, provou do fruto para ser como Deus, conhecedor do bem e do mal. Houve um prévio aviso de Deus ao próprio Adão, e mesmo assim houve queda. Logo, a rebelião condenou o homem ao inferno, porque ele saiu de seu local original de habitação, ou melhor desprezou esse lugar para ser independente. Porque algumas pessoas vão pro céu? Porque antes mesmo que tudo isso acontecesse, Deus já havia feito o sacrifício de enviar seu filho por um grupo de pessoas que ele elegeu soberanamente. Qual o problema disso? Nenhum, já que o destino de todos era o inferno, foi um ato de benignidade infinita Deus ainda providenciar salvação para muitos. Quanto aos que serão queimados no inferno, esses apenas seguem o seu curso natural, nada mais que isso.

61 comentários:

  1. Mas Deus em sua Omnipotência não poderia salvar essas pessoas da condenação eterna ao sofrimento?

    Não poderia abrir uma exceção à regra?

    Você Pr. Marcio, se fosse seu o direito de decidir a ida de alguém ao Sofrimento Eterno, você condenaria?

    Se fosse no meu caso, eu não condenaria ninguém ao Sofrimento Eterno, nem mesmo Hitler. Não é justo alguém sofrer eternamente por crimes feitos numa vida não-eterna.

    Sou cristão evangélico e me recuso a acreditar nisso. Caso eu "entenda" um dia que Deus realmente deixaria isso acontecer, eu volto a ser Ateu.

    ResponderExcluir
  2. Com respeito e liberdade, permita=me mais que discordar colocar uma impressão que esse tipo de lógica me traz Márcio. Para mim e meu entendimento de uma teologia que não parou no século XVII, não há nada mais funestamente cartesiano que essa visão teológica... tudo bem delimitado, explicado, arrumado, como 2 e 2 são 4... e ainda dizem que o dono dessa visão é Calvino e que tudo o que não é calvinista, ou é arminiano ou é "liberal"... mas graças a Deus outras teologias foram elaboradas a partir da própria Escritura, que ao meu ver rompe com essa visão hermética da teologia escolástica. Porque é uma teologia... e a teologia sempre se reformando. Abraço!
    P.S: não queria, mas creio em inferno.

    ResponderExcluir
  3. Fiel é o testemunho da Palavra: "Todos os pensamentos dos homens são maus desde a sua meninice" (Gn 6:5, 8:21). Deus conhece todos os pensamentos e a intenção do coração dos homens que é continuamente mal. Jesus diz: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias"; Mts 15:19

    Se existisse alguma maneira de captar todos os seus pensamentos ao longo do dia e passá-los num telão para todas as pessoas que você conhece, como você se sentiria? Deus vê esse filme o dia todo.

    O padrão moral de Deus está claro em seus mandamentos, e a própria leitura de Cristo deles
    mostra que adúltero é todo aquele que olha com desejo para um mulher, e aquele que odeia a seu irmão em seu coração é homicida.

    Essa é a finalidade da Lei segundo Paulo, calar a boca de todos os homens diante de um Deus Santo e conduzi-los [como um aio] a Cristo como único Senhor e Salvador que cumpre a lei, paga por seus pecados, os justifica, e eleva-os à Deus somente por Seu mérito na Cruz!

    O fato é que pecadores não regenerados amam suas transgressões e não possuem qualquer desejo de se arrepender. Estão mortos espiritualmente em seus delitos e pecados, mortos em suas ofensas e em si mesmos!

    Não existe qualquer injustiça da parte de Deus em punir eternamente aqueles que vão viver nesta condição eternamente, de rebeldia e sem se arrependerem até mesmo no inferno!

    Jesus fala mais do inferno do que do céu no evangelho de Marcos, e também começa seu ministério com essa pregação simples: Arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1:15).

    O inferno além de bíblico, é justo, aceitável e necessário.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, não é contra o homem que Hitler ou qualquer pecador peca. É contra um Deus santo. É fazer mal a alguém que só te faz bem. É revelião contra o criador. Se eu fosse Deus, mandaria muita gente que ele não vai mandar pro inferno.

    ResponderExcluir
  5. Luis... acho que é por aí mesmo. O inferno é necessário.

    ResponderExcluir
  6. Pr Marcio,a sua resposta esta totalmente errada
    e anti-bíblica,pois Deus diz em sua palavra que
    não possui prazer na perdição do ímpio,e sim que antes esse arrependesse dos seus maus caminhos.
    E o Apostolo Paulo foi bem preciso quando disse:E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.2 Coríntios 5:15 Portanto,a doutrina de vocês
    calvinistas são errôneas e totalmente eréticas.

    ResponderExcluir
  7. Olá graça e paz!

    Passando para visitar!!! Gostei do teu blog! parabéns

    Aproveite e nos faça-me uma visitinha, tem muitos artigos novos.

    Jesus Nome Incomparável

    Escrevi também um artigo a respeito do Inferno confira
    Revelação do Inferno

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ti, vai ler a Bíblia cara. Lucas 12:5; Marcos 9:47;Mateus 23:15;Mateus 5:22.
    Depois que você ler esses versos, aí vc tenta argumentar direito... hoje infelizmente não deu nem pra saída.

    ResponderExcluir
  9. Que a Graça do nosso Eterno Pai Criador do Céu e da Terra esteja convosco e sua família.

