quinta-feira, 10 de junho de 2010

Crente participa de festa junina?



Essa é mais uma daquelas da série "pode ou não pode" que os crentes adoram. Eu pra não fugir a regra, vou tentar ser claro e colocar a percepção Bíblica sobre o assunto. Antes que me crucifiquem, saibam que essa foi uma indicação do Renato Vargens!

Bem, a pergunta que me vem a mente é "porque não participar?" Alguns dirão, porque é idolatria. Outros dirão, porque o folclore é muito místico e cheio de alusões a seres míticos. Porém eu digo, qual o controle que essas coisas tem sobre a minha vida? Qual influência essas coisas geram sobre mim?

O problema de participar de festa junina está no culto a São João por exemplo, mas hoje em dia, não existe mais isso, salvo alguns locais no nordeste do Brasil. Mas em geral, festa junina é sinônimo de reunião de jovens e famílias para lazer. Gente que sai de casa pra comer um milho verde ou uma maçã do amor, nada sério.

Porém, nós crentes fazemos um cavalo de batalha afirmando que essas coisas são consagradas a ídolos e etc. Também tem o caso da quadrilha, onde as crianças são convidadas a participar e os pais crentes santarrões que são, proíbem a pobre da criança de dançar. Qual o embasamento disso? Nunca vi uma quadrilha onde as crianças fossem obrigadas a entoar um cântico de adoração a São João, ou no meio da dança orar para entidades. Apenas dança, apenas cultura.

Você até pode discordar de mim, mas saiba que se não estivermos antenados culturalmente falando, prontos para responder as perguntas de nosso tempo, faremos de nossos filhos crianças aliendadas e espiritualmente fracas em suas convicções a ponto de não poder participar de uma festa na roça por conta de especulações sobre idolatria.

A única coisa que você deve atentar é sobre sua consciência. Pecado não é, mas se sua consciência te acusar, não faça.

E no mais, tudo na mais santa paz!

82 comentários:

  1. ufaaa...que alívio....imagina o niver da minha mãe Joana....é no dia do seu joão....todo ano os crentes de plantão me afrontam na festinha que rola prá ela....valeu pastor estamos em 2010 nééé.
    vamos nessa que JC tem pressa.
    www.twitter.com/siteoprodutor
    www.oprodutor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pior ingnorante e aquele que nao conhece a verdade de um assunto e abraça o primeiro conselho pagao que dao a ele o pra masagear o ego, as coisas santas na maioria das vezes vaoo de encontro as nossas vontades, se e pra viver de qualquer maneira pra que existe entao as coisas santas e as regras divinas? se vc pode fazer de tudo porque nao abandona logo de vez a fe, esta dentro da igreja enganando-se a si mesmo.
      Ja dizia o apostolo Paulo, todas as coisas me sao licitas mas nao me deixarei dominar por nenhuma delas porque nao me convem.
      porisso que vale a pena pagar o preço de ser fiel a Deus e nao ao homem, e com Deus nao tem jeitinho brasileiro, com Deus nao tem tapiaçao.

      Excluir
  2. Também concordo com problema estar no culto a São João. Fora isso, sem problemas. Tanto é que semana que vem vou participar de uma. Afinal tem coisa mais divertida que se vestir de caipira, e se divertir saudavelmente com amigos!?

    ResponderExcluir
  3. Estava discutindo este tema com uns amigos esses dias... A questão é que pra fugir desse negócio de festa junina, as igrejas fazem festa julina, pergunto: Qual a diferença? Porque não se fazem festas desse tipo em abril, ou setembro? Se vamos ser legalistas, não deveriamos fazer festa em mês nenhum! Eu por exemplo, gosto muito de festa junina, pelo clima, pelas brincadeiras, pelas comidas. A minha consciência me acusa quando eu peco contra Deus e não creio que diversão saudável seja uma ofensa a Deus, então, participo mas, respeito quem não o faz

    Daniel Albino

    http://bemestarcristao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a verdade e o real motivo a festa junina e uma oferenda a sao cosme e damiao, a ao joao e sao pedreo etc, festa satanica com carinha de festinha inocente. e festa julina eu tambem nao concordo sao pastores que estao deixando o mundo e suas cumcupciencias entrar na casa de Deus

      Excluir
  4. Eu me questiono com o dinheiro arrecadado nas festas juninas feitas pelas igrejas católicas. Não são revertidos para a propagação da crença católica?

    ResponderExcluir
  5. Meu filho fica uma gracinha de caipirinha! rsss... O negócio é que, quem não participa morre de vontade. Muitos preferem ser guiados
    pelas regrinhas das igrejas e se esquecem do
    Espírito Santo, que fala sim dentro da gente
    e nos incomoda numa situação de pecado.
    E viva Jesus Cristoooooo!
    Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    @thatypalhano

    ResponderExcluir
  6. eu não participo e ensino meus filhos a não participar, porque na minha cidade todas as festas juninas tem até altar,como vou aceitar isso,se a propria bíblia não se assentar na roda dos escarnecedores,talves pra muitos escarnecer é rir dos crentes e do evangelho, mas vamos ser coerente primeiramente se dá p conviver com idolatria depois examinar o resto,e também cantam viva são joão, ai p aqueles q defendem a idéia que não é pecado talvez até dizem,ah é só uma música..., então querido sinto muito mas aquilo que cantamos pra DEUS,também é só uma música,da mesma forma que canta-se p são joão,tem a mesma validade que cantamos p DEUS, será que ele divide o louvor?a bíblia diz que ele não divide sua glória com ninguem,e outra onde fica seu testemunho, quando a bíblia diz, que comunhão tem a luz com as trevas?mas fazer o que hoje ta tudo normal no meio cristão, será que quando JESUS voltar achará fé na terra? com os maus testemunhos que temos encontrado,até o evangelho que pregamos ja está sendo pregado com deficiencia, já é um leite fraco,como vai alimentar aqueles que estão famintos da palavra de DEUS, sejamos,mais fieis a Deus e a sua palavra, ninguém vai morrer por não participar de festa junina,bom vc não é obrigado a pensar como eu mas,tem a obrigação de como crentes testemunhar da palavra,mostrar ao mundo que só JESUS liberta,ai fica dificil ja pensou se numa hpora dessa voce tem que pregar p uma pessoa que esta ali com vc será que ele vai conseguir compreender quando surgir nele a dúvida sobre idolatria, como você sairá desta?com uma risadinha sem graça....e com certeza...pedir perdão p DEUS,por não compreender qual a razão de estarmos aqui(que é para adorar ao SENHOR e testemunhar dele p que alams sejam ganhas) RUTI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei do seu comentário irmã Ruti.

      Excluir
    2. Irmã Ruti, parabéns!!! Falou tudo! Fiquei indignada com a visão desse pastor! Deve ter uma vida espiritual bem fria! Não sentiria o toque do Espirito Santo se ele estivesse na roda de um grupo dançando quadrilha! Colocar uma venda nos olhos de suas ovelhas, dizendo que não tem nada D+!!! Por causa disso muitos estão fracos e doentes, dormindo diante de Deus! Acordem povo de Deus!!! Fazer a diferença, sal da terra, luz do mundo! Nem todos vivem na vontade de Deus!!! Acordem!!!

