quarta-feira, 9 de junho de 2010

Como identificar minha vocação?

Antes que alguém invente um "vocaciometro" eu queria deixar alguns toques aqui sobre como descobrir sua vocação sagrada. Muita gente me pergunta se existe uma receita de bolo pra isso, a minha resposta é a de sempre: Não. Mas espero que você consiga vislumbrar um pouquinho disso lendo esse post.

Primeiro vale a pena frisar que se você se acha inadequado pra cumprir uma determinada função, isso pode ser um sintoma positivo, e pode apontar justamente pro cumprimento da mesma. Logo, todo escolhido, se sente inapto a princípio a cumprir o seu chamado. Isso é sinal de dependência!

Vocação é ação soberana de Deus! João 15.16 fala sobre isso. Então, nada melhor do que concluir que depender de Deus é a melhor forma de cumprir o seu chamado.

Em segundo lugar, vale resaltar que a vocação é uma força mística que atraí o chamado, o vocacionado. Logo, mesmo se sentindo inadequado, você se sente impelido a ir e realizar a obra específica que Deus colocou no seu coração. Seja ela através de evangelismo, através de pregação, através de ensino, seja lá como for, você se sentirá atraído sobrenaturalmente por isso!

Terceiro, o vocacionado sente seu coração arder pela vocação. às vezes você nem sabe por onde começar, mas aquilo fala tão alto dentro de você que a vontade é de sair correndo e meter a mão na massa!

Quarto, identificar os sinais certos. Vivemos atrás de sinais. Por vezes fazemos assim: "Se a folha daquela árvore cair é porque eu serei pastor!" Que genial hein! Sinais idiotas, levarão você a decisões isiotas, portanto guie-se pelos sinais verdadeiros, pelos movimentos de Deus e não por situações bizarras como essa citada.

A grande questão é que todos são chamados pra servir! E aos poucos, avaliando os sinais, vendo o qe arde em seu coração, vc terá convicção do que Deus quer de você na obra, mas saiba de uma coisa, apesar da vocação, Deus tem mais pra fazer em você do que através de você!

E no mais, tudo na mais santa paz!

4 comentários:

  1. Quero ser o primeiro a comentar este post: estou num momento singular da vida, onde tenho certeza de minha vocação, mas percebo movimentos de Deus em me fazer reavaliar minha postura diante de tal chamado.

    Muito bom este post Márcio. Valeu. Que Deus nos ilumine a enxergarmos em meio às brumas da religião qual é nossa verdadeira vocação.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E eu já nem sei mais de nada... às vezes penso que é pra fazer uma coisa, às vezes penso que é pra fazer outra... e assim a vida segue! Na dependência dEle.

    Ana

    ResponderExcluir
  3. oi Pastor gostei muito da sua palavra sobre vocação bem esclarecedora, obrigado.meu nome é Dario e moro em gravataí-RS.se por acaso tiver mais material sobre esse assunto me envie por favor, deixo meu email
    dario.de.deus@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pr. Marcio, esclarecedor o seu estudo acerca da vocação pastoral. Penso que tenho esta vocação. Até já estudei um período teologia e desisti. Tenho imensa dificuldade em definir esta situação. Todos os dias fico incomodado em voltar a estudar. Mas paira uma grande dúvida.

    Resposta efpontes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.