    Nós somos da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, especificamente do JD. AEROPORTO LIMEIRA – SÃO PAULO.
    Estamos apenas Divulgando o Amor de Cristo em forma missionária para você e seus familiares.
    Com Mensagens, Curiosidades da Bíblia, Pedidos de Oração, Intercessão, Consolo, Testemunhos, Amor ao Próximo, Salvação em Cristo, Músicas Gospel entre outros...
    Tudo isso por meio de um site – blog, que por sua vez, é preparado especialmente para você leitor.

    Não olhamos placa de Igreja, olhamos para um foco só, que é o Nosso Único e Verdadeiro Deus.

    NÓS da Comunidade pedimos que você entre lá e sinta-se a vontade perante o nosso DEUS, deixando comentários e sugestões para melhoria do site.

    Também indicamos sites e blogs de outras pessoas e comunidades (igrejas), como de pastores, presbíteros, apaixonados por Cristo... Etc.

    Você é Especial para Deus! E como é bíblico, amar o próximo, sempre...

    VOCÊ É especial para nós também!

    NÃO DEIXE DE ENTRAR! Isso não é algum tipo de Spam ou Coisa parecida.

    SEJA TAMBÉM Testemunha Viva do que Deus tem feito para todos nós!
    Aí, no caso se você quiser ser parte desta família do Senhor no nosso BLOG, basta nos SEGUIR.

    - Sendo na leitura diária, como também ajudando a Divulgar!

    Pois só PEDIMOS 1 MINUTO DO SEU TEMPO PARA você acessar.

    Sempre lembrando QUE ESTAMOS APENAS DIVULGANDO O NOSSO MINISTÉRIO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!


    DESDE JÁ AGRADECEMOS!

    DEUS CONOSCO SEMPRE.

    I.P.B – J.A

    http://upajagaleradecristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Paz, pastor. Tudo bem?
    Pastor, sempre leio seus artigos e gosto muito.. são artigos q nos fazem pensar, refletir.. porém neste não pude deixar de fazer uma pergunta.. afinal, esse artigo me intrigou mto. Se algumas pessoas estão 'destinadas' ao inferno, ao qual seria como seguir seu rumo natural, d q adianta fazer missões, evangelização e tudo mais? E o pq do amor incondicional de Deus para com sua criação, onde Ele mesmo enviou seu Filho para q essa reaproximação fosse possível?
    Abraços,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  11. Ahh pastor.. mais uma dúvida:
    Se essa linha de pensamento for a 'correta ou verdadeira', como vou saber se sou uma escolhida? E se eu for uma pessoa q vai a igreja, faço missões, levo a palavra, ajudo quem precisa.. faço tudo para o bem do próximo, amando-o como a mim mesma, seguindo os passos de Jesus.. E se eu NÃO for escolhida, mesmo depois de tudo isso, vou morrer queimada no fogo do inferno eterno? Onde estaria a justiça de Deus nisso?
    Não leve a mal meus questionamentos, pastor, mas é q realmente fiquei confusa com esse artigo.
    Deus abençoe = )

    ResponderExcluir
  12. Cyntia, se você busca a Deus de todo seu coração, crê que Jesus é o filho de Deus, então você é escolhida querida! Tem o Espírito Santo de Deus!
    Os que não são chamados nunca entenderiam a loucura da pregação eles rejeitam a Cristo, e com isso não professam sua fé diante dos homens.
    Tô certa Pr Márcio? rs
    Abraço a todos, assunto interessante.

    ResponderExcluir
  13. Qual a dificuldade em crer num inferno de sofrimento eterno, enquanto se crê num Deus eternamente sádico como este?? Um deus que condena inúmeras coisas que ele mesmo teria criado, inclusive o próprio homem.

    Ele cria e coloca o homem com todos os seus desejos e ambições num lugar e tenta à ele dizendo que não podem comer de um tal fruto senão vão morrer. Agora a verdadeira questão: O que é a morte e sofrimento para aqueles que não sabiam o que isso significava? É extremamente injusto tal condenação, é a mesma coisa que alertar pra uma criança que tal coisa machuca sendo que ela nunca se machucou antes, em outras palavras, não funciona!

    E mesmo os mais certos tbm são condenados, se não na eternidade, aqui mesmo, vide o exemplo de Jó, que teve sua vida arrasada justamente por ser o homem mais correto de sua época!

    Portanto não importa o que vc faça, sempre será condenada de qualquer forma... Seja ao sofrimento do inferno ou ao tédio do céu...

    Deus é tão egoísta e sádico que simplesmente condena qualquer um que não concorde com ele ao sofrimento... até às descendências do condenado como é o seu caso, já que foi adão e eva que teriam pecado primeiro e hoje vc "paga o pato"...

    Lúcifer mesmo foi expulso do céu pq não queria a migalha oferecida por ele... de ter o direito de ser um eterno escravo dele...

    ResponderExcluir
  14. complementando...

    e como vc pôde ver, até os seus seguidores adoram ver os pecadores sofrer eternamente no inferno, justo estes que pregam o perdão incondicional e o "amor"...

    como eu já disse num outro tópico: "tal pai, tal filho..."

    ResponderExcluir
  15. Vc apostatou Vitorino? Não crê mais nas verdades da Bíblia? Ta relativizando?

    ResponderExcluir
  16. Cynthia, como saber se vc é escolhida. Um salvo manifesta obra de salvo. externaliza o caráter de Cristo e tem esse tipo de preocupação que você tem de saber se está salvo. Os reprovados, preferem ignorar o discurso bíblico e permanecer em rebeldia contra um Deus bom e misericordioso.