      Excluir
    3. Irmã Ruti, parabéns!!! Falou tudo! Fiquei indignada com a visão desse pastor! Deve ter uma vida espiritual bem fria! Não sentiria o toque do Espirito Santo se ele estivesse na roda de um grupo dançando quadrilha! Colocar uma venda nos olhos de suas ovelhas, dizendo que não tem nada D+!!! Por causa disso muitos estão fracos e doentes, dormindo diante de Deus! Acordem povo de Deus!!! Fazer a diferença, sal da terra, luz do mundo! Nem todos vivem na vontade de Deus!!! Acordem!!!

      Excluir
  7. Parabéns pelo artigo, eu moro numa cidade que tem como padroeiro São João e eu tinha muitas duvidas desde a minha infância quanto a essas questões, e isso me esclareceu bem as minhas duvidadas... Parabénsss


    Cicero Fernandes

    ResponderExcluir
  8. Olá Pr. Márcio !
    Cara... em parte eu concordo, porém vejo muitaaaa gente, principalmente na minha região (norte - Pará) usar isso como desculpa, e ae a galera aqui faz festa junina, dança forró nos arraiar (nas igrejas e fora delas), dae rola de tudo, de Caciane a Calcinha Preta, e aí? Como é que fica? Posso ralar cocha sem nenhum problema com minha irmazinha de saia curta de caipirinha? Bom... esse é o caso da minha região!

    Particularmente eu não gosto de festa junina, não por uma questão de relião, mas pq não gosto mesmo (sou roqueiro, rsrsrs...), acho um escarnio em relação ao homem do campo que batalha tanto, porém gosto muito das comidas típicas. Acho que antes de concrtizar qualquer juizo, temos que conhecer o assunto, tanto pelo visão bíblica como pela visão cultural e "secular".

    Tenho um texto em meu site muito interesante sobre isso, acho que vc deveria ler se possível:

    http://www.cabecajovem.com/?p=112

    No site tb tem ums sequência de artigos sobre o nosso relacionamento com a cultura, vale o clique!

    ResponderExcluir
  9. Leiam leiam esse texto sobre festas juninas, altamente exclarecedor:

    http://cabecajovem.com/?p=112

    ResponderExcluir
  10. Querido pastor, eu sou chileno e estou vivendo por um ano aqui no Brasil. Me permita discrepar da sua frase "A única coisa que você deve atentar é sobre sua consciência. Pecado não é, mas se sua consciência te acusar, não faça."

    Quando vou pra 1 Coríntios 10 vejo a Paulo falando que as coisas que devo fazer ou não fazer tem a ver com a consciência do meu próximo, e não somente da minha. Mais bíblica seria a frase "A única coisa que você deve atentar é a consciência do su próximo. Pecado não é mas se a consciência do seu próximo va fazer que ele peque, não faça."

    Um abraço, Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  11. aí eu fico maluco com o farizaismo dos "apologetas" de plantão que ficam bisbilhotando todas as instituições a procura de festas que as igrejas promovem nessa epoca , descem a lenha no pessoal "gospel" por eles fazerem as festinhas, e que isso é um absurdo e coisa e tal, mas participar das festas que fazem referencias aos idolos pode!!! tenha a santa paciência... então proque criticar as igrejas que fazem dessa epoca também as festinhas tipicas, não por causa dos idolos , mas para que nossas crianças também tenham uma opção saudavel de se divertir!!!???

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc pastor. Confesso que já cheguei a pensar diferente, pelo fato de eu ter crescido numa igreja "tradicional", mas abri meus olhos para muita coisa depois que cresci, percebi que muita coisa era mais religiosidade. O que tem de mais em se reunir com amigos e familiares, numa festa com estilo caipira, comer doce de amendoin, pipoca, milho verde e dançar?Se a intenção é se divertir não vejo pq não participar.

    ResponderExcluir
  13. Isso pq vc não viu a quermesse financiada pela igreja católica do meu bairro... Um ótimo quadro sobre Sodoma e Gomorra; estilo de vida pecaminoso... Sabe? Tipo filme "Um drink no Inferno"?

    Drogas, Sexo e Quadrilha!

    Bebidas e dancinhas "na boquinha da garrafa"...

    Esse lance de crente ir em festa junina me parece com Sansão passeando na vinha.

    Amados, apartei-vos do mal. De toda aparência do mal.

    E no mais, tudo na mais santa paz!

    Apocalipse 22:11 - "Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus.".

    ResponderExcluir
  14. Viva o folclore! Viva a nossa cultura de festas populares! Viva o Evangelho inculturado! Viva Jesus de Nazaré, nosso paradigma maior de sanidade... isso mesmo, eu disse sanidade!
    A santidade começa com sanidade. E a neurose "crente" gera muita enfermidade.
    E esse negócio de "pode não pode", "não pode pode"... é muito complicado!
    Nós pastores somos chamados a rompermos com essa tentação de saber o que os outro podem e não podem fazer na vida e das suas vidas. Por isso, voltemos a velha arte da mentoria... tão esquecida pelos caciques. Porque dá trabalho.
    Abraço Márcio!
    P.S: adoro um bom cural de milho e outras cossitas mais!

    ResponderExcluir
  15. Apenas um 'a parte'. Creio que o texto se referia a festas simples e comuns... festa de rua mesmo.
    Notei que em alguns comentários os irmãos se referiam as festas mantidas pela igreja catolica.
    Bom nesse caso fica claro que o compromisso é outro, não?
    Mas vejo que a festa pela festa em sí.... sem problemas!

    ResponderExcluir
  16. Oi Márcio, eu nunca dancei quadrilha, porque sou ruim de cintura pra caramba. Fora isso também fui criado numa igreja tradicional e tinha vários preceitos e preconceitos contra a festa.

    Culturalmente falando o que precisamos pensar é: que parte da festa junina precisa ser redimida? Existe algum aspecto da festa que precisa ser tocado pela graça do evangelho? Na minha simples opinião: a comida não, as danças não, a alegria não, a comunhão em torno da comida (que é algo bíblico) também não.

    Mas em casos claros onde a idolatria está disfarçadamente oculta, precisa de redenção. E como citado aí em cima, uma única coisa a mais culturalmente precisa de um toque do evangelho: a visão paternalista e segregadora do interiorano.

    Mas isto é um papo para mais tarde. No mais, dizer que não pode e fazer festa "country" nas igrejas, para não parecer que é a mesma coisa é a mais "santa" hipocrisia.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um vestido lindo e um chapéu muito charmoso que uso pra ir a festa junina com meu filho de 6 anos, bom ele adoraaaa minha companhia, já aconteceu dele não querer dançar com o par dele pra dançar comigo, claro que contornei a situação mas confesso diante dos santos que depois eu dancei com ele, Ah e também comi pipoca, algodão doce, hot dog e tudo que tinha na escolinha.
    Eu me preocupo mais em fazer meu filho feliz que agradar crentes.

    ResponderExcluir
  18. Adriana, inteligente e contundente!