    ResponderExcluir
  17. hauahuahuahuahauha

    ><

    Nossa vc usou uma palavra forte eim, Márcio!! Olha, digamos apenas que estou falando de uma maneira mais livre! Mais do que da vez em que nos conhecemos na betânia... =]

    Mas eu comentei de "acordo" com o sentido do post, já que vc deu uma resposta "mais baseada em sentimentos" (inferno e céu como lugar de merecimento, desprezo ao que Deus oferta, etc.), o que não funciona pra mim... mas é claro que a pitada de ironia é fundamental, mesmo eu não relativizando o que escrevi! 0=]

    De qualquer forma, tente ler o meu post considerando os termos (sadismo, tédio, egoísmo, etc.) mais no seu caráter filosófico do que sentimental...

    Eu até tenho uma concepção menos drástica sobre o inferno, porém não sei se menos herética, mas, por enquanto, me interessa mais ver o que as pessoas têm a dizer do que falar sobre o que eu acredito de verdade... e, de uma maneira diferente, eu acabo concordando com vc quando diz q o inferno é necessário!

    =]

    ResponderExcluir
  18. Graça e Paz!

    Pouco importa se calvinista ou arminiano,só os que não têm a certeza de sua salvação negam o inferno, simples assim.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  19. To te catucando cara... sei que você é polêmico, e queria ver você reagindo a uma espetadela... Se saiu bem!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. @Paulo de Tarso

    Não nego o inferno pelo medo de não me salvar, mas por acreditar em um Deus BONDOSO que vai "poupar do Inferno" mesmo não convertido, meu pai carnal, por exemplo.

    Como vocês vão ficar em Paz no Paraíso, sabendo que parentes e amigos amados vão sofrer eternamente?
    Se Deus fosse assim eu não o chamaria de bondoso, e sim de burocrata.

    ResponderExcluir
  21. Graça e Paz!

    Marcelo:

    Equivocada a tua exegese das minhas breves linhas, ou você tentou sofismar, e não deu certo, pois eu afirmei certeza de salvação e não medo de não ser salvo.

    De toda sorte, se você quiser pensar que no final Deus salvará a todos, filie-se aos universalistas.

    Laus Deo

    A um

    ResponderExcluir
  22. Otimo post, sou arminianista e acredito no inferno sim... só vai pra lá quem fez por merecer... temos o livre arbitrio e o direito de escolher dois caminhos, Deus não nos fez robozinhos !

    ResponderExcluir
  23. Interessante ver pessoas que se preocupam com os "ecos" que os salvos em glória, estarão hipotéticamente ouvindo do inferno.Aniquilamento ou consumação eterna?Simplifique se preocupando em não ir para lá, e a levar o seu irmão a crer no sangue derramado como remissão de seus pecados! Simples assim!

    ResponderExcluir
  24. A palavra “inferno” vem do latim “inferii” e significa “lugar inferior”. A idéia de inferno como um lugar de fogo, para onde vão almas incorpóreas condenadas, não se encontra nas Escrituras, apesar de aplicações que normalmente se fazem de textos simbólicos e parábolas.

    Esta palavra foi colocada nas traduções em português para substituir cinco outras palavras, com significado completamente diferente do conceito religioso popular do inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria previamente, e que o influenciou a colocar a palavra “inferno” nas traduções que fez.

    Algumas Bíblias antigas trazem “inferno” em 1Cor. 15:55, mas outras versões mais modernas, como a Almeida Atualizada, trazem “morte”, que é mais correto. O mesmo ocorre em Apoc. 20:13, onde se lia “a morte e o inferno”, encontra-se agora, “a morte e o além”. Nesta passagem, a palavra grega é hades, que pode significar “sepultura”.

    As cinco palavras que foram normalmente traduzidas por “inferno” são:
    GEENA (hebraico) que é uma forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família proprietária de uma área próxima a Jerusalém), ou seja, “vale dos filhos de Hinom”. Essa palavra se encontra nos evangelhos (como em Mat. 5:22, 29) e nada tem a ver com um inferno de fogo eterno. Era um vale onde se faziam sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes, e lá ficariam expostos (Jer. 7:31-34). Nos dias de Jesus, o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação, e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA, por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que “almas” não têm. Nada a ver com almas/espíritos queimando num fogo eterno.

    continua...

    ResponderExcluir
  25. HADES (grego) - usada no NT juntamente com SHEOL (hebraico – AT), e que significam “sepultura”, “lugar dos mortos”, “morada dos mortos”. Entre outros textos, hades aparece em Apoc. 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo (inferno = sepultura) é lançado no lago de fogo, onde é destruído (Apoc. 20:14) pois a sepultura é o símbolo da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa “sepultura”, sendo equivocadamente traduzida por “inferno”. Em Jó 17:16 declara-se que os mortos ficam no pó, e em Isa. 14:9-11 se declara que o inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apoc. 20:10 se diz que o próprio Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma quando Jesus volta no Juízo Final, quando Deus derrama fogo do céu. No verso 14 diz-se que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final lago de fogo. Posteriormente, explicaremos sobre o fogo ser “eterno”.

    TANATO (grego). Esta palavra ocorre em vários lugares, mas é traduzida em 1Cor. 15:55 como “inferno”. Na realidade, a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz “onde está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato = morte) o teu aguilhão?” O verso 54, diz que a morte (inferno) perde a vitória e o aguilhão, porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.

    A quinta e última palavra é TÁRTAROS (“lugar de trevas”). Esta palavra ocorre na Bíblia apenas uma vez em 2Pe 2:4. O próprio texto declara que os anjos foram expulsos da presença de Deus, ou seja, onde está a verdadeira luz, para o exterior que são as trevas, privados da luz do céu onde moravam. Conforme diz o texto, esse “inferno” também não tem fogo, somente a escuridão da ausência de Deus. Além do mais, em harmonia com Apoc. 20:9,10,14 eles estão aguardando o Juízo Final quando, somente então, serão lançados no Lago de Fogo produzido pelo fogo que desce do Céu e que os destrói juntamente com os que rejeitaram a salvação de Cristo. Esta palavra, a última, também nada tem a ver com o inferno tradicional.

    Surge então a pergunta: e o “fogo eterno” que Apoc. 20 diz que se formará depois do milênio, com o fogo e enxofre que desce do céu?

    continua...

    ResponderExcluir
  26. O FOGO ETERNO NA BÍBLIA
    As passagens onde aparece a menção do fogo eterno são as seguintes:

    Mat. 18:8
    Mat. 3:12
    Apoc. 14:11
    Mat. 25:41
    Marc. 9:43
    Apoc. 19:3
    Jud. 1:7
    Luc. 3:17
    Apoc. 20:10

    A palavra grega para “eterno”, ou equivalente, é aion, que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando que é eterno “sem fim”, ou que é eterno “enquanto dura”. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim, ou eterno até que acabe.

    Em Apoc. 20:10 diz-se que serão atormentados pelos séculos dos séculos (aion ton aion, em grego, que quer dizer “para sempre”, “eternamente”, conforme algumas traduções). Mas esse “pelos séculos dos séculos” é previamente explicado no verso anterior, que diz que o fogo que desceu do céu os “CONSUMIU” (do grego KATAPHAGEN,a mesma palavra que Jesus utiliza na parábola do semeador para dizer que as aves COMERAM as sementes que estavam à beira do caminho – cf. Mat. 13:4); logo, serão atormentados “eternamente” até que toda a substância seja consumida, tendo como resultado, a destruição - que será “eterna”.

    Outro exemplo que nos ajuda a entender este “fogo eterno” é o texto de Judas 6,7, onde diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (o mesmo que diz Pedro, como já vimos) em “algemas ETERNAS” (aion). Ora, as algemas eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença for decretada, assim, a algema é “eterna” somente até que se cumpra o seu objetivo.

    O verso 7 diz que o “exemplo do fogo eterno” é o da punição que caiu sobre Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas. Qual foi a punição de Sodoma e Gomorra? Estão queimando até hoje? Claro que não!

    O apóstolo Pedro declara que Sodoma e Gomorra se tornaram em “cinzas” (2Pe 2:6) para mostrar o exemplo do que acontecerá aos que vivem impiamente.

    Deus é amor (cf. 1Jo 4:8). Como podemos crer que Ele deixaria alguém ficar por milênios, pela eternidade afora, sendo queimado em dores inimagináveis por pecados de uma vida passageira?

    Deus NUNCA falou isso; mas disse que o homem que pecasse, morreria (cf. Ezeq. 18:20); a conseqüência de comer da árvore da Ciência do Bem e do Mal era a morte (cf. Gên. 2:17).
    Quem lançou o ensino da imortalidade não foi Deus, mas sim o diabo (cf. Gên. 3:4).

    continua...

    ResponderExcluir
  27. A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO (Lucas 16:19-31)
    O próprio relato já é considerado uma “parábola”. Nela, o justo não vai para o céu, mas para o simbólico “seio de Abraão”; também não se trata de “almas” (no conceito moderno espírita) no fogo, mas de corpo físico com dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a sede.

    O rico teve muitas oportunidades para socorrer a Lázaro, mas não o fez. Evidentemente não tratou mal ao desventurado que, sem dúvida o supunha o rico, estava sofrendo um castigo de Deus. Sua atitude foi similar a que expressou Caim quando respondeu: "Sou eu guardador do meu irmão?" (Gên. 4:9). Não maltratou a Lázaro, mas não foi misericordioso com ele. Adotou uma posição negativa frente a suas responsabilidades nesta vida, em vez de assumir uma atitude positiva. Não conhecia o verdadeiro significado do segundo grande mandamento da lei, que ordena amar ao próximo (ver com. Mat. 5:43; 22:39; 25:35-44). Este rico, como a nação judia, não estava fazendo nenhum bem positivo, e por isso era culpado de um grave mal: apropriava-se de todas as vantagens que o céu lhe tinha concedido, desfrutando delas apenas para seu próprio prazer e complacência. Essa era a lição que Jesus queria ensinar com a parábola, conforme o próprio contexto da passagem nos esclarece. Não tinha nada que ver com o destino dos mortos, mas sim com a falta de compaixão que a nação judaica nutria pelos então considerados “ímpios”.

    SURGIMENTO DA DOUTRINA DO INFERNO
    É clara a intenção dos teólogos de concretizar na mente das pessoas a idéia de um inferno literal, como destino para aqueles que morressem desligados da salvação. Segundo Paul Johnson, em seu livro História do Cristianismo, “os escritores pastorais eram muito mais específicos a respeito do Inferno que do Céu; escreviam como se tivessem estado lá. Os três grandes doutrinadores medievais – Agostinho, Pedro Lombardo e Aquino – insistiam em que as penas infernais eram tanto físicas quanto mentais e espirituais, e fogo de verdade tomava parte dos tormentos” (2001, pág. 413).