    ResponderExcluir
  19. Tem uma passagem na Bíblia que deixa bem explícito sobre a Festa Junina.. Leiam JEREMIAS 7:16-20

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pr.Marcio.

    Esses dias ouvi uma pregação da Pra.Priscila (Bola de Neve-RJ) e ela falou uma coisa que é bem verdadeira, Jesus era convidade pra todo tipo de festa, e Ele ia e, pra completar ainda levava 12 "bicos" com Ele, isso só acontecia porque Ele era (é) agradavél. Se procurarmos na Bíblia, com certeza encontraremos muitos textos dizendo sobre idolatria. Muitas vezes somos religiosos demais e esquecemos de falar de Cristo para os outros, seja ele catolico, espirita ou qq outra crença....deveriamos pregar mais até mesmo para os "crentes" pois muitos estão enganados com relação ao "manual" tem muitos pastores lendo a palavra de maneira errada, assim podemos ver nos últimos posts desse mesmo blog.

    Tenho uma filha de 6 anos, na escola dela terá dança típica, não concordo que ela participe(justamente porque algumas músicas falam de santos), mas a escola dela é pública, sei que ela não é obrigada a participar, mas o que fazer se quase todos os amiguinhos irão participar?

    Abraços, Deus abençoe a todos.

    Naú.

    ResponderExcluir
  21. Quero voltar e dizer, como pastor, que não tentei em minha consideração acima empurrar versículo goela abaixo dos leitores.

    Mas considerar que culturalmente é que precisamos observar como Cristo pode mudar a história.

    No mais a questão da idolatria deve ou não ser considerada?

    Graça e paz, sempre
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  22. As pessoas não entendem que o cristão deve ser santo , ou seja , separado do mundo , viver como um peregrino. Muitas pessoas se envolvem emocionalmente com as festas pagãs da cristandade que , preferem agradar ao homens que agradar a Deus. Meus irmãos , saibam que todas essas coisas são condenadas por Deus..veementemente no livro de Tiago...ele fala bem sobre o que Deus pensa sobre agradar aos homens ao invés de agradar a Deus. Fiquem na fé , e não se sensibilizem com as coisas vãs desse mundo..

    ResponderExcluir
  23. Sou contra...
    Na verdade a palavra de Deus me da esse direito...

    Como vamos ensinar a respeito dos "santos" se participamos dessas festividades! E não adianta essas festas ainda são feitas por causa do dia dos tais...

    Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.1 João 2:15

    Isso é uma forma de estar de mãozinha dada com o mundo...

    Cade a renuncia, o negar a si mesmo que a palavra de Deus fala? Se for pra aceitar a JESUS e continuar com costumes pagões, estamos caminhando pro inferno da mesma forma....

    Aceitar Ele como unico e suficiente Salvador é renunciar a tudo aquilo que é contra seu carater santo, Ele é o único digno de toda a honra, toda glória...

    Mas ainda tem gente que QUER ter Jesus em sua vida, mas de certa forma continuar adorando o São João(Festas Juninas), Dia dos Namorados (Santo Antonio), etc...

    O proprio Senhor Jesus falou que o Reino dos Céus é tomado a força, então nem tudo é tão ligth como alguns tem pregado, a palavra diz que devemos ser luz, ou seja, se abster de tudo aquilo que é treva...

    O caminho é estreito, muitos serão chamados, poucos escolhidos... naquele dia não haverá desculpa...

    Vamos nos esforçar para não estar enquadrados no que fala em Isaias "E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio"

    Tem muita gente que só quer o titulo de crente, QUER ser reconhecido como servo do Deus vivo, mas não quer compromisso com a palavra de Deus, não quer renuncia, vc acha que assim realmente esta havendo renúncia a este mundo? Realmente esta havendo mudança de vida?

    No céu entrara não aquele que sustentou por anos o perfil de crente, mas sim aquele que escolheu a melhor parte que é o MEU SEHOR JESUS CRISTO, aquele que deixou tudo pra tras, aquele que realmente foi SERVO DE VERDADE...

    Que Deus os abençoe...
    Vamos vigiar irmãos, a palavra esta aí para ser vivida, o manual para uma vida com cristo esta em nossas mãos, mas temos o livre erbitrio de ficar com Ele ou com o mundo...

    Obs: Se há alguma dúvida ainda, foque os versos ao qual a palavra de Deus fala a respeito, ore, jejue, pois aqueles que confiam em Deus de maneira nenhuma serão confundidos!!!

    ResponderExcluir
  24. escrevi sobre o assunto em meu blog:http://igrejaverbovivo.blogspot.com/
    se quiser dar uma espiadinha

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  25. Ola Pr Marcio,
    Eu estava justamente com inumeras duvidas quanto a pode ou não pode, e esses textos vieram bem a calhar, pq o senhor deve saber que essa epoca as escolas das crianças sempre convocam a garotada para participar das quadrilhas e de algum tempo pra cá tenho me visto no meio do fogo cruzado. Nunca vi como idolatria participar das quermesses, pelo contrario, sempre me diverti com minha familia, as comidas tipicas é sempre uma diversao, mas depois que me converti parece que tudo agora NAO PODE! Sei que como diz a palavra: Tudo me é licito, mas nem tudo me convem.. e isso se aplica a idolatria que se faz nessa epoca a São João, São cupido que eu esqueci o nome... Mas então, tenho privado minhas filhas e me privado tb de participar de festas que segundo a minha denominação é festa pagã, festa catolica... Bom, tem uma coisa que fico em duvida, o senhor diz no final do texto que vai da consciencia...mas...nós (novas criaturas) devemos deixar nossa consciencia falar ou o Espirito Santo? como saber se a minha consciencia condiz com a vontade de Deus para a minha vida.. nem sempre nossa consciencia ta certa, é ou não é? As vezes nos achamos certos pq nossa consciencia diz q estamos, mas como saber oque é fruto da nossa consciencia e oque fruto do Espirito?eles andam juntos?
    Aguardo... forte abraço!

    pode me responder por email? - dayanebastos@hotmail.com
    Dayane

    ResponderExcluir
  26. de fato, como alguns dizem em respostas... esses crentes fazendo apologia é coisa do passado... como diz a biblia - nos amoldeis ao padrão do mundo, e nos conformamos com ele, afinal, nao somos mais caretas, somos hj crentes modernos, onde nos aculturamos com tudo e todos... o q tem demais ir a uma festa que todos sabemos (todos) que tem influencia religiosa? o mais importante é fazer o filho feliz nao é adriana? E Deus pra que? afinal temos que ter comunhao com todos, luz e trevas juntos até que enfim, deus e os ídolos dão as maos (observe: deus no diminutivo). Esclarecedor pastor do blog, resolveu o problema de muitos crentes com esta mensagem, mas te pergunto: é sério isso que disse? tem base bíblica... com todo o respeito aos apoiadores a esta discrepancia social e etica. ai a questão nao é ética é sociedade, dak a pouco o pastor vai dizer que namoro em jugo desigual é normal, e que pular carnaval é normal, tudo é norma. todas as coisas (me) sao licitas, mas nem todas convém... tem muitos colocando o (me) neste versiculo, onde ser for convenciente eu faço se nao nao faço. nao é isso que diz a bíblia.
    somos apologetas ou somos moldados pelo o q o mundo ensina? ser diferente nao é ser lunatico. que absurdo nao posso deixar de dizer isso... Jesus foi a uma festa....kkkk entao podemos ir a festa junina, viva sao joao! Viva! levem as criancinhas, poem chapel, pintem seus rostos, e dancem e dizem: olha a chuva! é mentira...
    é mentira... vivam essa mentira de festa junina e saibam que contribuem para que o diabo infiltre na mente das pessoas que tudo é normal... hj o evangelho ta tao barato que até blog discultem se festa junina é para o crente... leiam a biblia, estudem ela, e vejam que fomos separados por Deus, luz e trevas nao dá, roda de escarnecedores nao da, festa junina idolatria nao da, da pra vc pastor?