    A mitologia grega foi a grande influência sobre o cristianismo, com relação ao tema do inferno. Os gregos faziam uso constante da figura do Hades (o local onde eles acreditavam que a alma dos mortos permanecia ardendo em fogo eterno), o que foi posteriormente introduzido e desenvolvido na teologia católica e cristã como um todo.

    A História Cristã demonstra que a doutrina do inferno desenvolveu-se paulatinamente, desde o início do catolicismo romano, e foi cada vez ganhando mais força e adeptos ao longo da Idade Média, chegando até os dias atuais.

    continua...

    ResponderExcluir
  28. CONCLUSÃO
    Finalmente, o apóstolo Paulo ensina que mesmo os que morreram em Cristo não estão ainda habitando o céu, a não ser quando ocorrer a ressurreição. Eles não vão nem para o céu, nem para um lugar de tormento ao morrerem. Isso somente ocorrerá com a final destruição dos ímpios na volta de Jesus. Também não vão como almas sem corpo. A Bíblia ensina que se não houver ressurreição “naquele dia”, todos os que morreram em Cristo, mesmo eles, estarão perdidos (cf. 1Cor. 15:16-18).

    É interessante notar como a doutrina da ressurreição dos mortos é pouco falada nos púlpitos que ensinam a vida após a morte, pois seria uma grande contradição tentar conciliar estes dois ensinos – ressurreição x recompensa logo após a morte. Imagine o caso de Lázaro: ser resuscitado (ou retirado da "Glória" como ensinam alguns cristãos de hoje) e devolvido para a miséria deste nosso mundo doente!

    Em Ezeq. 18:23 Deus declara que não tem prazer na MORTE do ímpio, não se compraz em seu tormento eterno. Perder a salvação, sofrer “conforme as suas obras” e receber a morte e o esquecimento eterno é a maior punição que Deus pode dar a alguém. É um verdadeiro sadismo se deleitar na dor prolongada de alguém. Deus não faz isso, nem mesmo no ato da morte, quanto mais na contemplação eterna de alguém em infinitas agonias.

    Graças a Deus que sua Palavra nos informa: “não tenho prazer na morte de ninguém” (Ezeq. 18:32; 33:11), mesmo que seja ímpio. A extinção é a pena máxima.

    Louvado seja o Senhor pelo Seu infinito amor pelo ser humano!

    http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2008/02/o-ensino-sobre-o-inferno.html

    ResponderExcluir
  29. - Aurea, me responda:
    Qual terá sido o destino dos povos antigos que viveram e morreram sem ouvir falar do Cristianismo?

    Os Maias, por exemplo.

    - Fábio
    Super ótimo texto, obrigado! :D

    ResponderExcluir
  30. Marcelo,você tá brincando ,só pode!Rs.Eu não sei,amado.Mas voce poderia me responder,né?"Qual terá sido o destino dos povos antigos que viveram e morreram sem ouvir falar do Cristianismo?

    ResponderExcluir
  31. Aurea, perguntei justamente porque não sei, não vejo nenhum lugar da bíblia falar sobre isso.
    Mas um dia, numa roda de amigos, me disseram que quem morrer sem saber de Cristo teria uma 2ª chance...

    ResponderExcluir
  32. Graça e Paz!

    Segundo consta na colagem do Fábio Santos, prgilsonmedeiros afirma que: "A extinção é a pena máxima."

    Isso me soa um tanto jeovista.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  33. Paulo de Tarso,

    muito vago seu comentário...

    tente argumentar e refutar a minha "colagem" usando textos bíblicos para embasar a espúria doutrina do inferno.
    No aguardo...

    "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." II Tm. 4:3 e 4

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  34. Marcelo, meu amado irmão! O que eu poderia fazer, é conjecturar, como vc e seus amigos possivelmente o fizeram.A Biblia não nos deixa saidas de emergencias, vc mesmo não as encontrou.Deus é Soberano, Misericordioso, e Justo. Ele sabe o que faz, e não quer que ninguem se perca.Que a nossa preocupação com os que se foram sem o conhecimento da Verdade,nos leve a prega-la no dia de hoje, e ser gratos a Deus pelo Milagre da Revelação do Evangelho em nossas vidas.Mas, crer que ele salvará a todos, indiscriminadamente, anula a CRUZ.Torna inutil a propiciação atravez do sangue de Cristo.Abração!

    ResponderExcluir
  35. Graça e Paz!

    Fabio Santos:

    Colagem por colagem segue essa de alguém que foi da seita TJ; não cito a fonte pois é parte de colagem de colagem de setudo, entendes?

    AS "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" NEGAM A DOUTRINA DO INFERNO


    Elas dizem que o inferno é a sepultura, e que os maus não vão literalmente para um fogo eterno onde sofrerão eternamente. Devo admitir que não posso culpá-los por desejarem que isto seja assim. Fiz o mesmo, quando era perdido. As Escrituras porém são o critério para a verdade e não a preferência humana. E o que a Bíblia ensina? Ela ensina que os maus irão para o inferno e todas as nações que se esquecem de Deus, Salmo 9:17. Se o inferno fosse só a sepultura como as "Testemunhas de Jeová" ensinam, como podia se fazer uma diferença entre os maus e os justos? Por que os justos também vão para a sepultura. As "Testemunhas de Jeová" enganam, com muita conversa ignorante sobre tradução, mostrando que o inferno traduzido de tais palavras como Seol no Velho Testamento e Hades, Tártarus e Gehenna no Novo Testamento. Muitos estudiosos da Bíblia sabem que isto é verdade. Lembre-se porém que Satanás nunca mente sem enrolar a mentira numa verdade. As "Testemunhas de .Jeová" dizem porém que estas palavras significam sepultura ou algum fogo temporário, mas nunca um castigo eterno. Este é o "destaque" do Diabo. É perto da verdade para que o incauto possa cair nela e ainda é 100% falsa.

    ResponderExcluir
  36. Nem uma só vez é qualquer uma destas palavras traduzida como inferno, quando se refere a um sepulcro, um buraco no chão ou qualquer lugar de descanso do corpo físico, mas só quando se refere ao estado da morte. Havia sepulturas para os corpos na Bíblia, mas nem uma vez referidas pela palavra hebraica Seol ou a grega Hades. Por isso toda esta conversa "erudita" sobre tradução é só uma tela enfumaçada do Diabo, para desviar a atenção da doutrina bíblica do castigo eterno.

    As "Testemunhas de Jeová" descrevem o inferno como alguma coisa da qual ninguém precisa ter medo. Mas tanto o inferno como o lago do fogo são exibidos nas Escrituras como algo ser temido grandemente. Apocalipse 20:14-15. É referido como tormento eterno. Apocalipse 14:11, Lucas 16:24 e Marcos 9:43-48. As "Testemunhas de Jeová" ou explicam isto sempre, ou o ignoram ou dizem que é uma destruição física muito rápida do mau. Mas nunca tentam ensinar qualquer verdade destas passagens, simplesmente as ignoram abandonando-as. Vamos ver o que Cristo ensinou sobre o inferno em Marcos 9:43-48.


    As "Testemunhas de Jeová" obscurecem esta passagem apontando a palavra grega original, que é traduzida inferno aqui.

    Isto não adianta nada. Chame a palavra trevo em vez de inferno se desejar, e ainda verá o que Jesus Cristo estava ensinando sobre o lugar desta passagem. Por favor, abra sua Bíblia em Marcos 9:43-48, e leia estes versículos com cuidado. (1) O inferno é o oposto da vida eterna, porque Jesus se refere constantemente a ele como a alternativa para a vida. É preciso que você veja que Jesus está falando sobre a vida eterna, pois se dirige a pessoas que têm vida temporária e diz-lhes que entrem na vida. (2) É fogo. Mais uma vez deve lembrar-lhe que mesmo que as "Testemunhas de Jeová" traduzam esta palavra trevo em vez de inferno, Cristo ainda nos assegura do intento de Seu ensinamento, dizendo constantemente que este lugar sobre o qual está falando é fogo. Só nestes cinco versículos Jesus se refere ao inferno com a palavra fogo seis vezes. (3) Este fogo é eterno. Ele lembrava às pessoas constantemente que este fogo não se apaga. Não há um jeito aqui na terra pelo qual você possa dar (e eu enfatizo) qualquer credibilidade à interpretação desta passagem feita pelas "Testemunhas de Jeová", sem acusar o Senhor de ter enganado propositadamente as pessoas em Seu ensinamento.



    É claro que nada agradaria mais a Satanás do que persuadir o mundo a "comer, beber e divertir-se, porque amanhã morremos e não há castigo após disto". Ele tem enviado seus vendedores por todo o mundo e sua "cantada" é tão convincente à mente natural "que só a palavra de Deus corretamente manejada pode silenciar suas bocas vis".

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  37. Paulo de Tarso,

    Realmente existirá um lago de fogo para a destruição final dos ímpios, creio nisso.
    Mas acreditar que Deus permitirá que seres humanos, mesmo que pecadores não arrependidos fiquem queimando eternamente, é demais até pro meu senso de justiça imperfeito e pecaminoso, quando mais para um Deus perfeito e amoroso quanto o nosso. Isso não seria justiça, seria uma espécie de tortura macabra. Precisamos ter medo sim, mas é de sermos privados eternamente de estar na presença de um Deus maravilhoso, que fez e que faz tanto para nos redimir de nossos pecados. Precisamos ter medo sim, de perder a nossa salvação por causa de pecados acariciados e assim não vivermos em uma nova Terra onde não haverá mais choro, nem dor e nem morte.

    A destruição dos ímpios se dará no final da história do homem. Em II Pedro 3:7,10-13, lemos que os ímpios após o juízo serão destruídos pelo fogo, mas a seguir aparecerá um novo céu e uma nova terra. Em Apoc. 20:9, diz que fogo descerá dos céus e os consumirá, o que contradiz a idéia de um lugar no centro da terra queimando, pelo contrário, em
    Prov. 10:25, Sal. 37:10,11,20,34 e 38, afirmam que os ímpios desaparecerão totalmente da terra. Mal. 4:1,3 afirma que se farão cinzas. E Apoc. 21:4, vemos que após a destruição dos ímpios já não haverá mais dor.

    Na realidade, a grande recompensa dos ímpios, segundo a Bíblia, é que "não terão a vida" (João 3:36) o que significa, eterna perdição (II Tess. 1:9). Por outro lado, um inferno conforme se crê hoje, não se coaduna com o caráter de um Deus que é amor (I João 4:8), é justiça e misericórdia. Por isso, a destruição dos ímpios é chamada nas Escrituras de 'ato estranho de Deus." Isa. 28:21

    ResponderExcluir
  38. Em outras palavras, o texto que o Fábio Santos postou está afirmando que não se pode confiar nas traduções bíblicas, que são tendenciosas e refletem a crença de seu tradutor ao invés da verdade autentica, condenando algumas centenas de séculos de teologia....