    ResponderExcluir
  27. Pra mim dá! O Evangelho é senhor da cultuira meu amigo Walter e não escravo dela. Não cultuo João nem ninguém, apenas Jesus, mas não desprezo maçã do amor, pé de moleque e estar com amigos num ambiente familiar. Não faça do evangelho escravo da cultura.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei surpresa com alguns comentários de alguns daqui...a minha pergunta é: onde estão aqueles que farão diferença nesta geração? Onde estão os herós da fé que buscam a palavra de Deus e aobedecem?
    Como disse R.C Sproul --> Fui procurar a igreja, e ela estava no mundo...fui procurar o mundo...e ele estava na igreja...
    Vocês sabiam que tem coisas que vocês amam que Deus odeia? O amor ao mundo ( e o folclore, e cultura é incluído nisto)é constituído inimigo de Deus!!
    Acho que Jesus jamais iria dançar um forrozinho se ele estivesse aqui em nossos dias, só porque é cultura...
    DESPERTA IGREJA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, temos que buscar a santidade (como diz a palavra de Deus que sem ela não veremos a Deus), temos que renunciar tudo que é impuro, nossos desejos carnais e renunciar o mundo (idolatrias, etc), pois o que é amigo do mundo é inimigo de Deus e o que é amigo de Deus é inimigo do mundo. Façamos sim a diferença não para agradarmos as pessoas e sim a Deus, esta tem que ser a nossa preocupação "Estou agradando a Deus"? Como pode alguém dizer que adora somente a Deus e ser conivente com as obras mundanas? Em Mateus 4:10 diz: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Cultuar significa homenagiar. Todo o tipo de música cultua algo, como vc que é cristão (adorador de Deus) vai cantar Viva São João. Assim como temos ciúmes de um namorado, marido, etc, assim o Espírito Santo tem ciúmes de nós, Ele não quer que adoremos outros deuses. Tenhamos cuidado em fazer o que é reto aos olhos de Deus, se vc tem dúvida, ore a Deus e peça para que Ele confirme em seu coração e te dê o discernimento do que é certo ou errado, mas não se estribe em seu próprio entendimento, busque na palavra de Deus, pois temos que viver a palavra de Deus.
      Pastor Márcio de Souza discordo plenamente com o que vc diz que temos que nos preocupar apenas com a nossa consciência, pois temos que nos preocupar em agradar a Deus acima de tudo e pedir a Deus o discernimento do que é certo ou errado. E sobre o que disse que essas coisas não terão influência sobre nós a palavra de Deus diz que não devemos ser conivente com o pecado (ser conivente é compactuar com algo de que, por princípio, discordamos; é fazer vistas grossas a algo que julgamos ser errado, mas que decidimos tolerar por uma razão qualquer que nos pareça bastante boa).IRMÃOS VAMOS ORAR E VIGIAR para que ninguém tome a tua coroa, imagine se Deus arrebatar a igreja bem na hora que vc estiver dançando na festa junina, vc acha que será arrebatado? O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9:10)

      Excluir
  29. Isso nclui os corinhos de fogo também irmã? São todos forrózinhos. Coitado do Sproul, vc assassinou a frase dele.

    ResponderExcluir
  30. A detonação feita com a frase do Sproul é fruto daquela falta de conhecimento teológiso sobre o uso da palavra mundo na Bíblia.

    Vale um estudo.

    Graça e paz, Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  31. vai ler a biblia PASTOR...
    vc como pastor deveria ensinar coisa certa não isto ai, mais quem sou eu para juga-lo né....
    Mais nos tempos finais da volta de JESUS CRISTO vamos ver ele cobrando de você ... por isto ai vc mesmo sabe que é errado e fica escrevendo ai ... que poca vergonha PASTOR vc tiha que dar o exemplo correto, não o exemplo que vc deu ai !!!
    passar bem,, e não se esqueça pq DEUS VAI COBRAR DE VC OK !!! QUANDO VC COLOCAR A CABEÇA NO TRAVESSEIRO NÃO VAI CONSEGUIR DORMIR PENSANDO NISSO ... DEUS É FIEL ELE SABE OQUE FAZ ENTÃO ISTO AI É POR CONTA DELE , E EU NEM SEI PQ ESCREVI ISTO FESTA JUNINA É ADORAÇÃO A SANTOS E DEUS É UM SÓ NÃO EXISTE OUTRO ALÉM
    DELE, SÓ ELE É SANTO ELE MERECE TODA GLÓRIA E TODO LOUVOR NÃO ESSES BARROS AI FEIOS DE IMAGENS QUE NEM EXISTEM , ESSA TAL DE nossa senhora, É UM BARRO A MÃE DE CRISTO QUE EU SAIBA É MARIA UMA MULHER COMUM QUE NEM AS OUTRAS ENTÃO DEUS PODERIA TER ESCOLHIDO QUALQUER OUTRA PESSOA ANTIGA PARA SER MÃE DE CRISTO ENTÃO PESSOAL VIGIAI PORQUE NÃO SABEIS O DIA E NEM A HORA QUE VIRÁ O NOIVO OU SEJA QUE VIRÁ JESUS CRISTO ... E QUANTO A VC PASTOR VAI ORAR E PEDIR PARA DEUS TE DAR LIVRAMENTO DISTO QUE VC ESCREVEU AI BLZ !!! COM DEUS NÃO SE BRINCA E NEM FALA FALSO TESTEMUNHO .... E QUANTO A VCS TODAS AS PESSOAS QUE POSTARAM COMENTÁRIOS AQUI, CUIDADO DEUS É FIEL NÃO SE ESQUEÇAM DISSO, FALAR MAL DE CRENTE É O PIOR PECADO QUE EXISTE VCS NÃO SABEM O PODER QUE TEM A LINGUA DE UM CRENTE, NÃO QUE ELE FAÇA ORAÇÃO DE FEITICEIRO, MAIS SIM PQ DEUS ESCUTA E HAJE NA HORA CERTA , PORQUE CRENTE SOFRE, ENTÃO DEUS ESCUTA AS PESSOAS HUMILDES , E ELE FAZ OQUE ELA PEDE VCS SABIAM DISSO. PROCUREM UMA IGREJA E VÃO SE CONCERTAR PQ JESUS ESTÁ VOLTANDO E NÃO É LENDA NÃO É CONTO DE FADAS ... ISTO É VERDADEIRO JESUS VOLTARÁ E AQUELE QUE FICAR AQUI NA TERRA IRÁ TER SOFRIMENTO SEM FIM NUNCA VAI ACABAR ... OS CRENTES NÃO SERÃO CONFUNDIDOS POR NADA POIS ELES ESTARÃO COM JESUS LA NO CÉU DE GLÓRIA, POR EXEMPLO QUEM FICAR AQUI VAI SER CONFUNDIDO PELO ANTE- CRISTO POIS É VCS GOSTAM TANTO DE FALAR DE CRENTE VAMOS VER NO JUIZO FINAL OQUE VAI ACONTECER COM VCS E TODOS QUE FALARAM MAL DE CRENTE ... SÓ ESTOU FALANDO ISTO PORQUE QUERO FALAR QUE SÓ JESUS É DEUS SÓ DEUS É O SENHOR NÃO EXISTE OUTRO ALEM DE TI JESUS
    CRISTO EU TE AMO DEUS E SEI QUE POR ISTO QUE FALEI AQUI VOU TER RECOMPENSA ... DEUS É FIEL OBRIGADO JESUS POR TUDO POR MORRER NA CRUZ DO CÁLVARIO POIS FOI TÚ QUE MORREU NÃO BARROS QUE O POVO DIS QUE É SANTO ESCULTURAS PARA NOS ENGANAR DEUS TU ES MARAVILHOSO AMEM !!!GRAÇAS TE DOU POR TUDO