    Afirma tbm que o inferno na verdade seria apenas "deixar de existir" o que é extremamente confortante já que "deixar de existir" não seria um "castigo" propriamente dito (pois inúmeras pessoas não desejam viver pra sempre, eu sou uma delas), fazendo com que a opção em querer deixar de existir seja realmente uma opção em conformidade com a opção de viver eternamente (ou enquanto durar, como queiram!) na companhia de Deus. Simplificando vc pode escolher viver eternamente com Deus ou simplesmente deixar de existir (caso não o aceite como Deus)! Ufa!

    Bem interessante o texto pq ao mesmo tempo em que legitimou "através da bíblia" que tudo não passa de uma mera escolha, também relativisou toda a teologia praticada desde os primeiros séculos de cristianismo enquanto religião... Bom trabalho!

    =]

    ResponderExcluir
  39. "Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo"
    Ap. 20:14

    (reflexão)

    ResponderExcluir
  40. AUREA, a resposta para teu questionamento encontra-se em Romanos 2:12-16.
    os homens serão julgados segundo o conhecimento que possuem da verdade.

    Jorge.

    ResponderExcluir
  41. Não creio no tormento eterno. Creio que os ímpios sofrerão na medida de sua culpa, o que já é muito e não podemos afirmar quanto tempo isto levará, pois a consequência é proporcional a culpa.

    Malaquias 4 nos informa que os ímpios se farão cinzas debaixo de nossos pés na nova terra restaurada. Sodoma é posta para exemplo de castigo pelo fogo eterno e não estão queimando até hoje. É importante cruzarmos os textos, pois parece haver uma contradição de sentido nos textos apresentados até aquí.

    Não sou TJ, mas rejeito a douttina do tormento eterno, pois o homem é mortal e destituído de imortalidade pela desobediência, consequentemente sofrerá a morte como resultado do pecado ao qual se apegou.

    o capítulo 3 de II Pedro afirma que o planeta sofrerá o Juízo definitivo de Deus através do fogo. Apoc. 20 e 21 nos mostra o desenrolar do juízo contra o diábo, homens e sua eliminação e o estabelecimento do reino de Deus e a restauração da Terra como a princípio foi planejada.
    Em contraposição está a menção de sofrimento pelos séculos dos séculos ante a segunda morte.

    O questionamento que faço é: se é morte, como pode ser vida/// (sem interrogação).

    Temos então uma aparente contradição, pois se morte é inexistência, como pode alguém na morte estar vivo///

    Esta é a difereça básica da aplicação da morte como juízo justo de Deus aos rebeldes após sofrerem na medida de sua culpa em contraposição do tormento eterno que está vinculada a crença que o homem é uma dualidade de corpo físico e uma entidade que sobrevive a morte do corpo, que popularmente se denomina ALMA.

    Neste caso, o tormento eterno só é viável se andar na mesma via da crença na imortalidade da alma. Vejo com preocupação, pois somente Deus é identificado como sendo imortal e ninguém mais. Sendo assim, como Deus premiará ou amaldiçoará com a vida eterna os perdidos/// Parece vingança e não justiça.

    ResponderExcluir
  42. Infelizmente vc interpretou errado as escrturas Paulo... o tormento eterno é um fato assim como a salvação eterna.

    ResponderExcluir
  43. Marcio, gostaria de que apresentasse os fatos que corrobem o tormento eterno.

    ResponderExcluir
  44. Bem vamos lá: E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga (marcos 9.43-44); Se nunca se apaga querido, é eterno...

    ResponderExcluir
  45. “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim.” —Então eles perguntarão: “Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ...ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?” —O Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar.” E Jesus terminou assim: —Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna." Mt 25.31-46

    ResponderExcluir
  46. Castigo eterno: "E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna." Mt 25.46

    ResponderExcluir
  47. 1) Marcos 9:43–48

    A expressão usada para denominar inferno é GEENA (hebraico) que é uma forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família proprietária de uma área próxima a Jerusalém), ou seja, “vale dos filhos de Hinom”. Essa palavra se encontra nos evangelhos (como em Mat. 5:22, 29) e nada tem a ver com um inferno de fogo eterno. Era um vale onde se faziam sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes, e lá ficariam expostos (Jer. 7:31-34, veja também II Crôn: 28:13). Nos dias de Jesus, o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação, e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA, por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que “almas” não têm. Nada a ver com almas/espíritos queimando num fogo eterno.

    Tormento eterno requer vida eterna. Desfrutarão os ímpios desse dom de Deus??? Será eterno o pecado??? (João 3:15)- Rom. 6:23 - Sem Jesus, não há vida eterna (João 3:36)

    Se o salário do pecado é a morte, como poderão existir pecadores eternos?

    ResponderExcluir
  48. P.S.: Pegue uma folha de papel e coloque fogo nela. Não ficará queimando eternamente, mas queimou para sempre.

    “Fogo eterno” significa queimar os ímpios enquanto houver combustível, mas seus efeitos são de duração eterna.

    ResponderExcluir
  49. O texto de Isaias 34:9-10 diz que os ribeiros de Edom queimariam para todo o sempre e isto não está ocorrendo hoje. Errou o profeta/// Não! Simplesmente os efeitos foram para sempre.