    ResponderExcluir
  32. hahahaha Já me julgou me mandndo ler a Bíblia. E ainda é covarde porque não motra a cara.

    ResponderExcluir
  33. "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."(2 Timóteo 4:3-4).
    Depois dizem que o Evangelho está crescendo no Brasil... Deste jeito, o vale tudo...
    "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24:12). "Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" (Lucas 18.8)
    E interessante notar que quando Cristo voltar não se diz de pecados grosseiros que as pessoas estarão cometendo, mas:
    "Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar."

    ResponderExcluir
  34. Nunca dancei festa junina (agradeço meus pais pelo correto ensino cristão) e meus filhos também não e nunca fez falta prá gente.
    Sou pastor batista e tenho uma escola há 12 anos nas salas da igreja e nunca fizemos festa junina e nunca nos fez falta.
    Pais, façam isto para com seus filhos: Deuteronômio 6:5-9 "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas."
    "O reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho."

    ResponderExcluir
  35. Cara eu acho interessante alguns comentários, principalmente do Carlos, também fui criado em uma Igreja Batista, nasci no lar evangélico e meus Pais nunca me deixaram participar das festinhas juninas da escola.
    Todos os meus amigos participavam e eu não, se perguntar aos meus pais eles vão dizer a mesma coisa, que não fez falta para eles, agora se me perguntarem te digo FEZ SIM!!! Era terrível todos participavam e eu ficava de fora, após a festa era o maior comentário na sala de aula e eu ali só ouvindo.. eles diziam que pularam fogueira ( de papelão sem o fogo lógico ), dançaram pra caramba, comeram milho, amendoim, canjica, fora aquela paquerinha que rolava com o par da quadrilha ( coisa de criança sem maldade alguma ) e o bocó aqui lá parado somente ouvindo e me sentindo um ET.
    Sou pai de dois filhos ( um menino e uma menina ), moro no Nordeste; Hoje o meu filho tem 17 anos e a minha filha tem 15, os dois são ativos na minha Igreja, o meu filho faz parte do ministério de louvor e do teatro e a minha filha faz parte do ministério de teatro.
    Até aqui pela misericórdia de Deus eles estão firmes no Evangelho.
    Vou confessar uma coisinha: Os dois sempre participaram desde pequerruchos das festas juninas da escola, dançaram quadrilha e tudo o mais, a minha filha desfilou na ala das Baianas carregando um andô da Sociedade da Boa Morte.
    O grande detalhe é que eu sempre ensinei a eles a palavra do Senhor e mostro o que é certo e o que é errado, a diferença do que é profano e do que é uma atividade cultural.

    Acho interessante porque festa Junina é pecado é idolatria, mas hoje nas Igrejas vejo pessoas idolatrando Apóstolos, líder espiritual, é um tal de cai- cai e treme- treme, igualzinho aos cultos afros; Cura através de paletó, maca espiritual, Homem espiritual, regressão; Igualzinho aos Espíritas, Óleo benzido, unções proféticas, Arca da Aliança, chofar; igualzinho aos Católicos.
    Tudo quanto é tipo de idolatria em nome de Deus.
    Mais isto vale é gospel.

    ResponderExcluir
  36. meu amado pr.leia 1co 10.31-32.

    ResponderExcluir
  37. ufaaaa!!!! o que está acontecendo aqui? são irmãos se pronunciando a respeito de um assunto? acredito que todos nós(crentes em jesus) devemos dobrar nossos joelhos e pedir a direção,a sabedoria e a misericórdia de deus para nossas vidas!

    ResponderExcluir
  38. Sou apaixonado por festas juninas, até porque me rememora quando a minha família morava com os membros todos juntos e participávamos ativamente (ainda éramos católicos à época). Todavia, por mais que esteja disfarçado, ainda é um culto, e as músicas (da quadrilha mesmo, entoam sim, reverências a "são joão"). Por isso, por estarmos no mundo buscando que ele não esteja em nós, e por respeito aO único digno de receber a honra e glória, não participo, nem estimulo minha filha a participar.
    Admiro a maioria dos posicionamentos do pastor Márcio, e o vejo como um instrumento de contraponto utilizado por DEUS. Mas neste caso, em particular, discordo, crendo que cabe ao pastor, enquanto "voz cristã",pelo menos uma nova reflexão. Creio ainda que, independente da perspectiva, o respeito à discordância deve pautar nosso diálogo cristão.

    ResponderExcluir
  39. O natal já foi considerado idolatria e hoje é celebrado na maioria das igrejas evangélicas. Pelo visto os festejos juninos (que a igreja católica inclusive separa em profano e religioso - esta ee denomina de festas joaninas) não demorará de enfeitar os "crentes" com roupas emendadas numa espécie de quadrilha de Jesus. Viva a cultura mundana em detrimento das virtudes cristãs! Acredito que estamos vivendo um momento de adaptação de discurso que nos coloca o tempo todo em contradição com as tradições bíblicas. Isso sim gera confusão na mente dos jovens. Não será novidade quando o Halloween fazer parte de um culto infanto-juvenil de adoração. Quem mais se escandaliza com o carnaval dos evangélicos? Se fazer de fraco para ganhar os fracos está muito longe do que se realiza hoje para segurar a juventude nas igrejas. É o vale tudo pra ganhar almas!

    ResponderExcluir
  40. Podemos ir a qualquer lugar, basta discernir o que nos convem ou não e saber qual a nossa intenção de estar naquele lugar, se divertir com amigos e familia, comer comidas gostosas da época ou se embreagar, dançar escandalozamente e etc? basta discernir. Deus abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  41. Caro pastor, não discordo do seu artigo e do seu posicionamento. Luto com o desejo de meu filho em querer participar. No moldes como é feito nas escolas hoje eu não vejo problema...Mas uma coisa que o senhor disse sou obrigado a questionar pela minha consciencia. Seu eu fizer ou deixar de fazer algo baseado em consciencia teremos multiplas verdades. E todas estarão dentro da permissividade ou proibição da consciencia, seria uma espécie de relativismo. Abraço em Cristo.
    Valdeci do Carmo

    ResponderExcluir
  42. Ok! Pastor Acho que tudo deve ser dentro dos paramentros do bom senso...Uma criança que é inocente (não tem conhecimento da palavra) participar de uma festinha na escola é uma coisa, porém um adulto se meter nesse meio onde tem bebedices, Luxuria, idolatria ( viva são joao ) dentre outras coisas é, ao meu ver, querer ser Crente e não ter compromisso, pois quando morremos para o mundo morremos pra todas essas coisas, certo??
    Além do mais por algumas pesquisas que fiz essa tal Festa de são joao nada tem haver com João Batista que seria o tal santo da festa segundo as crenças e sim com uma festa paga de origem romana em "homenagen" a uma deusa de nome JUNA...

    ResponderExcluir
  43. Márcio,

    Visito muito o seu blog e, em geral, gosto muito dos seus textos.

    Essa relação entre Evangelho e cultura é sempre tensa e complicada. De um lado, estão aqueles que demonizam toda expressão cultural. De outro, estão aqueles que falam como se a cultura fosse neutra.

    Penso que a Bíblia não nos estimula a demonizarmos a cultura, mas que ela também nos ensina que não existem terrenos neutros neste mundo.

    Por essa razão, quando falamos em festas juninas (ligadas a três santos católicos, como todo mundo aqui no Nordeste sabe - e eu sou de Recife, capital! hehe), eu penso que há não apenas um elemento cultural, mas um elemento religioso intrínseco à celebração que não pode ser desprezado.

    Quando os neocalvinistas (o movimento religioso-cultural difundido por Abraham Kuyper) enfatizaram a "graça comum" e o "mandato cultural", eles não defenderam que os cristãos deveriam misturar-se com a cultura, mas que deveriam engajar-se culturalmente de forma antitética, isto é, confrontando a cultura e trazendo-a para o senhorio de Jesus Cristo.

    O engajamento sem antítese não é mandato cultural, é mundanismo.

    Sugiro a leitura de um texto esclarecedor do Augustus Nicodemus, "Quando a Cultura vira Evangelho": http://tempora-mores.blogspot.com/2011/02/quando-cultura-vira-evangelho.html

    No amor de Cristo,
    Vinícius

    ResponderExcluir
  44. Caro Pastor
    Realmente é mais fácil falar: deixa seu filho dançar, é tão bonitinho, deixa de ser um crente fanático!!!
    Agora falar pro seu filho: Olha, estas festas juninas têm um fundo de reverência à são joão, por isso, nós que somos família de Deus não vamos participar, não importa se você for excluídos das atividades, Deus vai te honrar por ter sustentado sua fé! Isso é difícil não é? Vai receber críticas da vizinha, do amigo, do parente (até crentes que nessas horas aparecem pra lançar dúvidas em sua fé). O seu filho querido vai ficar sozinho olhando as crianças pulando e dançando a quadrilha de são joão e vai ficar tristinho...
    Cadê a geração de Cristo que foi chamada pra fazer a diferença?? Um bando de pais preguiçosos em ensinar os filhos o caminho que se deve andar,
    preferem se corromper do quê pagar o preço!
    Meu filho nunca participou e nunca vai participar. Não quero vê-lo no futuro caindo em armadilhas do diabo, indo pra baladinhas e dizendo: não tem problema, estou APENAS me divertindo... E ele com 6 anos tem plena consciência de tudo isso que venho ensinando desde que ele nasceu. Estamos juntos nessa batalha, não vou abrir mão da salvação do meu filho por causa das mentiras que o diabo inventa todos os dias pra nos destruir.
    Abram os olhos, não se enganem.
    Permaneçam na fé até o fim e o Deus de justiça de abençoará!

    ResponderExcluir
  45. Que pena Diana... espero que um dia seu filho não olhe pra trás e tente recobrar o tempo que vc tirou da infância dele por tanto radicalismo. Represão não liberta, aprisiona, um dia os prisioneiros vão tentar fugir amiga, e pior, a maioria consegue. O Deus de justiça, não poda infância de criança nenhuma, nem do seu próprio filho Ele fez, ao contrário, o deixou viver e crescer no judaísmo, vivendo como qualquer outra criança judia. Seu ensino radical contraria o estilo de criação do seu Deus de justiça.

    ResponderExcluir
  46. Não q eu goste de Festa Junina, mas o q mais detesto eh ver anônimos que não tem coragem de botar a cara pra bater apelando pra Lei, mal sabem eles q a Lei já foi cumprida...

    ResponderExcluir
  47. sou evangélica, e gosto muito de festa junina, tanto de rua, como de igrejas, mais as da rua evito ir, por causa da violência, e das músicas de funk, mais quem não gosta de um milhinho cozido, e uma pipoquinha com bacon etc...? Eu gosto muito, mais tudo com ordem e descência!!!

    ResponderExcluir
  48. Caro Pastor,gostaria de saber se enfeitar a casa do Senhoe Jesus,onde oramos e o adoramos,com bandeirinhas de festa junina e correto e se Deus se agrada.
    Aguardo sua resposta.
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  49. Maria, se for uma festa típica ou algo do tipo, não tem problema nenhum. É só adorno, não ta adorando ninguém!

    ResponderExcluir
  50. Caros irmãos, nós não fomos chamados para festas juninas que apenas muda de nome, como: arraial, onde os gulosemas são as mesmas e as pessoas se esquece que fomos chamados apenas para adorar e que o velho homem ja morreu para o mundo e nasceu para cristo então só temos que adorar.
    Eu faço parque desta denominação que se chama igreja do nazareno, porém auguns acontecimente me chateia mas eu não participo e nem concordo então só resta lamentar.

    ResponderExcluir
  51. Toda vez que tocam neste assunto lembro-me de uma amiga que é professora na rede pública e me contou uma história, muito triste por sinal. Disse ela que uma mãe "santarrona" não deixava a filha participar de festa alguma na escola. Até que um dia flagraram a menina que não podia participar de nada porque era "crente" em pleno ato sexual com um "coleguinha". O comentário foi geral!!! Aí eu me pergunto: isso pode??? É triste, mas a alienação ainda empestia as igrejas.

    ResponderExcluir
  52. Outra coisa que achei legal foi a postura da minha irmã. Minha irmã faz é do tipo "canela de fogo", "re-te-te". Mas ela disse pra mim que ela não proibiria o filho, mas que ele só iria por vontade própria. Este ano ele teve vontade de participar da quadrilha. Ensaiou e ela comprou a roupinha dele. Pronto! Meu sobrinho não morreu por causa disso, nem minha irmã deixou de ser quem ela é indo assistir ao filho dançar uma quadrilha. Como foi dito no post o importante é saber qual influência essas coisas geram sobre nós. E, usando as palavras do dono deste blog, no mais, tudo na mais santa paz!