    ResponderExcluir
  50. O fogo é eterno, mas o combustível não, portanto o que tiver que ser queimado será e nada impedirá de assim o ser. Exemplo mais distinto encontram-se na declaração de Judas 7 quando Sodoma e Gomorra foram postas para exemplo do fogo eterno, ou seja sofreram as consequências antecipadamente do juízo que há de se abater sobre todos os ímpios no juízo vindouro.
    O fogo é eterno, pois procede de Deus e executa sua função perfeitamente, tal qual na oração de Elias sobre o Carmelo. Trata-se do mesmo fogo que se origina da vondade divina para executar seus juízos.

    ResponderExcluir
  51. Pastor Marcio, não se esqueça da exposição de II Pedro 3:10-13 sobre a ação do fogo eterno que há de consumir a superfície da Terra e tudo o que nela se encontrar. Este é o lago de fogo que João, no apocalipse 20:10, 14.

    Tudo foi lançado no lago de fogo, a saber a superfície do planeta a arder com fogo que parte de Deus para purifica-lo do mal e preparar para a recriação de Apoc. 21.

    percebemos que tudo que o mal tocou e que não foi redimido, virou cinza. Neste contexto a voz de Mal. 4 faz todo o sentido. Se tornarão cinzas debaixo das plantas de nossos pés.

    ResponderExcluir
  52. As pessoas se negam a acreditar no inferno.Isso não fará com que ele deixe de existir. E quem deixou claro que ele existe, foi o próprio Senhor Jesus.Mateus 10:28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. O inferno é tão ruim que nem os demônios querem ir para lá. Lc 8.30 E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.
    31 E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. Acreditem o INFERNO é real. Se converta enquanto é tempo. Todos teremos uma existência real e eterna seja no céu ou no inferno.

    ResponderExcluir
  53. Irmãos, é simples estudar somente o que a gente quer acreditar, agora estudar por completo e tirar nossas conclusões que não é fácil.

    Salmo 16:9 a 11 - "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção."

    A palavra deixará é diferente que enviará, deixará é algo que já está e não continuará.

    Leiam Ezequiel 37 inteiro, e virá que não ficará eterno no vale dos ossos.

    Essas é uma das passagens que Deus não deixa para sempre a o espírito eternamente no inferno, pois o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia "Salmos 100:5"

    Simples como existe partes na biblia falando de uma maneira e outra parte falando de outra maneira, mas isso é falta de estudo dos homens, agora meu caro, dizer "Vá estudar a biblia", acho que você também precisa !

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Neste blog está um estudo muito amplo sobre a prova biblica que os espíritos não permanecerão eternamente no inferno.

    http://concertoeterno.blogspot.com/2009/09/o-inferno-de-fogo-literal-ou-simbolico.html

    ResponderExcluir
  56. Wilson, nesse blog que vc citou está um estudo amplo de como se ensinar uma heresia sem tamanho aos seus leitores. Se eles não ficarão eternamente no inferno irão pra onde? Férias em Cancun? Disney?

    ResponderExcluir
  57. Pr. Marcio,

    segundo a Bíblia todos os mortos estão em um estado total de inconsciência (Ec. 9:5, 12:7, Sl. 115:17, 146:4), e serão ressuscitados por ocasião da volta de Jesus (1 Cor. 15:50-58, I Ts. 4:16 e 17) para receberem a salvação eterna ou perdição eterna, que culminará com destruição do pecado e pecadores (Dn. 12:2, Ap. 20:5-9).

    ResponderExcluir
  58. PARA OS QUE POSSUEM ALGUMA DÚVIDA, OUÇAM ESTA PREGAÇÃO DO Pr. JUANRIBE PAGLIARIN E TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.
    "Céu ou Inferno para Onde você Vai"
    http://www.4shared.com/audio/T4TzhJYU/Cu_ou_Inferno_para_Onde_voc_Va.html

    ResponderExcluir
  59. HITLER DIANTE DE DEUS É UM SANTO APESAR DE TER MATADO E TORTURADO MILHÕES DE PESSOAS.QUE DIFERENÇA TEM DEUS DE HITLER? PELO MENOS HITLER NAO ATORMENTAVA PRA SEMPRE.NAO QUERO SERVIR UM DEUS QUE TEM PRAZER SÁDICO EM ATORMENTAR PESSOAS.ESSE PASTOR TA LOUCO EM ENSINAR QUE DEUS ATORMENTA PESSOAS. ENTAO O DIABO É BEM MELHOR QUE DEUS SE FOR ASSIM. A BIBLIA DIZ QUE DEUS É AMOR E QUE O AMOR É COMPASSIVO,BENIGNO,BONDOSO,MINHA MENTE INTELIGENTE NAO CONSEGUE ASSOCIAR UM DEUS ASSIM COM UM DEUS QUE ESTE PASTOR PREGA.UM DEUS DE VINGANÇA E ATORMENTADOR

    ResponderExcluir
  60. Nossa a colocação de Fábio Santos é de quem estuda, procura saber e usa preterismo Bíblia com Bíblia.
    Gostaria de ver mais isso!
    Abraço

    ResponderExcluir
  61. Esse é um comentário totalmente anti-biblíco e presunçoso de uma pessoa que não conhece nem o amor nem a palavra de Deus,primeiramente as palavras INFERNO,ETERNO e FOGO tem suas traduções do grego e hebraico totalmente deturpadas preguiçosamente e cruelmente para quase todas as linguas dos gentios incluindo a nossa, depois não existe nada além de sadismo no tormento eterno visto que isso não produz qualquer edificação tanto aos salvos quanto aos perdidos sendo assim Deus em seu amor,justiça e sabedoria jamais agiria assim.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.