    ResponderExcluir
  53. Porque Deus odeia pamonha, cangica e fogos?
    Porque Deus odeia reunião em família?
    Acho engraçado querer estar separado do que chamam "mundo" e amar ao próximo. Deus não gosta é de idolatria não é? Mas a festa junina hoje em dia tem outra conotação.
    Sinceramente acho que tantos paradigmas geram preconceitos, servem para pessoas julgar pessoas, estabelecer o certo e o errado, apontar o dedo.

    ResponderExcluir
  54. Consciencia nao...existe o espirito santo de Deus, que nos advertem, o crente tem que fazer diferença, se for ir a todas as festas do mundo, qual a diferença, que separação tem entre o justo e impio, e festa junina vem sutilmente entrando na vida do cristao, mas é uma festa consagrada sim.
    Jesus iria??

    ResponderExcluir
  55. E a proposito, nao é separado das pessoas nao,,,,é separado do pecado, do mundo, pq a biblia diz que o mundo jaz no maligno, e se o crente achar graça nisso, amem,,,cada um é livre, inclusive para servir quem quiser,,,,nada no reino de Deus é obrigada, so se vc entrar tem que agir de acordo filhos,,,do contrario é vomitado!!!
    Realmente participar de uma festa aqui , outra ali, nao mata ninguem, as vezes a pessoa nem peca,,,,mas a palavra diz: vigia, os tempos estao maus...
    que jesus possa abrir os olhos de todos os filhos, a começar de mim mesma.

    ResponderExcluir
  56. Jesus iria, tomaria quentão e dançaria quadrilha! Aposto!

    ResponderExcluir
  57. Eu concordo com a Helena! Pecado não é mas será que faz bem? Bom isso, só você vai saber... indo e vendo o que o Espírito santo vai falar ao seu coração. Para o Pastor Márcio não houve problema, mas talvez para mim ou vc vai ter...
    A gente tem que para de tomar decisões por nós mesmos e esperar Deus falar. Não sei o seu, mas o meu Deus é vivo e fala comigo.

    ResponderExcluir
  58. Gente que fala que está cansada de divisão dividindo? Paradoxal... Se esse Deus é só seu, então ele sem dúvida não é o meu...

    ResponderExcluir
  59. Bom eu sou da opinião que vale a conciencia ,mas eu fico com a biblia afastar da aparencia do mal ,isso que tudo pode da empressão que estamos nos tornando catolico ,isso minha propria tia que é catolica roxa me disse que minha igreja é igual a dela tudo pode ,então eu prefiro ler a biblia ela nos ensina que tudo sacrificado a idolos naõ podemos ter parte

    ResponderExcluir
  60. Eu fico as vezes me perguntando como é que pessoas que são cristãs inclusive pastores ainda insistem em viver dominado pela velha natureza e fica procurando conselhos e debates para ver se conseguem uma desculpa para dar vazão a concupisciencias carnais que sempre combatem contra a alma do cristão e infelismente torcem as escrituras ao seu bel prazer,mas e mister que isso aconteça em cumprimento a palavra de Deus em timoteio que diz que as pessoas não suportariam a sã doutrina ,antes amontoariam para si doutores segundo a sua propria cobiça e diz ai daquele por quem o escãndalo vem é tempo de buscarmos cada vez mais a santificação sabendo que a vinda do senhor está proxima e o que dirá o senhor quando chegar e achar principalmente aqueles que deveriam ser exemplos do rebanho estar andando segundo conselho de ímpios se detendo em caminhos de pecadores e assentando a roda de escarnecedores jesus disse certa vez a um jovem rico que queria saber o que faltava a ele para herdar a vida eterna e Jesus disse a ele que faltava uma coisa e eu creio que pra muito tem faltado tambem uma coisa se converterem porque por enquanto são só convencidos e de se lamentar e pedir a Deus que ilumine e liberte vidas que ainda se encontram como a mulher de ló olhando para tras se transformando em estátua de sal que a unica utilidade e ser pisada pelos homens, no mais fiquem com Deus e que ele ilumine e fortaleça a todos nós no nome poderoso de Jesus

    ResponderExcluir
  61. Bom, Oque eu vejo são pessoas que não se preocupam em ler a Bíblia para saber o que a santa escritura fala sobre esse tipo de assunto. Vejo "Igrejas" inteiras aderindo não só a festas dedicadas a idolos pagãos, como esse, mas até mesmo a Halloween. Que absurdo!!! Não estou aqui defendendo que você não deve comer ou se reunir em torno de comidas típicas, mas todo aquele que se diz "cristão" deveria ir a Bíblia, por que a Bíblia esta acima da palavra de qualquer dito "pastor". Vejo "crentes" que querem sentor de Deus a proibição de não fazer algo, que quem lê a Bíblia sabe que isso só a palavra vai dizer se é ou não é errado. Hoje temos não mais pastores, e sim diversos mercenários, que na loucura de intupir seus "clubinhos travestidos de igrejas" ignoram a crus de Cristo, e toda a sua palavra. Cristão que é cristão busca a palavra, pois nela existe a resposta. Mas muitos ainda comem nas mãos de homens que se dizem pastores, mas que ignoram ao Deus que sangrou para os salvar.

    ResponderExcluir
  62. A PAZ DO SENHOR!
    AMADOS, PELO AMOR DE DEUS, EM NOME DE JESUS
    VÃO ESTUDAR A BÍBLIA!! É INACREDITÁVEL QUE PESSOAS
    QUE SE DIZEM CRISTAS PARTICIPEM DE FESTAS IDÓLATRAS,É INACREDITÁVEL!! UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  63. parabens pastor pelo assunto,na minha casa sempre faço uma festinha com milho,pipoca,refri,quentao,queijo quente etc
    nunca ouve problema,nós cristaos temos que ter cultura,ninguem adora a sao joao,inclusive nem se fala no nome dele,quando se fala é pra levar o evangelho descrito por ele falando de jesus.

    sou cristao e nao paranóico !!!!!!!!!!!!

    A PAZ DE JESUS !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. Engraçado.Dançar,comer milho,um bom quentao,pipoca,doces,se reunir com a familia, etc faz mal,e é do demonio,é idolatria.Estar sendo enganado por pseudos pastores,sendo roubado,aviltado,enganado com promessas de prosperidade,curas falsas,isto nao é idolatria né.

    POR ISSO QUE MUITAS IGREJAS TEM GENTE CHEIA DE DEPRESSAO(E FAZ CULTO DE LIBERTAÇAO TODA SEMANA)
    vao a igreja,vao trabalhar,mas nao tem lazer,cultura.

    JESUA ERA JUDEU,O POVO JUDEU PELA SUA TRADIÇAO TEM CULTURA(INCLUSIVE COM DANÇAS)SERÁ QUE NUMA DESSAS FESTAS JESUS NAO DANÇOU???????

    OU SERÁ QUE ELE ERA PARANOICO IGUAL A MUITOS CRENTES SANTARROES.

    A PAZ DE JESUS.

    ResponderExcluir
  65. MARA ... OLHA SINCERAMENTE O SENHOR TEM QUE ESTUDAR A BIBLIA POR FAVOR FAÇA UMA REFLEXÃO DA PALAVRA DE DEUS POR FAVOR VAI SI CONVERTER PASTOR....

    ResponderExcluir
  66. Oi Márcio, nem dá pra ler todas as respostas. Quando eu era pequeno, reprimido, e bota repressão nisso, nunca participei na escola das festas. E me marcaram por isto como o estranho. Porque eu não tinha a menor condição e compreensão de "honrar a fé em Cristo", não indo.

    Hoje vejo que perdi tempo, pois sou um cara que não consegue se sentir à vontade em quase festa alguma: sempre achando que serei o estranho. Faço força, melhorei muito.

    Quem entrou numa de só criticar e mandar textos bíblicos deveria ler meu post: As dúvidas de uma pós-moderna, aqui - http://migre.me/5pTRO
    Depois me diga que tipo de resposta voc~es super crentes tem para as pessoas deste mundo.

    Grande abraço pastor. COntinue lendo a Bíblia (kkkkkkkkkkkkkk) e a interpretando em nosso tempo.

    Graça e paz, sempre.

    ResponderExcluir
  67. Nas quadrilhas juninas,as pessoas com certeza exaltam,adoram os santos, porque basta está cantando e dançando para fazer parte desta festa,que não é do verdadeiro Deus.Agora ir em um show de forró gospel dançar pular e cantar mesmo que seja em época junina,isso é adorar o verdadeiro DEUS!

    ResponderExcluir
  68. ISSO ME FAZ LEMBRAR DA IGREJA DE TIATIRA. E EM APOCALIPSE FALA DE UMA JEZABEL, QUE SE DIZ PROFETIZA E ENSINA E ENGANA OS MEUS SERVOS A SE PROSTITUAM E COMAM DOS SACRIFÍCIOS AOS ÍDOLOS. APOC. 2:20.
    TODOS OS ESTUDIOSOS DAS CARTAS ÀS IGREJAS NO APOCALÍPSE SABEM QUE EM TIATIRA EXISTIAM CORPORAÇÕES DO COMÉRCIO QUE PROMOVIAM ALMOÇOS QUE ERAM DEDICADOS AO ÍDOLO QUE FAZIA PROSPERAR OS NEGÓCIOS NA CIDADE. É CLARO QUE SURGIU PERGUNTAS SE O CRENTE DEVERIA OU NÃO PARTICIPAR DESTAS PROMOÇÕES FESTIVAS. SERIA QUASE IMPOSSÍVEL ALGUÉM TRABALHAR NA INDUSTRIA OU COMÉRCIO SEM QUE ESTEJA FILIADO A ESTAS CORPORAÇÕES. DAÍ, SURGE NA IGREJA DE TIATIRA UMA PALAVRA DE ENSINO POR ESTA SUPOSTA PROFETIZA, QUE NÃO HAVERIA PROBLEMA AGUM PARA UM CRENTE PARTICIPAR, UMA VEZ QUE O ÍDOLO NADA É.
    I Corintios 10:19-22
    19 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
    20 - Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
    21 - Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
    22 - Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?

    ResponderExcluir
  69. ai gente eu assinei o papel da festa pois meu filho só tem oito anos mais eu tranquei por dentro ñ quero que ele participe ele esta ensaiando e tudo que faço? pois dei a palavra a escola bjusssss

    ResponderExcluir
  70. oi gente meu filho só tem 8 anos e eu permitir que ele participe assinei mais de uns dias pra ca travei meu coração quanto a ele ir meu esposo ñ é evangélico e acha errado eu dizer ñ agora o meu filho diz que para ele tanto faz só que ta empolgado ensaiando recentemente se batizou por vontade própria eu quis proibir pois acho ele muito pequeno mais ñ teve jeito penso que agora devo deixar ele ser tocado pelo Espirito santo e ñ interferir em alguns quisitos para ele ñ se rebelar futuramente e confiar em Deus! bjuss Jesus abençõe e nos oriente!!!

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. É muito triste ver um post como esse... ai é que a gente cai na real e vê como o povo que faz parte da igreja do Senhor esta se comportando.

    'Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.1 João 2:15'

    Minhas orações são pra que pessoas que se dizem servos do Senhor não amem ou se igualhem com o mundo, e sim a Deus.

    ResponderExcluir
  73. É a moda agora no meio dos crentes é o ,''NADA VER''.
    A palavravra de deus nos alerta ....que tu do meé lícito mas nen tudo convém.
    Precizamos ganhar o mundo ,mas vejo que o mundo tem ganhado o povo de deus.
    O mundo ,e seus costumes tem entrado dentro das igrejas...hoje endia vemos crente cantando musicas do mundo ,participando ,de festas mundanas,e achando que tem nada haver...
    E nós que somos contra somos tachados de santarrões...
    Eu acho que temos que viver a palavra de cristo ,seguir os caminhos de cristo .
    Não devemos deixar que o mundo domine o povo de deus...
    Podemos nos alegregar de tantas formas e maneiras....por que ten que ser numa festa mundana?????
    Não posso permitir que meu filho dance e cante...''SÃO JOÃO.SÃO JOÃO ,ACENDE A FUGUEIRA NO MEU CORAÇÃO""
    Posso????
    e ainda dizer que é cultura....
    Cultura sim irmão mas do diabo.
    esssas atitudes s´´o tem alegrado o diabo .o lha o que diz a palavra....
    ''Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.1 João 2:15''
    Amados ....vam,os ficar ligados ,estamos vivendo os fim dos tempos....jesus está voltando...temos que cuidar da nossa salvaçãop ,temos que ganhar almas pra jesus...Temos que aprender a palavra e viver dela.pois é alimento para nós...
    Me perdoe pastor mas descordo totalmente ...
    A paz de cristo a todos!!!!

    ResponderExcluir
  74. eu prefiro nao fazer isso por zelo e chegar la no céu e perguntar a jesus: era certo isso? e ele dizer: podia sim, ou eu poderia ouvir da própria boca de jesus- nao podia e mesmo assim voce o fez. na duvida escolha o zelo. é melhor chegar la no ceu por excesso de zelo do que por imprudência. se chegar! adoraram os idolos desses povos,e isso se tornou uma grande armadilha para os israelitas.SL.106:36 DANIEL VIU OS MANJARES DO REI NA MESA E ESCOLHEU POR ZELO NAO SE CONTAMINAR. FOI POR EXCESSO DE CONFIANÇA QUE ISRAEL SEMPRE ENTRISTECIA A DEUS. SE ACHAS QUE ISSO NAO TE CONDENA TUDO BEM. MAS SE COLOCA AGORA DIANTE DE DEUS E USA ESSA MESMA LOGICA. QUE DEUS NAO NOS DEIXE CAIR EM NOSSO PROPRIO ENTENDIMENTO.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.